Opinião xBase não decola.

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Porque as coisas com o Harbour e o xBase não decola.
O pessoal pega carona no que está pronto, cria um produto razoável, mas pouca gente usa.
Até soluções com os fontes escancarado é muito pouco aderido pela comunidade xBase.
Prova disso é mais essa ferramenta que não é disponibilizado os fontes, mas uma LIB já compilada.

Código: Selecionar todos

para Harbour Users
From the creators of hbtron, hw_apache and hw_apachews:

Another way of mixing harbour and html code !

HBWUI ( Harbour Web User Interfases ).
A WebView2/Cocoa/GTK Harbour Web UI implementation.

Multiplatform Harbour GUI programs made in html/ccs and just a bit of js

With this you can build Html interfaces for your programs and from them interact with your .exe

Just 2 functions that will turn your world upside down.

In a harbour .exe:
hbwui_Init( cUrl, cTitle, nWidth, nHeight, lFullscreen, lResizable, lMaximized, lDebug )

In a UI html module:  
windows.external.invoke( cStr )

Make your WIN/LIN/MAC apps run the most universal UI: html/css/js.
No more wrappers, no more intricate class hierarchies, no more vendor dependency.
Only your imagination is the limit !

Download and test it from:
https://github.com/diegofazio/hbwui
Fui olhar mais confesso que ainda não entendi o ganho em relação ao mod_harbour/uHTTPD.
Eu uso o uHTTPD, fiz algumas coisas com ele, fica evidente a forma desordenada e incompleta que aparecem produtos no entorno do Harbour mais 90% morrem ou são esquecidos, a cada momento aparece uma "solução" que só atrapalha a longo prazo.

Penso que o pessoal esquece que as pessoas tem algum grau de dificuldade para assimilar a lógica que passa na cabeça de quem está criando essas ferramentas, tempo de aprendizado e o mais importante a confiança de não está jogando fora nosso precioso tempo em adotar soluções "mirabolantes" que não temos nenhuma garantia de continuidade e que no futuro eles não vão inventar o produto "MASTER" para vender. É como um "curral" que vai prendendo um grupo de pessoas criando uma simbiose que no fim todos vão a óbito. Prova disso foi o xHarbour.com.br que nem existe mais e o xHarbour.com que não oferece nada e já está na cova se formos comparar com outros produtos xBase pagos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Há muitos anos atrás existiu o dBASE e o Clipper.
Naquela época era o top, o mais prático pra se programar em DOS.
dBase se foi
Clipper se foi
DOS se foi

Não é que xbase não decola, ele já decolou, há muito tempo, agora está só aterrizando.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!

Ainda não achei uma linguagem fácil igual xBase.
Tem muitas e muita fumaça também.
Esses que vc citou, foram a base para o xBase de hoje.
A verdade é que ninguém quer saber de linguagem nenhuma, todo mundo quer desenhar programa.
Vai acabar o MariaDb virando DBASE, quem sabe no futuro. Se eles colocarem um desenhador de telas já era!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
AutomoSistema
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por AutomoSistema »

Bom dia, desculpa por entrar nesta questão. Tenho 45 anos e tenho orgulho de falar que tenho uma família de 03 filhos e minha esposa e criei e eduquei com dinheiro do xBase "Clipper e Dbase" e hoje os meus filhos querem e estão trilhando o mesmo caminho meu. xHabour com Sql é maravilhoso podemos atender clientes com banco de dados em nuvem e uma forma simples, prática, funcional e barata em qualquer seguimento entre outras maravilhas. Porem os tempos vem mudando de uma forma radical, os meios em que os nossos clientes vem negociando com teus fornecedores e clientes deles em conjunto com mercado financeiro mudou radicalmente. Precisamos nos ajustar "PREPARAR" para atender estas novas necessidades em que o mercado vem tendo necessidade. É a onde o xBase deixo de evoluir infelizmente, precisamos atender o dono de uma lanchonete que precisa de aplicativo no PC com atendimento de mesa no smartphone ou aquele cliente que precisa de uma loja virtual com seu ERP. Se nós não tiver preparado para atender as necessidades do mercado de "HOJE" em breve estaremos fora do mercado. Um exemplo a 10 anos atrás para um SoftHouse homologar um ERP para PAF o que precisava em termo dinheiro, tempo, equipamento entre outros recursos que na época era inviável financeiramente para um programador iniciante, hoje com NFCe um programador sem experiência com um notebook meia boca sem dinheiro e com uma simples internet e com uma semana ele já tem um emissor de NFCe alocando por R$ 50,00 reais mês que pode ser teu vizinho de bairro. PENSE NISTO!!!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Ainda não achei uma linguagem fácil igual xBase.
Eu já, o Visual Basic, apesar que em NET complicaram.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
50,00 reais mês que pode ser teu vizinho de bairro. PENSE NISTO!!!
O mercado está ai para todos. Não me preocupo com isso.
A longo prazo, não convém. Tem suporte, quem é dá área sabe que precisa de suporte. Suporte por 50,00 nem por telefone/zap.
Se olhar a venda de aplicativos prontos em PHP, para todas as áreas e com fontes, por 100,00 a média já está ai faz tempo.
Tem até o Marcelo que vende um pacotão com vários sistemas no mercado livre, mas precisa de alguém que dê uma mínima segurança para o comerciante.
Mercado de BARES é o PIOR mercado. Agora com iFood nem se fala, pois querem vender tudo, veja como eles escondem informação do TOKEN para acabar com a concorrência, mas isso a longo prazo é um tiro no pé, precisamos de ter outras pessoas.
Assisti outro dia na Globo News, uma empresa procurando pagando 8, 10 mil reais para um programador e o programador disse que só pegava o trabalhado se recebesse 24 mil reais. Então na verdade está faltando gente, a medida que eles as grandes empresas tomaram o mercado, TOTVS, SAP, etc o que aconteceu foi um grande desestimulo de muita gente, hoje eles estão nessa dificuldade, ao mesmo tempo tentam criar ou massificar a profissão de programador para baratear os custos da mão de obra. É um cobertor curto, os grandes querem mão de obra barata, e ao mesmo tempo querem o mercado todo para eles. É uma conta que não tem como fechar.

