Acessar base de dados
Moderador: Moderadores
-
Giovany Vecchi
- Usuário Nível 1

Acessar base de dados
Desde 2014 faço conexão por internet nos meus clientes. Uso Ads AIS (Advantage Internet Server) com dicionario de dados e tabelas ADT. A velocidade é impressionante. Uso comandos SQL e recursos API com advantage.
Se Voce usa dbf fica facil a migração.
Se quiser testar e acessar um pequeno exemplo aqui no meu notebook com windows 7 que uso para servidor de ftp baixe o programa aqui:
https://filebin.net/7qjgcz8gkxrrwbmf/Sa ... t=1fs0ixpa
A classe tAds aqui:
https://github.com/giovanyvecchi/tAdsGit.git
Qualquer duvida me chame no skype
giovany.vecchi
Se Voce usa dbf fica facil a migração.
Se quiser testar e acessar um pequeno exemplo aqui no meu notebook com windows 7 que uso para servidor de ftp baixe o programa aqui:
https://filebin.net/7qjgcz8gkxrrwbmf/Sa ... t=1fs0ixpa
A classe tAds aqui:
https://github.com/giovanyvecchi/tAdsGit.git
Qualquer duvida me chame no skype
giovany.vecchi
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Acessar base de dados
Ola!
Uso o LetoDB desde quando ainda não estava totalmente funcional e ainda continua com alguns bugs.
Mas o LetoDb[f] está muito estável. Muita gente está usando no mundo todo, alguns até querendo Pagar o Elch pelo excelente trabalho, e foi um trabalho que o Elch fez, em cima, ou em conjunto com o trabalho do Alexander Kresin...
Use o LetoDBf do Elch.
Não use ALIAS, quando for "MEXER" com índices, o servidor não enxerga as variáveis do lado CLIENTE.
Abra outro tópico na sessão de Banco de Dados, já que o assunto mudou.
Não desista, assim como eu e muitos Outros que trabalhamos com o Harbour, Letodb[f], CGI etc... Funciona e muito bem, apesar de lermos vez ou outra comentários desanimadores... Mas aqui é forum de aprendizado(programação), mostrando nossos códigos, perguntando e o nosso sucesso, procurando melhorar a comunidade do PCTOLEDO, atenção redobrada aos INTERMEDIÁRIOS, pois esses só estão aqui pelo $$$$ só isso.
Melhor DOCUMENTO que existe são os códigos dos que ajudam a comunidade Harbour.
Talvez em HTML+ Harbour seja até mais fácil resolver seu problema do que vc está imaginando. E vai disponibilizar seus pedidos até para celulares...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Uso o LetoDB desde quando ainda não estava totalmente funcional e ainda continua com alguns bugs.
Mas o LetoDb[f] está muito estável. Muita gente está usando no mundo todo, alguns até querendo Pagar o Elch pelo excelente trabalho, e foi um trabalho que o Elch fez, em cima, ou em conjunto com o trabalho do Alexander Kresin...
Use o LetoDBf do Elch.
Não use ALIAS, quando for "MEXER" com índices, o servidor não enxerga as variáveis do lado CLIENTE.
Abra outro tópico na sessão de Banco de Dados, já que o assunto mudou.
Não desista, assim como eu e muitos Outros que trabalhamos com o Harbour, Letodb[f], CGI etc... Funciona e muito bem, apesar de lermos vez ou outra comentários desanimadores... Mas aqui é forum de aprendizado(programação), mostrando nossos códigos, perguntando e o nosso sucesso, procurando melhorar a comunidade do PCTOLEDO, atenção redobrada aos INTERMEDIÁRIOS, pois esses só estão aqui pelo $$$$ só isso.
Melhor DOCUMENTO que existe são os códigos dos que ajudam a comunidade Harbour.
Talvez em HTML+ Harbour seja até mais fácil resolver seu problema do que vc está imaginando. E vai disponibilizar seus pedidos até para celulares...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Giovany Vecchi
- Usuário Nível 1

Acessar base de dados
Uma listagem usando Ads WebServer.
Neste exemplo não esta usando nenhum framework.
Apenas dados. O retorno esta defnido em json. copie o endereço e cole no Mozila Firefox, o Firefox tem tratamento de dados json.
http://usuario:123@168.205.46.26:6272/a ... ormat=json
Neste exemplo não esta usando nenhum framework.
