Erro estranho Windows 10

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Erro estranho Windows 10

Mensagem por JoséQuintas »

Hoje aconteceu um erro estranho num cliente, mas acabei não investigando detalhes.

Tenho lá o SJPA.EXE, é apenas um intermediário, que verifica na pasta JPA*.EXE, e carrega o JPA.EXE mais novo.
No JPA.EXE tenho uma precaução: ele também verifica o JPA*.EXE mais novo, e carrega o JPA.EXE mais novo, emitindo um alerta.
Até aí tudo bem.

Mas.... estava aparecendo a mensagem do meu aplicativo: um JPA.EXE mais novo foi encontrado e será executado.

Como assim? se pega o mais novo, como tem um mais novo?

No explorer, olhando a pasta, tem dois JPA*.EXE, então apaguei o mais velho.

Continuou aparecendo a mensagem.
Como assim? só tem um, como tem um mais novo?

De novo, no explorer, olhando a pasta, coloquei lá: JPA*.EXE
Aparece JPA.EXE e SJPA.EXE

Apaguei o SJPA.EXE, copiei outro, e tudo voltou ao normal.

Sei lá... é capaz que tava SJPA.JPA.EXE ou JPA.SJPA.EXE, ou algum nome estranho.
Deveria ter olhado pelo prompt, pra confirmar o nome, mas como estava tentando resolver o problema, já foi....

Comentário extra:

Com todas essas mudanças no SQL, de nomes de tabelas e nomes de campos, o erro era não encontrar determinada tabela, porque estava tentando acessar por um nome velho, usado pela versão velha.
Se não fosse isso.... nem saberia da troca do EXE, porque o usuário nunca comentou da mensagem "encontrado JPA.EXE mais novo", que acontecia SEMPRE ao carregar o aplicativo.

Pois é... no final, minhas mudanças de nomes acabaram ajudando a descobrir esse "defeito".
NÃO sei o que ocasionou a mudança, se foi usuário ou Windows.
Talvez melhor alterar a mensagem pra algo mais dramático, por exemplo: "Prosseguir com o mais novo? Vai se responsabilizar por algum estrago?"
Quando faz assim, o usuário fica com medo de causar problema...

Nota: não tem a ver diretamente com Harbour, mas... afetou também o teste do Harbour pra EXE mais novo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Erro estranho Windows 10

Mensagem por JoséQuintas »

Acessei remoto lá, porque lembrei da lixeira, mas nenhuma pista.

A única coisa que notei, quando estava com problema, é que SJPA.EXE era exatamente o mesmo de JPA.EXE

Isso teria um comportamento igual, porque deixaria de acessar o JPA.EXE mais novo, e acabaria sempre acessando o gravado como SJPA.EXE.

Talvez aquele negócio do Windows, de um atalho falhar e ele permitir procurar pelo programa...
Talvez aconteceu isso, e o Windows deu a opção ao usuário de usar o JPA.EXE...
Ficou como mistério....

A precaução possível que vejo é o EXE testar o próprio nome, pra que isso não aconteça de novo.
É possível que eu nem lembre desse problema quando acontecer de novo.
Se o aplicativo pode ajudar nisso... melhor fazer.

Mais um mistério para o Windows.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Erro estranho Windows 10

Mensagem por Vlademiro »

Quintas, como vc faz para o sistema monitor inicializar automaticamente ? Ou vc precisa configurar manualmente ele ?
Responder