Comando para texto na LLIBG.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Comando para texto na LLIBG.

Mensagem por marcos.gurupi »

Caros colegas, uso a llibg para o meu PDV e gostaria de saber qual o comando q faz a mudanca de modo grafico para modo texto e novamente de modo texto para modo grafico, na verdade gostaria mesmo do comando para modo texto, pois quando estou apresentando um relatorio em RTF na tela ele trava o PDV aparecendo umas caracteres. Obrigado.

Marcos Roberto.
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Olá Marcos,
Quando vc postou esta mensagem eu estava com o mesmo problema. Já estava desanimado de estudar os cmd /? do XP, start, ou qualquer outra coisa para ver como sair dessa.
Mas encontrei uma solução. Teste desta forma:

IF OS()$"DOS 5.00" // se WIN XP
tela:=SAVESCREEN(0,0,30,79) // salva tela inteira
SET VIDEOMODE TO 3 // liga modo texto
ENDIF
SWPRUNCMD(EDITOR PREFERIDO+"ARQUIVO.RTF")
IF OS()$"DOS 5.00"
*@ 1,5 say "teste" // somente p/analise - veja OBS abaixo
INKEY(3) // aqui está o macete - veja OBS abaixo
SET VIDEOMODE TO 18 // liga modo gráfico
RESTSCREEN(0,0,30,79,tela) // restaura tela
ENDIF

OBS: se não colocar o INKEY() não funciona. Testei varios parâmetros e o 3 ou maior foi que funcionou melhor. Analisando mais profundamente a causa experiementei colocar a linha @ 1,5 say "teste" e percebi que antes de minimizar o prg e abrir o editor já escrivia "teste" na
tela, depois abria o editor. E daí?. Acho que o problema no WIN XP está que ao receber o comando de executar o editor, o programa continua funcionando e perde as coordenadas da resolução 640X480. Daí desativando o modo gráfico, carregando o editor, dando um tempinho (INKEY(3)), restabelecendo o modo grafico e recuperando a tela anterior tudo fica como deveria.
São somente deduções sem muita convicção. Se alguem chegar a uma outra conclusão poderia até ajudar-nos a esclarecer este ponto.
Se usar assim no WIN 98 trava o teclado, porisso tem que especificar a versao do DOS.
Sds
Marini
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por marcos.gurupi »

Ok, estarei testando no sistema e posteriormente vou postar o resultado aqui, trabalho com o win95, win98, winXP, Win2000 e win2003 server, entaum acho q vai ser bem testado.

Marcos Roberto.
Responder