Acessar base de dados
Moderador: Moderadores
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
Ola amigos
Tenho um sistema feito em harbour com tabelas DBF e CDX, o sistema esta instalado em um servidor no modo grupo de trabalho, existe um mapeamento onde nas estações de trabalho só tem o atalho da aplicação, gostaria de saber se existe alguma forma de acessar estes DBF de fora da empresa utilizando a internet dentro de uma pafina feita em php ou outra qualquer em html? Ou seja quero abrir um navegador qualquer entrar na minha pagina e acessar a aplicação que esta em uma empresa X
Desde de ja agradeco.
Tenho um sistema feito em harbour com tabelas DBF e CDX, o sistema esta instalado em um servidor no modo grupo de trabalho, existe um mapeamento onde nas estações de trabalho só tem o atalho da aplicação, gostaria de saber se existe alguma forma de acessar estes DBF de fora da empresa utilizando a internet dentro de uma pafina feita em php ou outra qualquer em html? Ou seja quero abrir um navegador qualquer entrar na minha pagina e acessar a aplicação que esta em uma empresa X
Desde de ja agradeco.
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Acessar base de dados
amigo sim tem, o letodbf faz isso, no momento ainda estou estudando ele, estou catando informações contidas aqui no forum e tambem em um forum russo
ja comecei a ter alguns exitos , porém ainda tenho algumas duvidas, mais vamos em frente!!
ja comecei a ter alguns exitos , porém ainda tenho algumas duvidas, mais vamos em frente!!
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
Nascimento obrigado por responder
na postagem eu coloquei
qual é a ideia: gostaria que meus clientes entrassem um minha pagina na seção de pedido para comprarem determinados produtos que vendo, não é e-commerce, é simplesmente uma pagina onde ira informar seus dados, produtos e a quantidade desejada, gravar na tabela de pedido para o pessoal interno fazer a analise e processa-lo.
como imagino: ao acessar a página em pedido o cliente entra com o CNPJ ou CPF faz a consulta se já existe ou não, não existindo abre tela para cadastrar seus dados e depois abre a tela para incluir os produtos, neste caso devera assumir o preço que esta na tabela de produtos, se o cliente já fez alguma compra devera trazer o preço pago na ultima venda.
basicamente é isso
sou de SP Capital, se tiver interesse em desenvolver a aplicação por favor entre em contato.
desde ja agradeço
abraço a todos
Nascimento obrigado por responder
na postagem eu coloquei
mas na verdade é acessar a base de dados.Amparo escreveu:entrar na minha pagina e acessar a aplicação que esta em uma empresa X
qual é a ideia: gostaria que meus clientes entrassem um minha pagina na seção de pedido para comprarem determinados produtos que vendo, não é e-commerce, é simplesmente uma pagina onde ira informar seus dados, produtos e a quantidade desejada, gravar na tabela de pedido para o pessoal interno fazer a analise e processa-lo.
como imagino: ao acessar a página em pedido o cliente entra com o CNPJ ou CPF faz a consulta se já existe ou não, não existindo abre tela para cadastrar seus dados e depois abre a tela para incluir os produtos, neste caso devera assumir o preço que esta na tabela de produtos, se o cliente já fez alguma compra devera trazer o preço pago na ultima venda.
basicamente é isso
sou de SP Capital, se tiver interesse em desenvolver a aplicação por favor entre em contato.
desde ja agradeço
abraço a todos
Acessar base de dados
Não tenho isso rodando mas se não me engano com CGI é possível
Fora isso outra alternativa seria vc criar um webservice nesse servidor q tem a base DBF comunicando com a web, mas não sei como seria criar webservice em Harbour, teria q ser via outra linguagem.
Tenho isso em Mobile, tenho um webservice no servidor do meu cliente e meu app mobile acessa esse webservice requisitando informações dos DBFs, mas não em Harbour.
Fora isso outra alternativa seria vc criar um webservice nesse servidor q tem a base DBF comunicando com a web, mas não sei como seria criar webservice em Harbour, teria q ser via outra linguagem.
