MySQL: conexão com MariaDB em rede
Moderador: Moderadores
Pessoal, gostaria de saber se teria como acessar um banco de dados MySQL em um provedor na internet, conectando pelo MariaDB instalado em um computador da rede, não no próprio computador que está acessando.
Explico: num mesmo ambiente tenho 5 computadores, 3 deles têm o MariaDB instalado; os outros dois não têm, e não consigo instalar (não sou o administrador do Windows e o administrador não me autoriza instalar nada neles). Mas preciso do meu sistema funcionando nos 5 computadores. Então, gostaria de saber se tem como fazer meu sistema funcionar nesses dois computadores que não têm o MariaDB instalado, usando o MariaDB dos demais computadores. Os 5 computadores estão numa mesma rede, e têm acesso um ao outro.
Alguém saberia me dizer como fazer isso?
Explico: num mesmo ambiente tenho 5 computadores, 3 deles têm o MariaDB instalado; os outros dois não têm, e não consigo instalar (não sou o administrador do Windows e o administrador não me autoriza instalar nada neles). Mas preciso do meu sistema funcionando nos 5 computadores. Então, gostaria de saber se tem como fazer meu sistema funcionar nesses dois computadores que não têm o MariaDB instalado, usando o MariaDB dos demais computadores. Os 5 computadores estão numa mesma rede, e têm acesso um ao outro.
Inacio de Carvalho Neto
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
cjp
Provavelmente seu sistema usa o driver ODBC para MySQL/MariaDB e por isto necessita ser instalado de forma administrativa para ser acionado.
O administrador deveria ter bom senso e ele mesmo instalar, pois se assim não o fizer, não deve administrar um equipamento ou rede, tendo em vista que os drivers são assinados pela Oracle/Microsoft e possuem certificação de segurança.
Agora resta definir desta quinta máquina qual seria a sua significancia para o uso dos funcionários e descartá-la.
Outrossim você pode elencar uma máquina como sendo a servidora e a qual você tenha pleno acesso administrativo e instalar o [url=http://www.otc.pl/index.asp?s=22&l=2]Mediator[/b] e fazer o acesso pelos terminal com suas ferramentas.
No aplicativo que acesso você irá compilar com mais 5 linhas para habilitar o acesso e as bibliotecas do mediator irão fazer o resto.
O Mediator Server permite acesso gratuito para 5 maquinas no minimo.
cjp
Provavelmente seu sistema usa o driver ODBC para MySQL/MariaDB e por isto necessita ser instalado de forma administrativa para ser acionado.
O administrador deveria ter bom senso e ele mesmo instalar, pois se assim não o fizer, não deve administrar um equipamento ou rede, tendo em vista que os drivers são assinados pela Oracle/Microsoft e possuem certificação de segurança.
Agora resta definir desta quinta máquina qual seria a sua significancia para o uso dos funcionários e descartá-la.
Outrossim você pode elencar uma máquina como sendo a servidora e a qual você tenha pleno acesso administrativo e instalar o [url=http://www.otc.pl/index.asp?s=22&l=2]Mediator[/b] e fazer o acesso pelos terminal com suas ferramentas.
No aplicativo que acesso você irá compilar com mais 5 linhas para habilitar o acesso e as bibliotecas do mediator irão fazer o resto.
O Mediator Server permite acesso gratuito para 5 maquinas no minimo.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Sim, usa ODBC sim.
O problema é que eles não têm nenhum bom senso. Não permitem a instalação de absolutamente nada na máquina.
O Mediator Server também precisa ser instalado, correto? Se precisar, também não vai rolar.
Mas já tenho acesso à outra máquina pela rede. Será que não dá pra simplesmente chamar o ODBC da outra máquina mais ou menos assim: \\outramaquina\c\arquivos de programa\ODBC_MariaDB? Se for possível, como exatamente devo fazer?
O problema é que eles não têm nenhum bom senso. Não permitem a instalação de absolutamente nada na máquina.
O Mediator Server também precisa ser instalado, correto? Se precisar, também não vai rolar.
Mas já tenho acesso à outra máquina pela rede. Será que não dá pra simplesmente chamar o ODBC da outra máquina mais ou menos assim: \\outramaquina\c\arquivos de programa\ODBC_MariaDB? Se for possível, como exatamente devo fazer?
Inacio de Carvalho Neto
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
cjp
Creio que uma solução seria você executar o Terminal Service nesta "máquina impossível".
Veja se acontece a execução do acesso digitando em um Prompt Administrador a seguinte linha:
Se aparecer a Conexão da Área de Trabalho Remota já é um inicio.
Em uma máquina com total acesso instale e configure o seu sistema e ative a permissão para acesso remoto via área de trabalho. Não ative Assistência Remota pois ela só permite um acesso. AR e ATS são suas coisas diferentes.
Uma vez que seu sistema rode bem na máquina com tudo instalado acessá-la de forma remota mesmo que internamente resolverá o seu problema.
Depois basta criar um atalho para o comando acima e configurar um ícone ao atalho.
cjp
Creio que uma solução seria você executar o Terminal Service nesta "máquina impossível".
Veja se acontece a execução do acesso digitando em um Prompt Administrador a seguinte linha:
Código: Selecionar todos
%systemroot%/system32/mstsc.exe /admin
Em uma máquina com total acesso instale e configure o seu sistema e ative a permissão para acesso remoto via área de trabalho. Não ative Assistência Remota pois ela só permite um acesso. AR e ATS são suas coisas diferentes.
Uma vez que seu sistema rode bem na máquina com tudo instalado acessá-la de forma remota mesmo que internamente resolverá o seu problema.
Depois basta criar um atalho para o comando acima e configurar um ícone ao atalho.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Se você tiver um contrato com o teu cliente, denuncie o contrato pois o cliente não fornece as condições para o cumprimento do mesmo. Processe o administrador da rede...
PS: este tópico está duplicado. Não é necessário abrir tópicos repetidos quando a resposta ao primeiro demora a chegar. Pode ver que tem respostas nos dois tópicos, gerando confusão...
Se você tiver um contrato com o teu cliente, denuncie o contrato pois o cliente não fornece as condições para o cumprimento do mesmo. Processe o administrador da rede...
PS: este tópico está duplicado. Não é necessário abrir tópicos repetidos quando a resposta ao primeiro demora a chegar. Pode ver que tem respostas nos dois tópicos, gerando confusão...
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Eu tenho um cliente com win7 64 que não atualiza, nem deixa baixar/instalar algumas coisas.
Já procurei o programa que faz isso mas não achei. Pra mim é algum programa que não deixa instalar nada igual a esse dessa ÚNICA maquina.
Só não formatei ainda pq não dependo dela. As outras são win10 64.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu tenho um cliente com win7 64 que não atualiza, nem deixa baixar/instalar algumas coisas.
Já procurei o programa que faz isso mas não achei. Pra mim é algum programa que não deixa instalar nada igual a esse dessa ÚNICA maquina.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- JoséQuintas
- Administrador

