Instalação MariaDB falhando em Windows 11

Fórum sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Achei estranho, não é a primeira vez.
Fui instalar MariaDB 11.x num Windows 11 hoje, e travou no final, na hora de colocar serviço pra rodar.
Instalei MariaDB 10.x e foi de boa.

Alguém aí tem feito instalação de MariaDB ?
E se sim, qual versão ?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Nos bastidores, estão os memes do windows 11 dizendo que é uma cópia do Linux mal feita.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Também podem ser aqueles desenvolvedores psicopatas, que criam problema no Windows de propósito.
Tá cheio de psicopata assim, em Linux, Xailer, HWGUI, FIVEWIN, e até em Harbour/Xharbour.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Amparo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Amparo »

ola amigos

meu micro é:
Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1165G7 @ 2.80GHz 2.80 GHz
Memoria: 16,0 GB (utilizável: 15,7 GB)
SSD: 500GB
windows: Windows 11 Pro versao 23H2

instalei o MariaDB 11.3 e esta normal, criando BD e funcionamento normal, porem tenho outra maquina com com Mariadb 10.0 e faço backup constantemente só que fui migrar este backup para a maquina que tem a versão 11.3 e deu pau, os campos que contem caracteres especiais não foi reconhecido nesta versão,
no backup esta assim:

Código: Selecionar todos

DROP TABLE IF EXISTS `empresa`;
/*!40101 SET @saved_cs_client     = @@character_set_client */;
/*!40101 SET character_set_client = utf8 */;
CREATE TABLE `empresa` ( ...
...
...
PRIMARY KEY (`ID_EMPRESA`)
) ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=2 DEFAULT CHARSET=utf8;
/*!40101 SET character_set_client = @saved_cs_client */;
no MariaDB 10.0 a tabela EMPRESA os campos esta como: utf8_general_ci

quando importei para MariaDB 11.3 os campos ficaram assim: utf8mb3_general_ci

exemplo o campo EMP_NETMAX
no MariaDb 10.0 = ‹¤
no MariaDB 11.3 = ‹

ou seja bagunçou tudo e agora não sei como resolver.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Depende de como fez/restaurou.

Desde quando migrei de MySQL 5.6 para 5.7 e tive problemas com codepage, defino a codepage EM CADA TABELA, EM CADA STORED PROCEDURE, EM CADA STORED FUNCTION, assim não importa qual é o default do servidor.

O que eu sei é que na hora de restaurar, o HeidiSQL permite definir a codepage, no caso da padrão não dar certo.
O backup é um arquivo texto, que pode não ter sido feito pelo HeidiSQL, e pode estar em qualquer codepage.

Faço meus backups do MySQL/MariaDB pelo harbour, então coloco no arquivo de backup as definições pra não correr risco.
Até agora tudo bem.

No seu caso é descobrir como ficou a bagunça:
tem a codepage do arquivo de backup, tem a codepage de conexão, tem a codepage da tabela, e pode ter a codepage do banco de dados.
Tem até codepage por campo agora.
Aonde não está definido, entra o default superior.
Pode ser que gravou certo, mas a leitura está errada.
Vai ter que avaliar tudo isso, não é complicado, mas é trabalhoso porque depende de detalhes e possíveis testes, que podem ser demorados conforme tamanho das tabelas.
Veja o que tem e o que dá pra fazer.

Importante: alterar a codepage da tabela não altera automático o conteúdo.

Lembre-se que no mesmo servidor pode ter bancos de dados diferentes, e fazer testes assim, deixando o "original" intacto.
Exemplos: original. original_test, original_backup, ou algo assim.

Quanto ao problema que eu tive, estou considerando que posso ter baixado versão de testes ao invés da normal.
Mas por enquanto continuar instalando a que funciona, não uso recursos novos mesmo, tanto faz.
Só vou usar recursos novos quando trocar em todos os clientes, e isso vai demorar.
José M. C. Quintas

Amparo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Amparo »

ola amigos
bom dia

o problema é que na versão 11.3 para frente não existe mais o utf8 e sim utf8mb3 ou utf8mb4 ai quando vc restaura da versão 10.0 ele troca para um parecido ou seja utf8mb3_general_ci

no backup esta assim:
INSERT INTO `empresa` VALUES (1,'TUDDOLOJAS','XqRTYUrSVX','BUBI73','2023-04-20','T','TDSERVER','GESTOR','T','T','F','‹¤', <-- estes caracteres é que deveria gravar no DB mas grava outra doidera no lugar.

abraços
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
O DeepSeek é seu amigo!