Tenho isso em Mobile, tenho um webservice no servidor do meu cliente e meu app mobile acessa esse webservice requisitando informações dos DBFs, mas não em Harbour.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Acessar base de dados
Amparo, bom dia.
O que vou perguntar não tem nada a ver com o que vc está querendo. Tenho sistema em harbour e cdx tambem. vc tem problemas com lentidão em relatorios?
Estou mudado para firebird, mas vai demorar um pouco ainda. Onde está instalado os sistema é instantâneo, mas nos terminais é muito lento. que rede vc tem.
poderia me informar?
Grato
Poka
O que vou perguntar não tem nada a ver com o que vc está querendo. Tenho sistema em harbour e cdx tambem. vc tem problemas com lentidão em relatorios?
Estou mudado para firebird, mas vai demorar um pouco ainda. Onde está instalado os sistema é instantâneo, mas nos terminais é muito lento. que rede vc tem.
poderia me informar?
Grato
Poka
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Acessar base de dados
Ola!
Não precisa do PHP, o Harbour faz isso sem precisar do PHP.
Tenho alguns projetos desenvolvidos, mas preciso mudar o provedor aqui etc... para que os senhores vejam como não é assim "tão complicado" desenvolver aplicações WEB com Harbour.
PHP para acessar DBF fica mais complicado na minha opinião. Inclusive o Harbour compila o .PRG coisa que o PHP não faz.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Não precisa do PHP, o Harbour faz isso sem precisar do PHP.
Tenho alguns projetos desenvolvidos, mas preciso mudar o provedor aqui etc... para que os senhores vejam como não é assim "tão complicado" desenvolver aplicações WEB com Harbour.
PHP para acessar DBF fica mais complicado na minha opinião. Inclusive o Harbour compila o .PRG coisa que o PHP não faz.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Acessar base de dados
Itamar, não precisa postar código fonte, só gostaria de saber o que usa/precisa, mais ou menos assim :
1 - Harbour
2 - aaaaa
3 - bbbbb
4 - etc....
ou então :
- vá na pasta XXXXXX que tem tudo lá
Abraços
1 - Harbour
2 - aaaaa
3 - bbbbb
4 - etc....
ou então :
- vá na pasta XXXXXX que tem tudo lá
Abraços
Marcelo Neves
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Acessar base de dados
Ola!
1-Harbour
2-Apache
Entender como pegar as variáveis da pagina em HTML do lado do servidor. Pode ser via PHP, Harbour, Perl, Python...
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 85#p125626
Ou o próprio servidor HTTP feito com o Harbour.
https://dbtopas.lt/hrb/uhttpd-0.4.zip
Procure no Harbour pelo uHttpd, e outros nomes que tem, eshop.prg no 3.4 é a mesma coisa só que tudo compilado embutido na aplicação.
https://github.com/harbour/core/blob/ma ... uhttpd.prg
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
1-Harbour
2-Apache
Entender como pegar as variáveis da pagina em HTML do lado do servidor. Pode ser via PHP, Harbour, Perl, Python...
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 85#p125626
Ou o próprio servidor HTTP feito com o Harbour.
https://dbtopas.lt/hrb/uhttpd-0.4.zip
Procure no Harbour pelo uHttpd, e outros nomes que tem, eshop.prg no 3.4 é a mesma coisa só que tudo compilado embutido na aplicação.
https://github.com/harbour/core/blob/ma ... uhttpd.prg
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
boa tarde Itamar
eu estava tentando usar o letodb mas até quando escrevo não consegui sucesso.
baixei o letodb, instalei, ativei o serviço, verifico em serviço e esta funcionando, liberei no firewall (cheguei ate desativar o firewall do Windows) liberei porta no roteador e tudo mais, montei os exemplo que vc postou compilei em harbour e deram vários erros, montei Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1) e deu erro
procurei algum programa compilado e achei um tal de MANEGE mas quando coloco o IP 127.0.0.1 ou localhost aparece mensagem NO CONECT, como é um executável não da pra saber exatamente o que esta fazendo.
