Diferenças entre Clipper 5.2e e 5.3

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Diferenças entre Clipper 5.2e e 5.3

Mensagem por Grings »

Preciso saber qual a última versão do Clipper 5.3 e se alguém sabe aonde posso encontrar um tutorial com os comandos e/ou funções que foram acrescentadas em relação ao Clipper 5.2e. Grato!
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Basicamente o Clipper 5.2 é a versão mais curtida, ou seja, mais estavel.

O Clipper 5.3 possui melhorias no RDD CDX, usa o EXOSPACE como linker que é muito poderoso no DOS, tem melhor apelo gráfico usando a uma .LIB Grafica excelente.

Em suma é a melhor versão para vc usar. Eu passei a usa-la com Fivewin mas tive de abandonar o EXOSPACE em troca do BLINKER que é muito melhor de gerenciar.

@braços :?)
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Caro amigo Rochinha,

Eu tenho o Clipper53 original, com nota e tudo, gostaria de saber quais os paths q preciso, pois não tenho nenhum para o mesmo, uso o clipper52e tambem, e nunca usei o clipper53. Será q deveria experimentar?
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
joseduarte
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por joseduarte »

minha opinião, como usuário da versão 5.3 a mais de 6 anos, é que vc deve usar a 5.3, o fato de todos falarem que a 5.2 é mais estável não procede, nunca ninguém conseguiu fazer um comparativo profissional e sério sobre o assunto, e tudo o que é dito é em cima de "achismos", a versão 5.3 usa uma versão do C mais atual (para a época), é mais indicada para uso com o Fivewin, além das outras funcionalidades que o amigo Rochinha já mencionou.
se vc tem um programa em 5.2, e não usa libs externas, só clipper puro, não precisa mudar nada no seu código, a maneira de compilar, continua da mesma forma, o que muda, e ai muita gente não gosta ou sente dificuldade, é na hora de linkar, pois não existe mais o Rtlink, e sim o Exospace e o Blinker, o que obriga vc a criar um script diferente do que estava acostumado, sendo que o Blinker 7.0 é o linkador recomendado, dai independendo da versão, pois essa versão gera Exe's com melhor gerenciamento de memória e compatibilidade com versões mais novas de hardware e software (SO).
Responder