CRIAÇÃO DE ÍNDICE CDX ( WINDOWS XP )
Moderador: Moderadores
-
Claudio.Farias
- Usuário Nível 1

CRIAÇÃO DE ÍNDICE CDX ( WINDOWS XP )
Pessoal, alguém poderia me auxiliar nesse problema ?
Estou fazendo alguns testes para migração de aproximadamente 80 sistema departamentais para índices CDX, mas estou tendo problema com "Sub Sistema 16 Bits", o que é realmente isso ?
OBS : Já olhei todos os tópicos com esse assunto mas "NENHUM" tem a resposta de como solucionar.
Peço gentilmente que me ajudem apenas sobre esse assunto, Não tenho idéia e nem penso em migrar para xHarbor, SQL, Fox, índice NSX etc etc etc, apenas gostaria de saber a solução desse problema, pois o meu foco e exatamente o CDX.
Grato
Estou fazendo alguns testes para migração de aproximadamente 80 sistema departamentais para índices CDX, mas estou tendo problema com "Sub Sistema 16 Bits", o que é realmente isso ?
OBS : Já olhei todos os tópicos com esse assunto mas "NENHUM" tem a resposta de como solucionar.
Peço gentilmente que me ajudem apenas sobre esse assunto, Não tenho idéia e nem penso em migrar para xHarbor, SQL, Fox, índice NSX etc etc etc, apenas gostaria de saber a solução desse problema, pois o meu foco e exatamente o CDX.
Grato
Prezado Claudio
Eu utilizo indices CDX há vários anos e nunca tive esse problema, creio que o mesmo seja causado pelo XP, já tentou reinstalar o XP ? Já tentou testar em outras máquinas ? Dizem que este problema só ocorre com o patch SP2 instalado, porém o meu XP tem o SP2 e funciona perfeitamente.
Até logo.
Marcelo
Eu utilizo indices CDX há vários anos e nunca tive esse problema, creio que o mesmo seja causado pelo XP, já tentou reinstalar o XP ? Já tentou testar em outras máquinas ? Dizem que este problema só ocorre com o patch SP2 instalado, porém o meu XP tem o SP2 e funciona perfeitamente.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
Claudio.Farias
- Usuário Nível 1

-
Dudu_XBase
- Membro Master

Claudio Boa Tarde.
Por favor faça essas verificações nos arquivos config.nt e autoexe.nt
config.nt
dos=high, umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=200
autoexec.nt
lh %SystemRoot%\system32\redir
lh %SystemRoot%\system32\dosx
Verifique tb o autoexec.nt e config.nt q estão na pasta windows\repair.
Vc utiliza blinker ?
Utilize a versão blinker 7, tive alguns problema com XP com versões antigas do blinker que foram solucionadas com essa atualização.
Faça uma busca no fórum q vc encontrará links para download do mesmo.
Por favor faça essas verificações nos arquivos config.nt e autoexe.nt
config.nt
dos=high, umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=200
autoexec.nt
lh %SystemRoot%\system32\redir
lh %SystemRoot%\system32\dosx
Verifique tb o autoexec.nt e config.nt q estão na pasta windows\repair.
Vc utiliza blinker ?
Utilize a versão blinker 7, tive alguns problema com XP com versões antigas do blinker que foram solucionadas com essa atualização.
Faça uma busca no fórum q vc encontrará links para download do mesmo.
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
Mas dá erro nas 700 ?
Acho que você deve primeiro descobrir a origem do problema, se é em apenas algumas, ou nas que tem o SP2, ou nas que não tem o SP2, etc..., como você tem 700 máquinas vai ser transtorno de qualquer forma, mesmo que seja apenas para refazer os configs e autoexecs, como disse antes, a muito tempo uso CDX e Windows XP e nunca tive este problema, tente fazer o que o Dudu sugeriu, faça a reparação do config e autexec, instale o padrão que fica na pasta REPAIR.
Eu utilizo Clipper 5.2e e Blinker 7
Até logo.
Marcelo
Acho que você deve primeiro descobrir a origem do problema, se é em apenas algumas, ou nas que tem o SP2, ou nas que não tem o SP2, etc..., como você tem 700 máquinas vai ser transtorno de qualquer forma, mesmo que seja apenas para refazer os configs e autoexecs, como disse antes, a muito tempo uso CDX e Windows XP e nunca tive este problema, tente fazer o que o Dudu sugeriu, faça a reparação do config e autexec, instale o padrão que fica na pasta REPAIR.
Eu utilizo Clipper 5.2e e Blinker 7
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
-
Claudio.Farias
- Usuário Nível 1

Pessoal,
Me parece que tivemos um avanço...a única implementação foi no Autoexec.NT e Config.NT no repair, as demais já estavam OK.
Vejam o resultados dos primeiros testes :
- Arquivo DBF com 4.000.000 de registros
- A criação do índice com 2 chaves está OK, porém quando tento colocar 3 ou mais chaves, o índice é criado com 0 Bytes, por que isso
OBS : As chaves estão corretas, STR para campos numéricos e Dtos para datas
Fico no aguardo de idéias e ajudas
Grato
Me parece que tivemos um avanço...a única implementação foi no Autoexec.NT e Config.NT no repair, as demais já estavam OK.
Vejam o resultados dos primeiros testes :
- Arquivo DBF com 4.000.000 de registros
- A criação do índice com 2 chaves está OK, porém quando tento colocar 3 ou mais chaves, o índice é criado com 0 Bytes, por que isso
OBS : As chaves estão corretas, STR para campos numéricos e Dtos para datas
Fico no aguardo de idéias e ajudas
Grato
-
Dudu_XBase
- Membro Master