abaixo mostro os erros encontrados para compilar um exe para conctar o letodb em harbour
o compile acima nada mais é que uma bat = C:\HB32\BIN\HBMK2 TESTEDB.HBP
como esta meu arquivo TESTEDB.HBP
como esta meu arquivo TESTELETODB.HBC
e por fim como esta meu TESTEDB.PRG
agora o erro em Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1)
o compile.bat
o main.prg
o main.fmg
pode ser ate coisa simples de resolver mais já bati a cabeça o dia inteiro tentando descobrir e nada.
obrigado a todos
abraço
boa tarde Itamar
eu estava tentando usar o letodb mas até quando escrevo não consegui sucesso.
baixei o letodb, instalei, ativei o serviço, verifico em serviço e esta funcionando, liberei no firewall (cheguei ate desativar o firewall do Windows) liberei porta no roteador e tudo mais, montei os exemplo que vc postou compilei em harbour e deram vários erros, montei Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1) e deu erro
procurei algum programa compilado e achei um tal de MANEGE mas quando coloco o IP 127.0.0.1 ou localhost aparece mensagem NO CONECT, como é um executável não da pra saber exatamente o que esta fazendo.
abaixo mostro os erros encontrados para compilar um exe para conctar o letodb em harbour
Código: Selecionar todos
C:\FONTES\HARBOUR\letodb>compile
C:\FONTES\HARBOUR\letodb>C:\HB32\BIN\HBMK2 TESTEDB.HBP
hbmk2[TESTEDB]: Atenção: Arquivo de saída não portável "Non-portable":
'-oTESTEDB.EXE' in TESTEDB.HBP:7. Excluindo '.EXE' estensão.
hbmk2: Linkando... TESTEDB.EXE
c:/hb32/comp/mingw/bin/../lib/gcc/mingw32/4.6.1-dw2/../../../../mingw32/bin/ld.exe: cannot find -llibrddleto
collect2: ld returned 1 exit status
hbmk2[TESTEDB]: Erro: Executando linkeditor. 1
C:\HB32\comp\mingw\bin\gcc.exe .hbmk/win/mingw/TESTEDB.o .hbmk/win/mingw/_hbmkaut_TESTEDB.o -mconsole -Wl,--start-group -lhbct -lxhb -lhbwin -lhbnf -llibrddleto -lhbextern -lhbdebug -lhbvm -lhbrtl -lhblang -lhbcpage -lgtcgi -lgtpca -lgtstd -lgtwin -lgtwvt -lgtgui -lhbrdd -lhbuddall -lhbusrrdd -lrddntx -lrddcdx -lrddnsx -lrddfpt -lhbrdd -lhbhsx -lhbsix -lhbmacro -lhbcplr -lhbpp -lhbcommon -lhbmainstd -lkernel32 -luser32 -lgdi32 -ladvapi32 -lws2_32 -lwinspool -lcomctl32 -lcomdlg32 -lshell32 -luuid -lole32 -loleaut32 -lmpr -lwinmm -lmapi32 -limm32 -lmsimg32 -lwininet -lhbpcre -lhbzlib -Wl,--end-group -oTESTEDB.EXE -LC:/HB32/lib/win/mingw
C:\FONTES\HARBOUR\letodb>como esta meu arquivo TESTEDB.HBP
-lhbct
-inc
-lxhb
-lhbwin
-lhbnf
-oTESTEDB.EXE
TESTEDB.PRG
TESTELETODB.HBC
{win}incpaths=c:\letodb\include;
{win}libpaths=c:\letodb\lib;
{win}libs=librddleto
*#require "sddodbc" //opcional se for usar MySql com LetoDb
*#require "sddfb" //opcional se for usar Firebird com Letodb
#include "rddleto.ch"
REQUEST DBFCDX, DBFFPT, DBFDBT, LETO
REQUEST HB_LANG_PT, HB_CODEPAGE_PTISO, HB_CODEPAGE_PT850
* REQUEST SQLMIX, SDDODBC //opcional se for usar MySQL ou Firebird etc...