Apenas dados. O retorno esta defnido em json. copie o endereço e cole no Mozila Firefox, o Firefox tem tratamento de dados json.
http://usuario:123@168.205.46.26:6272/a ... ormat=json
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Acessar base de dados
Itamar M. Lins Jr. disse: Use o LetoDBf do Elch.
nobre Itamar vc poderia ser mais claro neste ponto?, estou estudando o letodbf, e ainda estou apanhando bastante em algumas coisas...Não use ALIAS, quando for "MEXER" com índices, o servidor não enxerga as variáveis do lado CLIENTE.
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Acessar base de dados
Ola!
Variáveis da aplicação cliente, não são vistas pelo servidor, é assim com qualquer SGBD.
Por exemplo:
Esse alias "cli" não é visto pelo servidor na hora de indexar.
index on cli->nome ... Esse alias "cli" está fora, foi "criado" "lá na maquina" CLIENTE.
forma correta:
As variáveis dInicial e dFinal, não existem do lado do servidor, portando vai acontecer um erro.
Como resolver ?
É assim com qualquer SGBD, não podemos usar VARIÁVEIS, que não estão na memória lá do servidor LETODB.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Variáveis da aplicação cliente, não são vistas pelo servidor, é assim com qualquer SGBD.
Por exemplo:
Código: Selecionar todos
use clientes alias cli
index on cli->nome ... Esse alias "cli" está fora, foi "criado" "lá na maquina" CLIENTE.
forma correta:
select cli
index on field->nome...
index on dtos(nascido) for nascido >= dInicial .and. nascido <= dFinal
Como resolver ?
Local cQuery := dtos(field->nascido) ' >= " ' + dtos(dInicial) + ".and." + ' <= " ' + dtos(dFinal) + " ' "
index on dtos(nascido) for &cQuery
Basta especificar mais seus problemas, e também se eu souber explicar, blz!e ainda estou apanhando bastante em algumas coisas...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Acessar base de dados
Itamar disse : Basta especificar mais seus problemas, e também se eu souber explicar, blz!
um deles é tipo quando apago os indices e abro o programa, ele recria normalmente porem quando vou digitar a senha de operador não acha é como se não usasse o indice recém-criado eu tenho que fechar o programa e abrir novamente assim fica tudo normal
segue abaixo o modo uma parte do .prg que uso para criar os indices
// modo de uso
if (!net_use("OPERADOR", "OPE", "OPERADOR"))
quit
endif
#ifdef _LETO
#include "rddleto.ch"
#endif
Function Net_use()
parameters cFiledbf,cAlias,cFilecdx,lexcl,lretry
private lforever
private aFilecdx
private bFilecdx
private bFiledbf
private nomearq
lretry := iif(type("lretry") != "N",500,lretry)
lexcl := iif(type("lexcl") != "L",.F.,lexcl)
lforever := lretry == 0
bFiledbf:= cFiledbf+'.DBF'
cFiledbf := PathLeto+cFiledbf+'.DBF'
aFilecdx:= cFilecdx+".CDX"
bFilecdx:= cFilecdx //"MCOCUP"
cFilecdx := PathLeto+cFilecdx+'.CDX' //"MCOCUP.CDX"
#ifdef _LETO
cDriver := "LETO"
#else
cDriver := "DBFCDX"
#endif
if !vFile(bFiledbf)
msginfo("VERIFIQUE SE O SERVIDOR ESTA LIGADO OU A CONEXAO ESTA ATIVA "+bFiledbf)
quit
endif
protect (bFiledbf,"D")
do while (lretry > 0 .or. lforever)
if (lexcl)
DbUseArea( .T., cDriver, cFiledbf, cAlias, .F. )
else
DbUseArea( .T., cDriver, cFiledbf, cAlias, .T. )
* msgdebug(cfiledbf)
endif
if (Used())
exit
endif
lretry =- 1
enddo
if (Used())
*-------------------------------------------
if (bFilecdx = "OPERADOR") // observo que cria normalmente esse indice mais é como se não abrisse pra uso ou não atualizasse s
if (!vFile(aFilecdx)) // o quando fecho e abro o aplicativo novamente fica tudo normal!
nomearq := bFilecdx
index on codigo tag operador to (cFilecdx)
index on nome tag nomeoper to (cFilecdx)
endif
DbSetIndex( cFileCdx )
endif
endif
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
- Jairo Maia
- Moderador
Acessar base de dados
Olá Nascimento,
Estranho mesmo... Tente fazer esse teste modificando essa parte:Nascimento escreveu:é como se não usasse o indice recém-criado
if (bFilecdx = "OPERADOR") // observo que cria normalmente esse indice mais é como se não abrisse pra uso ou não atualizasse s
if (!vFile(aFilecdx)) // o quando fecho e abro o aplicativo novamente fica tudo normal!
