Exatamente.se eu conseguí compilar o LetoDBf no Linux então não precisa do SAMBA, é isso?
No seu .exe só colocar o login(TCP/IP) servidor LINUX do LETODBF.
Maquina "RUINDOWS" não vai enxergar NADA do servidor LINUX.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Moderador: Moderadores

Exatamente.se eu conseguí compilar o LetoDBf no Linux então não precisa do SAMBA, é isso?

Li tudo e não me ensinou nada...Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!https://materialpublic.imd.ufrn.br/curs ... 4/19/12/10Como é que eu sei o IP da máquina virtual Linux?
Vc precisa entender outros assuntos antes. Nada muito complicado. Boa leitura.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Primeiro é saber o IP da máquina. Eu usei "hostname -I" no terminal e me deu o endereço IP da máquina virtual, é esse que seria o endereço do servidor Linux?Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!Exatamente.se eu conseguí compilar o LetoDBf no Linux então não precisa do SAMBA, é isso?
No seu .exe só colocar o login(TCP/IP) servidor LINUX do LETODBF.
Maquina "RUINDOWS" não vai enxergar NADA do servidor LINUX.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Não sei se é o caso (não tenho experiência em Linux), mas só para lembrar: Linux é "Case Sensitive".Linguagemclipper escreveu:não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba

O serviço do LetoDbf não sobe se não encontrar/tiver a pasta com os arquivos .dbfmas não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba

Todos os meus arquivos DBF estão em maiúsculas. Tanto os nomes de arquivos quanto as chamadas no programa.Jairo Maia escreveu:Não sei se é o caso (não tenho experiência em Linux), mas só para lembrar: Linux é "Case Sensitive".Linguagemclipper escreveu:não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
Você setou também no arquivo letodb.ini a tag: Lower_Path = 1?

Eu instalei o SAMBA, mas nem estou conseguindo montar a pasta como diz no manual, sempre dá erro.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!O serviço do LetoDbf não sobe se não encontrar/tiver a pasta com os arquivos .dbfmas não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
Não sei como está fazendo.
Usando SAMBA ou LINUX ? SAMBA = TRANSFORMAR uma pasta LINUX em WINDOWS, COMPARTILHAR impressoras e PASTAS.
LINUX sem SAMBA não tem nada disso -> "/mnt/samba"
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Resolva esse problema primeiro!mas nem estou conseguindo montar a pasta como diz no manual, sempre dá erro.
Código: Selecionar todos
DATAPATH = \Meu_ip_la_no_japao_na_pasta_samba\basedados\

Na verdade é pior do que falei, é misturar alhos, bugalhos e carvalhos.Linguagemclipper escreveu:A questão é como configurar esse protocolo TCP IP aí com o SAMBA e se tem como testar de casa mesmo usando o servidor Linux que está no VirtualBox junto com o Windows hospedeiro.

Sim é isso!letodb como daemon no Linux e na máquina Windows não instala nada, certo? Só a aplicação mesmo apontando para o IP da máquina do servidor Linux, é isso?

Código: Selecionar todos
#define CHMOD_RW 666
#define CHMOD_RWX 777

Rapaz, eu fui pelo readme.txt do Letodbf que fala sobre esse cif-utils, samba etc. Em nenhum momento do manual se fala nisso aqui que estamos conversando sobre instalar direto no Linux e conectar pelo IP etc.JoséQuintas escreveu:Na verdade é pior do que falei, é misturar alhos, bugalhos e carvalhos.Linguagemclipper escreveu:A questão é como configurar esse protocolo TCP IP aí com o SAMBA e se tem como testar de casa mesmo usando o servidor Linux que está no VirtualBox junto com o Windows hospedeiro.
1) Letodb é acessado por IP, não precisa de nada
2) Quer complicar, rodar o letodb no windows pra acessar pasta linux.... não trataram tudo, esqueceram uma parte importante
Além do samba, de configurar, etc. não se trata de configurar pasta para o usuário, e sim configurar pasta para o serviço, ou definir que o serviço vai rodar usando a credencial de determinado usuário, senão, não tem pasta, que foi o que aconteceu.
Também tem porta pra liberar no firewall do windows, já que se trata de TCP/IP
Talvez executando na conta do usuário funcione, mas passando pra serviço não.
No linux não deve fugir disso também, a não ser que assuma o usuário que criar o serviço, ou que o usuário rode como segundo plano, que vale até a máquina ser reiniciada. E o mesmo com relação aos direitos da pasta e arquivos.