clipper - software

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

clipper - software

Mensagem por Glauco Cruz Costa »

Olá, gostaria de saber se podemos desenvolver programas na linguagem Clipper, a vontade, sem problemas de licença, ou seja, se o programa compilador e instalador do Clipper que baixamos na internet é pirata ou é livre, etc.
Obrigado. :-o
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

O clipper não é mais comercializado, e tem seus direitos autorais detidos pela CA, portanto baixado via net e pirata.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Como fica, então, um programa em Clipper, se for compilado por software pirata? Não poderá ser vendido?
Há outra solução, ou seja, algum outro compilador livre para programas na linguagem Clipper (5.2) que seja simples e de pequeno tamanho (KB)?
Não sendo o Clipper mais comercializado, então, ninguém mais pode programar em Clipper. Como é isso?

Sou um iniciante em Clipper. Há uns anos atrás aprendi o "básico" da linguagem e estou agora tentando aprimorar meus conhecimentos na mesma.
Baixei o sofware em http://www.toyanet.com.br/clipper.php
Eu, então, não poderei fazer nenhum programa em Clipper 5.2 e presentiar ou mesmo vender???
Se usar a linguagem Clipper, e desenvolver o programa estarei cometendo um crime?
Obrigado.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Se for o caso passe a usar o Harbour para compilar e continue programando como se fosse Clipper, usando inclusice a sintaxe e funções do Clipper.

Se o caso for levado a sério vamos sumir do mapa.

Se a CA estivesse preocupada estaria detonando.

Não incitamos a pirataria, pois ela existe, é só digitar no google que esta lá.

Qual criança não provaria um doce quando o mesmo esta sendo oferecido de graça...

Se voce conseguir uma cópia de um programa, seja pelo Google, emule, kazza, LimeWire e outros ou recebendo de amigos, voce é livre para usá-lo para testes, avaliação, etc.

Free Download Available, 30 days for use

A internet esta cheia disto e afinal de contas o que é pirataria?

Segundo o Google:

...é cópia ilegal ou não autorizada de um Software protegido por direitos autorais ou copyright

...é a atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida.

Segundo este relato:

Segundo a definição dos dicionários, pirataria é "Copiar programa de computador, material audiovisual ou fonográfico, etc., sem autorização do autor ou sem respeito aos direitos de autoria e cópia, para fins de comercialização ilegal ou para uso pessoal".

Repare que quando você copia um um CD, um DVD ou outra mídia semelhante (cuja conteúdo é protegido por direito autoral ou exija licença de uso), mesmo que seja para o seu próprio uso e mesmo que você não tenha nenhum lucro comercial com isso, está cometendo pirataria. Ainda que você apenas instale em sua casa um software a partir do CD original de um amigo ou de sua empresa e depois devolva o CD sem copiá-lo, o software instalado no seu computador é uma cópia sem licença de uso e, portanto, é pirata.

Na legislação brasileira os atos que envolvem pirataria, conforme a definição acima, constituem crime, conforme a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (clique aqui para ver o texto da Lei na íntegra). Assim, se você é um cidadão honesto, respeitador das leis e com valores morais elevados, não deveria copiar softwares, CDs, DVDs, etc., de jeito nenhum. Porém, é incrivelmente grande o número de pessoas que cometem este crime sem se importar com ele, ou achando que "não tem nada demais" copiar um "CeDezinho". Muitos até se sentem orgulhosos por terem feito tais cópias ou, o que é pior, por terem comprado por dez reais um CD de software que custa centenas de reais (leia uma questão de consciência).

Mas nenhuma desculpa muda o fato de que isto é crime e quem o comete é um criminoso, sujeito a multas pesadas e prisão. Talvez alguém diga que nunca vão prender um pobre usuário doméstico que copiou de um amigo alguns CDs. Bem, um ladrão que faz um roubo bem planejado não deixa de ser um ladrão só por que as autoridades não o encontram. Pense nisto. Há também quem argumente que os elevados custos dos softwares para computador são injustos e, por isso, os fabricantes merecem que se faça a pirataria. Ora, se o preço é injusto ou não, isso não muda o fato de que a lei protege os donos dos direitos autorais e os usuários devem respeitar tais leis, senão estão cometendo crime, independentemente de qualquer outro fator.

