Qual sistema operacional para um servidor

Seção onde você poderá tirar suas dúvidas sobre Sistemas Operacionais. (Windows, Linux...)

Moderador: Moderadores

voruss
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por voruss »

Boa noite,

Estou com um grande problema, tenho um cliente que tem um sistema em CLIPPER, mais o programador do sistema sumiu. O sistema tem uma boa funcionalidade para ele, os computadores são novos, o menor eh um P4 2.8. O problema eh que tenho que vender um servidor novo e não sei qual sistema operacional instalaria nele.

Bom, a minha duvida e a seguinte.

Estou vendo um servidor P4 3.0 com 512mb de memória,
As estações rodam com o win 98, so que fica dando pau de memória baixa, o cliente gostaria de instalar o Win XP no escritorio.

O que devo fazer para solucionar este problema.

Qual o melhor sistema operacional para o Servidor e as estações.

Posso instalar o win XP,

Alguem poderia me dar algumas dicas.
clebermano
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por clebermano »

se o cilente tiver abaixo de 8 estacoes, pode ser o xp, se tiver mais recomendo o 2000 server.
Vastec - Automacao Comercial Ltda - Ribeirao Preto - SP. (16)3968-2299-(16)8154-7828 (16)8121-4139
msn: suporte@clebermano.com.br - email: clebermanorp@yahoo.com.br
Quem nao vive pra servir nao serve pra viver !
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por marcos.gurupi »

Minha opiniao eh diferente. N eh a quantidade d estacoes q determinam o sistema operacional do servidor, vc terah q descobrir quantos arq. o programa aber no servidor quando em pico, pois os sistemas q n saum especificos para servidor (95, 98, ME e XP), soh conseguem administrar 255 arq. abertos d uma vez soh, ou seja, c um terminal abre 50 arq. e nessa rede tem apenas 5 micros e todos abrem o programa esse servidor de arq. estah no limite, caso algum usuario abra o programa duas vezes no terminal irah ultrapassar esse limite causando varios problemas, entre eles a danificacoes d indices, no meu caso eu ultilizo sempre o win2003 server ou o proprio 2000 server, com ele tenho empresa com mais d 1000 arq. abertos ao mesmo tempo e tudo funciona normalmente. Espero ter ajudado.

Marcos Roberto.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Assino em embaixo o que o nosso amigo GURUPI postou !
Também uso essa configuração e nunca tive problemas.
Ponha o Windows 2003 Server no Servidor e nas demais ponha o 2000 Professional ou até mesmo o 98.
No caso do seu cliente querer instalar o XP no escritorio, convença ele a instalar o 2003, tem tudo o que o XP tem, só que infinitamente mais estável e leve. XP com Clipper não vira muito bem não...
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

marcos.gurupi escreveu: pois os sistemas q n saum especificos para servidor (95, 98, ME e XP), soh conseguem administrar 255 arq. abertos d uma vez soh
Esse problema acontece SÓ com sistemas em CLIPPER ou quando o sistema é compilado em XHARBOUR dá esses problemas tbem???

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Somente com sistemas em MS-DOS/16 bits inclusive sistemas em Clipper.

Marcos Roberto.
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

Meu conselho é...

Win2000-Server e estacões com XP-Pro...
Essa é a melhor configuração prá rodar de tudo, até mesmo Clipper...

Resta saber se o carinha lá tem "bala" prá essas licenças todas...

Desculpem os colegas aí mas, esse negócio de dizer que Clipper não roda no XP é "papo furado"...
A maioria dos meus clientes que tem sistemas em Clipper rodam embaixo do XP e não têm nada a reclamar... (Graças a Deus, e a mim tbm... hehehe)
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Eu nunca vi ninguem falar q o clipper n roda no XP, o problema saum comuns como tela cheia, impressaum alguns erros principalmente com service pack 1 do XP. Mas dizer q n roda eu pelo menos nunca disse, sobre as estacoes pode ser ateh o win95, tendo como servidor de dados um S.O. realmente servidor n tem problema nenhum os terminais.

