Iniciando em Clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rafaelcastro
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Iniciando em Clipper

Mensagem por rafaelcastro »

Boa tarde... Apesar de ser uma linguagem um tanto quanto antiga... Estou precisando aprender Clipper...

Por necessidade mesmo... Aqui no meu novo emprego tem uns programas que foram feitos em Clipper...

Preciso alterar uns relatórios e não sei como fazer...

A primeira coisa é:

Peguei aqui o clipper 5 mas não sei como faze-lo rodar...

Qual arquivo tenho que fazer funcionar?

Abraço e todos
Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Re: Iniciando em Clipper

Mensagem por Glauco Cruz Costa »

rafaelcastro escreveu:Boa tarde... Apesar de ser uma linguagem um tanto quanto antiga... Estou precisando aprender Clipper...

Por necessidade mesmo... Aqui no meu novo emprego tem uns programas que foram feitos em Clipper...

Preciso alterar uns relatórios e não sei como fazer...

A primeira coisa é:

Peguei aqui o clipper 5 mas não sei como faze-lo rodar...

Qual arquivo tenho que fazer funcionar?

Abraço e todos
Se você já o instalou, agora precisa saber qual o seu Windows para poder configurar os arquivos de inicialização.
Mas, já de imediato, você pode criar um bat, por exemplo 'auto.bat' com as seguintes linhas:

set temp=c:\
set include=c:\clipper5\include
set lib=c:\clipper5\lib
set obj=c:\clipper5\obj
set pll=c:\clipper5\pll
path c:\clipper5\bin;c:\ng;c:\clipper5\ng;c:\windows\sistem32;%path%
set clipper=f150
cls

(Obs.:Esse exemplo para o clipper no diretório clipper5)

Essas linhas você deve colocar no arquivo de inicialização autoexec.ini windows 98, autoexec.nt windows xp ou iniciar-botao direito em meu computador-propriedades-variáveis de ambiente. Coloque-as de acordo com o lugar certo. A linha do path, apenas edite e acrescente. As outras, crie.
Ou, então, digite o nome do arquivo .bat (auto.bat) toda vez que entrar no prompt do dos na pasta (diretório) onde ele está.
Você, é claro, terá que usar o prompt do dos para executar o que precisa no Clipper. Os arquivos prgs podem ser abertos no bloco de notas do Windows também. É comum abri-lo no comando edit do dos. À escolha.
De qualquer forma, será sempre no prompt que terá que digitar:
Clippper <nome do arquivo prg> (sem o .prg) e
Rtlink fi <nome do arquivo obj> (sem o obj)
Obs. O arquivo .obj é criado pelo Clipper. Ex.: você criou um arquivo chamado agenda.prg. Para compilar:
clipper agenda
rtlink agenda
É gerado um arquivo agenda.exe. Quando há erros, o clipper <nome de arquivo> lhe mostra e a sua respectiva linha.
Arquivos .ntx são gerados pelo comando index. É o dbf indexado...
Arquivos .dbf são banco de dados. Esse você os edita digitando 'dbu <enter>'
Agora é só aprender os comandos e funções em alguma apostila baixada na internet... e também pelo ng> digitando ng no prompt (você deve possuir esse diretório dentro do que está o clipper - geralmente, clipper5)
Qualquer dúvida mais, estamos aí...
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Complementando:

Voce não necessariamente precisa acessar o prompt do DOS...

Para compilar utilize as linhas citadas acima pelo colega dentro de um .BAT:

clipper arquivo1.prg
clipper arquivo2.prg
clipper arquivo3.prg
rtlink file arquivo1.obj, arquivo2.obj, arquivo3.obj lib sua.lib

Você pode utilizar um Editor de textos especifico para programação, como por exemplo o TextPad, que roda no windows e já tem opção para compilar (executar um Bath).

Quanto as variaveis de ambiente, no caso de ser Windows XP você pode cria-las diretamente na opção destina a isso nas propriedades avançadas de "meu computador". No Windows 98 no proprio autoexec pode criar as linhas:

set include=c:\clipper5\include
set lib=c:\clipper5\lib
set obj=c:\clipper5\obj

set temp=c:\

Note q estas tres primeiras são excenciais, mas ultima linha não é importante e se voce usar ela no autoexec do seu windows 98, você estara mandando todos os arquivos temporarios para o diretorio raiz, o que não seria um procedimento muito adequado, não coloque ela e deixe seu windows gerenciar esta parte...

set clipper=f150

Esta linha diz ao Windows que ele pode abrir até 150 arquivos de uma vez, o que muito provavelmente só aconteceria se o seu programa estivesse rodando em ambiente de rede, procure usar assim:

set clipper=f-1

Assim o Windows supre a quantidade necessitada.

Você pode procurar na internet também um utilitário chamado DBF Utils, que trabalha com bancos de dados do dBase (DBF/NTX), do FoxPro(DBF/CDX) e do HiPer (DBF/NSX). Ele supera incrivelmente o DBU, sendo possivel até mesmo o desenvolvimento de relatórios com figuras e fontes formatadas.

Bem, como pode ver, aprender Clipper não é coisa de outro mundo, mas acredito que se você só precisa alterar um único relatório, nem precisa de muito mais do que isso... hehehe
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
marcinharp
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

aonde?

Mensagem por marcinharp »

aonde tem ele pra baixar?
Glauco Cruz Costa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Re: aonde?

Mensagem por Glauco Cruz Costa »

marcinharp escreveu:aonde tem ele pra baixar?
Veja este site:
http://www.toyanet.com.br/clipper.php
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Entra lá no meu site que tem o Clipper 5.2 e o 5.3.

A seção de downloads ainda está em construção, mas estes aí já estão disponíveis.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Responder