Bom dia a todos.
Alguém já gerou programa usando a IDE da HMG clássica em 64 bits? No painel tem uma escolha mas quando escolho 64, dá um erro.
Precisa fazer algo pra gerar? E gerando, ainda se pode gerar em 32?
Agradeço qualquer dica. Desde já, obrigado.
Saudações,
Mario.
HMG Compilado em 64 bits
Moderador: Moderadores
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

HMG Compilado em 64 bits
Eu tentei uma vez por curiosidade, deu umas par de erros, aí desisti porque em 32bits roda tão bem e principalmente porque nosso amigo Claudio Soto, o maior colaborador da HMG, muito atuante nesse forum, partiu para novos desafios e deu thau à HMG. Eu também aos poucos, como muitos, migrando para aplicações web, mas por enquanto matendo um pé aqui ho Harbour+HMG.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
nilton@sistrom.com.br
- JoséQuintas
- Administrador

HMG Compilado em 64 bits
Que eu me lembre, é só compilar.
Detalhes:
COMPILAR fase1: é o harbour gerar fonte C, qualquer harbour 32 ou 64 bits gera fonte C pra 32 ou 64 bits
COMPILAR fase 2: é o compilador C, 32 ou 64 bits, para o fonte gerado
LINQUEDITAR: vai juntar o que foi compilado e as LIBs. Se não tiver LIBs 64 bits não vai.
Como conferir, exemplo:
harbour/lib/win/mingw - se tem conteúdo, pode gerar mingw 32 bits
harbour/lib/win/mingw64 - se tem conteúdo, pode gerar mingw 64 bits
E lógico, pela IDE aí não sei dizer, porque depende da IDE ter sido preparada pra isso.
Se não for pela IDE, faça por fora, pelo HBMK2, mesmo se for XHarbour.
Detalhes:
COMPILAR fase1: é o harbour gerar fonte C, qualquer harbour 32 ou 64 bits gera fonte C pra 32 ou 64 bits
COMPILAR fase 2: é o compilador C, 32 ou 64 bits, para o fonte gerado
LINQUEDITAR: vai juntar o que foi compilado e as LIBs. Se não tiver LIBs 64 bits não vai.
Como conferir, exemplo:
harbour/lib/win/mingw - se tem conteúdo, pode gerar mingw 32 bits
harbour/lib/win/mingw64 - se tem conteúdo, pode gerar mingw 64 bits
E lógico, pela IDE aí não sei dizer, porque depende da IDE ter sido preparada pra isso.
Se não for pela IDE, faça por fora, pelo HBMK2, mesmo se for XHarbour.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
HMG Compilado em 64 bits
Teóricamente é muito simples:
- Instalar o Harbour 64bits, na época achei esse em anexo (HARBOUR-64 (nightly 2016-04-20).rar) na pasta da HMG 3.4.4 (C:\hmg3.4.4\HARBOUR)
Rodar o Build64.bat da pasta c:\hmg3.4.4\ para gerar a IDE
- Anexos
-
HARBOUR-64 (nightly 2016-04-20).rar- (14.84 MiB) Baixado 195 vezes
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
nilton@sistrom.com.br
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

HMG Compilado em 64 bits
Bom dia, pessoal.
Obrigado pelas dicas. Fiz mais uma tentativa e deu erro ao ler o arquivo .rc, em qualquer um, mesmo se estiver vazio. A mensagem de erro é: "'windres' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes." e "'HBMK2' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes.".
Li que o MINGW-W64 pode compliar tanto 32 como 64 bits. Então será que é algum erro na rotina de compilação pra 64? Estranho, já que essa opção veio com a versão 3 da HMG, tem uns anos... ninguém tentou usar isso pra perceber que não funciona?
Se alguém resolveu isso e quiser comentar...
Abraço,
Mario.
Obrigado pelas dicas. Fiz mais uma tentativa e deu erro ao ler o arquivo .rc, em qualquer um, mesmo se estiver vazio. A mensagem de erro é: "'windres' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes." e "'HBMK2' nÆo ‚ reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa oper vel ou um arquivo em lotes.".
Li que o MINGW-W64 pode compliar tanto 32 como 64 bits. Então será que é algum erro na rotina de compilação pra 64? Estranho, já que essa opção veio com a versão 3 da HMG, tem uns anos... ninguém tentou usar isso pra perceber que não funciona?
Se alguém resolveu isso e quiser comentar...
Abraço,
Mario.
- Mario Mesquita
- Usuário Nível 4

HMG Compilado em 64 bits
Nilton, agora que vi seu tópico com tudo que envolve a questão. Desculpem a repetição. Mas afinal, conseguiu montar seu programa em 64 bits?
Se sim, vou seguir aqueles passos. E, nossa, não mexo nesses .bats de compilção desde que deixei de usar o Clipper. Tô ceguinho naquilo, rsrs
Mas se funciona, vale a pena.
Abraço,
Mario.
Se sim, vou seguir aqueles passos. E, nossa, não mexo nesses .bats de compilção desde que deixei de usar o Clipper. Tô ceguinho naquilo, rsrs
Abraço,
Mario.
HMG Compilado em 64 bits
Não consegui Mario, por conta desses erros, tem um macete que não estamos pegando, como para mim 32bits é o suficiente, eu não fui a fundo e depois só dou manutenção em Harbour em dois clientes, mas meu foco é Web, deixei o pc desktop pra trás. (mais ou menos kk)Mario Mesquita escreveu:Nilton, agora que vi seu tópico com tudo que envolve a questão. Desculpem a repetição. Mas afinal, conseguiu montar seu programa em 64 bits?
Abraço,
Mario.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
nilton@sistrom.com.br