/////////////////////////////////////////////////////////////
DbClearIndex() // fecha todos os índices dessa área
FileDelete( cFileCdx ) // apaga o arquivo de índices antigo
/////////////////////////////////////////////////////////////
nomearq := bFilecdx
index on codigo tag operador to (cFilecdx)
index on nome tag nomeoper to (cFilecdx)
endif
DbSetIndex( cFileCdx )
endifAbraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Acessar base de dados
amigo jairo , lembre-se que é quando eu excluo todos os indices!, e o sistema cria os novos , como falei a cima eu boto codigo diz operador nao encontrado
então fecho e abro novamente , ja funciona normal, dai pra frente é tudo normal inclusão de operadores, exclusão em fim fica tudo certo
mais so na segunda abertura do soft após criar os indices
cenario: apago os indices abro o sistema , o sistem a recria os indices e por sua vez, não acha o operador "codigo inesistente operador não encontrado"
fecho o sistema "lembre-se que os indices ja foram criados", reabro o sistema pronto tudo normal!
essa parte que tem !vFile(blabla)
é esse trecho de codigo, para compatibilizar usando o letodb ou não , o #ifdef eu uso muito em .C como tambem pode ser usado no clipper e harbour
se não me engano em outras linguagens tambem, ajuda muito , pra vc não ter que esta fazendo 2 codigos fontes em um so vc tem 2 versões ou varias dependendo
então fecho e abro novamente , ja funciona normal, dai pra frente é tudo normal inclusão de operadores, exclusão em fim fica tudo certo
mais so na segunda abertura do soft após criar os indices
cenario: apago os indices abro o sistema , o sistem a recria os indices e por sua vez, não acha o operador "codigo inesistente operador não encontrado"
fecho o sistema "lembre-se que os indices ja foram criados", reabro o sistema pronto tudo normal!
essa parte que tem !vFile(blabla)
é esse trecho de codigo, para compatibilizar usando o letodb ou não , o #ifdef eu uso muito em .C como tambem pode ser usado no clipper e harbour
se não me engano em outras linguagens tambem, ajuda muito , pra vc não ter que esta fazendo 2 codigos fontes em um so vc tem 2 versões ou varias dependendo
Function vFile()
Parameters aFile
local lReturn := .t.
#ifdef _LETO
lReturn := Leto_File(aFile)
#else
aFile:= PathLeto+aFile
lReturn := File(aFile)
#endif
Return (lReturn)
- Jairo Maia
- Moderador
Acessar base de dados
Sim, sem problemas. Mas vamos então entender algo que para mim ficou confuso nas diretivas ao compilador. Vou comentar seu fonte:Nascimento escreveu:#ifdef eu uso muito em .C como tambem pode ser usado no clipper e harbour
Function vFile()
Parameters aFile
local lReturn := .t.
#ifdef _LETO // se a diretiva informa que uso LETO, compile isso...
lReturn := Leto_File(aFile)
#else // senão, então não uso LETO, então compile isso...
aFile:= PathLeto+aFile // aqui fica confuso... porque PathLeto se vc não usa leto nesse trecho?
lReturn := File(aFile)
#endif
Return (lReturn)Abraços, Jairo
- Nascimento
- Usuário Nível 4

Acessar base de dados
quando eu ajustei o net_use() , ficou dando tanto no leto quanto normalO problema ocorre quando usa LETO ou quando não usa LETO?
tirei o comando use blabla, para o dbusearea(blabla)
na parte da criação de indices pode se dizer que não foi mexido
Pathleto é uma variavel que pega infos em um arquivo.iniaqui fica confuso... porque PathLeto se vc não usa leto nesse trecho?
pra entendimento seria mais ou menos isso
#ifdef _LETO
PathLeto := 192.168.2.43:2812/
#else
PathLeto := hb_dirbase()
#endif
Leto_File(aFile) // assim ele ja acha o arquivo que esta setado no letodb.ini
mais o file() tem que dar o caminho que ficaria por exemplo c:\meuarquivo.cdx
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
bom dia a todos
desculpem por estar retornando somente agora, mas devido a enchente ocorrida no sábado e domingo da semana passada aqui em SP tive meu tempo esgotado pois tive que recuperar servidor e estações de trabalhos que foi totalmente imundada pela água.
bem mais isso é outro problema.
