Problema de impressão com a LX-300
Moderador: Moderadores
Problema de impressão com a LX-300
Pessoal, estou com um problema que está difícil mesmo de achar uma solução, é o seguinte:
Tenho um formulário contínuo de duplicatas, e cada duplicata tem 4 polegadas de altura. Quando mando imprimir os documentos (LX-300) a primeira sai certinho nos campos e partir do segundo a impressão sai um pouco para cima e assim saindo fora dos campos, ou seja, na segundo sobe um pouco, no terceira mais um pouco, e assim em diante. Fiz um teste com a FX-2180 e não tive este problema, mas meu cliente tem mesmo que imprimir na LX-300.
Estou utilizando a seguinte configuração na hora de imprimir:
chr(27)+chr(64) // inicializar a impressora
CHR(18)+CHR(27)+"0"+CHR(27)+"C"+CHR(96)
Certa vez alguém me passou um comando para ajustar o tamanho da folha para 4 polegadas, mas não certo, quando dava um eject o salto da folha ficava errado.
Alguém já se deparou com este problema ? Podem me ajudar ? Por que só acontece com a LX-300 ?
Obrigado,
Marcos
Tenho um formulário contínuo de duplicatas, e cada duplicata tem 4 polegadas de altura. Quando mando imprimir os documentos (LX-300) a primeira sai certinho nos campos e partir do segundo a impressão sai um pouco para cima e assim saindo fora dos campos, ou seja, na segundo sobe um pouco, no terceira mais um pouco, e assim em diante. Fiz um teste com a FX-2180 e não tive este problema, mas meu cliente tem mesmo que imprimir na LX-300.
Estou utilizando a seguinte configuração na hora de imprimir:
chr(27)+chr(64) // inicializar a impressora
CHR(18)+CHR(27)+"0"+CHR(27)+"C"+CHR(96)
Certa vez alguém me passou um comando para ajustar o tamanho da folha para 4 polegadas, mas não certo, quando dava um eject o salto da folha ficava errado.
Alguém já se deparou com este problema ? Podem me ajudar ? Por que só acontece com a LX-300 ?
Obrigado,
Marcos
ESC C n
chr(27) + 'C' + <número de linhas>
Define o número de linhas em uma página.
ESC C 0 n
chr(27) + 'C0' + <número de linhas>
Define o número de polegadas em uma página.
---------------
Verifique tb se a impressora esta configurada para impressão em 1/8" ou 1/6". Veja qual a configuração usada no formulário.
chr(27) + 'C' + <número de linhas>
Define o número de linhas em uma página.
ESC C 0 n
chr(27) + 'C0' + <número de linhas>
Define o número de polegadas em uma página.
---------------
Verifique tb se a impressora esta configurada para impressão em 1/8" ou 1/6". Veja qual a configuração usada no formulário.
Faça como o GVC disse, configure o tamanho da página, configura também para 8 linhas por polegadas 8lpp 1/8, e tudo irá funcionar direitinho.
Até logo.
Marcelo
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Não deu certo.
Coloquei as seguintes linhas:
CHR(27) + "0"
CHR(27) + "C0" + "4"
Também alternei a ordem das linhas acima, mas não deu certo.
Quando começa a impressão sai o nro. 4 na folha e depois do primeiro documento os outros ainda continuam fora dos campos (subindo). Fiz alguma coisa errada ou ainda falta por fazer ?
Obrigado,
Marcos
Coloquei as seguintes linhas:
CHR(27) + "0"
CHR(27) + "C0" + "4"
Também alternei a ordem das linhas acima, mas não deu certo.
Quando começa a impressão sai o nro. 4 na folha e depois do primeiro documento os outros ainda continuam fora dos campos (subindo). Fiz alguma coisa errada ou ainda falta por fazer ?
Obrigado,
Marcos
Realmente é estranho pois deveria funcionar. Tente o seguinte :
CHR(27)+CHR(48)
CHR(27)+CHR(67)+CHR(48)+CHR(52)
Espero que funcione.
Até logo.
Marcelo
CHR(27)+CHR(48)
CHR(27)+CHR(67)+CHR(48)+CHR(52)
Espero que funcione.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Daddy
O problema esta na impressora, no setup dela, vc tem que mudar a configuração da pagina para A4.
Para configurar vc tem que entrar no menu de configuração da impressora, o resto é simples. Basta vc seguir as orientações que são impressas pela impressora.
Siga passo a passo as instruções
Preste bastante atenção nos leds.
O problema esta na impressora, no setup dela, vc tem que mudar a configuração da pagina para A4.
Para configurar vc tem que entrar no menu de configuração da impressora, o resto é simples. Basta vc seguir as orientações que são impressas pela impressora.
Siga passo a passo as instruções
Preste bastante atenção nos leds.
