PDF Class - Falha na execução.

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mario Mesquita »

Bom dia a todos.

Pessoal, uma coisa estranha me aconteceu e se alguém passou, poder me dar uma luz:

Eu uso a PDF Class do mestre Quintas para gerar uns arquivos PDF. Sempre funcionou bem, mas hoje em um cliente, simplesmente o programa não gerou o
PDF.

O programa roda, parece que fez mas não gerou o arquivo. Como se ignorasse os comandos de impressão. Em testes na minha máquina, tudo normal.

Será algo no Windows da máquina do cliente, algum bloqueio, algo com permissão de usuário?

Esse Windows 10 é meio esquisito, um tempinho atrás começou a implicar com o PDF Creator, que também uso para alguns documentos. Simplesmente
não queria colar imagens no PDF. Só funcionava voltando a atualização do Windows.

Inclusive usei a PDF Class para refazer alguns desses relatórios e resolver isso, mas agora acontece esse problema. Preocupante.

Se alguém passou por algo parecido ou tem alguma noção do que possa ser e puder comentar, desde já agradeço.

Saudações,
Mario.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Mario Mesquita escreveu:Eu uso a PDF Class do mestre Quintas para gerar uns arquivos PDF. Sempre funcionou bem, mas hoje em um cliente, simplesmente o programa não gerou o
PDF.
O programa roda, parece que fez mas não gerou o arquivo. Como se ignorasse os comandos de impressão. Em testes na minha máquina, tudo normal.
De repente o que não está funcionando é pra visualizar.
Depois de visualizar está apagando automático? isso explicaria não encontrar o arquivo depois.

Digite no prompt: arquivo.pdf e veja se tem programa associado.

o PDF Creator acaba sendo dispensável, porque o Windows 10 já tem impressora pra PDF.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Oi, Quintas.

Eu não faço a visualização, pq tem uma impressão em série, basta gerar o PDF, tem um caso que eles são zipados pra serem upados para um site.

Nesse caso, simplesmente não criou o arquivo na pasta indicada, que já tenho o path numa configuração.

Sobre o PDF Creator, preciso dele pelo alto grau de automação que consigo com ele, por conseguir fazer algo em metadados e o principal: os PDFs tem que estar no modo PDF/A, é obrigatório no meu caso. Alguns documentos desses são assinados digitalmente e o PDF/A é condição obrigatória.

Até consegui botar uma gambiarra na sua PDF Class pra isso. Na verdade vi como fazer na documentação da Haru PDF, que achei na internet.

Se quiser colo aqui pra registrar, vai que alguém precisa no futuro...

Acho que é algo do maldito Windows, no fim das contas é um arquivo e não está permitindo a gravação. É coisa recente, até outro dia, tudo estava normal.

Sds,
Mario.
Fernando queiroz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Fernando queiroz »

JoséQuintas escreveu:
Mario Mesquita escreveu:Eu uso a PDF Class do mestre Quintas para gerar uns arquivos PDF. Sempre funcionou bem, mas hoje em um cliente, simplesmente o programa não gerou o
PDF.
De repente o que não está funcionando é pra visualizar.
Depois de visualizar está apagando automático? isso explicaria não encontrar o arquivo depois.

Digite no prompt: arquivo.pdf e veja se tem programa associado.

o PDF Creator acaba sendo dispensável, porque o Windows 10 já tem impressora pra PDF.
eu ia comentar exatamente isso!!!
eu carregava e depois apagava, ai dava problemas,
ai passei a gerar um novo arquivo para cada impressão,
o chato é ter de apagar um monte de arquivos temporários depois mas resolvi o problema
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Fernando queiroz escreveu:eu ia comentar exatamente isso!!!
eu carregava e depois apagava, ai dava problemas,
ai passei a gerar um novo arquivo para cada impressão,
o chato é ter de apagar um monte de arquivos temporários depois mas resolvi o problema
Aqui gero sempre na pasta temporária do Windows, com nome único.
E mesmo assim, minha rotina de criar arquivo temporário apaga arquivos com mais de 4 horas de idade da pasta temp.
Faço isso desde quando tive um problema no servidor, e o problema era estourar o limite de arquivos do Windows na pasta temporária.
Lógico, o aplicativo procura apagar o que criou, mas sempre tem coisa lá na pasta temporária.

Isso foi nos tempos do Visual Basic 6, usando o UNIDANFE pra gerar PDFs.
Tive até que instalar toda IDE e fontes do VB6 no servidor, só pra identificar o erro.
Quando estoura o limite de arquivos, a função de nome de arquivo temporário do Windows retorna vazio.
Na época, o unidanfe nunca apagava seus temporários.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Olá.

Então, pessoal, o que pode ser visto em questão do Windows? Pra mim, é alguma coisa com ele. Nunca aconteceu isso, de barrar uma função de programa.

Sds,
Mario.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

O que já percebi, é que se mandar coisa errada invalida a geração do PDF.
E imagens também dá diferença se sobrepor texto/imagem, sobre qual vém primeiro.
Também referente a margens, imprimir fora das margens.
Eu uso o programa associado, e se não existir nada associado não funciona.
E a impressão, será que vai mesmo pra impressora correta?
José M. C. Quintas

Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Bom dia a todos.

Quintas, acho que me deu um insight e matou a charada. De fato, a minha impressão de PDF depende de umas coisas externas e a falta delas dá erro mesmo.
Só que na maioria dos casos, o programa congela e sei que faltou algo. Mas dessa vez não fez nada e não congelou.

Testando aqui, vi que tem uma exceção: dois arquivos fonte de letra. Eu preciso usar uma fonte mono espaçada pois conto as letras pra fazer um texto justificado. Aí decidi usar a "Courrier New". Não lembro a causa, mas estava dando erro na PDF Class ou na Haru, sei lá. Então peguei as fontes da pasta do
Windows e coloquei na pasta do programa para ele usar essa. A falta desses arquivos causa a falha que reportei, não gera o PDF mas não trava o programa.

Testei aqui e aconteceu. Então vou botar as fontes no cliente e testarei de novo. Provavelmente deve funcionar. Aí reporto aqui.

Acabou que eu devo ter feito confusão porquê tenho duas formas de gerar: Com o PDF Creator e a PDF Class. Como disse, parti pra PDF Class pq mesmo sendo muito bom o Creator, os operadores faziam coisas como apagar o programa ou as impressoras virtuais, antivirus barrando a impressão, etc. Aí parti para um
plano B que com o tempo podia substituir o Creator, já que é uma solução embarcada que não dependeria de programa externo.

OBS: tentei colar o código do método que mexi pra converter pra PDF/A mas o site está negando o envio pra mim. Por que será?

Sds,
Mario.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Tem fonte que faz parte da HaruPDF, e não precisa instalar.

http://libharu.sourceforge.net/fonts.html

Pra outros fontes, tem a opção de incluir no PDF.
José M. C. Quintas

Responder