Recomendações: Harbour ou xHarbour ???
Moderador: Moderadores
-
RonnyLucas
- Usuário Nível 1

Bom dia a todos!
Sou novato em Clipper, lidei bem pouco com C.A.Clipper em 2004/2005.
Eu já sabia da existência dos projetos Harbour e xHarbour, no entanto nunca os usei.
Atualmente estou trabalhando para uma empresa que possui um legado (nunca finalizado) em Delphi 7, porém
os sistemas deles eram originalmente Clipper, e encontrei alguns fontes.
Por curiosidade eu gostaria de estudar eles um pouco mais a fundo, para entender também as regras de negócio da empresa.
Ai vem meu questionamento, qual projeto vocês me recomendam? Harbour ou xHarbour?
Baixei o xHarbour p/bcc7.7 pois pelo que entendi o projeto xHarbour segue um caminho que visa incorporar novas funcionalidades além
das originalmente compatíveis com o Clipper, correto?
Com relação à compilador, qual me recomendam? BCC, MinGW, Pelles??
Desde já agradeço!
Sou novato em Clipper, lidei bem pouco com C.A.Clipper em 2004/2005.
Eu já sabia da existência dos projetos Harbour e xHarbour, no entanto nunca os usei.
Atualmente estou trabalhando para uma empresa que possui um legado (nunca finalizado) em Delphi 7, porém
os sistemas deles eram originalmente Clipper, e encontrei alguns fontes.
Por curiosidade eu gostaria de estudar eles um pouco mais a fundo, para entender também as regras de negócio da empresa.
Ai vem meu questionamento, qual projeto vocês me recomendam? Harbour ou xHarbour?
Baixei o xHarbour p/bcc7.7 pois pelo que entendi o projeto xHarbour segue um caminho que visa incorporar novas funcionalidades além
das originalmente compatíveis com o Clipper, correto?
Com relação à compilador, qual me recomendam? BCC, MinGW, Pelles??
Desde já agradeço!
- JoséQuintas
- Administrador

A princípio tanto faz.
Se vai partir do que usava em Clipper, qualquer um deles vai ter mais vantagens.
Acho que dá pra considerar o harbour 3.2 como o mais usado, então quase tudo fica direcionado a ele, inclusive ajuda.
O harbour 3.4 é bom, NÃO é versão mais nova, parou em 2017, pode ter algumas diferença em uso avançado.
O xharbour é bom, mas o funcionamento de certas coisas pode variar conforme a lib gráfica em uso avançado.
Se vai partir do que usava em Clipper, qualquer um deles vai ter mais vantagens.
Acho que dá pra considerar o harbour 3.2 como o mais usado, então quase tudo fica direcionado a ele, inclusive ajuda.
O harbour 3.4 é bom, NÃO é versão mais nova, parou em 2017, pode ter algumas diferença em uso avançado.
O xharbour é bom, mas o funcionamento de certas coisas pode variar conforme a lib gráfica em uso avançado.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Recomendo usar Harbour 3.2 e GCG(MingW). É o padrão da comunidade é o quê os desenvolvedores usam.
Harbour 3.4 tem atualizações só na parte de segurança, OpenSsl.Pouca gente usando.
xHarbour tem atualizações, mas continua sem poder usar MultiThread.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Recomendo usar Harbour 3.2 e GCG(MingW). É o padrão da comunidade é o quê os desenvolvedores usam.
Harbour 3.4 tem atualizações só na parte de segurança, OpenSsl.Pouca gente usando.
xHarbour tem atualizações, mas continua sem poder usar MultiThread.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Uso XHARBOUR desde 2007 com FIVEWIN. Não troco por HARBOUR, nem que me paguem. Super simples, idêntico ao CLIPPER 5.3B. Fácil pra kcte de dominar os COMANDOS NOVOS, dele e do FIVEWIN, depois que se decora, é só brincadeira de criança.
João Santos - São Paulo.
João Santos - São Paulo.
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Um CX.BAT simples para compilar em MODO CONSOLE usando XHARBOUR:
Regards, saludos.
