Boa tarde!
..aproveitando o barco andando..
deividdjs escreveu:eu achei mais interessante deixar com o .AND. que ele me traz certinho as combinações que eu solicito
No caso o .OR. sugerido pelo Itamar ou o .AND. que decidiu usar, ambos estão corretos, eles farão 'literalmente' o que se propõe:
Se usar o .OR. ele trará os registros que possuem -> 'led' ou '50hz' ou '127v'
Se usar o .AND ele trará apenas os registros em que todas as expressões estejam no mesmo registro.
Minha sugestão então é colocar um Botão ou um CheckBox para o usuário decidir, e na programação ficaria
mais ou menos assim:
Código: Selecionar todos
lBuscaExata= form_maim.chkbox_busca_exata.value
If lBuscaExata
// aqui cria a cQuery com os comandos com .AND.
Else
// aqui cria a cQuery com os comandos com .OR.
Endif
Outra coisa que eu uso para evitar problema com maiúsculas e minúscula é indexar todos os campos caracter com UPPER na frente e em todas as buscar eu coloco UPPER também na frente da expressão a ser buscada.
Código: Selecionar todos
INDEX ON Upper( OBS1 ) + Upper( OBS2 ) + Upper( OBS3 ) TAG OBS TO CLIMARK FOR !Deleted()
No exemplo acima eu indexo os 3 campos que contém observações em uma única TAG e tudo para maiúscula, então na hora de procurar poderá estar em qquer um dos campos tanto faz se maiúscula ou minúscula, e eu tenho que colocar o UPPER na frente da expressão a ser usada no SEEK, ou no SET FILTER ou no WordWildSeek ...