Usar GTWVG
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Mensagens: 821
- Registrado em: 30 Dez 2006 13:17
- Localização: Teresina-PI
- Contato:
Usar GTWVG
Bom dia,
Mas ainda assim não funciona, não fica fullscreen, a janela aumenta junto com o tamanho da fonte.
Veja na imagem:
Mas ainda assim não funciona, não fica fullscreen, a janela aumenta junto com o tamanho da fonte.
Veja na imagem:
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Mensagens: 821
- Registrado em: 30 Dez 2006 13:17
- Localização: Teresina-PI
- Contato:
Usar GTWVG
Usando a função: wvt_ShowWindow( WIN_SW_MAXIMIZE ), a janela é maximizada e fica fullscreen, porem o cls ou clear só tem alcance na quantidade de linhas e colunas informadas na função SETMODE().
Acho que a solução seria calcular o número de linhas e colunas que a nova janela fullscreen comportaria.
Acho que a solução seria calcular o número de linhas e colunas que a nova janela fullscreen comportaria.
Código: Selecionar todos
PROCEDURE Main
SetMode( 25, 80 )
hb_gtInfo( HB_GTI_FONTNAME, "Lucida Console" )
CLS
//wvgSetAppWindow():SendMessage( WIN_WM_SYSCOMMAND, WIN_SC_MAXIMIZE, 0 )
wvt_ShowWindow( WIN_SW_MAXIMIZE )
cls
@ 2, 0 TO 5, 10
Inkey(0)
RETURN
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- JoséQuintas
- Administrador

- Mensagens: 20267
- Registrado em: 26 Fev 2007 11:59
- Localização: São Paulo-SP
Usar GTWVG
Tá confundindo as coisas.clodoaldomonteiro escreveu:o que senti falta agora é de já abrir a janela principal Maximizada e tendo assim o máximo de Row's e Col's para trabalhar as janelas.
É você que define quantas linhas/colunas vai usar.
A GTWVG ajusta para o maior fonte possível, e deixa a janela de acordo com esse fonte, mesmo que não preencha toda a tela.
Se quiser deferente, dá uma olhada em ResizeMode.
Aí vai ficar com linhas/colunas diferente, conforme o monitor ou tamanho do fonte.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- JoséQuintas
- Administrador

- Mensagens: 20267
- Registrado em: 26 Fev 2007 11:59
- Localização: São Paulo-SP
Usar GTWVG
40 x 132, tanto faz o tamanho
Nota: 3840 X 2160
Nota: 3840 X 2160
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- deividdjs
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 377
- Registrado em: 19 Set 2006 09:39
- Localização: Foz do Iguaçu / Pr
Usar GTWVG
Boa noite prezados...
Alguem tem um guia / manual da GTWVG ??
Saludos,
Deivid Souza
Alguem tem um guia / manual da GTWVG ??
Saludos,
Deivid Souza
Windows 11 + Harbour 3.2 + MINGW64 gcc 14.1.0 + Visual Lib + GTWVG + LETODBF WINDOWNS/LINUX
- JoséQuintas
- Administrador