Código: Selecionar todos
@Echo ON
SET CLIPPER=
SET LIB=
SET INCLUDE=
REM path=%path%;c:\bcc55
rem set include=c:\bcc55\include
set include=c:\BCC582\include
Cls
Echo ÚÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ¿
Echo ³ IPDR for xHarbour Para BCC55 By Joao Santos. xHarbour development power ³Ü
Echo ³ (c) FiveTech, 1993-2002 for Microsoft Windows 95/98/NT/2000/ME and XP ³Û
Echo ÀÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÙÛ
Echo ÿ ßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßßß
SET CLIPPER=
REN NAO FUNCIONOU COM O XHARBOUR QUE VEIO DE LA. COM 0.99.61 funciona de boas.
Set hdir=C:\xHarbour
rem Set bcdir=C:\BCC55
Set bcdir=C:\BCC582
@If Exist XHB.Exe Del XHB.EXE
@If Exist *.Bak Del *.Bak
@If Exist *.Obj Del *.Obj
@If Exist *.Log Del *.Log
@If Exist *.C Del *.C
@If Exist *.MAP Del *.MAP
%hdir%\bin\harbour XHB /M /N /i%hdir%\include /W0 /P XHB.C > CLIP.LOG
echo -O2 -eXHB.exe -I%hdir%\include XHB.c > XHB.bc
%bcdir%\bin\bcc32 -M -c -v @XHB.bc
:ENDCOMPILE
echo C:\BCC582\lib\c0w32.obj + > XHB.bc
echo XHB.obj, + >> XHB.bc
echo XHB.exe, + >> XHB.bc
echo XHB.map, + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\rtl.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\vm.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\gtwin.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\PcRepos.Lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\codepage.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\ct.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\hsx.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\hbsix.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\hbct.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\zlib.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\lang.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\macro.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\rdd.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\tip.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\dbfntx.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\dbfcdx.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\dbffpt.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\hbsix.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\debug.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\common.lib + >> XHB.bc
echo %hdir%\lib\pp.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\cw32.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\import32.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\psdk\odbc32.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\psdk\rasapi32.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\psdk\nddeapi.lib + >> XHB.bc
echo %bcdir%\lib\psdk\iphlpapi.lib >> XHB.bc
REM %bcdir%\bin\ilink32 -Gn -aa -Tpe -s -v @XHB.bc
REM %bcdir%\bin\ilink32 -Gn -Tpe -s -v @XHB.bc
REM https://forums.fivetechsupport.com/viewtopic.php?f=6&t=43341&sid=ac07603ab7774a0d5adf806eee465ac6
REM RETIRA A CRIACAO DO .MAP
%bcdir%\bin\ilink32 -Gn -M -m -s -Tpe -x -ap @XHB.bc
IF ERRORLEVEL 1 GOTO LINKERROR
Echo * Application successfully built SUCESSO!
rem C:\UPX\UPX -9 XHB.EXE
REM C:\PECOMPACT\PEC2 /NB /EMP:Y /TM:Y /CR:Y /MC XHB.EXE
XHB
Goto Exit
Echo
:LINKERROR
rem if exist meminfo.txt notepad meminfo.txt
Pause * Linking errors *
Goto Exit
:Exit
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Você fica ilimitado com FIVEWIN FOR XHARBOUR:
Abs.
Regards, saludos.
Abs.
Regards, saludos.
- JoséQuintas
- Administrador

Sei lá o significado de simples.
console: hbmk2 *.prg
fivewin: hbmk2 *.prg *.rc fivewin.hbc
hwgui: hbmk2 *.prg *.rc hwgui.hbc
hmge: hbmk2 *.prg *.rc hmge.hbc
oohg: hbmk2 *.prg *.rc oohg.hbc
hmg3: hbmk2 *.prg *.rc hmg3.hbc
console: hbmk2 *.prg
fivewin: hbmk2 *.prg *.rc fivewin.hbc
hwgui: hbmk2 *.prg *.rc hwgui.hbc
hmge: hbmk2 *.prg *.rc hmge.hbc
oohg: hbmk2 *.prg *.rc oohg.hbc
hmg3: hbmk2 *.prg *.rc hmg3.hbc
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Tem também uma questão, que pode confundir muito, e assustar:
A intenção de harbour e xharbour, foi deixar preparado pra usar qualquer compilador, em qualquer ambiente operacional.
Se começar a olhar isso, ou se for criar do zero, vai confundir muito mais.
Procure uma versão pronta, assim pula essa parte.
No futuro, SE QUISER MUDAR, vai ter mais conhecimento sobre fazer isso, ou até mesmo se realmente precisa disso.