Pessoal, não está dando certo, nem mesmo configurando o nro. de linhas e o tamanho da página em polegadas. A configuração dos documentos é 1/8".
Tentei utilizar a seguinte configuração:
?? chr(27)+"0"
?? chr(27)+"M"+chr(18)
O primeiro documento sai certinho, mas do segundo em diante já começa imprimir um pouco acima dos campos. Se subisse sempre a mesma medida então seria fácil, era só imprimir uma linha em branco, mas não é este o caso, no segundo documento sobe um pouco, no terceiro sobe um pouco mais do que o segundo, no quarto um pouco mais do que o terceiro e assim vai. Cada documento tem 4 polegadas o que dá 2 documentos e mais um pedaço do terceiro comparando com uma folha de formulário contínuo. Nosso amigo Evaldo sugeriu que alterasse a configuração da impressora para A4, mas não posso fazer isto, pois o cliente emite nota fiscal na mesma impressora e não dá problema nenhum. Na nota é utilizada apenas a configuração chr(15)+chr(27)+"0". Já gastei mais de 200 folhas testando e ainda não consegui resolver isto. O mais posso tentar ?
Obrigado,
Marcos
Tentei utilizar a seguinte configuração:
?? chr(27)+"0"
?? chr(27)+"M"+chr(18)
O primeiro documento sai certinho, mas do segundo em diante já começa imprimir um pouco acima dos campos. Se subisse sempre a mesma medida então seria fácil, era só imprimir uma linha em branco, mas não é este o caso, no segundo documento sobe um pouco, no terceiro sobe um pouco mais do que o segundo, no quarto um pouco mais do que o terceiro e assim vai. Cada documento tem 4 polegadas o que dá 2 documentos e mais um pedaço do terceiro comparando com uma folha de formulário contínuo. Nosso amigo Evaldo sugeriu que alterasse a configuração da impressora para A4, mas não posso fazer isto, pois o cliente emite nota fiscal na mesma impressora e não dá problema nenhum. Na nota é utilizada apenas a configuração chr(15)+chr(27)+"0". Já gastei mais de 200 folhas testando e ainda não consegui resolver isto. O mais posso tentar ?
Obrigado,
Marcos
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
Tá complicado mesmo, nem com a dica da Ivone parecia que ia dar certo, mas não deu. Estou começando a achar que o problema está no próprio formulário, mas preciso ter certeza.
Agora a principal dúvida é a seguinte:
A FURAÇÃO DO FORMULÁRIO DE DUPLICATAS NÃO TERIA QUE BATER COM A FURAÇÃO DO FORMULÁRIO CONTÍNUO ? OU NÃO INTERFERE EM NADA?.
COLOCANDO UMA FOLHA EM BRANCO SOBRE A FOLHA DO FORMULÁRIO DE DUPLICATAS, VÊ-SE QUE A FURAÇÃO NÃO ACOMPANHA A FOLHA EM BRANCO. OU SERÁ MESMO A IMPRESSORA (LX-300) ?
Valew
Marcos
Agora a principal dúvida é a seguinte:
A FURAÇÃO DO FORMULÁRIO DE DUPLICATAS NÃO TERIA QUE BATER COM A FURAÇÃO DO FORMULÁRIO CONTÍNUO ? OU NÃO INTERFERE EM NADA?.
COLOCANDO UMA FOLHA EM BRANCO SOBRE A FOLHA DO FORMULÁRIO DE DUPLICATAS, VÊ-SE QUE A FURAÇÃO NÃO ACOMPANHA A FOLHA EM BRANCO. OU SERÁ MESMO A IMPRESSORA (LX-300) ?
Valew
Marcos
Já passamos por situações parecidas aqui na empresa onde trabalho, imprimir em formulários de boletos ou feitos em gráficas as vezes é uma dor de cabeça mesmo..
Como vc disse que no seu caso a segunda folha está subindo a impressão e descer uma linha não adianta, tente mandar imprimir menos de uma linha.
Configure a impressora para o tamanho desejado e depois use o comando Chr(27)+"A" para ativar o modo de impressão gráfico nas impressoras padrão Epson.
Logo após esse comando adicione Chr(<pontos>)+Chr(13)+Chr(10) para fazer com que pule uma linha com a quantidade de pontos desejado.
Essa quantidade de pontos é a quantidade de agulhas na cabeça de impressão (se não me engano é 12, faz tempo que não mexo com isso)
Para voltar a impressora para a quantidade de pontos original use o comando Chr(27)+"@", que fará com que a impressora seja reinicializada.
A linha de comando ficaria algo tipo assim:
@ PRow(), PCol() Say Chr(27)+"A"+Chr(<pontos>)+Chr(13)+Chr(10)+Chr(27)+"@"
Como vc disse que no seu caso a segunda folha está subindo a impressão e descer uma linha não adianta, tente mandar imprimir menos de uma linha.