A Microsoft atualizou todos os links pra conexão segura.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Eu tenho um cliente com win7 64 que não atualiza, nem deixa baixar/instalar algumas coisas.
Com isso, o W7 só consegue atualizar se já estiver atualizado.
Procure atualizar pelo menos o TLS 1.2 do W7, daí pra frente ele consegue fazer o resto.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

Ainda nisso....
Ainda tenho o programa que atualiza oficialmente grátis do W7 para o W10.
Se for oficial, ou pirata bom, ainda deve funcionar.
O programa é da própria Microsoft, e tudo é feito de forma oficial.
Ainda tenho o programa que atualiza oficialmente grátis do W7 para o W10.
Se for oficial, ou pirata bom, ainda deve funcionar.
O programa é da própria Microsoft, e tudo é feito de forma oficial.
José M. C. Quintas
Não sei se te entendi bem. Vc disse "em um Prompt administrador", mas nessa máquina eu não sou administrador (só o pessoal do TI que é), então, acho que não vou conseguir usar Prompt Administrador. Não estou na máquina agora, não posso testar.Creio que uma solução seria você executar o Terminal Service nesta "máquina impossível".
%systemroot%/system32/mstsc.exe /admin
Se aparecer a Conexão da Área de Trabalho Remota já é um inicio.
Mas de qualquer forma, não entendi a tua proposta aqui.
Relembro que a minha intenção é usar meu sistema nesta máquina, conectando pelo ODBC da outra máquina (onde o MariaDB está instalado).
Não é um cliente, é uma instituição pública, no qual eu também trabalho. Meu setor é dirigido por mim, meus funcionários usam o meu sistema, mas o DTI é um órgão de toda a instituição. Eles têm ascendência sobre toda a área de informática da instituição.Se você tiver um contrato com o teu cliente, denuncie o contrato pois o cliente não fornece as condições para o cumprimento do mesmo. Processe o administrador da rede...
Está sim. Abri um novo porque achei que o primeiro estava no lugar errado.PS: este tópico está duplicado. Não é necessário abrir tópicos repetidos quando a resposta ao primeiro demora a chegar. Pode ver que tem respostas nos dois tópicos, gerando confusão...
Inacio de Carvalho Neto
-
ivanil
- Usuário Nível 3