Qual é a pagina de codigo compatível com utf8_general_ci na versão nova do MAriaDB ?
Resposta:

Código: Selecionar todos

Na versão mais recente do MariaDB, a collation utf8_general_ci está associada ao conjunto de caracteres utf8, que é uma implementação do UTF-8 no MariaDB. No entanto, é importante notar que o utf8 no MariaDB (e MySQL) não é o UTF-8 completo, pois suporta apenas caracteres de até 3 bytes, o que não inclui todos os caracteres Unicode, como alguns emojis e caracteres especiais.

Para suportar o UTF-8 completo (até 4 bytes), o MariaDB introduziu o conjunto de caracteres utf8mb4, que é a versão completa do UTF-8. A collation correspondente para utf8mb4 que é equivalente a utf8_general_ci é utf8mb4_general_ci.

Resumo:
Conjunto de caracteres utf8: Compatível com utf8_general_ci, mas suporta apenas caracteres de até 3 bytes.

Conjunto de caracteres utf8mb4: Suporta o UTF-8 completo (até 4 bytes) e a collation equivalente é utf8mb4_general_ci.

Recomendação:
Se você precisa de suporte completo para UTF-8, incluindo emojis e outros caracteres especiais, é recomendável usar utf8mb4 com a collation utf8mb4_general_ci (ou utf8mb4_unicode_ci para uma ordenação mais precisa de acordo com as regras Unicode).

Exemplo de uso:
sql
Copy
CREATE TABLE minha_tabela (
    id INT PRIMARY KEY,
    nome VARCHAR(255) CHARACTER SET utf8mb4 COLLATE utf8mb4_general_ci
);
Isso garantirá que sua tabela suporte todos os caracteres UTF-8, incluindo aqueles que requerem 4 bytes.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Sei lá...
A pergunta correta seria: e o que esses caracteres significam no backup ?
Ou o backup já foi feito com problema ?
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

charset.png
Sei lá, nunca olhei, nem sei se é aí mesmo: utf8mb4 e utf8mb3.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Você tem o arquivo de backup.
Restaure na versão correspondente, se for o caso, e veja quais as opções de backup, pra fazer um novo.

O mesmo na hora de restaurar:
Veja quais são as opções.

Se é backup em linha única complicou, fica limitado a fazer no servidor.

Também tem o harbour pra converter, ou conversores, e sei lá mais o que.

SEMPRE DEFINA CODEPAGE NO BANCO DE DADOS/TABELA.
Isso entra no backup e na restauração, não importa o default do servidor.

Pois é... inventaram essa bost. de UTF8 pra padronizar, mas pelo jeito não padronizou bost. nenhuma.
É por essas e outras que eu uso PTISO, ANSI pra tudo.
Sou brasileiro, moro do Brasil, fod.-se usar UTF8 pra facilitar entrangeiro ver.

Nem site precisaria disso.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Dei uma olhada agora e é interessante.
show1.png
show2.png
O primeiro é MySQL, o segundo é MariaDB.

No MariaDB inclui COLLATE na stored function.

Significa que o backup de um pro outro poderia trazer problemas.

Pois é... quando não definido entra o default.
E o default nem sempre é o mesmo.

Defina a codepage no banco de dados antes de restaurar.
E a partir daí, defina em tudo também.

E como eu disse, a partir de determinada versào isso é POR CAMPO/COLUNA.
Se nào definido, assume o default da tabela/servidor, podendo misturar codepages.
collate.png
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

codepage.png
Restauração pelo HeidiSQL.
Há o alerta sobre detectar errado, e permite escolher.
José M. C. Quintas

Amparo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Amparo »

ola amigos
bom dia

com relação ao problema que coloquei acima com os caracteres especiais descobri em partes o que causou o erro, pelo visto não é no MariaDb e sim no HeidSQL app que utilizo para manipular o BD, quando instalei o MariaDB 11.3 veio o HeidSQL versão 12.6.6765 ai fiz o restore em uma maquina que tenho a versão 9.4.0.5125 e não ocorreu o erro.

abraço
Amparo
Responder