eu consegui fazer uma conexão, estou avançando, graças a ajuda de vocês, sei que ainda haverá pedras no caminho.
abraços
e obrigado a todos
bom dia a todos
desculpem por estar retornando somente agora, mas devido a enchente ocorrida no sábado e domingo da semana passada aqui em SP tive meu tempo esgotado pois tive que recuperar servidor e estações de trabalhos que foi totalmente imundada pela água.
bem mais isso é outro problema.
com certeza não vou desistir, essa palavra não me acompanha.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não desista, assim como eu e muitos Outros que trabalhamos com o Harbour, Letodb[f], CGI etc... Funciona e muito bem, apesar de lermos vez ou outra comentários desanimadores... Mas aqui é forum de aprendizado(programação), mostrando nossos códigos, perguntando e o nosso sucesso, procurando melhorar a comunidade do PCTOLEDO, atenção redobrada aos INTERMEDIÁRIOS, pois esses só estão aqui pelo $$$$ só isso.
pretendo chegar a este ponto!Itamar M. Lins Jr. escreveu:Talvez em HTML+ Harbour seja até mais fácil resolver seu problema do que vc está imaginando. E vai disponibilizar seus pedidos até para celulares...
eu consegui fazer uma conexão, estou avançando, graças a ajuda de vocês, sei que ainda haverá pedras no caminho.
abraços
e obrigado a todos
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
bom dia a todos
estou tento problema ao abrir as tabelas no letodb conforme abaixo:
abro desta forma:
erro:
o porque do erro, tenho um sistema de controle de vendas e tudo mais, decidi fazer um aplicativo para ser instalado nos clientes, onde eles vão digitar o seu pedido, acontece que o pessoal no escritório esta com o sistema aberto e fazendo os procedimentos normais, só que, quando o cliente executa este aplicativo e faz a conexão da o erro mencionado, se eu mudar a forma de abertura da tabela colocando READONLY ai o erro não acontece mas por outro lado não consigo gravar na tabela.
exemplo:
neste caso consigo ler o ultimo pedido de um cliente incluo mais itens tudo perfeito, mas quando vou salvar da erro
lembrando que estes erros só ocorre se eu estiver com o meu sistema em funcionamento e depois executar o aplicativo que estou desenvolvendo, se o pessoal não estiver usando o sistema ai não da erro algum, isto acontece tando na maquina local como remotamente.
em meu sistema a abertura é feita desta forma:
fica aqui a pergunta, não vou conseguir abrir uma tabela via leto estando com outro sistema aberto e trabalhando com estas tabelas?
abraço a todos
bom dia a todos
estou tento problema ao abrir as tabelas no letodb conforme abaixo:
abro desta forma:
USE (cPath+"pedidos") INDEX (cPath+"pedidos") ALIAS "pedidos" SHARED NEW VIA "LETO"Código: Selecionar todos
Application: C:\FONTES\MINIGUI\LETODBII\LIMPIUM.EXE
Date: 19/03/2019 Time: 10:18:16
Time from start: 0 days 0 hours 0 mins 7 secs
Error DBCMD/2001 Workarea nÆo est em uso: ORDLISTADD
Called from ORDLISTADD(0)
Called from DBSETINDEX(0)
Called from ACESSA_PEDIDO(314) in module: LIMPIUM.PRG
Called from VERIFICA_LOGIN(288) in module: LIMPIUM.PRG
Called from (b)ACESSOAOSISTEMA(199) in module: LIMPIUM.PRG
Called from _DOCONTROLEVENTPROCEDURE(1857) in module: h_windows.prg
Called from EVENTS(2272) in module: h_events.prg
Called from DOMESSAGELOOP(0)
Called from _ACTIVATEWINDOW(1498) in module: h_windows.prg
Called from ACESSOAOSISTEMA(208) in module: LIMPIUM.PRG
Called from (b)MAIN(73) in module: LIMPIUM.PRG
Called from _PROCESSINITPROCEDURE(1671) in module: h_windows.prg
Called from _ACTIVATEWINDOW(1486) in module: h_windows.prg
Called from MAIN(147) in module: LIMPIUM.PRG exemplo:
USE (cPath+"pedidos") INDEX (cPath+"pedidos") ALIAS "pedidos" SHARED NEW READONLY VIA "LETO"Código: Selecionar todos
Application: C:\FONTES\MINIGUI\LETODBII\LIMPIUM.EXE
Date: 19/03/2019 Time: 10:37:40
Time from start: 0 days 0 hours 0 mins 16 secs
Error LETO/1025 Escrita nÆo permitida
Called from DBAPPEND(0)
Called from SALVAR_PEDIDO(791) in module: LIMPIUM.PRG
Called from (b)MAIN(129) in module: LIMPIUM.PRG
Called from _DOCONTROLEVENTPROCEDURE(1857) in module: h_windows.prg
Called from EVENTS(1796) in module: h_events.prg
Called from DOMESSAGELOOP(0)
Called from _ACTIVATEWINDOW(1498) in module: h_windows.prg
Called from ACESSOAOSISTEMA(208) in module: LIMPIUM.PRG
Called from (b)MAIN(73) in module: LIMPIUM.PRG
Called from _PROCESSINITPROCEDURE(1671) in module: h_windows.prg
Called from _ACTIVATEWINDOW(1486) in module: h_windows.prg
Called from MAIN(147) in module: LIMPIUM.PRG em meu sistema a abertura é feita desta forma:
DBUseArea( .T., "dbfcdx", cFile, cAlias, .T. )abraço a todos
- JoséQuintas
- Administrador

Acessar base de dados
O aplicativo DBF/CDX é somente console?