Configure a impressora para o tamanho desejado e depois use o comando Chr(27)+"A" para ativar o modo de impressão gráfico nas impressoras padrão Epson.
Logo após esse comando adicione Chr(<pontos>)+Chr(13)+Chr(10) para fazer com que pule uma linha com a quantidade de pontos desejado.
Essa quantidade de pontos é a quantidade de agulhas na cabeça de impressão (se não me engano é 12, faz tempo que não mexo com isso)
Para voltar a impressora para a quantidade de pontos original use o comando Chr(27)+"@", que fará com que a impressora seja reinicializada.
A linha de comando ficaria algo tipo assim:
@ PRow(), PCol() Say Chr(27)+"A"+Chr(<pontos>)+Chr(13)+Chr(10)+Chr(27)+"@"
- acelconsultoria
- Usuário Nível 3

Olá...
Bem, Daddy, há muito tempo atrás eu trabalhei numa gráfica, como diagramador. Nós confeccionávamos formulário timbrados de duplicatas, notas fiscais, tudo em formulário contínuo. O único padrão que se segue, é o do tamanho do papel, e os furos do tracionador não seguem necessariamente algum padrão.
Eu utilizo uma combinação de "CHR", como os colegas aqui da descreveram, pra se adequar conforme a impressora e o formulário utilizado.
Depende do tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas. Assim, vc pode achar a combinação para acertar a impressão com o lay-out do formulário.
Como exemplo, vc pode tentar utilizar:
CHR(27) + "M" + CHR(15) // compactar
CHR(27) + "0" // 8 linhas por polegada (padrão é 6)
- com isso, vc ajusta o tamanho da fonte e muda o espaçamento entre as linhas, ou cria uma outra combinação diferente.
Para voltar ao normal:
CHR(27) + "P" + CHR(18) // tamanho normal
CHR(27) + "2" // 6 linhas por polegada (espaçamento normal)
Para impressão de boletos, eu não utilizo o EJECT.
Estou ciente, como vc já disse, que isso pode variar de uma impressora pra outra, por isso é legal criar um dispositivo (DBF ou MEM) p/ vc poder sempre alterar dependendo da impressora que será utilizada, sem ter que ficar alterando fontes do sistema.
Maickon Sato
Acel Consultoria e Projetos
Bem, Daddy, há muito tempo atrás eu trabalhei numa gráfica, como diagramador. Nós confeccionávamos formulário timbrados de duplicatas, notas fiscais, tudo em formulário contínuo. O único padrão que se segue, é o do tamanho do papel, e os furos do tracionador não seguem necessariamente algum padrão.
Eu utilizo uma combinação de "CHR", como os colegas aqui da descreveram, pra se adequar conforme a impressora e o formulário utilizado.
Depende do tamanho da fonte e o espaçamento entre linhas. Assim, vc pode achar a combinação para acertar a impressão com o lay-out do formulário.
Como exemplo, vc pode tentar utilizar:
CHR(27) + "M" + CHR(15) // compactar
CHR(27) + "0" // 8 linhas por polegada (padrão é 6)
- com isso, vc ajusta o tamanho da fonte e muda o espaçamento entre as linhas, ou cria uma outra combinação diferente.
Para voltar ao normal:
CHR(27) + "P" + CHR(18) // tamanho normal
CHR(27) + "2" // 6 linhas por polegada (espaçamento normal)
Para impressão de boletos, eu não utilizo o EJECT.
Estou ciente, como vc já disse, que isso pode variar de uma impressora pra outra, por isso é legal criar um dispositivo (DBF ou MEM) p/ vc poder sempre alterar dependendo da impressora que será utilizada, sem ter que ficar alterando fontes do sistema.
Maickon Sato
Acel Consultoria e Projetos
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Pode parecer idiotice mas o negócio tá tão estranho que...
Faça um programinha assim e rode ele :
Rode o programa no formulario e veja quais linhas saem corretamente alinhadas, depois é só ajustar o programa, se ainda assim sair desalinhado, ou joga a impressora fora ou então o formulário, a impresssora pode jogar no lixo aqui de casa.
)
Até logo.
Marcelo
Faça um programinha assim e rode ele :
Código: Selecionar todos
SET DEVI TO PRINT
@ PROW(),PCOL() CHR(27)+"0"
@ PROW(),PCOL() CHR(27)+CHR(15)
FOR LN=0 TO 50
@ LN,00 SAY "Esta e a linha "+ALLTRIM(STR(LN,2))+" ************************************************************"
NEXT
SET DEVICE TO SCREEN
RETURN
Até logo.
Marcelo