Por isso eu mencionei que a princípio tanto faz, senão vai perder mais tempo escolhendo do que começando a trabalhar.
Pegando qualquer um, já começa a trabalhar, e começa a ver resultados.
A partir daí, decide conforme o andamento das coisas, se vai precisar trocar ou não.
Só convém lembrar que fivewin NÃO É GRÁTIS, se a intenção é apenas fazer testes iniciais.
A intenção de harbour e xharbour, foi deixar preparado pra usar qualquer compilador, em qualquer ambiente operacional.
Se começar a olhar isso, ou se for criar do zero, vai confundir muito mais.
Procure uma versão pronta, assim pula essa parte.
No futuro, SE QUISER MUDAR, vai ter mais conhecimento sobre fazer isso, ou até mesmo se realmente precisa disso.
Por isso eu mencionei que a princípio tanto faz, senão vai perder mais tempo escolhendo do que começando a trabalhar.
Pegando qualquer um, já começa a trabalhar, e começa a ver resultados.
A partir daí, decide conforme o andamento das coisas, se vai precisar trocar ou não.
Só convém lembrar que fivewin NÃO É GRÁTIS, se a intenção é apenas fazer testes iniciais.
José M. C. Quintas
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Ele não perguntou nada disso que vc postou.
Ele vai usar o que ele quiser.
Vc não troca por Harbour pq vc não usa os recursos que outros programadores usam e só tem no Harbour.
Não é questão de MELHOR ou PIOR.
Vc vai ficar aqui, respondendo pra ele quando ele perguntar sobre isso ou aquilo ? Ou vai ficar indicando o que vc pensa que é melhor. E ainda falando de Fivewin uma lib que é paga.
Ainda embola xHarbour com Fivewin.
PS. Usando BCC 5x 32 bits... Descontinuado... Sem suporte etc...(BCC) que é pago também e quem usa na gambiarra o 7x etc...
PS2. Vc já tem uma certa idade, deveria de parar com isso aqui no forum, aqui cada um usa o que desejar.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu usava xHarbour antes de você saber o que é Harbour. Eu usei todos os 3 e monitoro os 3. E dai ?Uso XHARBOUR desde 2007 com FIVEWIN. Não troco por HARBOUR,
Vc não troca por Harbour pq vc não usa os recursos que outros programadores usam e só tem no Harbour.
Vc vai ficar aqui, respondendo pra ele quando ele perguntar sobre isso ou aquilo ? Ou vai ficar indicando o que vc pensa que é melhor. E ainda falando de Fivewin uma lib que é paga.
PS. Usando BCC 5x 32 bits... Descontinuado... Sem suporte etc...(BCC) que é pago também e quem usa na gambiarra o 7x etc...
PS2. Vc já tem uma certa idade, deveria de parar com isso aqui no forum, aqui cada um usa o que desejar.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Itamar,Itamar M. Lins Jr. escreveu:Olá!Eu usava xHarbour antes de você saber o que é Harbour. Eu usei todos os 3 e monitoro os 3. E dai ?Uso XHARBOUR desde 2007 com FIVEWIN. Não troco por HARBOUR,
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Relaxa mestre, veja que o colega Kapi apenas deu o conselho que ele acha, nada de mais ! não vi nada de errado, e nem uso Fivewin, mas assim como ele indica e outros indicam outras coisas, é mais opções para quem está procurando ajuda poder testar.
Se o cara uso BCC atrasado ou avançado não importa, o cara é feliz e atende as demandas de trabalho dele, deixa o cara ser feliz.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Não se trata disso.
BCC, é antigo, não vai compilar em 64bits. Tem bugs, resolvidos em versões mais modernas do próprio BCC.
Não é melhor, GCC é melhor pq está mais atualizado.
xHarbour não funciona pra mim, nem por isso fico caindo de paraquedas nas postagens dos outros, dizendo que não usa Harbour nem que paguem ele.
Tecnicamente é isso que postei.
Cada um usa o que desejar.
Não fosse assim vc não estaria batendo cabeça para usar BCC mais moderno que é PAGO!
https://pctoledo.org/forum/viewto ... &hilit=BCC
Espero que tenha conseguido e depois, com tempo sobrando colocar a receita de bolo aqui para nós todos sabermos como é que faz.
