SpaceX usa Linux.

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Mensagens: 7928
Registrado em: 30 Mai 2007 11:31
Localização: Ilheus Bahia
Curtiu: 1 vez

SpaceX usa Linux.

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
O lançamento histórico também deu mais força à indústria de softwares de código aberto. Isso porque os computadores do foguete Falcon 9, que participou da missão Demo-2, utilizam Linux, em uma versão simplificada.
https://olhardigital.com.br/ciencia-e-e ... nux/101763
Apesar da representatividade, a SpaceX não é a primeira empresa a colocar um software de código aberto em órbita. A própria ISS mudou, em 2013, do Windows, sistema operacional da Microsoft, para o Linux.
Imagine que uma empresa tenha 10.000 programadores, imagine quantos programadores tem o Linux.
Agora vá diminuindo para 5,6 a parte dos programadores que tem acesso ao núcleo do sistema, pois ainda existe a parte do código sigiloso, não divulgado para todos.
Essa é uma das diferenças. Quando tem problemas todos podem ajudar, isso já não ocorre com o código privado, fora a desconfiança, pois poucos podem avaliar o código do sistema.
Sem falar dos custos. No open source o destaque é realmente para quem faz.
Quer ser reconhecido ? "Show me the code"

Comentários!
A melhor decisão tomada por eles, assim não correm o risco do Windows Update travar a missão rsrs
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar do usuário
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Mensagens: 1297
Registrado em: 06 Jul 2004 00:44
Contato:

SpaceX usa Linux.

Mensagem por ANDRIL »

A Boeing concorrente da SpaceX acho que usou Windows, já que teve problemas sérios com o sistema...
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Avatar do usuário
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Mensagens: 752
Registrado em: 11 Jul 2005 02:46

SpaceX usa Linux.

Mensagem por Vlademiro »

Na década de 1980, Bill gates escreveu uma carta aberta aos usuários de software, no intuito de combater a pirataria. Em essência a carta dizia que "ninguém vai gastar tempo e dinheiro desenvolvendo um software para ver o seu trabalho ser distribuído de graça". Esse argumento faz todo o sentido. Aqui mesmo no nosso pequeno grupo, a preocupação com o código é muito grande. A mesma coisa acontece em outros locais e outras linguagens. Mas o software livre é algo completamente diferente. Ele não pode ser entendido no lado da distribuição/venda. Nesse lado as regras mudaram pouco, praticamente nada. O software livre só pode ser entendido pelo lado da produção. O custo maior é o programador. Por isso a RedHat investe muito em software livre. Veja que quem contribui mais com o kernel é quem mais lucra. Software livre é um fenômeno do mundo capitalista. O lucro é que viabiliza a sua criação. Infelizmente no nosso mundo xbase a ficha não caiu. Poucos criam, poucos apoiam e muitos querem usufruir dos resultados. No dia em que um grupo de programadores xbase se unirem em torno de um projeto comum, e todos lucrarem com o barateamento dos custos de produção o Harbour vai ganhar nova vida.
Responder