Data de Expiração, alguem já experimentou ...
Moderador: Moderadores
- alaminojunior
- Colaborador

Data de Expiração, alguem já experimentou ...
Olá meus caros, por acaso algum dos nobres colegas, já experimentou e caso sim, qual foi a reação dos clientes no seguinte caso:
Ao invés de colocar uma data para o sistema expirar em caso de não pagto., usar (estive pensando) por exemplo uma mensagem que fica de minutos em minutos avisando o caboclo que ele tem que pagar a licença ? Seria uma forma menos radical, porém ....
Preciso montar uma rotina para isso, qual seria o melhor método ?
Ao invés de colocar uma data para o sistema expirar em caso de não pagto., usar (estive pensando) por exemplo uma mensagem que fica de minutos em minutos avisando o caboclo que ele tem que pagar a licença ? Seria uma forma menos radical, porém ....
Preciso montar uma rotina para isso, qual seria o melhor método ?
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Boa tarde.
Eu coloco uma aviso alguns dias depois do vencimento qdo ele inicia o sistema.
Esse aviso vigora durante 4 dias se o cara não se tocar o programa para ae ele lembra de quitar.
Ae eles ligam "Eduardo o programa parou..." e eu respondo "E vc me pagou...rs"
-:]
Eu coloco uma aviso alguns dias depois do vencimento qdo ele inicia o sistema.
Esse aviso vigora durante 4 dias se o cara não se tocar o programa para ae ele lembra de quitar.
Ae eles ligam "Eduardo o programa parou..." e eu respondo "E vc me pagou...rs"
-:]
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
- alaminojunior
- Colaborador

- alaminojunior
- Colaborador

Com a idéia do Dudu, acrescentei algumas coisas, por exemplo:
Depois que o sistema detectar que o prazo expirou, ele criptografa os DBF´s,
sendo assim, fica um tanto dificil de, o cliente contratar um outro programador para salvar os dados e aproveitá-los em outro sistema. Um tanto relativo, mas ....
Depois que o sistema detectar que o prazo expirou, ele criptografa os DBF´s,
sendo assim, fica um tanto dificil de, o cliente contratar um outro programador para salvar os dados e aproveitá-los em outro sistema. Um tanto relativo, mas ....
-
support sistemas
- Usuário Nível 2

Eu acho que tem que ser radical, eu pelo menos vivo disso, eu travo o sistema de retaguarda o frente eu deixo rodar se o cara me ligar dizendo que travou o dudu respondeu (vc me pagou) se ele dizer que me paga em 10 dias eu libero para 10 dias.uma coisa interessante nao tinha pensado em criptografar os dbfs, tem cliente folgado, me de uma dica como criptografa os dbfs que vou fazer isso.
- alaminojunior
- Colaborador

Com Clipper 5.2 e SIX dá para criptografar, porém com Clipper 5.3 não dá para usar a SIX, então o que fiz é o seguinte:
Depois de detectado o prazo de expiração, uso uma rotina que compacta os dbf´s fazendo uso de uma senha e apaga os dbf´s posteriormente.
Porém na rotina de backup, também deve ser usado o mesmo artificio, senão não adianta né ?
Um detalhe: para azedar ainda mais, depois de compactados os dbf´s, volto a extensão deles para .DBF, adivinha o que acontece ?
O provável outro programador que for chamado para aproveitar os dados, dificilmente vai imaginar que os tais arquivos estão compactados, por estarem com suas extensões originais (.DBF) vindo a presumir que estão corrompidos, daí ele vai usar o FileFix, e não obterá exito !
Como disse, um tanto relativo, mas ...
Depois de detectado o prazo de expiração, uso uma rotina que compacta os dbf´s fazendo uso de uma senha e apaga os dbf´s posteriormente.
Porém na rotina de backup, também deve ser usado o mesmo artificio, senão não adianta né ?
Um detalhe: para azedar ainda mais, depois de compactados os dbf´s, volto a extensão deles para .DBF, adivinha o que acontece ?
O provável outro programador que for chamado para aproveitar os dados, dificilmente vai imaginar que os tais arquivos estão compactados, por estarem com suas extensões originais (.DBF) vindo a presumir que estão corrompidos, daí ele vai usar o FileFix, e não obterá exito !
Como disse, um tanto relativo, mas ...
-
Alessandro
- Usuário Nível 3

buenas, minha opinião...
como os amigos já citaram, "o sistema é o nosso ganha pão, porem os dados sum do cliente"...exatamente, eté porque legalmente perderiamos todos os direitos sobre o Banco de Dados do sistema e naum sobre o direito do .exe, mas como o dudu passou, mostro mensagem 2 - 1 dias antes e enfim no dia 0 o sistema trava e precisa de contra-senha para liberaçao e R$R$R$R$R$....
valeu.
como os amigos já citaram, "o sistema é o nosso ganha pão, porem os dados sum do cliente"...exatamente, eté porque legalmente perderiamos todos os direitos sobre o Banco de Dados do sistema e naum sobre o direito do .exe, mas como o dudu passou, mostro mensagem 2 - 1 dias antes e enfim no dia 0 o sistema trava e precisa de contra-senha para liberaçao e R$R$R$R$R$....
valeu.
"Ter Problemas é Inevitável, ser derrotado por eles é opcional.!!"
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Parceiros...
Primeiramente eu gostaria de dizer que, embora já tenha sido abordado por alguns dos companheiros, devo enfatizar que por força de lei:
A BASE DE DADOS É PATRIMÔNIO DO CLIENTE INDEPENDENTEMENTE DE ELE ESTAR OU NÃO EM DIA COM AS SUAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS
Já os direitos intelectuais e contatuais quando da existência de uma manutenção é que são passíveis de discusão amigavel, judicial ou extra-judicial.
Agora... quanto a trava de segurança no sistema, eu uso o seguinte critério.
Todos os meus sistemas tem manual e todas as mensagens de erro são codificadas e, através do código do erro é possível consultar no manual que "tipo" de erro está acontecendo. Nesse caso específico, o código do erro (falta de pagamento - prazo expirado) é o 1001 - TRAVAMENTO POR FALTA DE PAGAMENTO - FAVOR ENTAR EM CONTATO COM DEPARTAMENTO FINANCEIRO DO FABRICANTE.
Quem quiser "moleza".... Mastiga água ou senta no colo do Papa !!!
Primeiramente eu gostaria de dizer que, embora já tenha sido abordado por alguns dos companheiros, devo enfatizar que por força de lei:
A BASE DE DADOS É PATRIMÔNIO DO CLIENTE INDEPENDENTEMENTE DE ELE ESTAR OU NÃO EM DIA COM AS SUAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS
Já os direitos intelectuais e contatuais quando da existência de uma manutenção é que são passíveis de discusão amigavel, judicial ou extra-judicial.
Agora... quanto a trava de segurança no sistema, eu uso o seguinte critério.
Todos os meus sistemas tem manual e todas as mensagens de erro são codificadas e, através do código do erro é possível consultar no manual que "tipo" de erro está acontecendo. Nesse caso específico, o código do erro (falta de pagamento - prazo expirado) é o 1001 - TRAVAMENTO POR FALTA DE PAGAMENTO - FAVOR ENTAR EM CONTATO COM DEPARTAMENTO FINANCEIRO DO FABRICANTE.
Quem quiser "moleza".... Mastiga água ou senta no colo do Papa !!!
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br