compilação do clipper para harbour não abre
Moderador: Moderadores
-
pena
- Usuário Nível 3

bom dia, compilei meu programa em clipper, utilizando hmg-ide, que por sua vez houveram varios erros, ajustei todos os erros, coloquei function main() no principal, ele gera o executal, mas não abre nada do sistema, e pior, o executavel fica preso, pois tento deletar, e diz acesso negado, so que nao aparece no gerenciar de tarefas. Alguma ideia do que esta acontecendo?
- Jairo Maia
- Moderador
Não aparece na guia Aplicativos e nem na guia Processos? Deve estar na guia processo, pois ele foi aberto em segundo plano e invisível. Feche-o pela guia Processos.
Como você está usando a HMG, não tenho ideia como resolver, mas sei que se for alguma versão que tem a opção de compilar no modo Console vai abrir normalmente. Se você está tentando compilar em modo gráfico, isso ocorre até que faça a correção, mas não sei dizer como. Melhor colocar essa dúvida aqui mesmo mas no fórum MiniGui.
Como você está usando a HMG, não tenho ideia como resolver, mas sei que se for alguma versão que tem a opção de compilar no modo Console vai abrir normalmente. Se você está tentando compilar em modo gráfico, isso ocorre até que faça a correção, mas não sei dizer como. Melhor colocar essa dúvida aqui mesmo mas no fórum MiniGui.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
- Nascimento
- Usuário Nível 4

se é 100% console porque o amigo simplismente a gtwvt?
sem necessidade de usar a hmg-ide
como eu falei , eu compilo tanto pra modo console quando grafico da mesma forma que usavamos no clipper, sem dificuldades
para eu explicar aqui acho que o post ficaria muito grande rsrs
mais uso simples o .bat e .hbp
meu .bat
meu .hbp
sem necessidade de usar a hmg-ide
como eu falei , eu compilo tanto pra modo console quando grafico da mesma forma que usavamos no clipper, sem dificuldades
para eu explicar aqui acho que o post ficaria muito grande rsrs
mais uso simples o .bat e .hbp
meu .bat
Código: Selecionar todos
echo off
cls
hbmk2 @Libera.hbp
if not errorlevel 1 goto final
pause
:final
exit
-oLibera
-w0 -es2
-mt
#compilaçao Incremental
-inc
# comprime o executável (necessita de UPX)
-compr=yes
# COMPILAR EM MODO CONSOLE
-gtwvt
-gui
-lhbct
-lhbwin
-lrddleto
################################################################################
"Libera\Libera.prg"
"Funcoes\versao.prg"
"Funcoes\Errosys.prg"
# INCLUI ICONE NO EXECULTAVEL
"Res\Libera.rc"
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
-
pena
- Usuário Nível 3

Pessoal obrigado pela atenção, funcionou, fiz umas pesquisas e descobri que colocando direto no codigo fonte
agora vamos ao proximo problema :% :% :%
maximizar a tela? como faço?
eu achei isso
mas dae diz que a variavel nao existe, como proceder?
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT
maximizar a tela? como faço?
eu achei isso
HB_GtInfo( HB_GTI_MAXIMIZED, .T. )
- Jairo Maia
- Moderador
No início do .PRG que você vai usar essa função, acrescente:pena escreveu:mas dae diz que a variavel nao existe, como proceder?
#include "hbgtinfo.ch"Tente trocar:
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULTCódigo: Selecionar todos
REQUEST HB_GT_WVT_DEFAULTAbraços, Jairo
- JoséQuintas
- Administrador

Dois comentários:
Geralmente, quando no fonte está em maiúsculas, isso significa que depende de algum arquivo ch. #include "arquivo.ch"
Se está usando a HMG-IDE, significa que está usando minigui, que contém um Harbour modificado, e nem sempre respeita o comportamento normal do Harbour. Nesse caso, se continuar usando a HMG, coloque as perguntas na parte do fórum destinada a minigui, porque outros usuários da HMG verão e terão uma resposta mais adequada. A solução pra Harbour pode não ser a mesma pra minigui - infelizmente isso vai continuar sempre assim.
Geralmente, quando no fonte está em maiúsculas, isso significa que depende de algum arquivo ch. #include "arquivo.ch"
Se está usando a HMG-IDE, significa que está usando minigui, que contém um Harbour modificado, e nem sempre respeita o comportamento normal do Harbour. Nesse caso, se continuar usando a HMG, coloque as perguntas na parte do fórum destinada a minigui, porque outros usuários da HMG verão e terão uma resposta mais adequada. A solução pra Harbour pode não ser a mesma pra minigui - infelizmente isso vai continuar sempre assim.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/