Function Main
Local cPATH := "//localhost:2812/" //não precisa informar o caminho dos DBF´s porque já foi informado(configurado) no arquivo leotdb.ini
//Conectando com o servidor LetoDb.
nConect := leto_Connect( cPath)
IF nConect == -1
nRes := leto_Connect_Err()
IF nRes == LETO_ERR_LOGIN
alert( "Falha ao Logar" )
ELSEIF nRes == LETO_ERR_RECV
alert( "Error ao conectar" )
ELSEIF nRes == LETO_ERR_SEND
alert( "Erro de envio" )
ELSE
alert( "Não connectado ao servidor: " + cPath )
ENDIF
Return .F.
ENDIF
cIndex := cPATH+"meu_arquivo.cdx"
cDbf := cPATH+"meu_aquivo.dbf"
DbUseArea(.t.,'LETO',cDbf,"alias_xyz",.T.,.F.,'PTISO')
If leto_file(cIndex)
DBSETINDEX( cIndex )
Else
* index on ...//seu código
* index on ... //seu código
EndIf
returnagora o erro em Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1)
C:\FONTES\MINIGUI\LETODB>compile
C:\FONTES\MINIGUI\LETODB>call c:\MiniGuI\batch\compile.bat MAIN
Harbour 3.2.0dev (r1809141336)
Copyright (c) 1999-2018, https://harbour.github.io/
Compiling 'MAIN.prg'...
Lines 22145, Functions/Procedures 2
Generating C source output to 'MAIN.c'... Done.
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
MAIN.c:
Borland Resource Compiler Version 5.40
Copyright (c) 1990, 1999 Inprise Corporation. All rights reserved.
Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland
Error: Unresolved external '_HB_FUN_LETO_CONNECT' referenced from C:\FONTES\MINIGUI\LETODB\MAIN.OBJ
Error: Unresolved external '_HB_FUN_LETO' referenced from C:\FONTES\MINIGUI\LETODB\MAIN.OBJ
Link error.
Pressione qualquer tecla para continuar. . .o compile.bat
call c:\MiniGuI\batch\compile.bat MAIN %1 %2 %3 %4 %5 %6 %7 %8 %9Código: Selecionar todos
#include <minigui.ch>
FUNCTION Main()
Load Window Main
Main.Center
Main.Activate
return
function iniciar()
LOCAL cServer:='//mariculturamzt.serveftp.com:2812/'
REQUEST LETO
RDDSETDEFAULT("LETO")
IF Leto_Connect(cServer)==-1
MSG('No hay conexion con el servidor '+cServer)
RETURN NIL
ELSE
MSG('Servidor a la escucha en '+cServer)
ENDIF
DBCreate( cServer+'prueba1',{; //Creamos la tabla en el servidor
{'Campo1','N', 3,0},;
{'Campo2','C', 15,0},;
{'Fecha' ,'D', 8,0};
})
DBUseArea(.T.,,cServer+'prueba1','Prueba1') //Abrimos la tabla
//Tabien puede usarse el comando USE ( cServer+'prueba1' ) New
INDEX ON Campo1 TAG Campo1 //Creamos indice
//--
FOR i:=1 TO 100 //Creamos 100 registros
Prueba1->(RLock()) //y grabamos información en los campos
Prueba1->(DBAppend())
Prueba1->Campo1:= i
Prueba1->Campo2:= 'Registro '+Str(i,3)
Prueba1->Fecha := Date()
Prueba1->(DBUnlock())
NEXT
Prueba1->(DBSeek(50))
MSG(Prueba1->Campo2)
edit extended workarea prueba1
Prueba1->(DBCloseArea())
RETURN NIL
#pragma BEGINDUMP
#include "windows.h"
#include "hbapi.h"
HB_FUNC( MSG )
{
MessageBox( GetActiveWindow(), hb_parc(1), "Ok", 0 );
}
#pragma ENDDUMPo main.fmg
* Harbour MiniGUI IDE Two-Way Form Designer Generated Code
* (c)2004-2009 Roberto Lopez <harbourminigui@gmail.com>
* http://harbourminigui.googlepages.com
DEFINE WINDOW TEMPLATE AT 138 , 235 WIDTH 550 HEIGHT 350 VIRTUAL WIDTH Nil VIRTUAL HEIGHT Nil TITLE "" ICON NIL MAIN CURSOR NIL ON INIT iniciar() ON RELEASE Nil ON INTERACTIVECLOSE Nil ON MOUSECLICK Nil ON MOUSEDRAG Nil ON MOUSEMOVE Nil ON SIZE Nil ON MAXIMIZE Nil ON MINIMIZE Nil ON PAINT Nil BACKCOLOR Nil NOTIFYICON NIL NOTIFYTOOLTIP NIL ON NOTIFYCLICK Nil ON GOTFOCUS Nil ON LOSTFOCUS Nil ON SCROLLUP Nil ON SCROLLDOWN Nil ON SCROLLLEFT Nil ON SCROLLRIGHT Nil ON HSCROLLBOX Nil ON VSCROLLBOX Nil
DEFINE LABEL Label_1
ROW 10
COL 30
WIDTH 470
HEIGHT 60
VALUE "LETODB WITH MINIGUI"
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 24
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
HELPID Nil
VISIBLE .T.
