Instalar Harbour Windows 10 - Nov/2024
Moderador: Moderadores
Obrigado pelas explicações, mas eu ainda não consegui entender estes "Workflow" com arquivos YML.
Parece um negócio muito interessante, mas estou devagar na compreenção, mas continuo estudando.
Pelo que entendi, dá para montar a versão idêntica ao Nightly do Harbur com as ferramentas mais recentes, compilador MingW64 atual (ou um dos mais atuais que seja compatível e não fique mostrando um monte de warnings), incluindo os pacotes interessantes (SSL etc..) que nem foi feito no Harbour 3.4, não é? Se é isso, então só não fiz ainda porque não entendi direito, pois se tivesse entendido já teria feito e baixado o Harbour completo, prontinho, atualizado, bastando deszipar (7-Zip) no computador (no caso em C:\hb) e adicionar no PATH C:\hb\bin e pronto! Ficaria top deste jeito, não precisar baixar os fontes, compilar, gastar tempo, processador, HD (ou SSD) e deixar de perder mais alguns fios de cabelo, deixando o foco para a programação e desenvolvimento, seria TOP!
Parece um negócio muito interessante, mas estou devagar na compreenção, mas continuo estudando.
Pelo que entendi, dá para montar a versão idêntica ao Nightly do Harbur com as ferramentas mais recentes, compilador MingW64 atual (ou um dos mais atuais que seja compatível e não fique mostrando um monte de warnings), incluindo os pacotes interessantes (SSL etc..) que nem foi feito no Harbour 3.4, não é? Se é isso, então só não fiz ainda porque não entendi direito, pois se tivesse entendido já teria feito e baixado o Harbour completo, prontinho, atualizado, bastando deszipar (7-Zip) no computador (no caso em C:\hb) e adicionar no PATH C:\hb\bin e pronto! Ficaria top deste jeito, não precisar baixar os fontes, compilar, gastar tempo, processador, HD (ou SSD) e deixar de perder mais alguns fios de cabelo, deixando o foco para a programação e desenvolvimento, seria TOP!
Mario
Especializado em projetos de TI, suporte técnico, consultoria, freelancer, gestão de tráfego web.
Especializado em projetos de TI, suporte técnico, consultoria, freelancer, gestão de tráfego web.
- JoséQuintas
- Administrador

Qualquer projeto no github.
Você tem lá o projeto no github, e pode transferir de/para seu computador.
No seu projeto cria a pasta para salvar YML.
Todo YML será um workflow.
Salvou no github tá valendo.
Se der erro é corrigir.
É como se estivesse criando arquivos BAT, e salvando no github.
Só tem a forma correta de escrever YML, dividindo em partes, com títulos/subtítulos, etc.
Pega um de modelo e vai ajustando.
Você tem lá o projeto no github, e pode transferir de/para seu computador.
No seu projeto cria a pasta para salvar YML.
Todo YML será um workflow.
Salvou no github tá valendo.
Se der erro é corrigir.
É como se estivesse criando arquivos BAT, e salvando no github.
Só tem a forma correta de escrever YML, dividindo em partes, com títulos/subtítulos, etc.
Pega um de modelo e vai ajustando.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Itamar, fiquei interessado no seu método... se dá para simplificar, com certeza é melhor.E faz com apenas 1 comando.
