Clipper X Windows XP
Moderador: Moderadores
- Sergio_Hugo
- Usuário Nível 1

Clipper X Windows XP
Olá Amigos...
Sempre programei em clipper com o windows 98, agora necessito passar para o XP e não quero particionar o HD e ficar trocando de sistema, alguém de vcs trabalha com o clipper no XP e pode me passar alguma dica??? uma das coisas que me incomoda mais é o fato do prompt do dos no XP não ser padrão 25 linhas e 80 colunas....
Grato...
Sérgio
Sempre programei em clipper com o windows 98, agora necessito passar para o XP e não quero particionar o HD e ficar trocando de sistema, alguém de vcs trabalha com o clipper no XP e pode me passar alguma dica??? uma das coisas que me incomoda mais é o fato do prompt do dos no XP não ser padrão 25 linhas e 80 colunas....
Grato...
Sérgio
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ola,
Para deixar o prompt com 25 linhas por 80 colunas digite o comando:
MODE CON LINES=25
De resto muito pouco muda, é só por pra funcionar...
Para deixar o prompt com 25 linhas por 80 colunas digite o comando:
MODE CON LINES=25
De resto muito pouco muda, é só por pra funcionar...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
- Sergio_Hugo
- Usuário Nível 1

-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ola,
Tem que digitar toda vez sim, você pode criar um .BAT q executa esta linha e ja chama seu programa logo em seguida, ou então você pode melhorar mais colocando ele diretamente dentro do seu .PRG principal através do comando RUN, exemplo:
Function main()
RUN mode con lines=25
............
return nil
Assim vai...
Talves colocando a linha Mode(25,80) no seu programa principal também funcione...
Falo e boa sorte...
Tem que digitar toda vez sim, você pode criar um .BAT q executa esta linha e ja chama seu programa logo em seguida, ou então você pode melhorar mais colocando ele diretamente dentro do seu .PRG principal através do comando RUN, exemplo:
Function main()
RUN mode con lines=25
............
return nil
Assim vai...
Talves colocando a linha Mode(25,80) no seu programa principal também funcione...
Falo e boa sorte...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Eu uso o Windows 2003 Server e portanto não sei onde colocar informações sobre arquivos de inicialização.
Quando usava o Windows 2000 Professional fazia assim:
Para criar arquivos de inicialização personalizados para um programa baseado no MS-DOS que possa exigir uma configuração especial
Utilizando um editor de texto, como o Bloco de notas, edite os arquivos Config.nt e Autoexec.nt (localizados em raiz_do_sistema\System32).
Salve cada arquivo com um novo nome.
Clique com o botão direito do mouse no atalho do programa baseado no MS-DOS e clique em Propriedades.
Clique na guia Programa e, em seguida, clique em Avançado.
Em Arquivos de inicialização do MS-DOS personalizados, digite os novos nomes de seus arquivos de inicialização personalizados.
Observações
Esse procedimento pode ser necessário porque alguns programas do MS-DOS utilizam instruções de vídeo e memória especiais ou exigem que outros programas sejam instalados antes de serem iniciados.
Para usar arquivos de inicialização personalizados ao iniciar um programa baseado no MS-DOS, você deve iniciar o programa a partir do seu atalho.
A criação de um arquivo de informação de programa (PIF) para um programa baseado no MS-DOS cria um atalho para o executável do programa. Todas as configurações salvas no arquivo PIF estarão contidas no atalho.
@braços :?)
Eu uso o Windows 2003 Server e portanto não sei onde colocar informações sobre arquivos de inicialização.
Quando usava o Windows 2000 Professional fazia assim:
Para criar arquivos de inicialização personalizados para um programa baseado no MS-DOS que possa exigir uma configuração especial
Utilizando um editor de texto, como o Bloco de notas, edite os arquivos Config.nt e Autoexec.nt (localizados em raiz_do_sistema\System32).
Salve cada arquivo com um novo nome.
Clique com o botão direito do mouse no atalho do programa baseado no MS-DOS e clique em Propriedades.
Clique na guia Programa e, em seguida, clique em Avançado.
Em Arquivos de inicialização do MS-DOS personalizados, digite os novos nomes de seus arquivos de inicialização personalizados.
Observações
Esse procedimento pode ser necessário porque alguns programas do MS-DOS utilizam instruções de vídeo e memória especiais ou exigem que outros programas sejam instalados antes de serem iniciados.
Para usar arquivos de inicialização personalizados ao iniciar um programa baseado no MS-DOS, você deve iniciar o programa a partir do seu atalho.
A criação de um arquivo de informação de programa (PIF) para um programa baseado no MS-DOS cria um atalho para o executável do programa. Todas as configurações salvas no arquivo PIF estarão contidas no atalho.
@braços :?)
Se você preferir pode ainda utilizar a função FULLSCREEN(), ela obriga o sistema a sempre iniciar em tela cheia, basta linkar o OBJ que está no link abaixo e chamar a função FULLSCREEN() no inicio do seu sistema.
http://geocities.yahoo.com.br/mmendeso/fullscrn.zip
Até logo.
Marcelo
http://geocities.yahoo.com.br/mmendeso/fullscrn.zip
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
Glauco Cruz Costa
- Usuário Nível 3

- Contato:
:xau Olá,Stanis Luksys escreveu:Ola,
Function main()
RUN mode con lines=25
............
return nil
Assim vai...
Falo e boa sorte...
E como eu faço para aumentar a tela do dos no modo maximizado para programas do clipper no xp, para o caso de não se querer tela cheia?
Obr.
Abs.