TRANSPARENT .F.
ACTION Nil
AUTOSIZE .F.
BACKCOLOR Nil
FONTCOLOR Nil
CENTERALIGN .T.
END LABEL
DEFINE BUTTON Button_1
ROW 120
COL 190
WIDTH 100
HEIGHT 28
ACTION THISWINDOW.RELEASE
CAPTION "EXIT"
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
ONGOTFOCUS Nil
ONLOSTFOCUS Nil
HELPID Nil
FLAT .F.
TABSTOP .T.
VISIBLE .T.
TRANSPARENT .F.
MULTILINE .F.
PICTURE Nil
END BUTTON
DEFINE HYPERLINK HyperLink_1
ROW 260
COL 140
WIDTH 230
HEIGHT 28
VALUE "http://bielsys.blogspot.com/2008/07/letodb-rdd-cliente-servidor-para.html"
ADDRESS "http://bielsys.blogspot.com/2008/07/letodb-rdd-cliente-servidor-para.html"
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 9
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
AUTOSIZE .F.
HELPID Nil
VISIBLE .T.
HANDCURSOR .F.
BACKCOLOR Nil
FONTCOLOR Nil
END HYPERLINK
DEFINE LABEL Label_2
ROW 180
COL 30
WIDTH 480
HEIGHT 60
VALUE "Sample based in next url adapted to Minigui"
FONTNAME "Arial"
FONTSIZE 15
TOOLTIP ""
FONTBOLD .F.
FONTITALIC .F.
FONTUNDERLINE .F.
FONTSTRIKEOUT .F.
HELPID Nil
VISIBLE .T.
TRANSPARENT .F.
ACTION Nil
AUTOSIZE .F.
BACKCOLOR Nil
FONTCOLOR Nil
CENTERALIGN .T.
END LABEL
END WINDOW
pode ser ate coisa simples de resolver mais já bati a cabeça o dia inteiro tentando descobrir e nada.
obrigado a todos
abraço
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
Eric, estou estudando a mudança para SQL mas ainda vai demorar um pouco, pode me passar o contato no endereço amparo.diomedes@yahoo.com.br preciso de uma solução um pouco mais rápida, e obrigado por responder.
abraços
Amparo
Eric, estou estudando a mudança para SQL mas ainda vai demorar um pouco, pode me passar o contato no endereço amparo.diomedes@yahoo.com.br preciso de uma solução um pouco mais rápida, e obrigado por responder.
abraços
Amparo
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Acessar base de dados
Ola!
Sobre o que postei vc mudou tudo.
Como está sua "PAGINA feita em PHP ou outra qualquer em HTML" ?
Não embola as perguntas por favor.
LetoDB é para outra situação.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Vc perguntou sobre isso ai em cima. Depois postou códigos querendo usar LetoDb.gostaria de saber se existe alguma forma de acessar estes DBF de fora da empresa utilizando a internet dentro de uma pafina feita em php ou outra qualquer em html?
Sobre o que postei vc mudou tudo.
Como está sua "PAGINA feita em PHP ou outra qualquer em HTML" ?
Não embola as perguntas por favor.