Expandir visualizacaoVer codigoCódigo: Selecionar todos
01 $ pacman -Suy 02 :: Synchronizing package databases... 03 clangarm64 422.6 KiB 114 KiB/s 00:04 [###############################] 100% 04 mingw32 205.9 KiB 62.2 KiB/s 00:03 [###############################] 100% 05 mingw64 448.6 KiB 123 KiB/s 00:04 [###############################] 100% 06 ucrt64 479.1 KiB 128 KiB/s 00:04 [###############################] 100% 07 clang32 53.5 KiB 18.5 KiB/s 00:03 [###############################] 100% 08 clang64 463.8 KiB 131 KiB/s 00:04 [###############################] 100% 09 msys 308.9 KiB 298 KiB/s 00:01 [###############################] 100% 10 :: Starting core system upgrade... 11 there is nothing to do 12 :: Starting full system upgrade... 13 resolving dependencies... 14 looking for conflicting packages... 15 16 Packages (42) curl-8.11.0-1 gnupg-2.4.6-1 libcurl-8.11.0-1 libexpat-2.6.4-1 libgnutls-3.8.8-1 17 libgpgme-1.24.0-1 mingw-w64-i686-expat-2.6.4-1 mingw-w64-i686-gcc-14.2.0-2 18 mingw-w64-i686-gcc-fortran-14.2.0-2 mingw-w64-i686-gcc-libgfortran-14.2.0-2 19 mingw-w64-i686-gcc-libs-14.2.0-2 mingw-w64-i686-gdb-15.2-2 20 mingw-w64-i686-gdb-multiarch-15.2-2 21 mingw-w64-i686-headers-git-12.0.0.r369.g0d4221712-2 mingw-w64-i686-python-3.12.7-2 22 mingw-w64-i686-xz-5.6.3-2 mingw-w64-ucrt-x86_64-brotli-1.1.0-3 23 mingw-w64-ucrt-x86_64-curl-8.11.0-1 mingw-w64-ucrt-x86_64-gcc-14.2.0-2 24 mingw-w64-ucrt-x86_64-gcc-libs-14.2.0-2 25 mingw-w64-ucrt-x86_64-headers-git-12.0.0.r369.g0d4221712-2 26 mingw-w64-x86_64-brotli-1.1.0-3 mingw-w64-x86_64-curl-8.11.0-1 27 mingw-w64-x86_64-expat-2.6.4-1 mingw-w64-x86_64-gcc-14.2.0-2 28 mingw-w64-x86_64-gcc-ada-14.2.0-2 mingw-w64-x86_64-gcc-fortran-14.2.0-2 29 mingw-w64-x86_64-gcc-libgfortran-14.2.0-2 mingw-w64-x86_64-gcc-libs-14.2.0-2 30 mingw-w64-x86_64-gcc-objc-14.2.0-2 mingw-w64-x86_64-gdb-15.2-2 31 mingw-w64-x86_64-gdb-multiarch-15.2-2 mingw-w64-x86_64-harfbuzz-10.1.0-1 32 mingw-w64-x86_64-headers-git-12.0.0.r369.g0d4221712-2 33 mingw-w64-x86_64-libgccjit-14.2.0-2 mingw-w64-x86_64-libheif-1.19.2-1 34 mingw-w64-x86_64-libxml2-2.12.9-2 mingw-w64-x86_64-openh264-2.4.1-2 35 mingw-w64-x86_64-postgresql-17.0-4 mingw-w64-x86_64-python-3.12.7-2 36 mingw-w64-x86_64-python-packaging-24.2-1 mingw-w64-x86_64-xz-5.6.3-2 37 38 Total Download Size: 326.64 MiB 39 Total Installed Size: 1813.54 MiB 40 Net Upgrade Size: -22.31 MiB 41 42 :: Proceed with installation? [Y/n] 43
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Você poderia por favor passar um passo-a-passo começando de zero em um computador "virgem", ir registrando links, telas, etc... e fazer um guia completo de como fazer para estabelecer este esquema (da primeira vez) e depois como atualizar (tanto o Harbour como o compilador C).
Todas ferramentas necessárias envolvidas. Acho que seria muito interessante, eu quero aprender e tenho certeza que será de proveito para outros também.
O que acha?
Mario
Bem, para quem tiver interesse, preparei um compilado com o Harbour atualizado até a data de hoje 08/12/2024 e MingW 32 e 64 bits versão 14.2.0 (a última) pronto tudo em um único pacote fácil de instalar, basta ler o arquivo LEIA-ME (lá tem instruções).
Para compilar é simples:
A primeira linha é para gerar programa 64 bits
A segunda linha é para gerar programa 32 bits
Precisa do 7-Zip para descompactar.