Coloca em Linux e pronto.
Quer fazer um simulado básico?
Se tem Windows 10, fica extremamente facilitado fazer teste em Linux.
Depois, cria o servidor Linux, virtual ou não, e bola pra frente.
Coloca em Linux e pronto.
Quer fazer um simulado básico?
Se tem Windows 10, fica extremamente facilitado fazer teste em Linux.
Depois, cria o servidor Linux, virtual ou não, e bola pra frente.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Acessar base de dados
Ola!
Cadê seu letodb.ini ?
Esse é o padrão que eu uso.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Cadê seu letodb.ini ?
Veja essa parte: No_Save_WA = 1Really important options commonly only are: DataPath, LogPath, Share_Tables, No_Save_WA.
If the server should use an existing DBF fileset, adapt 'Default_Driver' if DBFNTX was used.
Esse é o padrão que eu uso.
Port = 2812
DEFAULT_DRIVER = CDX
DATAPATH = c:\sistema\dados
ENABLEFILEFUNC = 1
CRYPT_TRAFFIC = 0
PASS_FOR_LOGIN = 0
PASS_FOR_MANAGE = 0
PASS_FOR_DATA = 0
Share_Tables = 0
Cache_Records = 60
No_Save_WA = 1
[DATABASE]
DataPath = c:\sistema\dados\
Driver = CDX
No_Save_WA = 1 - server mode of internally handling database tables
1 each dbUseArea() will cause a real file open operation by the OS,
identical to what client requested, so workareas at the server are same as
at client side. [ WA number, alias, filter conditions, relations ]
0 each table is opened only one time, this workarea 'exchanged' in between client
requests. so only one connection will have access to the table at a time.
No relations active at server, Alias names at server are different from
the client.
Recommend '1' if you plan to execute functions at server side ( UDF ).
Share_Tables = 0 - other software simultanous access tables used by server,
which changes logical or physical record locking -- in dependance:
# No_Save_WA = 0
0 server open all tables in exclusive mode, what leads to
performance increase as e.g. record-/ file- locks are not applied by OS.
1 tables are opened in the same mode [shared/exclusive] as client
applications opened them, what allows LetoDB to work in coexistence with
other applications [ non LetoDB users ] simultanous on the same DBF tables.
# No_Save_WA = 1
1 physical record-/ file- locks set with the OS are viewable for other
0 only logical internally locking, don't respect other record locks
* SAMBA: *
co-work with Samba file-service needs very special treatment/ setup
and have limits of possibilities -- see chapter 4.4Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Amparo
- Usuário Nível 3

Acessar base de dados
ola amigos
bom dia Itamar
meu letodb.ini esta conforme abaixo, acrescentei a linha No_Save_WA = 1 e aparentemente resolveu vou fazer mais teste
muito obrigado amigo, tenha um bom dia
abraços
bom dia Itamar
meu letodb.ini esta conforme abaixo, acrescentei a linha No_Save_WA = 1 e aparentemente resolveu vou fazer mais teste
Port = 2812
Logfile = "letodb.log"
DEFAULT_DRIVER = CDX
DATAPATH = c:\limpium\dados\
ENABLEFILEFUNC = 1
CRYPT_TRAFFIC = 0
PASS_FOR_LOGIN = 0
PASS_FOR_MANAGE = 0
PASS_FOR_DATA = 0
Share_Tables = 0
Cache_Records = 50