LetoDB é para outra situação.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
bom dia a todos
bom dia Itamar, sim postei sobre abrir a base de dados via navegador internet, mas vi algumas postagem sobre o letodb e fiquei interessado no funcionamento por isso comecei a fazer teste e coloquei o código ai, me desculpe se misturei uma coisa com outra, mas para mim na logica os dois estariam fazendo o que eu preciso, claro que de forma diferente pois no navegador teria um link para abrir uma pagina para inserção dos dados, em letodb seria um aplicativo instalado no computador fora da empresa acessando os dados.
Não tenho pagina em PHP nem menos em outra linguagem não desenvolvo.
com relação aos erros que mencionei sobre compilar um prg para usar o leto eu consegui resolver, não sei porque mas o leto.lib estava corrompido refiz e funcionou, agora estou usando o letodb na maquina local, vou tentar agora o uso fora da empresa.
abraço
bom dia a todos
bom dia Itamar, sim postei sobre abrir a base de dados via navegador internet, mas vi algumas postagem sobre o letodb e fiquei interessado no funcionamento por isso comecei a fazer teste e coloquei o código ai, me desculpe se misturei uma coisa com outra, mas para mim na logica os dois estariam fazendo o que eu preciso, claro que de forma diferente pois no navegador teria um link para abrir uma pagina para inserção dos dados, em letodb seria um aplicativo instalado no computador fora da empresa acessando os dados.
Não tenho pagina em PHP nem menos em outra linguagem não desenvolvo.
com o letodb eu não consigo acessar uma base de outro local fora da empresa? se for isso realmente o foco da conversa sera somente acessar via navegador.Itamar M. Lins Jr. escreveu:LetoDB é para outra situação
com relação aos erros que mencionei sobre compilar um prg para usar o leto eu consegui resolver, não sei porque mas o leto.lib estava corrompido refiz e funcionou, agora estou usando o letodb na maquina local, vou tentar agora o uso fora da empresa.
abraço
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
montei um programa para usar o letodb em Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1)
Usando LOCAL cPath := "//127.0.0.1:2812/" ou "//LOCALHOST:2812/" consigo fazer consulta na minha tabela sem problema, agora quando mudo para usar por exemplo LOCAL cPath := "//tal_ip:2812/" o sistema faz a conexão mas na linha de comando:
DbUseArea(.t.,'LETO',CDBF,"clientes",.T.,.F.,'PTISO')
ou
USE ( cPath+"clientes" ) New
o programa fecha e aparece a tela que o DBLETO.EXE parou de funcionar ( um problema fez com que o programa parasse de funcionar...)
na duvida troquei o dbusearea e coloquei o comando abaixo mas da o mesmo erro:
dbCreate( cPath+"amparodb", { {"NOME","C",10,0}, {"NUMERO","N",4,0}, {"DESCRICAO","C",40,0}, {"DATA","D",8,0} } )
o que esta faltando nos comando abaixo?
Obrigado
abraço a todos
montei um programa para usar o letodb em Harbour MiniGUI Extended Edition 18.10 (Update 1)
Usando LOCAL cPath := "//127.0.0.1:2812/" ou "//LOCALHOST:2812/" consigo fazer consulta na minha tabela sem problema, agora quando mudo para usar por exemplo LOCAL cPath := "//tal_ip:2812/" o sistema faz a conexão mas na linha de comando:
DbUseArea(.t.,'LETO',CDBF,"clientes",.T.,.F.,'PTISO')
ou
USE ( cPath+"clientes" ) New
o programa fecha e aparece a tela que o DBLETO.EXE parou de funcionar ( um problema fez com que o programa parasse de funcionar...)
na duvida troquei o dbusearea e coloquei o comando abaixo mas da o mesmo erro:
dbCreate( cPath+"amparodb", { {"NOME","C",10,0}, {"NUMERO","N",4,0}, {"DESCRICAO","C",40,0}, {"DATA","D",8,0} } )
o que esta faltando nos comando abaixo?
function iniciar()
LOCAL cPath := "//000.00.000.00:2812/"
LOCAL QUEBRA := Chr(13)+Chr(10)
REQUEST LETO
RDDSETDEFAULT( "LETO" )
nConect := leto_Connect( cPath)
IF nConect == -1
nRes := leto_Connect_Err()
IF nRes == LETO_ERR_LOGIN
MSGINFO( "Falha ao Logar" )
ELSEIF nRes == LETO_ERR_RECV
MSGINFO( "Error ao conectar" )
ELSEIF nRes == LETO_ERR_SEND
MSGINFO( "Erro de envio" )
ELSE
MSGINFO( "Não connectado ao servidor: " + cPath )
ENDIF
Return .F.
