Solução do PIX sem necessidade de gateways

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marco.prodata »

Caros,
É possível desenvolver uma solução de PIX com QrCode dinâmico sem depender desses gateways de pagamento (Gerencianet, getnet, pagar.me, etc) ?
cleitonLC
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por cleitonLC »

marco.prodata escreveu:Caros,
É possível desenvolver uma solução de PIX com QrCode dinâmico sem depender desses gateways de pagamento (Gerencianet, getnet, pagar.me, etc) ?
Veja se isso responde a sua pergunta https://github.com/bacen/pix-api/issues/508
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Mestre
Ter uma instituição financeira é necessário por vários motivos.
Uma chave pix está ligada a uma conta bancária.

1-Complaice de transações suspeitas
2-Pegar crédito no mercado financeiro
3-seguranca na transação
Poderia elencar mais um monte.
Tem meios de pagamentos que não são tão taxativos em valores sobre transações
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Caros, obrigado pelas respostas, entendido, eu comecei a ler os manuais do PIX, que são bastante confusos quanto a parte do QR dinâmico, e lá, pelo menos pra mim, não fica claro essa questão de que é obrigatório um PSP, mas agora faz sentido, e até por isso não se encontra nada a respeito com meio caminho andado, uma apizinha no git em php, java ou etc.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Depois de ver falha grave em pagamento de boleto, eu deixei de ficar empolgado com o PIX, suspendi o desenvolvimento.
Continuo com tudo liberado pra testes à vontade, no Banco Itaú, mas não testei mais.

No caso do boleto, é testado se o código é válido, mas não é testado o conteúdo.
Acaba aceitando qualquer coisa.
Daria até pra consultar todos os boletos de uma empresa, e emitir boletos fake pra substituí-los.
Será que o PIX segue a linha? de certa forma, se assemelha ao boleto....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

JoséQuintas escreveu:Depois de ver falha grave em pagamento de boleto, eu deixei de ficar empolgado com o PIX, suspendi o desenvolvimento.
Continuo com tudo liberado pra testes à vontade, no Banco Itaú, mas não testei mais.

No caso do boleto, é testado se o código é válido, mas não é testado o conteúdo.
Acaba aceitando qualquer coisa.
Daria até pra consultar todos os boletos de uma empresa, e emitir boletos fake pra substituí-los.
Será que o PIX segue a linha? de certa forma, se assemelha ao boleto....
Usando APIs direto dos bancos, tem custo igual a dos PSPs?
JoséQuintas
Administrador
Administrador

O custo do PIX no banco é menor do que de boletos, mas é maior do que o do governo.
Não entrei nesses detalhes, porque isso é assunto pra empresa e não pra mim.

Veja por este lado:
A empresa do PIX vai ficar com SEU DINHEIRO ou do cliente.
Vai deixar o SEU DINHEIRO na mão de quem ? E o do cliente ?
Se o dinheiro sumir.... será culpa de quem ?

Não confunda parte técnica com parte comercial.
Fazer funcionar é assunto do programador.
Contratar serviço, escolher preços, escolher financeira/banco é assunto do cliente.

Boletos é assim também.
Cada banco, e até o mesmo banco, pode oferecer tarifas conforme a empresa.

Hoje em dia já não é mais assim, mas um cliente meu, na negociação de boletos com o banco Itaú, conseguiu até computador do banco pra usar o programa de boletos, e tarifa ZERO de cobrança.

Então... não é o programador que vai negociar boleto ou pix.
O máximo que devemos fazer é fornecer uma referência.