Agora fica a questão:

Se a CA não produz mais cópias do Clipper e nem vende licenças com qual produto dela iremos programar, com VO penso eu. É uma vontade minha continuar a programar e usar como compilador o Clipper e suas bibliotecas e ninguem me forçaria a usar outra linguagem, se é que exista outra linguagem de tratamento de banco de dados no naipe do xBase.

Mas tudo tem solução:

Quer programar e usar o Clipper, descole uma cópia e vá em frente, sua cabeça é sua sentença( assim com a minha ).

Ou, use C3, é um compilador xBase, 32 Bits e totalmente voltado para Window e com uma IDE muito bem feita.

Use Harbour e produza programas 32Bits para DOS, Windows e Linux.

Resumindo tudo, não tenha medo de ousar

Estaremos aqui para ajuda-lo no processo de aprendizado, falô?

@braços :?)
Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

rochinha escreveu:Amiguinho

Se for o caso passe a usar o Harbour para compilar e continue programando como se fosse Clipper, usando inclusice a sintaxe e funções do Clipper.

Se o caso for levado a sério vamos sumir do mapa.

Se a CA estivesse preocupada estaria detonando.

Não incitamos a pirataria, pois ela existe, é só digitar no google que esta lá.

Qual criança não provaria um doce quando o mesmo esta sendo oferecido de graça...

Se voce conseguir uma cópia de um programa, seja pelo Google, emule, kazza, LimeWire e outros ou recebendo de amigos, voce é livre para usá-lo para testes, avaliação, etc.

Free Download Available, 30 days for use

A internet esta cheia disto e afinal de contas o que é pirataria?

Segundo o Google:

...é cópia ilegal ou não autorizada de um Software protegido por direitos autorais ou copyright

...é a atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida.

Segundo este relato:

Segundo a definição dos dicionários, pirataria é "Copiar programa de computador, material audiovisual ou fonográfico, etc., sem autorização do autor ou sem respeito aos direitos de autoria e cópia, para fins de comercialização ilegal ou para uso pessoal".

Repare que quando você copia um um CD, um DVD ou outra mídia semelhante (cuja conteúdo é protegido por direito autoral ou exija licença de uso), mesmo que seja para o seu próprio uso e mesmo que você não tenha nenhum lucro comercial com isso, está cometendo pirataria. Ainda que você apenas instale em sua casa um software a partir do CD original de um amigo ou de sua empresa e depois devolva o CD sem copiá-lo, o software instalado no seu computador é uma cópia sem licença de uso e, portanto, é pirata.

Na legislação brasileira os atos que envolvem pirataria, conforme a definição acima, constituem crime, conforme a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (clique aqui para ver o texto da Lei na íntegra). Assim, se você é um cidadão honesto, respeitador das leis e com valores morais elevados, não deveria copiar softwares, CDs, DVDs, etc., de jeito nenhum. Porém, é incrivelmente grande o número de pessoas que cometem este crime sem se importar com ele, ou achando que "não tem nada demais" copiar um "CeDezinho". Muitos até se sentem orgulhosos por terem feito tais cópias ou, o que é pior, por terem comprado por dez reais um CD de software que custa centenas de reais (leia uma questão de consciência).

Mas nenhuma desculpa muda o fato de que isto é crime e quem o comete é um criminoso, sujeito a multas pesadas e prisão. Talvez alguém diga que nunca vão prender um pobre usuário doméstico que copiou de um amigo alguns CDs. Bem, um ladrão que faz um roubo bem planejado não deixa de ser um ladrão só por que as autoridades não o encontram. Pense nisto. Há também quem argumente que os elevados custos dos softwares para computador são injustos e, por isso, os fabricantes merecem que se faça a pirataria. Ora, se o preço é injusto ou não, isso não muda o fato de que a lei protege os donos dos direitos autorais e os usuários devem respeitar tais leis, senão estão cometendo crime, independentemente de qualquer outro fator.