Marcos Roberto
support sistemas
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por support sistemas »

Em meuus cleintes uso 2000 server e nas estacoes depende da maquina xp numca tive problema
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

O problema é quando o caboclo começa a rodar filmes, mp3, gravar CD, acessar internet, descarregar fotos da camera digital, só por causa da cara bonita do XP, daí meus caros, o Clipper vai sofrer.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

alaminojunior escreveu:O problema é quando o caboclo começa a rodar filmes, mp3, gravar CD, acessar internet, descarregar fotos da camera digital, só por causa da cara bonita do XP, daí meus caros, o Clipper vai sofrer.
Bem... nesse caso tem é que mandar o "caboclo" embora...
Afinal... o cara vai lá prá trabalhar ou prá brincar ???
Se é meu empregado tá na rua... não tenha dúvida....
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Duro é enfiar isso na cabeça de certos empregados, e até mesmo de certos patrões. E consequentemente se vc não advertir antes, vão dizer que o seu programa é que não presta. Já tive um caso desses, o cliente queria porque queria que o servidor ficasse rodando um CD de propaganda da loja, foi duro , mas tirei a ideía da cabeça dele.
kiko
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por kiko »

nao sei com vcs, mas pelo menos comigo, quem f**e com o meu sistema em clipper no xp sao os proprios donos das empresas...
a gente cansa de falar q o pc q ta o sistema eh soh pra usar o sistema, mas ai o caboclo comeca gravad cd, baixar filme, ver site erotico...
meus amigos, concordem comigo agora: sob essas condicoes, qualquer sistema sofre, em clipper, em delphi, em java, nem mesmo o windows aguenta tanta coisa desse tipo.
=|
voruss
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por voruss »

Legal pessoal, obrigado pela ajuda.

Mais supondo que eu instale uma servidor com o win 2003, teria uma configuracao especial para rodas o CLIPPER.

As estações poderiam rodar o sistema através do terminal server no Win 2003.

Instalando o Win XP ou Win 2000 nas estações qual a melhor configuração de FILLES e BUFFER ??

Eu instalando Win XP ou Win 2000, nas estações, como configurar para não dar erro de falta de memória baixa.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Houve um equivoco neste topico.

O limite de arquivos abertos do WIndows 98 não é de apenas 255 arquivos para toda a rede, o limite de 255 arquivos abertos é para a sessão DOS e não para a rede, vc pode ter 10 terminais conectados a um windows 98 como servidor de arquivos abrindo 255 arquivos que não terá problemas, uso um cliente que tem 8 maquinas conectadas ao servidor windows 98 com cerca de 160 arquivos abertos em cada terminal, nao tenho problemas, a sessão da rede suporta quantos arquivos necessitarem ser abertos, existe um limite sim, não sei de quanto, mas é bem alto e configurável, o problema é o seguinte.

SERVIDORE WINDOWS 98
- O limite de estações conectadas com estabilidade gira em torno de 10, passou disto o windows 98 começa a bater cabeça, como ele dá muito problema, qualquer queda da rede resulta em danificação dos arquivos, em contraparte como um servidor de arquivos comuns o windows 98 é mais rapido e simples que qualquer outro sistema, preço disto, falta de segurança.

- O Windows XP foi concebido dentro da mesma estrutura do windows 2000, dando os mesmos suporte e limites (Profissional), mesma segurança e estabilidade na rede, contraparte, ambos o windows 2000 e XP são mais lentos no acesso a rede, porem bem mais estáveis, o windows 2000 é mais pesado e é um suistema totalmente voltado para ser um servidor de rede ou hospedagem, mas a nivel de acesso a arquivos ambos se equiparam.

Em medios clientes use o Windows XP mesmo, para acessar externo e principalmente o uso de terminal server, ai meu amigo, so o windows 2000 dá conta do recado.

Lembrem-se, a nivel de servidor de arquivos o Windows XP e 200X são a mesma coisa, o Windows 200X é mais dificil de configurar e tem todas as diretivas de segurança, o Windows XP já não tem tanta burocracia para isto. Mas em tempo de computação distribuida e remota o Windows 200X é melhor e foi projetado para isto, mas aplicativo DOS rodando em terminal server... ESQUECE, pois a NTVDM que emula o sistema nao suporta mais do 4 terminais logados, fica extremamente lento e a partir dai, é só problemas. Ja se o sistema for compilado com xHarbour ele decola no XP e no 200X mesmo com terminal server.

- Linux nem se fala, bate todos os outros, o samba é tao seguro quando o windows e sem tantas burocracias no acesso, mais seguro em virtude disto é mais lento, se for usar aplicação remota como o terminal server, ai vc tem um ganho impressionante relativo ao Windows 200X.

- Tudo é uma questão de necessidade.

Um pentium 4 comum de 3.0 Ghz com 1 Hb de Ram uma HD de 7200 RPM de 80 Giga em uma rede tcp/ip comum, com Linux instalado e um servidor de aplicação que é coisa que se montam com 30 minutos (instalação do linux, configuração da rede e do servidor), vc consegue segurar remotamente uma media de uns 100 terminais, isto usando DBF normais com indices nativo.

Estas são minahs dicas e opniões de fatos reais, não uma logica, mas sim o que tenho vivido no dia a dia.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder