Os contribs do Harbour

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Os contribs do Harbour

Mensagem por Vlademiro »

Hoje passei por um pequeno problema com a HARUPDF.

Enquanto resolvia, fui tentar compilar o Harbour com a versão mais recente do harupdf, que está no site oficial mas não consegui. Só compila com o código da lib que já vem com o harbour. Mesmo seguindo as instruções no README e criando a variável para o include da lib.

Não sei se vale a pena reportar isso já que é no contrib e não no núcleo o harbour. Se for para reportar tem que reportar mysql/mariadb , firebird e alegro (que também não estão funcionando com as versões mais recentes das libs. O Firebird até gera mas não recupera as mensagens de erro.)

Não considero um problema grave. O alegro é para joguinhos (no meu caso é só para matar a curiosidade), e a libHaru que vem com o Harbour funciona bem, embora seja antiga.

Os drivers de banco de dados é que estão desatualizados. Menos o PostgreSQL (O Oracle não testei). MySQL e Firebird estão defasados. O MySQL não é tão grave, mas o Firebird tá com problemas na exibição das mensagens e é para versões antigas. Se continuar assim os acessos nativos vão ficar todos desatualizados e vamos ficar somente com o ADO (restrito ao windows) e ao ODBC.

Só uma curiosidade: enquanto vasculhava a causa do problema fui no site da libharu e eles estão com o projeto parado por falta de desenvolvedores:

Uma tradução do que tem na página inicial deles:
O projeto parece estar mais ou menos em boa forma (como em `ele ainda compila e funciona`), mas não foi mantido e / ou desenvolvido ativamente por alguns anos e precisa urgentemente de um novo mantenedor. Se você acha que pode fazer isso e tem algum tempo livre para gastar (não muito), não hesite em se apresentar na lista de e-mail: libharu@googlegroups.com (você pode querer se inscrever primeiro).
Do jeito que está dá para usar o harbour por muitos anos ainda, mas é olhar bem onde está pisando para não correr o risco de desenvolver uma solução baseada em algo que não sofrerá manutenções futuras. Sou traumatizado com o Clipper ainda kkkkkk
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Os contribs do Harbour

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Se continuar assim, o Harbour só vai mais 3 anos, sendo generoso, caso ninguém assuma.
Mas é difícil isso se concretizar, tem muita gente(empresa) caladinha que se comunica diretamente com o desenvolvedor do Harbour.
Linguagem sem Addons(contrib) ninguém quer.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Os contribs do Harbour

Mensagem por Vlademiro »

É por aí. Andei pesquisando outras alternativas no mundo xbase mas não gostei de nenhuma. Já programei em outras linguagens também mas, na minha humilde opinião, o Harbour é um produto maduro, que não deve em nada a essas outras soluções. O problema são as atualizações. Se desatualizado ele já atende bem, imagina se fosse atualizado. Com suporte a Android, uma lib gráfica única, tipo QT, integração com dot Net, acesso nativo a vários bancos, etc.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Os contribs do Harbour

Mensagem por JoséQuintas »

Vlademiro escreveu:fui tentar compilar o Harbour com a versão mais recente do harupdf, que está no site oficial mas não consegui.
Sempre olhe a pasta da contrib antes de mexer.
No HBP:

# NOTE: On *nix systems, download libharu sources -> `./configure` -> `make install`

Para uso em sistema operacional conhecido, os fontes já fazem parte do Harbour.

Agora está bem visível:
Quem mantinha tudo atualizado era o Viktor do Harbour 3.4, os outros só copiavam o que ele fazia.
E copiavam errado pro Harbour 3.2, causando bugs, e atribuindo a culpa ao Viktor.

Alterações no núcleo, só o Prmezek do 3.2 pra atualizar.
Mas tem muito mais coisas além do núcleo, justamente as contribuições, que deveriam ser atualizadas por contribuição dos programadores.
Ao invés disso, sempre ficou a cargo do Viktor, que ficava sobrecarregado pra manter tudo "em dia".

Sei lá... de repente essas contribuições vieram de produto comercial, e o objetivo era manter o produto comercial atualizado sem custo....
Como o Viktor não atualizou, os produtos comerciais "talvez" tenham se atualizado de outra forma, mas sem contribuir para o Harbour.

O futuro:
Alguém contribuir.

Vai saber... existe de tudo por aí....

Mas só pra lembrar: se o CLIPPER sem atualizações vive até hoje.... se o Harbour durar os mesmos 30/40 anos.... no pior dos casos, vamos estar mortos até lá.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Os contribs do Harbour

Mensagem por Vlademiro »

O argumento de que o software livre é bom porque se alguém não atualizar o software, sempre vai ter alguém para "tocar" o projeto continua verdadeiro. Mas não é fácil uma pessoa com conhecimento para isso.
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Os contribs do Harbour

Mensagem por Vlademiro »

Aqui no nordeste tem uma expressão que o pessoal mais antigo usava muito pra dizer que não entendia nada: "parece um jumento olhando pra Igreja". É que no interior tinha muito jumento (agora é moto) e as vezes um parava na praça da Igreja matriz e ficava contemplando .

Assim sou eu olhando o código fonte do Harbour. Kkkkk
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Os contribs do Harbour

Mensagem por JoséQuintas »

Vlademiro escreveu:Assim sou eu olhando o código fonte do Harbour. Kkkkk
Idem.
Não sei nem como incorporar as atualizações do 3.2 no 3.4 com segurança.
O git mostra as diferenças... e não sei se pode alterar ou não.

A coisa é simples e complicada....
Tá diferente? ok. Mas esse diferente é porque precisa alterar, ou porque já foi alterado?
Então, não sei se vou estar indo pra frente, ou voltando pra trás.

E quanto mais o tempo passa, pior, porque as diferenças vão aumentando cada vez mais.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Responder