A confirmar: gerar o Harbour com C mais moderno

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Coloquei em bate papo porque precisa confirmar.

Fui gerar o Harbour hoje com gcc 10.2 e deu erro
Mas.... eu já tinha gerado antes, estava funcionando normalmente.
E não é a primeira vez que acontece isso.
Dá falta de algo parecido com inflate, etc., já não tenho as mensagens.

Com o gcc 7.3, que é o último padrão, tudo bem.
Na dúvida vou ficar trabalhando com a 7.3

Aí pensei.... porque poderia ser?
É apenas suposição, talvez o que falta existia na versão anterior do compilador/mingw.
Quando você atualiza o compilador C, mas já tinha gerado alguma coisa antes, os arquivos que faltam estão lá.
Mas quando vai fazer do zero, o compilador C não tem mais isso.

Como eu disse é suposição, por enquanto vou ficar com o 7.3 mesmo.

Outra coisa:

Existe o compilador GCC, e existe a MINGW, que é uma espécie de biblioteca pra Windows, que inclui o compilador GCC.
Até mesmo os desenvolvedores chamam o compilador de MINGW, então, acabou sendo adotado esse nome.
É que, apesar do GCC estar na versão 10.2, o pacote MINGW, se não me engano, está na versão 8.
Quando mencionam o mingw 10.2, na verdade é o mingw 8 compilado com GCC 10.2, e talvez por isso ainda seja válida essa mistura de versões, porque deve ser compatível.

Como a solução parece uma gambiarra, vou ficar na versão 7.3.
A vantagem é que a 7.3 tem um download de 50MB e já vém com 32 e 64 bits, enquanto que a versão mais nova acaba sendo separada, e é 50MB pra cada download (32 e 64 bits).

A 10.2 me pareceu muito mais rápida, mas... agora já não sei dizer, porque se está aproveitando compilação anterior, não está fazendo o serviço completo.

Além disso, como vou mexer com várias LIBs, melhor deixar o mais padrão possível, porque já vai ter muita complicação, melhor não complicar mais ainda kkkk

Fica a critério de cada um.
Lembrando que a versão junta de 32/64 bits é "original de fábrica", mas a máquina de desenvolvimento obrigatoriamente precisa ser 64 bits.
Isso vale pra Harbour e XHarbour, não importa.

Nota:
Costumo baixar daqui. Era o recomendado, antes de entrar o CLANG/MSYS2.

https://sourceforge.net/projects/mingw-w64/files/

Versões posix sjlj, x86_x64, pode ser desde 5.4 até 8.1 (também já usei a 8.1, mas se me lembro direito deu o mesmo problema de gerar/não gerar)
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
JoséQuintas
Administrador
Administrador

JoséQuintas escreveu:Quando você atualiza o compilador C, mas já tinha gerado alguma coisa antes, os arquivos que faltam estão lá.
Mas quando vai fazer do zero, o compilador C não tem mais isso.
Isso referente a pasta de fontes do Harbour, porque são geradas as pastas ocultas .hbmk com arquivos temporários.
Isso também pode significar que aquele "win-make clean install" não faz uma geração totalmente limpa, se é que o "clean" servia pra isso
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Claudio Soto »

GCC es un compilador desarrollo originalmente para Unix.
MinGW es la versión para Windows del GCC, por eso a veces el MinGW va alguna versión mas atrasada.

Por ej., la ultima versión causó algunos errores al compilar los fuentes de HMG porque el último MinGW posee algunas actualizaciones en los archivos de cabecera, en la conversión de tipos y en la detección de errores de lógica.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Esse possível detalhe de não funcionar a partir do zero já me fez perder muito tempo.
É porque funciona quando baixa pela primeira vez (porque já tem algo começado), e depois não funciona mais.

Parecido com Windows 10, apesar que não sei se continua assim, que aproveitava coisas do W7.
Ao instalar do zero não era a mesma coisa do que instalar como atualização.
Se continua assim, podemos ter surpresas ao instalar do zero.....
José M. C. Quintas

Responder