- Mensagens: 20267
- Registrado em: 26 Fev 2007 11:59
- Localização: São Paulo-SP
Usar GTWVG
Num primeiro momento é acrescentar gtwvg.hbc na compilação.
Provavelmente vai precisar de uma rotina de erros que salve em disco ao invés de mostrar na tela, porque janela windows se fecha ao finalizar o programa.
1) Funções WVT - o chamado modo CUI
Eu considero mais complicado.
É usar uma rotina WVT_PAINT no aplicativo pra ficar repintando a cada atualização de tela
Por ser rotina única pro aplicativo inteiro, os exemplos mostram como criar um array com comandos, e ficar trocando o array a cada troca de tela
Pra entender melhor: é como se fosse uma rotina rodando a cada 1 segundo pra desenhar na tela o que estiver na lista.
E no fonte precisa controlar aonde foi feito clique do mouse.
2) Controles WVG - API Windows
É no estilo de biblioteca gráfica.
É o contrário do anterior: criou um button, ele vai ficar na tela até o aplicativo terminar ou até que seja removido.
E o mais prático é configurar pro button executar um KEYBOARD, assim seu fonte continua o mesmo de antes.
Importante aqui: biblioteca gráfica utiliza várias janelas. Se usar janelas, ao fechar janela o button será destruído. Se ficar reutilizando a mesma janela, vai destruir manualmente o button. (ou apenas esconder).
Tem lá no programa, pro usuário digitra I, A, E pra inclui, altera, exclui:
Pode criar três buttons, um pra fazer KEYBOARD "I", outro pra "A", outro pra "E".
Se o usuário clicar, seria o mesmo que estar apertando tecla, então não precisaria alterar mais nada no fonte, apenas criar os buttons.
Depois, se quiser destruir ou outros:
SetCaption() pode ser texto ou imagem, texto+imagem somente se seu EXE usar manifest - coisas da Microsoft.
exemplo pra imagem em resource:
Provavelmente vai precisar de uma rotina de erros que salve em disco ao invés de mostrar na tela, porque janela windows se fecha ao finalizar o programa.
1) Funções WVT - o chamado modo CUI
Eu considero mais complicado.
É usar uma rotina WVT_PAINT no aplicativo pra ficar repintando a cada atualização de tela
Por ser rotina única pro aplicativo inteiro, os exemplos mostram como criar um array com comandos, e ficar trocando o array a cada troca de tela
Pra entender melhor: é como se fosse uma rotina rodando a cada 1 segundo pra desenhar na tela o que estiver na lista.
E no fonte precisa controlar aonde foi feito clique do mouse.
2) Controles WVG - API Windows
É no estilo de biblioteca gráfica.
É o contrário do anterior: criou um button, ele vai ficar na tela até o aplicativo terminar ou até que seja removido.
E o mais prático é configurar pro button executar um KEYBOARD, assim seu fonte continua o mesmo de antes.
Importante aqui: biblioteca gráfica utiliza várias janelas. Se usar janelas, ao fechar janela o button será destruído. Se ficar reutilizando a mesma janela, vai destruir manualmente o button. (ou apenas esconder).
Tem lá no programa, pro usuário digitra I, A, E pra inclui, altera, exclui:
Código: Selecionar todos
@ 1, 0 GET cOpcao PICTURE "!A"
READ
Se o usuário clicar, seria o mesmo que estar apertando tecla, então não precisaria alterar mais nada no fonte, apenas criar os buttons.
Código: Selecionar todos
btnInclui := CreateButton( 5, 5, 5, 5, "teste", Asc( "T" ) )
Código: Selecionar todos
FUNCTION CreateButton( nRow, nCol, nWidth, nHeight, cText, nKey )
oControl := wvgPushButton():New()
oControl:PointerFocus := .F.
oControl:SetCaption( cText )
oControl:Activate := { || hb_KeyPut( nKey ) }
oControl:Create( ,, {-nRow, -nCol },{-nWidth,-Height } )
RETURN oControl
Código: Selecionar todos
btnInclui:Destroy()
btnInclui:Hide()
btnInclui:Show()
btnInclui:Enable()
btnInclui:Disable()
exemplo pra imagem em resource:
Código: Selecionar todos
oControl:SetCaption( { , WVG_IMAGE_ICONRESOURCE, cSource } )
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- deividdjs
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 377
- Registrado em: 19 Set 2006 09:39
- Localização: Foz do Iguaçu / Pr
Usar GTWVG
JoséQuintas escreveu:Num primeiro momento é acrescentar gtwvg.hbc na compilação.
Provavelmente vai precisar de uma rotina de erros que salve em disco ao invés de mostrar na tela, porque janela windows se fecha ao finalizar o programa.
1) Funções WVT - o chamado modo CUI
Eu considero mais complicado.
É usar uma rotina WVT_PAINT no aplicativo pra ficar repintando a cada atualização de tela
Por ser rotina única pro aplicativo inteiro, os exemplos mostram como criar um array com comandos, e ficar trocando o array a cada troca de tela
Pra entender melhor: é como se fosse uma rotina rodando a cada 1 segundo pra desenhar na tela o que estiver na lista.
E no fonte precisa controlar aonde foi feito clique do mouse.
2) Controles WVG - API Windows
É no estilo de biblioteca gráfica.
É o contrário do anterior: criou um button, ele vai ficar na tela até o aplicativo terminar ou até que seja removido.
E o mais prático é configurar pro button executar um KEYBOARD, assim seu fonte continua o mesmo de antes.
Importante aqui: biblioteca gráfica utiliza várias janelas. Se usar janelas, ao fechar janela o button será destruído. Se ficar reutilizando a mesma janela, vai destruir manualmente o button. (ou apenas esconder).
Tem lá no programa, pro usuário digitra I, A, E pra inclui, altera, exclui:Pode criar três buttons, um pra fazer KEYBOARD "I", outro pra "A", outro pra "E".Código: Selecionar todos
@ 1, 0 GET cOpcao PICTURE "!A" READ
Se o usuário clicar, seria o mesmo que estar apertando tecla, então não precisaria alterar mais nada no fonte, apenas criar os buttons.
Código: Selecionar todos
btnInclui := CreateButton( 5, 5, 5, 5, "teste", Asc( "T" ) )Depois, se quiser destruir ou outros:Código: Selecionar todos
FUNCTION CreateButton( nRow, nCol, nWidth, nHeight, cText, nKey ) oControl := wvgPushButton():New() oControl:PointerFocus := .F. oControl:SetCaption( cText ) oControl:Activate := { || hb_KeyPut( nKey ) } oControl:Create( ,, {-nRow, -nCol },{-nWidth,-Height } ) RETURN oControlSetCaption() pode ser texto ou imagem, texto+imagem somente se seu EXE usar manifest - coisas da Microsoft.Código: Selecionar todos
btnInclui:Destroy() btnInclui:Hide() btnInclui:Show() btnInclui:Enable() btnInclui:Disable()
exemplo pra imagem em resource:Código: Selecionar todos
oControl:SetCaption( { , WVG_IMAGE_ICONRESOURCE, cSource } )
top Zé .. obrigado pelos exemplo vou começar a brincar um pouco com ela .. . forte abraço !
Windows 11 + Harbour 3.2 + MINGW64 gcc 14.1.0 + Visual Lib + GTWVG + LETODBF WINDOWNS/LINUX