DOS Error 64 xHarbour com Linux Samba

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
se eu conseguí compilar o LetoDBf no Linux então não precisa do SAMBA, é isso?
Exatamente.
No seu .exe só colocar o login(TCP/IP) servidor LINUX do LETODBF.
Maquina "RUINDOWS" não vai enxergar NADA do servidor LINUX.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Linguagemclipper »

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!
Como é que eu sei o IP da máquina virtual Linux?
https://materialpublic.imd.ufrn.br/curs ... 4/19/12/10
Vc precisa entender outros assuntos antes. Nada muito complicado. Boa leitura.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Li tudo e não me ensinou nada...
Já sabia que tinha que colocar a placa de rede da máquina virtual em modo BRIDGE, mas não foi lá que disse.
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

se eu conseguí compilar o LetoDBf no Linux então não precisa do SAMBA, é isso?
Exatamente.
No seu .exe só colocar o login(TCP/IP) servidor LINUX do LETODBF.
Maquina "RUINDOWS" não vai enxergar NADA do servidor LINUX.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Primeiro é saber o IP da máquina. Eu usei "hostname -I" no terminal e me deu o endereço IP da máquina virtual, é esse que seria o endereço do servidor Linux?

Fiz o leto_connect() com o endereço IP aí e conectou, mas não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Linguagemclipper escreveu:não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
Não sei se é o caso (não tenho experiência em Linux), mas só para lembrar: Linux é "Case Sensitive".

Você setou também no arquivo letodb.ini a tag: Lower_Path = 1?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
mas não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
O serviço do LetoDbf não sobe se não encontrar/tiver a pasta com os arquivos .dbf
Não sei como está fazendo.
Usando SAMBA ou LINUX ? SAMBA = TRANSFORMAR uma pasta LINUX em WINDOWS, COMPARTILHAR impressoras e PASTAS.
LINUX sem SAMBA não tem nada disso -> "/mnt/samba"

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Jairo Maia escreveu:
Linguagemclipper escreveu:não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
Não sei se é o caso (não tenho experiência em Linux), mas só para lembrar: Linux é "Case Sensitive".

Você setou também no arquivo letodb.ini a tag: Lower_Path = 1?
Todos os meus arquivos DBF estão em maiúsculas. Tanto os nomes de arquivos quanto as chamadas no programa.
Percebí isso aí do Louer_path hoje de manhã olhando os fontes e o readme.txt, mas não adiantou.
Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

mas não está achando os DBFs que estão na pasta /mnt/samba
O serviço do LetoDbf não sobe se não encontrar/tiver a pasta com os arquivos .dbf
Não sei como está fazendo.
Usando SAMBA ou LINUX ? SAMBA = TRANSFORMAR uma pasta LINUX em WINDOWS, COMPARTILHAR impressoras e PASTAS.
LINUX sem SAMBA não tem nada disso -> "/mnt/samba"

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu instalei o SAMBA, mas nem estou conseguindo montar a pasta como diz no manual, sempre dá erro.
Daí eu desativei as linhas de samba no letodb.ini, copiei os DBFs para uma outra pasta /mnt/controli, fiz nada de montar pasta, só atualizei o caminho /mnt/controli no .ini, mas ainda não enxerga os DBFs. Conecta, mas não abre o dbf.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Sei lá... palpite de quem não usa fundo linux:
Parece que tá misturando alhos com bugalhos.

Pastas no linux são iguais pastas do windows, só muda a barra

/mnt/ são pastas especiais, no WSDL isso é usado pro linux acessar pastas do Windows
É a montagem de pastas que não pertencem ao disco normal do Linux

Se for igual hbnetio, do lado do servidor é definida a pasta base de acesso. O terminal por IP ao acessar a pasta raiz vai estar acessando essa pasta, não sei como letodb funciona nesse caso, mas deve ser só olhar qual é o default.
Isto significa que se o servidor estiver configurado como /pasta, se o terminal indicar /pasta na verdade ele vai estar tentando acessar /pasta/pasta, o que vai ser uma pasta que não existe.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
mas nem estou conseguindo montar a pasta como diz no manual, sempre dá erro.
Resolva esse problema primeiro!

Tá perdido querendo entender o CONCEITO... Vou explicar!