-
Claudio.Farias
- Usuário Nível 1

-
Claudio.Farias
- Usuário Nível 1

Pessoal
Vejam bem... meus testes se limitam apenas ao básico
Use ( arquivo ) Alias "NomeAlias" Exclusive New
Index On Str( campo1 , 3 ) + Str( campo2, 10 ) Tag "NomeTag" To "NomeIndice"
Se eu colocar mais um campo, o índice não é criado
Alguma idéia o que pode ser, ninguem nunca teve esse problema
E os colegas que postarem as mensagens com essa ocorrência, como solucionaram ou não solucionaram ??
No aguardo de ajudas
Grato
Vejam bem... meus testes se limitam apenas ao básico
Use ( arquivo ) Alias "NomeAlias" Exclusive New
Index On Str( campo1 , 3 ) + Str( campo2, 10 ) Tag "NomeTag" To "NomeIndice"
Se eu colocar mais um campo, o índice não é criado
Alguma idéia o que pode ser, ninguem nunca teve esse problema
E os colegas que postarem as mensagens com essa ocorrência, como solucionaram ou não solucionaram ??
No aguardo de ajudas
Grato
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Claudio poste seu lnk sem os FILE q referencia os prgs.
E antes de Indexar vc esta packeando o dbf ?
E antes de Indexar vc esta packeando o dbf ?
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
O problema esta claro e evidente, voce não deve usar o STR e concatena-lo com outros campos pois seu indice não será criado a contento, use STRZERO.
Porque?
Quando voce concatena strings vindas da transformação por STR este comando retorna uma string com vazios, ou seja:
Str( campo1 , 3 ) + Str( campo2, 10 )
Lhe dara um campo que pode conter dados da seguinte forma:
__1_________1 até
9999999999999
Coloquei o caracter "_" para simular o espaco agora veja estes exemplo:
_23____123872
322_______231
_78_198278732
Sua chave possuira vários buracos e que ao serem concatenados poderão criar a falha na indexação compromentendo a segurança dos indices e consequentemente de seu .DBF.
Usando STRZERO:
0230000123872
3220000000231
0780198278732
Sua chave fica mais completa.
Faça isto.
Agora se voce estiver tendo problemas de quebra frequente do sistema por causa dos indices, tome cuidado, pois o .DBF pode se corromper e usar o comando PACK pode ser perigoso.
O comando PACK tem falhas geralmente no que diz respeito ao uso de campos memos, pois quando voce packeia um .DBF contendo estes arquivos eles não tem seus registros vinculados não são elimitados.
Outro bug existente no RDD CDX é em relação ao REINDEX, quando voce usa este comando ele engorda o .CDX, ou seja, se voce tem um arquivo .CDX com tres chaves e usa o comando REINDEX as tres chaves serão acrescentadas novamente ao .CDX e a cada REINDEXação serão acrescentados novamente, portanto o certo é excluir o indice .CDX para ser criado do zero.
@braços :?)
O problema esta claro e evidente, voce não deve usar o STR e concatena-lo com outros campos pois seu indice não será criado a contento, use STRZERO.
Porque?
Quando voce concatena strings vindas da transformação por STR este comando retorna uma string com vazios, ou seja:
Str( campo1 , 3 ) + Str( campo2, 10 )
Lhe dara um campo que pode conter dados da seguinte forma:
__1_________1 até
9999999999999
Coloquei o caracter "_" para simular o espaco agora veja estes exemplo:
_23____123872
322_______231
_78_198278732
Sua chave possuira vários buracos e que ao serem concatenados poderão criar a falha na indexação compromentendo a segurança dos indices e consequentemente de seu .DBF.
Usando STRZERO:
0230000123872
3220000000231
0780198278732
Sua chave fica mais completa.
Faça isto.
Agora se voce estiver tendo problemas de quebra frequente do sistema por causa dos indices, tome cuidado, pois o .DBF pode se corromper e usar o comando PACK pode ser perigoso.
O comando PACK tem falhas geralmente no que diz respeito ao uso de campos memos, pois quando voce packeia um .DBF contendo estes arquivos eles não tem seus registros vinculados não são elimitados.
Outro bug existente no RDD CDX é em relação ao REINDEX, quando voce usa este comando ele engorda o .CDX, ou seja, se voce tem um arquivo .CDX com tres chaves e usa o comando REINDEX as tres chaves serão acrescentadas novamente ao .CDX e a cada REINDEXação serão acrescentados novamente, portanto o certo é excluir o indice .CDX para ser criado do zero.
ola...apenas para fins de curiosidade, utilizo o rdd SixNsx, e verifiquei que o bug do comando REINDEX tambem esta presente neste rdd. um arquivo .nsx com 3 ordens, ao ser reindexado, as ordens serao acrescentadas novamente, e novamente e novamente. nao sei se o mesmo acontece com .NTX, mas eu ja sabia que acontecia com .NSX, e agora sei que acontece tambem com .CDXrochinha escreveu: Outro bug existente no RDD CDX é em relação ao REINDEX, quando voce usa este comando ele engorda o .CDX, ou seja, se voce tem um arquivo .CDX com tres chaves e usa o comando REINDEX as tres chaves serão acrescentadas novamente ao .CDX e a cada REINDEXação serão acrescentados novamente, portanto o certo é excluir o indice .CDX para ser criado do zero.
obrigado