O que eu uso e porque
Moderador: Moderadores
- JoséQuintas
- Administrador

O que eu uso e porque
Talvez seja interessante um tópico assim, talvez não, sei lá....
Harbour 3.4.
Achei ele mais padronizado, no que se refere a API Windows e GTWVG.
Pegar tamanho de janela em números, esse foi o principal, dependo disso.
mingw 8.1
Já usei MSVC 2010. Sem problemas, a não ser uma vez por problema na tooltip da GTWVG.
A partir do momento que vi que precisaria instalar run-time de MSVC em máquinas novas, deixei de usar.
Desde então mingw. O mingw 8.1 foi um teste com versão mais nova... e ficou até hoje.
GTWVG
Nem ia usar nada de gráfico, mas GTWVG deu certo, e ficou até hoje.
ADO
Usava no Visual Basic 6 e no ASP, funcionou no Harbour, então continuo usando.
DBFCDX
No Clipper usava SIXCDX.
No VB6 pra ficar compatível usava ADO e Advantage Local.
No Harbour comecei usando SIXCDX pra ficar compatível, depois fixei em DBFCDX.
MYSQL
Idem
Multithread
Me pareceu obrigatório pra GUI, comecei a usar, funcionou muito bem, e continuo usando até hoje.
CADA módulo é uma thread independente, com janela independente.
HBNETIO
Uso em um cliente, pra acesso remoto, pros DBFs não ficarem visíveis.
Faz anos, nem lembro mais como fiz a instalação.
É o MESMO EXE em TODOS os clientes, tanto faz se usa HBNETIO, então com certeza o aplicativo continua sendo atualizado. Apenas não mexi mais na instalação do HBNETIO, mas o EXE continua sendo atualizado normalmente.
Programmers Notepad
Foi o que "me tirou" do ambiente DOS.
Tem tudo que preciso, nenhum motivo pra trocar.
Assinar EXE
Resolveu problemas com programas de segurança de banco.
Deu certo, continuo usando.
Manifest
Criei o meu antes de existir opção no HBMK2 de fazer isso.
Continuo usando o mesmo, nunca tive curiosidade de testar o do HBMK2.
Gero o Harbour aqui mesmo, baixo os fontes e compilo.
NÃO SEI PORQUE, MAS PARECE QUE COPIAR INSTALADO DÁ PROBLEMA !!!!
Já aconteceu mais de uma vez: copiar instalado, da minha máquina pra outra, ter problemas na máquina destino pra compilar. Então, procuro sempre gerar na máquina destino a partir dos fontes.
Aqui no fórum vejo problemas quando usuários misturam LIBs, às vezes porque as LIBs modificam comportamento das coisas.
Ou por usarem o modo de compatibilidade com XHarbour à toa, o que modifica o comportamento do Harbour.
COMPATIBILIDADE COM XHARBOUR É PRA CONVERSÃO, NÃO PRA USAR PRA SEMPRE.
No geral é isso.
Fui usando conforme fui escolhendo/precisando.
Harbour não seguindo rigorosamente as atualizações, mas atualizando de vez em quando. (agora parou)
Precisam tirar dúvidas?
Usem mingw 7.3 - acho que foi o último oficialmente usado pelo Harbour
Gerem as próprias LIBs.
Retirem compatibilidade XHarbour.
A partir daí vamos ver o que realmente é problema.
Harbour 3.4.
Achei ele mais padronizado, no que se refere a API Windows e GTWVG.
Pegar tamanho de janela em números, esse foi o principal, dependo disso.
mingw 8.1
Já usei MSVC 2010. Sem problemas, a não ser uma vez por problema na tooltip da GTWVG.
A partir do momento que vi que precisaria instalar run-time de MSVC em máquinas novas, deixei de usar.
Desde então mingw. O mingw 8.1 foi um teste com versão mais nova... e ficou até hoje.
GTWVG
Nem ia usar nada de gráfico, mas GTWVG deu certo, e ficou até hoje.
ADO
Usava no Visual Basic 6 e no ASP, funcionou no Harbour, então continuo usando.
DBFCDX
No Clipper usava SIXCDX.
No VB6 pra ficar compatível usava ADO e Advantage Local.
No Harbour comecei usando SIXCDX pra ficar compatível, depois fixei em DBFCDX.
MYSQL
Idem
Multithread
Me pareceu obrigatório pra GUI, comecei a usar, funcionou muito bem, e continuo usando até hoje.
CADA módulo é uma thread independente, com janela independente.
HBNETIO
Uso em um cliente, pra acesso remoto, pros DBFs não ficarem visíveis.
Faz anos, nem lembro mais como fiz a instalação.
É o MESMO EXE em TODOS os clientes, tanto faz se usa HBNETIO, então com certeza o aplicativo continua sendo atualizado. Apenas não mexi mais na instalação do HBNETIO, mas o EXE continua sendo atualizado normalmente.
Programmers Notepad
Foi o que "me tirou" do ambiente DOS.
Tem tudo que preciso, nenhum motivo pra trocar.
Assinar EXE
Resolveu problemas com programas de segurança de banco.
Deu certo, continuo usando.
Manifest
Criei o meu antes de existir opção no HBMK2 de fazer isso.
Continuo usando o mesmo, nunca tive curiosidade de testar o do HBMK2.
Gero o Harbour aqui mesmo, baixo os fontes e compilo.
NÃO SEI PORQUE, MAS PARECE QUE COPIAR INSTALADO DÁ PROBLEMA !!!!
Já aconteceu mais de uma vez: copiar instalado, da minha máquina pra outra, ter problemas na máquina destino pra compilar. Então, procuro sempre gerar na máquina destino a partir dos fontes.
Aqui no fórum vejo problemas quando usuários misturam LIBs, às vezes porque as LIBs modificam comportamento das coisas.
Ou por usarem o modo de compatibilidade com XHarbour à toa, o que modifica o comportamento do Harbour.
COMPATIBILIDADE COM XHARBOUR É PRA CONVERSÃO, NÃO PRA USAR PRA SEMPRE.
No geral é isso.
Fui usando conforme fui escolhendo/precisando.
Harbour não seguindo rigorosamente as atualizações, mas atualizando de vez em quando. (agora parou)
Precisam tirar dúvidas?
Usem mingw 7.3 - acho que foi o último oficialmente usado pelo Harbour
Gerem as próprias LIBs.
Retirem compatibilidade XHarbour.
A partir daí vamos ver o que realmente é problema.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