Agora fica a questão:

Se a CA não produz mais cópias do Clipper e nem vende licenças com qual produto dela iremos programar, com VO penso eu. É uma vontade minha continuar a programar e usar como compilador o Clipper e suas bibliotecas e ninguem me forçaria a usar outra linguagem, se é que exista outra linguagem de tratamento de banco de dados no naipe do xBase.

Mas tudo tem solução:

Quer programar e usar o Clipper, descole uma cópia e vá em frente, sua cabeça é sua sentença( assim com a minha ).

Ou, use C3, é um compilador xBase, 32 Bits e totalmente voltado para Window e com uma IDE muito bem feita.

Use Harbour e produza programas 32Bits para DOS, Windows e Linux.

Resumindo tudo, não tenha medo de ousar

Estaremos aqui para ajuda-lo no processo de aprendizado, falô?

Como é esse Harbour e esse C3?
Onde posso baixá-los.
Eles possuem as bibliotecas compatíveis com as do Clipper, ou são somente compiladores?
Obrigado?
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Caro Glauco !

Só para esclarecer : o Clipper não é uma linguagem e sim um compilador para a linguagem padrão xBase.
O meu Clipper é legalizado e com NF, comprei de uma empresa que passou a usar VB.
Existem outros compiladores como x/Harbour, FlagShip, Visual FoxPro.
Se vc não quer gastar dinheiro e não ser um fora da lei use o x/Harbour, que é um código aberto livre.

Se vc pretende investir e trabalhar sem ter problemas com legislação Penal, use um programa legalizado, a sua segurança profissional será total.
Se vc decidir teste o Visual FoxPro baixe no site da MS a cópia para testes.
Quase todos aqui no forum procuram por uma solução contra engenharia reversa e cópias ilegais...
Seria muito ruim saber que alguém copiou o seu sistema ou projeto e vc não poder fazer absolutamente nada...
Se vc não tem dinheiro para comprar um carro vc iria ... ??
:xau
Renato Ribeiro Ferreira
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O Harbour voce encontra facilmente em http://www.harbour-project.org/

E para programar em Windows voce pode procurar a MiniGUI, HWGUI, BRGUI, Xailer, etc.

e o C3 em voce encontra em http://www.c3compiler.com, é o que a CA deveria ter feito com o Clipper, evoluir sem radicalizar. esta é demo, completa, mas comprável por poucos dolares.

Sugiro voce baixar e testar e se gosta partir para o @braço.

Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

rochinha escreveu:Amiguinho

O Harbour voce encontra facilmente em http://www.harbour-project.org/

E para programar em Windows voce pode procurar a MiniGUI, HWGUI, BRGUI, Xailer, etc.

e o C3 em voce encontra em http://www.c3compiler.com, é o que a CA deveria ter feito com o Clipper, evoluir sem radicalizar. esta é demo, completa, mas comprável por poucos dolares.

Sugiro voce baixar e testar e se gosta partir para o @braço.

O download do Harbour está falhando... Há outro link?
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Bom dia !
Estou usando o xharbour www.xharbour.org em modo console, isto é, meu programa ainda com a cada do DOS rodando em uma janela Windows já em 32 bits. Migrei rapidamente sem ter trabalho com o Visual.
Alguns programas eu fiz com a Minigui/Harbour para ter um Visual Windows.
http://www.geocities.com/harbour_minigui/

E tb existe a fivewin a versão 2.7 www.fivewin.com.br que possue mtos programadores e sempre tem encontros entre eles. Eu tb tenho soluções em fivewin pra clipper.

