Como Compilar Harbour 3.2 pelo Source do Github?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

hig0runt
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por hig0runt »

Bom dia a todos, recentemente me envolvi com um projeto em que tive que aprender a desenvolver em Harbour. Tem uns 7 meses que venho desenvolvendo algumas aplicações, porém nunca tive a necessidade de fazer modificações específicas no Core do Harbour.

Estava construindo uma API Rest com o Harbour usando a versão 3.4, porém ela versão não está com a biblioteca do RDDADS. Então decidi baixar a versão 3.2 padrão, mas a contrib hbhttpd, que é a principal que eu uso para fazer a API precisou de algumas modificações no core. A partir dai foi so tristeza, tentei seguir todos os passos no GITHUB oficial para compilar e não obtive sucesso, ele gera com alguns erros estranhos no caminho, e a pasta praticamente vem vazia, com pouquissimos arquivos. Não sei como prosseguir, estou usando a versão do compilador que veio junto com o harbour-nightly.exe. Mas testei com a versão mais atual do MinGw que também deu a mesma coisa. Eu sei que tem alguns procedimentos que podem ser feitos, mas sou leigo no assunto ainda e não reconheço em qual contexto eles devem ser aplicados.

Meus Requisitos:
Windows 10 Pro 64bits
Intel(R) Core(TM) i5-10400 CPU @ 2.90GHz 2.90 GHz
16,0 GB
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Dê uma pesquisada no fórum.
Acho que a compilação simples não vai te atender.

Aqui uso só a parte simples, sem adicionais.
No harbour 3.4 mais fácil, no harbour 3.2 tem um pequeno contratempo.

isto deixo fixo na máquina:

Código: Selecionar todos

HB_BUILD_CONTRIB_DYN=no
HB_BUILD_DYN=no
HB_BUILD_SHARED=no
HB_BUILD_STRIP=all
HB_COMPILER=mingw
HB_INSTALL_PREFIX=d:\harbour
HB_LANG=EN
E mais o path pra harbour e compilador C

baixo do github em d:\github\harbour32
baixo o compilador C de winlibs.com, crt 32 bits, o que estiver lá, e deixo em d:\harbour\comp\mingw32

Depois vou na pasta do harbour32 e digito win-make clean install

Se tudo certo, fica tudo pronto O QUE USO.

Pode ter um pequeno contratempo com os fontes PNG do 3.2, mas copio a pasta PNG do 3.4 quando necessário.

Acho que vai precisar mais que isso, porque vai precisar de SSL, CURL, RDDADS, talvez LIBMYSQL e outras.
Pra essas LIBs, só os fontes do harbour não bastam.
Nesse caso não posso ajudar, porque não uso.

Outra opção é baixar o MSYS2, um utilitário que baixa tudo que precisa, mas tem os comandos próprios e não sei dizer.
Se não me engano tem postagem do Itamar sobre como se faz usando MSYS2, dê uma pesquisada no fórum.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
hig0runt
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por hig0runt »

Após ver sua resposta e dar mais uma olhada aqui no forum consegui compilar usando o MSYS2, realmente a versão do Mingw32 que ele instala resolve algumas pendências na hora da compilar as versões. Minha dúvida agora é em relação a compilar as contribs da versão 3.4. Com a 3.2 eu consegui referenciar todas as contribs adicionais com o comando set HB_WITH, porém na 3.4 não funciona. Agora em relação a isso, continuo pesquisando, porque pelo o que eu percebi, nesse quesito as versões se distanciam um pouco.
Responder