Saber IP do windows e da maquina virtual (do lado de fora do Linux) ipconfig "se não me falha a memoria" vitualbox cria uma faixa bem diferente de IP.
Saber IP dentro do LINUX "ifconfig", instalar SAMBA (dentro do LINUX).
Se não vê a pasta do LINUX "COMPARTILHADA PELO SAMBA" "usando o RUINDOWS" via EXPLORER do RUINDOWS o SAMBA(lá dentro do LINUX) não está rodando.
Depois disso que vc roda seu LetoDbf "for ruindows" em qualquer maquina windows, nem precisa o "LetoDB.exe" (fisicamente) está propriamente na pasta do LINUX VIA SAMBA compartilhada o LetoDb.exe pode ficar em qualquer maquina windows, com tanto que aponte para a pasta "DESEJADA".

Código: Selecionar todos

DATAPATH = \Meu_ip_la_no_japao_na_pasta_samba\basedados\
Posso rodar o Letodb.exe aqui no meu cpu apontando para esse IP no japão!

Nas estações rodando seu aplicativo vc vai colocar o MEU IP, não o endereço do japão.

ENTENDEU ! Se usa SAMBA não VAI UTILIZAR O SERVIDOR CORE i9 de 64Gigas com SSD 1TB! Todo esse "poderoso" processo é apenas uma pasta compartilhada.
O LETODB.EXE NÃO ESTARÁ UTILIZANDO ELE. Vai utilizar uma maquina RUINDOWS! (do servidor só a pasta compartilhada)

SAMBA É UMA PASTA COMPARTILHA ou IMPRESSORA, Ou um grupo de usuários etc...(FORA DO "OS-Sistema Operacional LINUX !" ) um servidor de arquivos/print com ou sem SENHA (Não é um sistema operacional ! )

RESUMINDO de NOVO!
Para usar do processo do servidor, serviço(daemon) do "letodb"(no linux não tem ".exe") precisa ser compilado pelo Harbour-LINUX e vai gerar o BINÁRIO letodb tudo isso no LINUX sem SAMBA.

Ai SIM vc tem um "SERVIDOR DE RESPONSA" Pode colocar até IP aberto na INTERNET!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Opa, Itamar! Era o que eu estava percebendo... essa parte aí do SAMBA é pra compartilhar a pasta deixando ela visível no Windows e nesse caso o cara tem que rodar o letodb no Windows mesmo apontando para esta pasta no letodb, acertei? Nesse caso o cara ainda teria que instalar o letodb como serviço do Windows em cada máquina, correto?

Pelo que estou percebendo o negócio é instalar o letodb no Linux mesmo e nesse caso não precisa compartilhar pasta nem samba nem pagode, certo? Nesse caso, só instala o letodb como daemon no Linux e na máquina Windows não instala nada, certo? Só a aplicação mesmo apontando para o IP da máquina do servidor Linux, é isso?

Vamos fugir desse samba, pasta compartilada etc.

Estou fazendo testes com o VirtualBox, instalei o Debian 12 nele. Minha máquina é Windows 10.

Instalei o Harbour e o LetoDBf no Debian e compilei o letodb. Copiei ele para /usr/bin e rodo ele como "letodb config letodb".

Criei uma pasta no root /databases/controli, ok? Coloquei os DBFs em controli.
Digamos que o IP do servidor Linux, conforme o "hostname -I" no Terminal, é 10.10.0.151.
Para conseguir conexão eu tenho que colocar no letodb.ini o Server=10.10.0.151 e DataPath=/databases/controli, deixei IP comentado.
Aí coloco esse IP chamando na aplicação com LETO_CONNECT(10.10.0.151:2812) e conecta, mas não abre os DBFs.
Eu acho que é alguma parada no letodb.ini ou então questão de permissões dessa pasta /databases/controli, mas não descobrí ainda.
Por fim, acho que acabei saindo do tópico visto que não quero samba, quero o letodb dentro do servidor Linux mesmo. Se alguém achar por bem mover essa questão para um novo tópico...
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Linguagemclipper escreveu:A questão é como configurar esse protocolo TCP IP aí com o SAMBA e se tem como testar de casa mesmo usando o servidor Linux que está no VirtualBox junto com o Windows hospedeiro.
Na verdade é pior do que falei, é misturar alhos, bugalhos e carvalhos.