Pode analisar, a covid 19 trouxe uma realidade que é o trabalho remoto. Nossa presença na loja vale ouro e os custos dessa movimentação, casa para trabalho ou casa para loja do comerciante ficou um absurdo de caro. Porque custa vestir uma roupa, carro, gasolina, buracos nas ruas, violência, roubo, mecânica do carro/moto, a pessoa pensa 2,3 vezes antes de sair de casa.
Fui trocar esses dias uma rede 2 fios de cobre(telefone antigo) para fibra ótica, quero ver quem é que faz isso usando telefone/zap/Anydesk.
Então existe muita informação para assustar, para o cliente que trocou meu sistema e colocou um sistema de SP, eu mesmo não me preocupo, eu sei o tanto que trabalho para fazer jus ao que cobro.
Prefiro arrumar um emprego de auxiliar de agricultor, plantar couve e alface, mas para "BARÃO" eu não trabalho prostituindo o mercado.

Pode ver quem é programador mais velho quando vai pegar um trabalho pensa n vezes antes de aceitar, pq sabe a dor de cabeça que é. Mesmo com as novas tecnologias diga-se Web, Mobile que não tem nada de mais.
No cel. a tela ficou pequena, na WEB, a letra "C:" virou "//192.168.x.x/" a grosso modo dizendo.
Uma padaria aqui do meu bairro, colocou um Notebook antigo e uma impressora para tirar NFCe, até agora não usou já tem meses, e nem vai usar ou ele vende pão ou ele tira cupom, e quando o pessoal pede para fazer MIXTO ai que a fila fica enorme. Sozinho não tem como trabalhar, abraçar o mundo todo não tem como. As coisas estão muito complexas e está havendo essa mudança, uns não enxergam que precisa de mais gente trabalhando para poder minimizar os problemas psicológicos que está afetando todo mundo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Itamar M. Lins Jr. escreveu:As coisas estão muito complexas e está havendo essa mudança, uns não enxergam que precisa de mais gente trabalhando
É pior que isso.
Antes era só preencher o papelzinho da nota e pronto.
Agora tem tanta burocracia pra uma nota/cupom fiscal, que não dá pra qualquer pessoa fazer.
Além da falta de interesse em aprender.

Uma moça trabalhou aqui, estudante de faculdade....
Passei uma lista de 15 produtos pra ela cadastrar, e ela cadastrou mais de 50.
Ela ainda desabafou: "a lista não acaba nunca..."

Tá complicado....
José M. C. Quintas

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!

Código: Selecionar todos

Hi Eric again!
We've finished JS/Harbour tunneling now.
As easy as adding this to your html:  <button id="btn1" onclick="add(5,2);">Run Task1</button>
Being ADD a harbour function or UDF.
This is getting better and better !!!
Bye bye obsolete and limited WIN32 GUIs, hello multiplattform hbWUI  !

Best Regards
Angel
O cara faz um 1% dos recursos que tem no windows e escreve isso.
Até hoje o Harbour não tem uma IDE no nível da IDE do VB de 20 anos atrás.
Parece que não sabe o tanto de "tranqueira" que tem num GET(EDIT BOX), em uma SAY(LABEL) qualquer OBJETO de uma IDE tem uma calhamaço de COISAS para analisar. Mouse passou por cima, mouse clicou, mouse soltou o botão direito/esquerdo/track, tem foco, pega foco, coloca foco, opção pra "Dedeu" mais de 30 anos de desenvolvimento e ele em 1 mês já fez isso tudo.

Chama de obsoleta e limitada GUI é mole ?
Contando é claro com o navegador e HTML para fazer a mesma coisa, só que não tem os mesmo recursos ai já parte para CSS/JavaScript faz uma saladinha
básica e quer vender o peixe dele. Mas tá valendo, só não pode é viajar na maionese.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder