Amigos, é algo tão simples, mas que não estou conseguindo fazer ... na versão 3.0 e 3.2, havia o arquivo chamado "dos-make", mas na versão 3.4, não existe tal arquivo e no site menciona os mesmos procedimentos para gerar o Harbour para FreeDOS/MS-DOS. Como faço, então, para gerar o compilador para essa plataforma, será que é de outra forma? Se puderem me ajudar com esse pequeno contratempo, serei muito grato!
Everaldo
Gerar Harbour 3.4 para FreeDOS/MS-DOS ...
Moderador: Moderadores
-
arcanjoebc
- Usuário Nível 2

- JoséQuintas
- Administrador

No 3.4 não tem nenhum programa de geração pra nada, porque tratam-se de programas renomeados.
No 3.2 ainda tem, o win-make.exe por exemplo, é o make do mingw, onde o nome original é outro.
Por outro lado, nem tudo pode funcionar em DOS, e talvez tenham abandonado a compatibilidade.
Talvez seja necessário retroceder versão.
Esses programas de geração dos-make.exe, win-make.exe, etc. nada mais são do que utilitários do tipo MAKE.
Até o Clipper já teve um, o RMAKE.EXE.
Basicamente então seria:
- utilitário MAKE
- compilador C
É questão de encontrar no README quais são as versões aceitas.
Acho difícil encontrar alguém que use harbour em DOS, pra passar informação, talvez no grupo internacional.
No 3.2 ainda tem, o win-make.exe por exemplo, é o make do mingw, onde o nome original é outro.
Por outro lado, nem tudo pode funcionar em DOS, e talvez tenham abandonado a compatibilidade.
Talvez seja necessário retroceder versão.
Esses programas de geração dos-make.exe, win-make.exe, etc. nada mais são do que utilitários do tipo MAKE.
Até o Clipper já teve um, o RMAKE.EXE.
Basicamente então seria:
- utilitário MAKE
- compilador C
É questão de encontrar no README quais são as versões aceitas.
Acho difícil encontrar alguém que use harbour em DOS, pra passar informação, talvez no grupo internacional.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Fiquei na duvida, por que usar a versão 3.4 ?
Apesar de ter um numero maior que a 3.2 é um FORK de um dos desenvolvedores que relata ser de uso pessoal dele. Cuidado em usar essa versão sem ter certeza que vai atender suas espectativas.
Apesar de ter um numero maior que a 3.2 é um FORK de um dos desenvolvedores que relata ser de uso pessoal dele. Cuidado em usar essa versão sem ter certeza que vai atender suas espectativas.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
Pra mim o 3.4 é tão bom que até hoje que já tem uns 3 anos sem atualizar nada, tem muita coisa melhor(não lembro mais de tudo...WVG/WVW/hbmk2) que o 3.2 infelizmente o Viktor tomou uma atitude de parar de atualizar nele.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Tá no Readme.md do 3.4na versão 3.0 e 3.2, havia o arquivo chamado "dos-make", mas na versão 3.4, não existe tal arquivo e no site menciona
Código: Selecionar todos
:: Delorie GNU C for MS-DOS
set DJGPP=C:\djgpp\djgpp.env
set PATH=C:\djgpp\bin;%PATH%
mingw32-make
Código: Selecionar todos
:: Open Watcom C/C++ for MS-DOS
set WATCOM=C:\watcom
set PATH=%WATCOM%\BINNT;%PATH%
set INCLUDE=%WATCOM%\H
mingw32-make
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
arcanjoebc
- Usuário Nível 2

Gerar Harbour 3.4 para FreeDOS/MS-DOS ... [RESOLVIDO]
Olá pessoal do fórum! Eu encontrei a solução para o problema: baixei a versão 3.2 mesmo, deste link: https://github.com/harbour/core dentro do FreeDOS 1.3 no DOSBOX Staging, seguindo esse link de instalação para o Debian, mas funciona no Windows 11 Home, já testei, heis o link: https://youtu.be/axiubur7KVE?si=sfjGRm7R11aUjNEm ... Estou usando o Debian 12.5 LXqt e o DJGPP completo no FreeDOS. Demora um pouco para gerar o Harbour 3.2 e dá um erro com relação a SQlite3. É só apagar a pasta e continuar a geração do compilador de onde parou. Gerando uma vez para a tua máquina, instalando o DJGPP direito, não é necessário sempre gerar o compilador, basta guardar o mesmo em algum lugar e copiar para o ambiente FreeDOS no DOSbox Staging. Há mais de dois anos, eu estou tentando, também, gerar um compilador cobol de código aberto para esse ambiente. Lá tem a informação de como instalar o DJGPP dentro do FreeDOS, de onde baixar os arquivos zipados, que são os pacotes do FreeDOS. Abaixo coloco o link da discussão "eterna" e, se puderem ajudar com esse outro projeto, eu agradeço, pois tem sido uma luta solitária:
https://sourceforge.net/p/gnucobol/disc ... =50&page=1
Espero que minhas respostas possam ajudar alguém ... boa jornada e tudo de bom!
Everaldo
https://sourceforge.net/p/gnucobol/disc ... =50&page=1
Espero que minhas respostas possam ajudar alguém ... boa jornada e tudo de bom!
Everaldo
Acho que entendi sobre 3.2 x 3.4
Parece que o 3.2 está gradativamente sendo atualizado com as melhorias feitas no 3.4 então pelo que vejo, melhor mesmo usar o 3.2 e esquecer o 3.4 pois o 3.2 recebe atualizações e melhorias, mas o 3.4 está estagnado.
Parece que o 3.2 está gradativamente sendo atualizado com as melhorias feitas no 3.4 então pelo que vejo, melhor mesmo usar o 3.2 e esquecer o 3.4 pois o 3.2 recebe atualizações e melhorias, mas o 3.4 está estagnado.