Comparar matrizes
Moderador: Moderadores
Comparar matrizes
Boa noite !
Existe alguma função do harbour que compare duas matrizes ou é preciso fazer isto manualmente? ex:
Tenho duas matrizes com informações que preciso comparar entre elas. Se houver valor diferente entre valor1 x valor1 ou valor2 x valor2 e assim sucessivamente, vou armazenar a "linha" inteira do vetor2 em um terceiro vetor.
Desse jeito funcionar, mas queria saber se existe algo mais simples já pronto.
vetor1 = {}, vetor2 = {}
alt = .t.
aadd(vetor1, { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5})
aadd(vetor2, { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5})
for N=1 to len(V1)
if V1[N][1] == V2[N][1]
if V1[N][2] == V2[N][2]
if V1[N][3] == V2[N][3]
alt = .f.
endif
endif
endif
if (alt)
aadd(vetor3, {V2[N][1], V2[N][2], V2[N][3]) // se for diferente adiciono os valores do vetor 2
endif
next
return .t.
Existe alguma função do harbour que compare duas matrizes ou é preciso fazer isto manualmente? ex:
Tenho duas matrizes com informações que preciso comparar entre elas. Se houver valor diferente entre valor1 x valor1 ou valor2 x valor2 e assim sucessivamente, vou armazenar a "linha" inteira do vetor2 em um terceiro vetor.
vetor1 = {}, vetor2 = {}
alt = .t.
aadd(vetor1, { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5})
aadd(vetor2, { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5})
for N=1 to len(V1)
if V1[N][1] == V2[N][1]
if V1[N][2] == V2[N][2]
if V1[N][3] == V2[N][3]
alt = .f.
endif
endif
endif
if (alt)
aadd(vetor3, {V2[N][1], V2[N][2], V2[N][3]) // se for diferente adiciono os valores do vetor 2
endif
next
return .t.
Comparar matrizes
Acredito que não exista tal função e que teria que ser feito manualmente.elaineosm escreveu: Existe alguma função do harbour que compare duas matrizes ou é preciso fazer isto manualmente? ex:
Mas tem alguns probleminhas no seu código.
Código: Selecionar todos
local vetor1 := { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5}
local vetor2 := { "valor1", "valor2", "valor3", "valor4", "valor5}
local alt := .f.
for N := 1 to len(V1)
if V1[N][1] != V2[N][1] .and. V1[N][2] != V2[N][2] .and. V1[N][3] != V2[N][3]
alt := .t.
endif
next
return alt
o teste principal vc tem que fazer o usando short-cut da lógica booleana, economizando ciclos da cpu.
o return tem q ser a variável alt
Comparar matrizes
Bom dia!
Pensei em fazer as condições separadamente ao invés de linear, porque - por exemplo - se logo no primeiro ou segundo if a condição for falsa, a cpu não terá que processar as demais condições. Se eu colocar tudo linear, a cpu vai checar todas as condições, mesmo que já na primeira for falsa. Entendeu o motivo?
Pensei em fazer as condições separadamente ao invés de linear, porque - por exemplo - se logo no primeiro ou segundo if a condição for falsa, a cpu não terá que processar as demais condições. Se eu colocar tudo linear, a cpu vai checar todas as condições, mesmo que já na primeira for falsa. Entendeu o motivo?
Comparar matrizes
Acho que você não sabe o que é "shortcut" de lógica booleana.elaineosm escreveu:Bom dia!
Se usar o .and., no primeiro teste que falhar, o compilador para de imediato e não faz os testes seguintes.
Se usar o .or. ai sim, todos os testes são feitos.
Isso funciona para todas linguagens não só para o xBase.
Comparar matrizes
Acontece que se um deles for diferente, deve ser armazenado. Não necessariamente todos. E ai neste caso teria que ser o .or. ou para comparar usando o ==, não deve adicionar ao vetor caso todos sejam iguais.
Comparar matrizes
Desculpe, acho que estou falando bobagem.
O teste com .and. é correto, se a troca tiver que ocorrer, se e somente se, todas as condições forem diferentes.
Mas se a troca for ocorrer, caso qualquer uma das condições for diferente, ai sim, o teste tem q ser outro.
seu teste original com "shortcut"
troca, se qualquer dos vetores for diferente
Realmente aqui o compilador, irá efetuar todos os testes, sempre.
troca, se e semente se, todos os vetores for diferente
Não sei qual se encaixa melhor no seu caso.
O teste com .and. é correto, se a troca tiver que ocorrer, se e somente se, todas as condições forem diferentes.
Mas se a troca for ocorrer, caso qualquer uma das condições for diferente, ai sim, o teste tem q ser outro.
seu teste original com "shortcut"
if V1[N][1] == V2[N][1] .and. V1[N][2] == V2[N][2] .and. V1[N][3] == V2[N][3]
alt = .f.
endif
if V1[N][1] != V2[N][1] .or. V1[N][2] != V2[N][2] .or. V1[N][3] != V2[N][3]
endif
troca, se e semente se, todos os vetores for diferente
if V1[N][1] != V2[N][1] .and. V1[N][2] != V2[N][2] .and. V1[N][3] != V2[N][3]
endif
- JoséQuintas
- Administrador

Comparar matrizes
Tem até função no Harbour pra transformar qualquer valor em texto, o que permitiria comparar, mas sem registrar.
? EssaFuncao( array1 ) == EssaFuncao( Array2 )
Sei lá se otimiza alguma coisa assim:
? EssaFuncao( array1 ) == EssaFuncao( Array2 )
Sei lá se otimiza alguma coisa assim:
FOR EACH aNivel1 IN aArrayPrimeiro
lEqual := .T.
FOR EACH aNivel2 IN aNivel1
lEqual := lEgual .AND. aNivel2 == aArraySegundo[ aNivel1:__EnumIndex ][ aNivel2:__EnumIndex ]
IF ! lEqual
EXIT
ENDIF
NEXT
IF ! lEqual
FOR EACH aNivel2 IN aNivel1
? aNivel1:__EnumIndex, aNivel2:__EnumIndex, aNivel2, aArraySegundo[ a_NIvel1:__EnumIndex, aNivel2:__EnumIndex ]
NEXT
ENDIF
NEXT
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

Comparar matrizes
Talvez fique mais "legível" com nomes mais adequados:
FOR EACH aDetalhes IN aArrayPrimeiro
lEqual := .T.
FOR EACH xValue IN aDetalhes
lEqual := lEgual .AND. xValue == aArraySegundo[ aDetalhes:__EnumIndex ][ xValue:__EnumIndex ]
IF ! lEqual
EXIT
ENDIF
NEXT
IF ! lEqual
FOR EACH xValue IN aDetalhes
? aDetalhes:__EnumIndex, xValue:__EnumIndex, xValue, aArraySegundo[ aDetalhes:__EnumIndex, xValue:__EnumIndex ]
NEXT
ENDIF
NEXT
José M. C. Quintas