Olá!
Sim eu já peguei um ou outro NCM errado de una NFe de entrada é raro mais existe.
Um escritório de contabilidade pediu para uma empresa que usa meu ERP adquirisse um pacote de serviços para ter uma maior segurança do NCM, CEST CST...
O problema está ocorrendo pq essa empresa está informando que o NCM e/ou CEST estão errados e já entrei em contato com eles para demonstrar que não está, está correto. O sistema deles é que está colocando NCM, CEST equivocado nos produtos.
Já fiz isso para uns 4 produtos mais ou menos.
A pergunta que eu faço é:
O problema é que o NCM quem coloca de muitos produtos, por exemplo PISO é o FABRICANTE do produto ou TINTAS CORAL, TINTAS RENNER SAYERLACK entre outros, como um fornecedor que é o fabricante vai errar o NCM ou CEST ?
Qual é o NCM que devemos adotar ? Da NFe de entrada ou da PLANILHA DE NCM ? Vamos ficar corrigindo o cadastro dos produtos dos fornecedores ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
NCM e CEST da NFe entrada.
Moderador: Moderadores
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
- JoséQuintas
- Administrador

Isso é complicado, porque o NCM determina os impostos, e acontece de tudo.
Situação prática:
NÃO TEM A VER COM NCM, mas com código da ANP
A ANP compara toda informação de COMPRA do meu cliente, com a de VENDA de fornecedor.
Neste mês veio pra fazer correção, porque mostrava produto diferente.
Pois a informação enviada estava exatamente igual ao XML recebido.
Não vou citar o nome da empresa, mas é a que mais produz derivados de petróleo no Brasil. (se é que tem outra).
É fabricante, é nota do fabricante, nas eventualmente tem produto que muda de código ANP.
Com certeza, conforme o código ANP pode ter um outro NCM e uma outra tributação.
Acho que era classificação de óleo pra transmissão normal e deveria ser óleo pra transmissão automática, ou algo assim.
Não é sempre que acontece isso, mas eventualmente acontece.
Se no seu caso está sempre mudando, aí já é outra história.
Como complemento:
pra ANP enviamos saldo anterior, movimentação e saldo atual.
Quando altera o código de um produto pode não bater mais nada, porque pode afetar saldos anteriores do código antigo e do código novo.
E pior... pode afetar saldos de vários meses e até vários anos.
Nessas horas... vale a imaginação, e tudo bate.
Situação prática:
NÃO TEM A VER COM NCM, mas com código da ANP
A ANP compara toda informação de COMPRA do meu cliente, com a de VENDA de fornecedor.
Neste mês veio pra fazer correção, porque mostrava produto diferente.
Pois a informação enviada estava exatamente igual ao XML recebido.
Não vou citar o nome da empresa, mas é a que mais produz derivados de petróleo no Brasil. (se é que tem outra).
É fabricante, é nota do fabricante, nas eventualmente tem produto que muda de código ANP.
Com certeza, conforme o código ANP pode ter um outro NCM e uma outra tributação.
Acho que era classificação de óleo pra transmissão normal e deveria ser óleo pra transmissão automática, ou algo assim.
Não é sempre que acontece isso, mas eventualmente acontece.
Se no seu caso está sempre mudando, aí já é outra história.
Como complemento:
pra ANP enviamos saldo anterior, movimentação e saldo atual.
Quando altera o código de um produto pode não bater mais nada, porque pode afetar saldos anteriores do código antigo e do código novo.
E pior... pode afetar saldos de vários meses e até vários anos.
Nessas horas... vale a imaginação, e tudo bate.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
-
Fernando queiroz
- Usuário Nível 4

acontece tambem de mudanças de codigo de NCM, eu atualizo via IBPT e tenho uma rotina de verificação , tem sempre mudanças
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Vamos dizer que o NCM da "camara do pneu do carrinho de mão" mudou. Como que é isso ?
Só se ficar verificando se o NCM existe ou não. No mais não tem como saber se mudou.
O produto está com NCM 1010.10.10 por exemplo ai não sei pq mudaram para 1010.11.11 se continuar existindo 1010.10.10 não tem como saber.
Não é pela descrição e tem produtos que não tem GTIN.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
E como vc fica sabendo que mudou ?acontece tambem de mudanças de codigo de NCM, eu atualizo via IBPT
Vamos dizer que o NCM da "camara do pneu do carrinho de mão" mudou. Como que é isso ?
Só se ficar verificando se o NCM existe ou não. No mais não tem como saber se mudou.
O produto está com NCM 1010.10.10 por exemplo ai não sei pq mudaram para 1010.11.11 se continuar existindo 1010.10.10 não tem como saber.
Não é pela descrição e tem produtos que não tem GTIN.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Jairo Maia
- Moderador
Sempre o da NF-e de entrada. Nunca o da tabela, mesmo que o fornecedor errou.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Qual é o NCM que devemos adotar ? Da NFe de entrada ou da PLANILHA DE NCM ?
Não. A legislação é muito clara quanto a isso. A obrigatoriedade de classificar corretamente os produtos com todos seus código É DE RESPONSBILIDADE EXCLUSIVA DO FABRICANTE OU IMPORTADOR.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Vamos ficar corrigindo o cadastro dos produtos dos fornecedores ?
Assim, se houver erro por parte deles, eles são os únicos responsáveis pelo erro, inclusive o da cadeia de erros subsequentes.
Não se preocupe, é problema deles...Itamar M. Lins Jr. escreveu:O sistema deles é que está colocando NCM, CEST equivocado nos produtos.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)