O que eu uso e porque
Estou descrevendo o que uso e funciona, e antes que perguntem, explicando o porquê.hazael escreveu:, falar disso só vai gerar polêmica desnecessária
E algumas coisas que já aconteceram e que foram problema.
É apenas pra descrever o que usa e funciona - ou problemas já confirmados.
À primeira vista, já deu o pontapé inicial pra polêmica desnecessária que mencionou.
Citar Harbour 3.0 então.... se foram feitas várias correções no Harbour, com certeza o 3.0 já tem problemas confirmados, nem tem o que discutir. Se alguém usa é porque os problemas não o afetam, ou já criou alternativas pra contornar as falhas. Com certeza não faz diferença pra quem usa 3.2 ou 3.4 se alguém disser que usa o 3.0 com Pelles C.
Mas se alguém disser que usa/usou e tem/teve problemas.... já pode ser considerada uma combinação inviável.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
O que eu uso e porque
Ola!
Eu, vejo como válido sempre descrever nossas ferramentas.
Uso 3.4 penso que fui o primeiro a adotar.
Uso a HBIDE do Pritpal Bedi. LetoDBf do Elch, e a Hwgui do Kresin.
Quando a pessoa pedir ajuda já serve de parâmetro para saber o que a gente usa.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu, vejo como válido sempre descrever nossas ferramentas.
Uso 3.4 penso que fui o primeiro a adotar.
Código: Selecionar todos
C:\hb34\bin>harbour -build
Harbour 3.4.0dev (669f310) (2018-04-28 17:24)
Copyright (c) 1999-2018, https://github.com/vszakats/harbour-core/
Harbour Build Info
---------------------------
Version: Harbour 3.4.0dev (669f310) (2018-04-28 17:24)
Compiler: MinGW GNU C 7.3 (32-bit)
Platform: Windows 10 10.0
PCode version: 0.3
Commit info: 2018-04-28 17:24:04 +0000
Commit ID: 669f310ff44fc7a11158d7583aaad6db673e1c62
Build options:
---------------------------
C:\hb34\bin>Quando a pessoa pedir ajuda já serve de parâmetro para saber o que a gente usa.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