Agora conclui os testes com o Mediator postado pelo rochinha e já estou migrando algumas coisas para Mysql esse programa faz a interface entre seu aplicativo e o odbc, a versão para mysql/harbour/xharbour eh free até 100 conexões.
www.otc.pl

Tela usando xharbour modo console
Imagem

Em alguns clientes tem o "sqlserver pra nada" só que para acessá-lo vou comprar o xharbour comercial com a sqlrdd, pois infelizmente a sqllib do Vailton ainda não dá suporte e desconheço outra ferramenta, tenho o ultiroute q compramos para acessar o sql server via clipper, mas não tem versão para o xharbour e/ou harbour.
Hj estou contente com a funcionalidade e estabilidade do sistema sem custo, xharbour free, mysql free e mediator para mysql até 100 acessos free.
Ano passado centralizei meu esforços para migrar para xharbour, nesse inicio de ano já estou passando para mysql, e estou fazendo parcerias vou integrar um sistema junto com Rm Sistemas em um cliente que usa sql server.
Hj possuímos mtas ferramentas "di gratis" ao nosso alcance e temos condições de criar soluções cada vez melhores.
Era moh maloqueiro skatista doido agora ando de terno e sou pai de família e tenho meu carango, apesar de não conseguir dar uns ollies nele...rs... as coisas evoluem, tenho todas as minhas coisas graças ao clipper, não sou eu como mtos daqui sustentam suas familias graças a ele.
E temos sim q nos aperfeiçoar e nos dedicar.
Eu aprendi clipper tb em uma Escola Técnica, hj vc não vê mais lugares q o ensinam e em faculdade então nem se fala, hj é vb, delphi e java que predomina e pq de tudo isso, mto vem pela fama. Várias reuniões q participo sinto marginalização do clipper mas qdo mostro as soluções q tenho com ele engrandeço nossa linguagem.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho DuDu

Em relação ao SQL Server existe uma op''cão mais barata dele, chamada MSDE, que é um pacote que vem junto com o Office 200 e 2003.

Trata-se do motor do SQL Server, reduzido de suas ferramentas de desenvolvimento.

Verifique algo também sobre SQL Server Express Edition.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/expre ... fault.aspx

Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Rochinha Vlw.
Vou dar uma olhada mais atentamente.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Dudu_XBase escreveu:Bom dia !
Estou usando o xharbour www.xharbour.org em modo console, isto é, meu programa ainda com a cada do DOS rodando em uma janela Windows já em 32 bits. Migrei rapidamente sem ter trabalho com o Visual.
Alguns programas eu fiz com a Minigui/Harbour para ter um Visual Windows.
http://www.geocities.com/harbour_minigui/

E tb existe a fivewin a versão 2.7 www.fivewin.com.br que possue mtos programadores e sempre tem encontros entre eles. Eu tb tenho soluções em fivewin pra clipper.

Agora conclui os testes com o Mediator postado pelo rochinha e já estou migrando algumas coisas para Mysql esse programa faz a interface entre seu aplicativo e o odbc, a versão para mysql/harbour/xharbour eh free até 100 conexões.
www.otc.pl

Tela usando xharbour modo console
Imagem

Em alguns clientes tem o "sqlserver pra nada" só que para acessá-lo vou comprar o xharbour comercial com a sqlrdd, pois infelizmente a sqllib do Vailton ainda não dá suporte e desconheço outra ferramenta, tenho o ultiroute q compramos para acessar o sql server via clipper, mas não tem versão para o xharbour e/ou harbour.
Hj estou contente com a funcionalidade e estabilidade do sistema sem custo, xharbour free, mysql free e mediator para mysql até 100 acessos free.
Ano passado centralizei meu esforços para migrar para xharbour, nesse inicio de ano já estou passando para mysql, e estou fazendo parcerias vou integrar um sistema junto com Rm Sistemas em um cliente que usa sql server.
Hj possuímos mtas ferramentas "di gratis" ao nosso alcance e temos condições de criar soluções cada vez melhores.
Era moh maloqueiro skatista doido agora ando de terno e sou pai de família e tenho meu carango, apesar de não conseguir dar uns ollies nele...rs... as coisas evoluem, tenho todas as minhas coisas graças ao clipper, não sou eu como mtos daqui sustentam suas familias graças a ele.
E temos sim q nos aperfeiçoar e nos dedicar.
Eu aprendi clipper tb em uma Escola Técnica, hj vc não vê mais lugares q o ensinam e em faculdade então nem se fala, hj é vb, delphi e java que predomina e pq de tudo isso, mto vem pela fama. Várias reuniões q participo sinto marginalização do clipper mas qdo mostro as soluções q tenho com ele engrandeço nossa linguagem.
Eu baixei em http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... naries_dos esse:
xHarbour Binaries for Open Watcom C Compiler ( 2.6 Mb )
Servirá no prompt do Windows 98 e XP?
Ao abrir o arquivo zipado, percebi que tem um executável harbour.exe e um lote bld.bat.
Eu compilo como no clipper, usando esse bat?
Ex:
bld <arquivo prg>