Você pode usar a classe tmysql do contrib, seu aplicativo vai conversar diretamente com o servidor sem passar pela camada odbc.
Não achei tmysql na contrib. Mas achei hbmysql. Será que é deste que vc está falando?
Inacio de Carvalho Neto
-
ivanil
- Usuário Nível 3

Seu texto ficou muito confuso e entra em discordância em alguns pontos;Pessoal, gostaria de saber se teria como acessar um banco de dados MySQL em um provedor na internet, conectando pelo MariaDB instalado em um computador da rede, não no próprio computador que está acessando.
a) gostaria de saber se teria como acessar um banco de dados MySQL em um provedor na internet;
Se o provedor estiver configurado para acesso externo, sim, pode.
b)conectando pelo MariaDB instalado em um computador da rede, não no próprio computador que está acessando
Não precisa ter o SGDB instalado em um equipamento cliente, apenas no servidor que no seu caso está no provedor.(entendo aqui que provedor para você é um serviço de nuvem contratado)
c)Explico: num mesmo ambiente tenho 5 computadores, 3 deles têm o MariaDB instalado
Não precisa ter instalado em nenhum deles, dependendo da forma que for conectar ao servidor, basta o ODBC que é a camada que conversa com o servidor.
d) não consigo instalar (não sou o administrador do Windows e o administrador não me autoriza instalar nada neles).
Se a conexão que você usa for ADO, tem que instalar os drivers de conexão como administrador, e não ha como fugir disso, uma vez que o ADO vai procurar os Drivers carregados
e)gostaria de saber se tem como fazer meu sistema funcionar nesses dois computadores que não têm o MariaDB instalado
como mencionado em c) os drives são ligados ao SO, não é algo que possa ser compartilhado, quando o ADO é chamado pelo seu aplicativo ele procura pelos drivers, seja via registro , memoria, etc,, não é algo que dê para mapear.
f)Os 5 computadores estão numa mesma rede, e têm acesso um ao outro.
Um computador, na teoria de SGDB, nada tem nada a ver com a rede que você menciona; por exemplo:
Eu posso aqui de minha rede que nada tem a ver com a sua, minha maquina acessar seu servidor, bastando para isso que esteja configurado para isso.
Eu te indiquei acima o uso da classe tmysql, que pode conversar diretamente com o servidor, mas sugiro que você se aprofunde um pouco mais em como um SGDB funciona; é um novo mundo cheio de opções que podemos usar quase que nativamente;
boa sorte;
- JoséQuintas
- Administrador

Lembrando:
As classes do harbour pra usar MySQL dependem da DLL do MySQL.
Vai trocar a instalação das DLLs do ODBC pela instalação da DLL isolada.
Se não deixam instalar DLLs oficiais do ODBC, muito menos DLLs isoladas, vai ficar na mesma.
É bom saber disso, antes de começar a alterar tudo que é fonte.
Já perguntou se permitem o ODBC MySQL ao invés do ODBC MariaDB ?
Vai precisar do run-time do C, mas isso é da Microsoft, algo comum.
Senão.... esquece... só uso remoto de outro computador, se isso também não estiver bloqueado.
As classes do harbour pra usar MySQL dependem da DLL do MySQL.
Vai trocar a instalação das DLLs do ODBC pela instalação da DLL isolada.
Se não deixam instalar DLLs oficiais do ODBC, muito menos DLLs isoladas, vai ficar na mesma.
É bom saber disso, antes de começar a alterar tudo que é fonte.
Já perguntou se permitem o ODBC MySQL ao invés do ODBC MariaDB ?
Vai precisar do run-time do C, mas isso é da Microsoft, algo comum.
Senão.... esquece... só uso remoto de outro computador, se isso também não estiver bloqueado.
José M. C. Quintas
-
ivanil
- Usuário Nível 3

Olá Quintas,
Isso não é de todo verdade, a dll libmysql deve ficar junto com o aplicativo, desta forma é uma execução autônoma.
No IDE que mantenho funciona assim,inclusive com um servidor portável .
Mas concordo contigo, o nosso amigo em questão deve fazer um teste simples criando uma comunicação, um formulário e ver se familiariza com as mudanças antes de partir para mudanças oficiais.
Isso não é de todo verdade, a dll libmysql deve ficar junto com o aplicativo, desta forma é uma execução autônoma.
No IDE que mantenho funciona assim,inclusive com um servidor portável .
Mas concordo contigo, o nosso amigo em questão deve fazer um teste simples criando uma comunicação, um formulário e ver se familiariza com as mudanças antes de partir para mudanças oficiais.