O que eu uso e porque
Não entendi, já usou isso? se está se referindo a mim, já disse que usei VB6 com Clipper.hazael escreveu:Ou fazer uma "salada mista" de WVG com VB6 junto e ficar muito satisfeito
Pra ninguém aqui é problema, mas parece que pra você é.hazael escreveu:Bem, se prefiro usar o Harbour 3.0 com Pelles C, o que poderia ser um problema se para mim funciona?
Pelo texto, parece que cita como exemplo, e não porque usa.
Não entendo qual o seu problema.
Tempos atrás mencionou sobre a minha quantidade de postagens ser alta.
Não parece, mas o assunto é muito importante.
Se pesquisar no fórum, TEM DIFERENÇA CONFIRMADA, conforme a combinação de ferramentas.
A diferença confirmada foi no XHarbour, ao usar OLE do Windows, que depende da combinação usada: fivewin, HMG, etc.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

O que eu uso e porque
Esqueci...
Também uso Flagship em Linux
Fontes sempre compatíveis com Harbour, mas ainda não foi possível trocar pra Harbour.
Nota de Moderação:
por Toledo: Algumas mensagens postadas neste tópico foram excluídas, pois estavam desviando o assunto do tópico.
Também uso Flagship em Linux
Fontes sempre compatíveis com Harbour, mas ainda não foi possível trocar pra Harbour.
por Toledo: Algumas mensagens postadas neste tópico foram excluídas, pois estavam desviando o assunto do tópico.
José M. C. Quintas
O que eu uso e porque
Boa Tarde José,
Comecei a usar o Programmers Notepad e configurei segundo as suas indicações em https://github.com/JoseQuintas/pnharbour, as "colorized keywords" funcionam,
o "Auto Completation" e o "Intellisense" não estão a funcionar, estou a usar a ultima versão disponível do Pnotepad 2.4.2.
Será que me poderia ajudar ?
Obrigado desde já
Abraço
Sérgio
Comecei a usar o Programmers Notepad e configurei segundo as suas indicações em https://github.com/JoseQuintas/pnharbour, as "colorized keywords" funcionam,
o "Auto Completation" e o "Intellisense" não estão a funcionar, estou a usar a ultima versão disponível do Pnotepad 2.4.2.
Será que me poderia ajudar ?
Obrigado desde já
Abraço
Sérgio
- JoséQuintas
- Administrador

O que eu uso e porque
O intellisense depende de escrever exatamente como configurado, por exemplo MemoEdit(. não pode ser memoedit, ou MemoEdit ou MEMOEDIT.ptmocho escreveu:o "Auto Completation" e o "Intellisense" não estão a funcionar
O Autocomplete é configurado em options
José M. C. Quintas
O que eu uso e porque
JoséQuintas escreveu:O intellisense depende de escrever exatamente como configurado, por exemplo MemoEdit(. não pode ser memoedit, ou MemoEdit ou MEMOEDIT.ptmocho escreveu:o "Auto Completation" e o "Intellisense" não estão a funcionar
O Autocomplete é configurado em options
Era mesmo isso.
Obrigado
Abraço
Sérgio