1) Letodb é acessado por IP, não precisa de nada

2) Quer complicar, rodar o letodb no windows pra acessar pasta linux.... não trataram tudo, esqueceram uma parte importante
Além do samba, de configurar, etc. não se trata de configurar pasta para o usuário, e sim configurar pasta para o serviço, ou definir que o serviço vai rodar usando a credencial de determinado usuário, senão, não tem pasta, que foi o que aconteceu.
Também tem porta pra liberar no firewall do windows, já que se trata de TCP/IP
Talvez executando na conta do usuário funcione, mas passando pra serviço não.

No linux não deve fugir disso também, a não ser que assuma o usuário que criar o serviço, ou que o usuário rode como segundo plano, que vale até a máquina ser reiniciada. E o mesmo com relação aos direitos da pasta e arquivos.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
letodb como daemon no Linux e na máquina Windows não instala nada, certo? Só a aplicação mesmo apontando para o IP da máquina do servidor Linux, é isso?
Sim é isso!
Deve ser o atributo dos arquivos dbf
attrib do windows é chmod no Linux >sudo chmod 777 * ativa tudo!
Dá uma lida nesse comando. => chmod
Se fez tudo como root, só root ver, entra nas pastas e executa arquivos etc.

ATENÇÃO arquivo executavel no LINUX não é por extensão. O "chmod" ativa ou desativa arquivos executáveis ou não.
Se colocar chmod 777 meu.dbf ele ativa o arquivo .dbf para executar! Mas é lógico que se tentar executar dá erro e não vai!
ATIVAR É colocar attributos, grupo pode ou não e leitura e gravação e se pode executar.
"chown" troca o dono do arquivo ou pasta. Dá uma lida nisso ai também!

Tem na pasta do letodb\bin\leto.sh esse leto.sh sobe o daemon dele no LINUX!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
DETALHE (FOFOCA)!
Logo no inicio o pessoal do CLIPPER instalava o LINUX com SAMBA e dizia que rodava a aplicação(clipper) no LINUX é mole ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Código: Selecionar todos

#define CHMOD_RW  666
#define CHMOD_RWX 777
Tem um outro que facilita tudo, mas até hoje não pude testar.
Uma permissão especial para o programa, onde quem executar pode tudo pelo programa.
Isso dispensaria ficar tratando cada arquivo sem separado.
É só pesquisar e testar.
José M. C. Quintas

Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

JoséQuintas escreveu:
Linguagemclipper escreveu:A questão é como configurar esse protocolo TCP IP aí com o SAMBA e se tem como testar de casa mesmo usando o servidor Linux que está no VirtualBox junto com o Windows hospedeiro.
Na verdade é pior do que falei, é misturar alhos, bugalhos e carvalhos.

1) Letodb é acessado por IP, não precisa de nada

2) Quer complicar, rodar o letodb no windows pra acessar pasta linux.... não trataram tudo, esqueceram uma parte importante
Além do samba, de configurar, etc. não se trata de configurar pasta para o usuário, e sim configurar pasta para o serviço, ou definir que o serviço vai rodar usando a credencial de determinado usuário, senão, não tem pasta, que foi o que aconteceu.
Também tem porta pra liberar no firewall do windows, já que se trata de TCP/IP
Talvez executando na conta do usuário funcione, mas passando pra serviço não.

No linux não deve fugir disso também, a não ser que assuma o usuário que criar o serviço, ou que o usuário rode como segundo plano, que vale até a máquina ser reiniciada. E o mesmo com relação aos direitos da pasta e arquivos.
Rapaz, eu fui pelo readme.txt do Letodbf que fala sobre esse cif-utils, samba etc. Em nenhum momento do manual se fala nisso aqui que estamos conversando sobre instalar direto no Linux e conectar pelo IP etc.
Não há exemplos de letodb.ini rodando no Linux direto.
Não há explicações básicas sobre o que fazer no Linux.
Nem em português, nem inglês, nem espanhol... achei nada. Portanto, estou metendo a cara e fazendo testes e testes, aprendendo com a cara e a coragem. Se alguém aqui tem experiência e pode ajudar, blz, Deus abençoe! Aquele que pode fazer o bem e não faz está pecando, aquele que faz o bem colhe as bençãos, só digo isso.

Testei, na pasta coloquei "CHMOD 0777 databases" e dentro dela coloquei "CHMOD 0666 *" para os arquivos.
Renomeei todos os arquivos para minúsculas e LOWER_PATH=0, daí agora está achando o dbf, mas dá erro 1012 ao abrir.
Responder