Um dia desejo usar xHarbour como usava bem antigamente. Que ele fique melhor que o Harbour. Por enquanto não consigo usar MT nele, com o LetoDb, nem mandar email.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Não se trata disso.
Não, não é! O rapaz(Ronny Lucas) perguntou o mais indicado.Se o cara uso BCC atrasado ou avançado não importa, o cara é feliz e atende as demandas de trabalho dele, deixa o cara ser feliz.
BCC, é antigo, não vai compilar em 64bits. Tem bugs, resolvidos em versões mais modernas do próprio BCC.
Não é melhor, GCC é melhor pq está mais atualizado.
xHarbour não funciona pra mim, nem por isso fico caindo de paraquedas nas postagens dos outros, dizendo que não usa Harbour nem que paguem ele.
Então vc trate de ver isso que foi escrito por ele também, dois pesos 2 medidas ?Não troco por HARBOUR, nem que me paguem.
Tecnicamente é isso que postei.
Cada um usa o que desejar.
Não fosse assim vc não estaria batendo cabeça para usar BCC mais moderno que é PAGO!
https://pctoledo.org/forum/viewto ... &hilit=BCC
Espero que tenha conseguido e depois, com tempo sobrando colocar a receita de bolo aqui para nós todos sabermos como é que faz.
Um dia desejo usar xHarbour como usava bem antigamente. Que ele fique melhor que o Harbour. Por enquanto não consigo usar MT nele, com o LetoDb, nem mandar email.
É disso que estamos conversando aqui.Com relação à compilador, qual me recomendam? BCC, MinGW, Pelles??
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Aqui está o que foi escrito pelo Viktor Szakats, um dos principais desenvolvedores do Harbour e por tabela xHarbour pq pra quem não sabe o xHarbour é uma cópia do Harbour.
A base do xHarbour foi feita em cima do Harbour.
Eu escrevo essas informações, o pessoal pensa que estou inventando só pode. Ou que sou contra xHarbour, tá tendo até atualizações, estou aguardando as correções mais pesadas no modo MT que não foram feitas.
O que bem tem no Chandelog do xHarbour. Borrow from harbour
E tem também o contrario no Changelog do Harbour, mas bem menos.
E vem com esse conversa boba que usa xHarbour assim, assado e é feliz.
Eu também uso Harbour com GCC e sou feliz. (conforme INDICADO!) pelos desenvolvedores.
Veja que o GCC mais novo tem agora SUPORTE para as DLLs NATIVO DO WINDOWS. UCRT Já estou usando em produção. Estou passando a informação, não estou inventando da minha cabeça nada.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Aqui está o que foi escrito pelo Viktor Szakats, um dos principais desenvolvedores do Harbour e por tabela xHarbour pq pra quem não sabe o xHarbour é uma cópia do Harbour.
A base do xHarbour foi feita em cima do Harbour.
Eu escrevo essas informações, o pessoal pensa que estou inventando só pode. Ou que sou contra xHarbour, tá tendo até atualizações, estou aguardando as correções mais pesadas no modo MT que não foram feitas.
* source\codepage\cptrwin.c
! fixed charset (borrowed from Harbour)
...
like Fedora 33, etc. Borrow from harbour
...
* added #define _DEFAULT_SOURCE necessay in new Linux distors
Borrow from harbour
E tem também o contrario no Changelog do Harbour, mas bem menos.
E vem com esse conversa boba que usa xHarbour assim, assado e é feliz.
Eu também uso Harbour com GCC e sou feliz. (conforme INDICADO!) pelos desenvolvedores.
Veja que o GCC mais novo tem agora SUPORTE para as DLLs NATIVO DO WINDOWS. UCRT Já estou usando em produção. Estou passando a informação, não estou inventando da minha cabeça nada.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Itamar,
Leia sem julgamento, leia sem tentar interpretar ou deduzir algo que não está escrito.
Nota: meus problemas realmente são com MINGW, no BCC não tem problemas em 64bits. Nem por isso estou aqui dizendo use isso ou aquilo.
Leia de novo, veja que o Kapiaba não fala para o outro colega usar isso ou aquilo, em momento algum ele diz que tem que usar BCC, ele apenas disso, Que ele KAPIABA não troca o por Harbour, só isso. Ou seja ele é feliz com xHarbour e, está tudo certo. Ele não recomendou nada, apenas relatou o que ele usa.Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não troco por HARBOUR, nem que me paguem.