O link está aqui: https://drive.google.com/file/d/19f-UBS ... drive_link
Para compilar é simples:
Código: Selecionar todos
hbmk2 programa -comp=mingw64
hbmk2 programa -comp=mingwA segunda linha é para gerar programa 32 bits
Precisa do 7-Zip para descompactar.
O link está aqui: https://drive.google.com/file/d/19f-UBS ... drive_link
Mario
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Olá!
viewtopic.php?f=43&t=27709
Será de bom proveito vc colocar seu nome, e não um apelido... Pq lá no forum dev você usa um nome e aqui apelido...
Tem outro(s) ? DEVELOPER que vez outra, perguntam algo aqui no forum.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Já foi feito isso, há algum tempo.Você poderia por favor passar um passo-a-passo
Será de bom proveito vc colocar seu nome, e não um apelido... Pq lá no forum dev você usa um nome e aqui apelido...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Pessoal, removi o link e criei um novo topico para facilitar a busca.
LINK
Quanto ao Itamar:
Não consegui alterar a assinatura, aqui simplesmente não funciona... será que é somente comigo?
Bom pelo menos quando me apresentei na minha entrada no forum, me apresentei com meu nome, isso foi a cerca de 1 mês, chegou a "notar"? (parece que não...)
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 40#p166885
LINK
Quanto ao Itamar:
Eu tentei alterar o nome, não tem como, só se eu criar conta nova.Já foi feito isso, há algum tempo.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Não consegui alterar a assinatura, aqui simplesmente não funciona... será que é somente comigo?
Bom pelo menos quando me apresentei na minha entrada no forum, me apresentei com meu nome, isso foi a cerca de 1 mês, chegou a "notar"? (parece que não...)
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 40#p166885
Mario
Olá todos, alguém tem usado MingW GNU C 15.0? Se sim, qual tem sido sua experiência? Mudou algo?
Estou tentando encontrar balanço entre velocidade compilação (mais rápido, melhor), velocidade de execução (mais rápido, melhor) e tamanho (menor, melhor).
Ví este post do José: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 59#p167517
Pesquisei um pouco e não encontrei... onde posso encontrar mais informações?
Obrigado.
Estou tentando encontrar balanço entre velocidade compilação (mais rápido, melhor), velocidade de execução (mais rápido, melhor) e tamanho (menor, melhor).
Ví este post do José: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 59#p167517
Pesquisei um pouco e não encontrei... onde posso encontrar mais informações?
Obrigado.
Mario
- JoséQuintas
- Administrador

Fiz um teste do carvalho.... nada técnico.
Baixei mingw 15.0, troquei da pasta.
Compilei o aplicativo, tudo normal, mas mostrou mingw 14.2
É isso mesmo: compilei o aplicativo com mingw 15.0 usando harbour e libs em 14.2
Depois disso, recompilei o harbour com o mingw 15.0
Recompilei o aplicativo, tudo normal, mas mostrou mingw 15.0
Também compilei o DLGAUTO usando HMG3, HMG Extended, OOHG, HWGUI e FIVEWIN
É isso mesmo: só harbour 15.0, o resto 14.2, e os fontes em uso com 15.0
Por último, recompilei TUDO, todas as LIBs.
Sei la'...
É tão parecido que deu até pra misturar com a versão anterior.
FIVEWIN não pode ser recompilado.
Já usei mingw 4.6, 7.3, 14.2, e agora 15.0
A LIB é sempre a mesma, sei lá qual mingw foi usado.
Por conta disso, já é normal eu misturar mingw, tornou-se obrigatório.
Teve diferença nos anteriores.
Em 32 bits uma versão usava o máximo de 2GB, outra 3GB, outra 4GB.
Pra rodar em máquina 64 bits isso é bom, porque duplica a capacidade de processamento.
No meu backup, isso vai permitir talvez até mais de 40 GB em ZIP, sem precisar de 64 bits.