ELSE
MSGINFO("CONCETADO")
ENDIF
DbUseArea(.t.,'LETO',CDBF,"clientes",.T.,.F.,'PTISO') **** AQUI FECHA A APLICAÇÃO ***
...
...
...
return
Obrigado
abraço a todos
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Acessar base de dados
Ola!
O letodb quem usa são os programas criados pelo Harbour.
Se ainda deseja disponibilizar uma pagina de pedido, terá que aprender instalar e configurar o APACHE. E noções básicas em HTML.
Ou fazer um programa em Harbour e disponibilizar ele na internet para seus clientes baixarem, para assim ele(programa em Harbour) usando o Letodb, acessar seus DBF´s.
Mesmo assim a velocidade, nem se compara com Apache + HTML.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Não. O navegador não usa Letodb. Usa, conversa com o APACHE/ISS...mas para mim na logica os dois estariam fazendo o que eu preciso, claro que de forma diferente pois no navegador teria um link para abrir uma pagina para inserção dos dados,
O letodb quem usa são os programas criados pelo Harbour.
Se ainda deseja disponibilizar uma pagina de pedido, terá que aprender instalar e configurar o APACHE. E noções básicas em HTML.
Ou fazer um programa em Harbour e disponibilizar ele na internet para seus clientes baixarem, para assim ele(programa em Harbour) usando o Letodb, acessar seus DBF´s.
Mesmo assim a velocidade, nem se compara com Apache + HTML.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
quanto a funcionalidade do letodb é que estou em duvida e tentando resolver, por exemplo consegui fazer uma conexão dei NET STOP ... e depois NET START o erro dizendo que o sistema travou não acorreu mais, fiz até uma consulta no cadastro de cliente.
Só que, quando fui fazer a consulta novamente com o pessoal (-/+ 10 pessoas) usando o sistema em produção, da erro dizendo que a alias "CLIENTES" não esta em uso, isso acontece também na maquina local.
Error DBCMD/2001 Workarea nÆo est em uso: ORDLISTADD
ou seja o pessoal utiliza um sistema feito em harbour onde a abertura das tabelas é feita desta forma:
já tentei mudar para: e nada
abraço
Itamar, isso eu entendi, por isso que postei o código que estou montando para fazer os testes com o letodb.Itamar M. Lins Jr escreveu:Não. O navegador não usa Letodb. Usa, conversa com o APACHE/ISS..
no quesito velocidade acredito não ser problema porque o cliente vai entrar apenas 1 vez por mês para fazer o pedido, então creio que não levara muito tempo para ele colocar 1, 3 , 7 ou 50 itens no pedido.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Mesmo assim a velocidade, nem se compara com Apache + HTML.
quanto a funcionalidade do letodb é que estou em duvida e tentando resolver, por exemplo consegui fazer uma conexão dei NET STOP ... e depois NET START o erro dizendo que o sistema travou não acorreu mais, fiz até uma consulta no cadastro de cliente.
Só que, quando fui fazer a consulta novamente com o pessoal (-/+ 10 pessoas) usando o sistema em produção, da erro dizendo que a alias "CLIENTES" não esta em uso, isso acontece também na maquina local.
Error DBCMD/2001 Workarea nÆo est em uso: ORDLISTADD
ou seja o pessoal utiliza um sistema feito em harbour onde a abertura das tabelas é feita desta forma:
DBUseArea( .T., RTrim( F_ILES->FI_RDD ), cPath + RTrim( F_ILES->FI_DBF ), RTrim( F_ILES->FI_ALIAS ), .F. )Código: Selecionar todos
DBUseArea( .T., RTrim( F_ILES->FI_RDD ), cPath + RTrim( F_ILES->FI_DBF ), RTrim( F_ILES->FI_ALIAS ), .T. )