Pode ser interessante verificar o NUBANK.
No começo ele tinha só cartão de crédito, mas hoje em dia tem também conta corrente pessoa física e jurídica.
Tudo tarifa zero ou quase zero.
Mesmo assim, sempre há a possibilidade do banco sumir, então vai de cada um.
Tenho NUBANK há mais de 10 anos, nunca paguei tarifa nenhuma, mas não descartei essa possibilidade do banco sumir.
Numa situação que esqueci de pagar o cartão, e paguei no dia seguinte ao vencimento... veio um aviso dizendo: você atrasou mas como pagou rápido os acréscimos serão reduzidos. Algum outro banco já fez isso?
Mas no caso de caixa eletrônico 24 horas, como não existe caixa próprio, sempre vai ter taxa de saque.
DOC não tem tarifa, então, dá pra usar como conta intermediária.
Pode ser uma opção interessante, mas nunca peguei informação de lá pra boleto ou pix.
É tudo pelo celular.

E voltando ao PIX: bancos já oferecem o pix integrado à cobrança/boleto. Se for pago como PIX a tarifa é menor, e já fica integrado com a cobrança do banco.

Nota:
O pix envia mensagem de retorno no pagamento. Ou você cria um servidor pra isso, ou... fica por conta do intermediário.
Tem essa também na manipulação de PIX, não se trata apenas da rotina de envio, dependendo do que contratar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

JoséQuintas escreveu:O custo do PIX no banco é menor do que de boletos, mas é maior do que o do governo.
Não entrei nesses detalhes, porque isso é assunto pra empresa e não pra mim. ...
Na verdade o que estou buscando é exatamente criar um "intermediário" para os clientes da empresa, já vendemos a aplicação e a maioria das APIS que vi cobram 0,8% ou mais, nas maquininhas também a maioria cobra uma taxa sobre o pix, tem algumas como a Stone que cobra R$ 0,50 centavos por transação e tem até a Infinite que não tá cobrando pelo pix.
O objetivo é criar um portal pra se integrar ao meu ERP, e fazer o PIX direto dentro da aplicação com todo o processo de geração de QR-CODE dinâmico e confirmação do pagamento, etc, e ai cobrar um valor menor do que a maioria do mercado para agregar valor a nossa aplicação.
É meio que copiar as ideias que já estão ai, mas especificamente pros nossos softwares.
cleitonLC
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por cleitonLC »

marco.prodata escreveu:
JoséQuintas escreveu:O custo do PIX no banco é menor do que de boletos, mas é maior do que o do governo.
Não entrei nesses detalhes, porque isso é assunto pra empresa e não pra mim. ...
Na verdade o que estou buscando é exatamente criar um "intermediário" para os clientes da empresa, já vendemos a aplicação e a maioria das APIS que vi cobram 0,8% ou mais, nas maquininhas também a maioria cobra uma taxa sobre o pix, tem algumas como a Stone que cobra R$ 0,50 centavos por transação e tem até a Infinite que não tá cobrando pelo pix.
O objetivo é criar um portal pra se integrar ao meu ERP, e fazer o PIX direto dentro da aplicação com todo o processo de geração de QR-CODE dinâmico e confirmação do pagamento, etc, e ai cobrar um valor menor do que a maioria do mercado para agregar valor a nossa aplicação.
É meio que copiar as ideias que já estão ai, mas especificamente pros nossos softwares.
O que você quer é se tornar um PSP e isso você só consegue sendo autorizado pelo BACEN.
Bem complicado isso, pois se procura alguma forma de seguir outro caminho, esqueça.
Existe apenas uma API que centraliza tudo sobre o PIX e essa API é regulada pelo BACEN, as outras APIs de Bancos e PSPs apenas implementam o que é exigido pelo BACEN.
De todo modo desejo-lhe boa sorte.
paiva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por paiva »

como sempre...
+++ problema para o desenvolvedor.

até andei implementando uma API ++ como o cliente TERIA que pagar para ela alem do seu proprio banco NINGUEM usou

o ACBR pelo visto implementou usando Diretamente o BANCO, parece que ja fez para vários bancos.

quanto a custo acredito ser a melhor OPCAO O clientes só precisa negociar com seus bancos

