Lei complementar 631/2019 - Mato Grosso

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Boa tarde..
A partir de 01/01/2020, o imposto de Mato Grosso deixar de ser cobrado por regime antecipado (carga média) e passa a ser cobrado por conta corrente crédito e débito como é feito em todo o Brasil.
Alguém aqui tem sistemas no Mato Grosso e já fez as alterações? Pode passar algumas dicas, porque o negócio aqui tá sendo tiroteio para todo o lado.
Por exemplo:
O contador do cliente mandou uma cartinha com essa mensagem:
"Empresas do Simples Nacional: Entrar em contato com o escritório todo mês para se informar da sua alíquota, pois esta deverá ser destacada em nota fiscal nas informações complementares..."
No regime de conta corrente a empresa do Simples Nacional é tratada diferente de empresas de lucro presumido/lucro real? Hoje não destaco para Simples Nacional ICMS nem base de cálculo, em outro estado aí fora do Mato Grosso é destacado? Alguém sabe me informar...
Se vai ser conta corrente a base cálculo do imposto vai existir não é? vai ser informado na nota no produto a alíquota do icms e o valor do icms que hoje não são informados... independente do regime simples ou LP, ou estou errado?
A Lei é Lei Complementar n° 631/2019.
Tá osso aqui.
Se conseguisse um consultor, mas até isso tá difícil...

Valeu..
Obrigado
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

rubens escreveu:passa a ser cobrado por conta corrente crédito e débito como é feito em todo o Brasil.
Dei uma pesquisada rápida, e pelo que entendi, vai voltar a ser como era antigamente.

O tal "conta corrente crédito e débito", é apenas a diferença de imposto entre compras e vendas.

E muita coisa que tinha benefício fiscal, imposto mais barato, vai deixar de ser assim.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Boa tarde...

Vi uma palestra ontem da Fecomércio/acomac mt , muito esclarecedora... pena que não falaram quase nada do Simples..
Alguém tem um modelo de uma nota fiscal de venda de uma empresa do simples, para dentro e fora do estado?
Pelo que vi no Lucro real e simplificado vai calculado impostos em seus campos próprios, já nas notas do simples não, vai ter que informar em informações complementares este imposto que é cumulativo referente aos ultimos 12 meses...

Obg

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Acredito q até final de 2020 mude novamente, caso o ministro Paulo Guedes consiga por em prática o q vem falando das desburocratizações etc.

Digo isso para q faça a mudança em teu sistema de uma forma q possa ser flexível e não fixa pois pode ser q mude novamente em pouco tempo.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Responder