No clipper 5.2 uso:
clipper <arquivo prg>
e
rtlink fi <arquivo>
Tenho um bat assim (clip.bat):
c:\clipper5\bin\clipper %1
c:\clipper5\bin\rtlink fi %1
call %1
Eu digito clip <arquivo prg>

Então, no harbour é blb <arquivo prg> + <enter>
ou
harbour <arquivo prg> + <enter>
ou
outro jeito???
Também, há detalhe(s) a mais a observar?
Obrigado.
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Renato Ribeiro Ferreira
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Ola,

Só pra dar uma complemetda rápida....

Para usar o xHarbour é necessário baixar também o Borland BCC 5.5 (free também), disponivel até no baixaki...

Blz ?
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Glauco,

Esse binario que baixou é para DOS, prepare seu ambiente de desenvolvimento para WINDOWS 32 bits:

Baixe o xHarbour para Windows 32
Instale ou descompacte este ZIP em C:\Xharbour

Tambem Baixe o Contrib do xHarbour para Windows 32 (Libs Adicionais)
Instale ou descompacte este ZIP, de modo que o seu conteudo fique em C:\Xharbour\lib

E finalmente Baixe o Compilador Borland C
Instale este pacote em C:\Borland\Bcc55 ou C:\Bcc55

No momento da instalação, o programa traz por padrão a pasta C:\Borland\Bcc55. Voce decide em que pasta quer instalar

Se voce usa Windows 98, então no seu AUTOEXEC.BAT, na linha SET PATH , inclua duas novas pastas: C:\Xharbour\Bin e C:\Borland\Bcc55\Bin ou C:\Bcc55\Bin, depende de onde voce instalou o BCC.

Exemplo: Set Path=c:\windows\command\;c:\xharbour\bin;c:\bcc55\bin

Se voce usa Windows XP, então em Meu Computador, Propriedades, Avançado, Variaveis de Ambiente; Crie ou altere a Variavel PATH Exemplo:

Variavel Path
Conteudo c:\windows\system32;c:\xharbour\bin;c:\bcc55\bin

O xHarbour traz consigo um utilitario, Hbmake que encontra-se em c:\xharbour\bin. Esse utilitario auxilia na criação de seus programas. No prompt de comandos DIGITE hbmake e veja as opções.

O HBmake requer a seguinte configuração, copie o trecho e cole em c:\bcc55\bin ou Borland\bcc55\bin, com nome BCC32.CFG:
-Ic:\bcc55\include;c:\xharbour\include
-Lc:\bcc55\lib;c:\xharbour\lib

Atente para BCC55 ou Borland\BCC55, depende da sua instalação.

Copie e cole c:\bcc55\bin ou Borland\bcc55\bin, com nome ILINK32.CFG:
-Lc:\bcc55\lib;c:\xharbour\lib
Atente para BCC55 ou Borland\BCC55, depende da sua instalação.

Existe um outro utilitario similar chamado BRmake, o HBmake é padrão para xHarbour. O BRmake não necessita da configuração acima. faça sua escolha.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Responder