Fiz apenas de curioso, e como está funcionando deixei.
Sei lá se serve de referência.
Gerar o harbour demorou 16 segundos a menos.
Mas é máquina virtual, compartilhada com mais usuários, pode ou não ser mais rápido.
Aqui não reparei.
De uns tempos pra cá, o aplicativo funcionar é o que importa.
Não faço questão de versão.
Quanto ao tamanho, estou sempre de olho, não percebi diferença significativa no EXE entre 14.2 e 15.0.
Quero deixar limitado pra continuar salvando em MySQL, e o limite default é 4MB, o EXE em base64 precisa ficar abaixo de 4MB.
Depois que eu mexer nos servidores, ou que todos os clientes atualizarem, aí pode ser maior.
Baixei mingw 15.0, troquei da pasta.
Compilei o aplicativo, tudo normal, mas mostrou mingw 14.2
É isso mesmo: compilei o aplicativo com mingw 15.0 usando harbour e libs em 14.2
Depois disso, recompilei o harbour com o mingw 15.0
Recompilei o aplicativo, tudo normal, mas mostrou mingw 15.0
Também compilei o DLGAUTO usando HMG3, HMG Extended, OOHG, HWGUI e FIVEWIN
É isso mesmo: só harbour 15.0, o resto 14.2, e os fontes em uso com 15.0
Por último, recompilei TUDO, todas as LIBs.
Sei la'...
É tão parecido que deu até pra misturar com a versão anterior.
FIVEWIN não pode ser recompilado.
Já usei mingw 4.6, 7.3, 14.2, e agora 15.0
A LIB é sempre a mesma, sei lá qual mingw foi usado.
Por conta disso, já é normal eu misturar mingw, tornou-se obrigatório.
Teve diferença nos anteriores.
Em 32 bits uma versão usava o máximo de 2GB, outra 3GB, outra 4GB.
Pra rodar em máquina 64 bits isso é bom, porque duplica a capacidade de processamento.
No meu backup, isso vai permitir talvez até mais de 40 GB em ZIP, sem precisar de 64 bits.
Fiz apenas de curioso, e como está funcionando deixei.
Sei lá se serve de referência.
Gerar o harbour demorou 16 segundos a menos.
Mas é máquina virtual, compartilhada com mais usuários, pode ou não ser mais rápido.
Aqui não reparei.
De uns tempos pra cá, o aplicativo funcionar é o que importa.
Não faço questão de versão.
Quanto ao tamanho, estou sempre de olho, não percebi diferença significativa no EXE entre 14.2 e 15.0.
Quero deixar limitado pra continuar salvando em MySQL, e o limite default é 4MB, o EXE em base64 precisa ficar abaixo de 4MB.
Depois que eu mexer nos servidores, ou que todos os clientes atualizarem, aí pode ser maior.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Não serve de referência.
Mesma coisa nos dois, diferença de 15 segundos entre eles.
52 segundos, 1 minuto e 7 segundos.
Mesma coisa nos dois, diferença de 15 segundos entre eles.
52 segundos, 1 minuto e 7 segundos.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

tamanho.
o pacote incluir mingw, harbour, hwgui, hmg 3, hmg extended, oohg, e outros.
o tempo não vale, esqueci que é só o tempo de juntar tudo.
o pacote incluir mingw, harbour, hwgui, hmg 3, hmg extended, oohg, e outros.
o tempo não vale, esqueci que é só o tempo de juntar tudo.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

tempo pra gerar o harbour.
o tamanho é só do harbour, sem mingw.
o tamanho é só do harbour, sem mingw.
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Tempo pra gerar hwgui, hmg3, hmg extended, oohg, e outros
Tamanho só das libs.
É isso mesmo, foi simultâneo.
Quase 06 minutos pra cada um, e 6 minutos e meio no total.
Tamanho só das libs.
É isso mesmo, foi simultâneo.
Quase 06 minutos pra cada um, e 6 minutos e meio no total.
José M. C. Quintas