Então vc trate de ver isso que foi escrito por ele também, dois pesos 2 medidas ?
Leia sem julgamento, leia sem tentar interpretar ou deduzir algo que não está escrito.
Nota: meus problemas realmente são com MINGW, no BCC não tem problemas em 64bits. Nem por isso estou aqui dizendo use isso ou aquilo.
Leonardo Machado
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Eu acho que Passei por todas ou quase todas as Versões do BCC e do XHARBOUR, por isso disse e REPITO: NÃO TROCO o XHARBOUR POR NADA DESTE MUNDO. O uso é livre. Esta é APENAS A MINHA MODESTA OPINIÃO. Quem quiser usar HARBOUR... EU, NUNCA! NEM PAGANDO!
Obrigado meu querido amigo Leonardo Machado.
Regards, saludos.
João Santos - São Paulo.
Pasta de c:\
03/04/2023 15:21 <DIR> BCC55
21/08/2023 12:10 <DIR> BCC551
16/06/2023 17:20 <DIR> BCC582
31/12/2006 23:06 <DIR> BCC68
31/12/2006 23:09 <DIR> bcc69
20/05/2017 10:56 <DIR> bcc7
27/04/2023 09:45 <DIR> bcc72
15/09/2023 16:57 <DIR> BCC74
16/11/2023 09:41 <DIR> BCC76
26/04/2024 09:05 <DIR> BCC77
Pasta de c:\
09/11/2013 18:00 <DIR> xHB
24/05/2015 11:39 <DIR> XHB010315
01/01/2007 00:18 <DIR> XHB061214
06/11/2013 05:43 <DIR> XHB100713
26/09/2015 11:10 <DIR> XHB1507
13/03/2016 10:19 <DIR> XHB1601
26/01/2017 12:39 <DIR> XHB1608
20/05/2017 10:57 <DIR> XHB1612
19/05/2023 13:41 <DIR> XHB2304
01/01/2007 00:21 <DIR> XHB280714
16/06/2023 11:09 <DIR> XHBBCC558
27/04/2023 09:47 <DIR> XHBBCC72
08/03/2023 15:54 <DIR> XHBBCC74
16/11/2023 09:57 <DIR> XHBBCC76
16/04/2024 15:26 <DIR> XHBBCC77
Regards, saludos.
João Santos - São Paulo.
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Olá!
Fala sim, o problema é pela PERGUNTA!
A pergunta inicial do tópico. Não queira vc mudar toda vez que vem esse tipo de conversa.
Também não disse que o BCC, não pode ser usado, nem que o xHarbour não pode ser usando, nem que o Fivewin não pode ser usado.
Ai temos que reconhecer a superioridade das ferramentas mesmo que eu não use elas.
Pra mim o FiveWin é a melhor lib gráfica que tem, eu sei reconhecer isso, mas isso é outro assunto.
Toda vez que pessoa perguntar qual é o indicado(tecnicamente falando) não podemos dizer nada pq ?
Basta simplificar.
Seu problema é em usar GCC com Harbour ou xHarbour ?
Não posso usar o GCC mais novo com o xHarbour em 64Bits ? Tenho que usar BCC é isso ?
É isso que importa falar dos problemas encontrados.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Fala sim, o problema é pela PERGUNTA!
A pergunta inicial do tópico. Não queira vc mudar toda vez que vem esse tipo de conversa.
Também não disse que o BCC, não pode ser usado, nem que o xHarbour não pode ser usando, nem que o Fivewin não pode ser usado.
Ai temos que reconhecer a superioridade das ferramentas mesmo que eu não use elas.
Pra mim o FiveWin é a melhor lib gráfica que tem, eu sei reconhecer isso, mas isso é outro assunto.
Toda vez que pessoa perguntar qual é o indicado(tecnicamente falando) não podemos dizer nada pq ?
E como é que faz para usar o BCC em 64Bits com o xHarbour ? Qual é a versão indicada ?no BCC não tem problemas em 64bits. Nem por isso estou aqui dizendo use isso ou aquilo.
Basta simplificar.
Seu problema é em usar GCC com Harbour ou xHarbour ?
Não posso usar o GCC mais novo com o xHarbour em 64Bits ? Tenho que usar BCC é isso ?
É isso que importa falar dos problemas encontrados.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.