NAO olhei ainda enquanto puder evitar rs melhor para mim

Paiva
Fernando queiroz
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Fernando queiroz »

Eu implementei usando a GERENCIANET atual BANCO EFI , mas o cliente nao topou pois o custo de 1.09% por transação daria um valor bem expressivo pra ele, entao resolvi de forma manual.

criei uma rotina que quando é feita a venda no PIX aparece la na matriz em uma tela de controle as transações de todas as filiais
ai o sistema fica avisando com um beep que tem transações de pix a serem confirmadas.
um funcionário verifica no banco e marca como recebido, e no caixa a transação fica verde liberando a continuação da venda.
Clipboard01.png
Clipboard01.png (9.88 KiB) Exibido 2408 vezes
tem também uma tela onde ficam todas as transações de cada filial onde podem também serem liberadas
Clipboard02.png
HARBOUR 3.2, HWGUI 2.23 B3, SEFAZCLASS, PDFClass, ADO + MariaDB/MySQL, RMChart
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Aproveitando....

Nesta semana fui fazer um PIX de R$150, e apareceu que teria taxa de uns R$2.83
PIX normal, tradicional.
Não entendi mais nada.
José M. C. Quintas

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

JoséQuintas escreveu:Aproveitando....

Nesta semana fui fazer um PIX de R$150, e apareceu que teria taxa de uns R$2.83
PIX normal, tradicional.
Não entendi mais nada.
Isso pelo aplicativo do banco ou algum link de pagamento? Se for link pode ser que quem gerou escolheu a opção de "repassar" as taxas pro cliente.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Taxa pix pessoa jurídica: quanto é?
A taxa do pix para pessoa jurídica pode variar entre 0,99% e 1,45% do valor da transação, com valores mínimos de mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 10 e há bancos que não cobram.

Assim, o valor da taxa pix pessoa jurídica varia conforme a instituição financeira que você utiliza para realizar as transações. Cada banco ou fintech pode estabelecer suas próprias tarifas e condições para o uso do pix por empresas.

É importante ressaltar que o Banco Central do Brasil determinou que as instituições financeiras não podem cobrar tarifas sobre transações via pix, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas enquadradas como microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais (EIs).

No entanto, algumas instituições financeiras cobram tarifas para o envio de transferências via pix por parte das empresas de outras categorias jurídicas. Essas tarifas variam conforme a instituição bancária e variam de acordo com o valor da transação e com o tipo de conta empresarial que você possui. Além disso, cada banco determina uma taxa mínima e máxima a ser cobrada por transação.

Abaixo apresentamos um levantamento da cobrança de tarifas por transferências via pix das principais instituições bancárias:

Banco do Brasil: 0,99% do valor do envio em tarifa, mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 10;
Bradesco: 1,40% do valor do envio em tarifa, mínimo de R$ 1,65 e máximo de R$ 9;
Itaú: 1,45% do valor da transação, mínimo de R$ 1,75 e máximo de R$ 9,60;
Santander: 1,40% do valor da transação, mínimo de R$ 1,75 e máximo de R$ 9,60.
Nubank, C6 Bank, Inter, Mercado Pago e Contabilizei.bank: Não há cobrança de taxas.

Lembrando que a Contabilizei possui o Contabilizei.bank, uma conta PJ digital gratuita e integrada à contabilidade de todos os nossos clientes, com PIX gratuito e ilimitado
https://www.contabilizei.com.br/contabi ... -juridica/

Pois é... isso lembra a Marta Suplicy, que recebeu o apelido de Martaxa, do PT.
O negócio do PT é tirar de um pra dar pro outro - sempre tirando uma boa parte disso.
Aumentaram de novo a idade de aposentadoria, por conta de continuar "desonerando folha de pagamento" pra alguns.
E praticamente acabaram com aposentadoria por tempo de serviço.
Taxas, taxas e mais taxas.
José M. C. Quintas

Responder