Ajustar memoria para Programa em Clipper no Server 2008

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

JulioNSP
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JulioNSP »

Olá, rodar um programa em Clipper Summer87 X86 em um Servidor 2008 X86, acontece que está faltando memória aquela que aparece quando executamos o comendo mem do DOS eu preciso de algo em torno de 625K (Tamanho do maior programa executavel) no Server 2003 está ok com 627 mas no Server 2008 está em 526.

Alguem sabe com configurar para conseguir mais memoria?

Desde já agradeço muiot qualquer ajuda ou dica.

Julio.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Olá!
Tem os fontes ? pq não converte para Harbour ?
Se não tem os fontes em summer é fácil converter...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JulioNSP
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JulioNSP »

Olá Itamar, muito obrigado por responder. Eu tenho todos os fontes e pretendo fazer a conversão para Harbour só não tenho nem idéia de como fazer isso.

Porém até que eu faça a conversão precisaria resolver o problema do Server 2008.

Temos dois servidores IBM System X 3200 M2 e usamos o Windows Server 2003 X86 e com SP2, neste SO o programa está funcionando bem mas no outro que esta com Windows Server 2008 X86 dá erro de out of memory, reparei que o tamanho do maior programa executavel está em 575244 e no Server 2003 627344. Acredito que essa diferença esta causando o problema.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Estranho isso, deve ter compilado de um jeito ruim, talvez com blinker normal.

Alternativa 1:
Arruma um blinker 7, compila, linquedita com ele e esqueça problemas de memória.
Compile usando BLINKER EXECUTABLE EXTENDED nos comandos de linquedição
E também SEARCH BLXCLP52, se não me engano, ou BLXCLP53, conforme versão do Clipper.
Ele vai usar até 16MB de memória, não só esse pedacinho que tem aí.

Alternativa 2:
EXOSPACE que vinha no Clipper conforme versão
Linquedita com ele
Ele vai usar até 8MB, se não me engano

Alternativa 3:
PLINK86 mesmo, fazendo ajuste de memória, mas isso já nem lembro mais como fazer, e já na época não era tão comum.

Isso é só a linquedição, o processo final pra gerar o EXE.
Todo restante continua igual, do jeito de sempre.

Nos dois acima, eles usam a memória normal e mais memória extendida, que não faz parte dessa abaixo de 640kb.
Se o programa está preso a usar somente a memória normal, é onde fica preso nisso.

A última opção, o PLINK86, ele criava overlay automático, que é o programa poder rodar por partes, exigindo menos memória.
Mas continua preso à memória abaixo de 640kb, o que pode ser problema ou não, depende do mínimo que ele precisar.

Muitos programadores usavam o blinker só pra linqueditar mais rápido, e perdiam as vantagens do PLINK86 original do Clipper.
Isso faz o programa exigir memória pra ser carregado inteiramente, e não por partes.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

JulioNSP escreveu:Eu tenho todos os fontes e pretendo fazer a conversão para Harbour só não tenho nem idéia de como fazer isso.
aqui no fórum deve ter diversas explicações, se vc seguir consegue em menos de 1 semana portar e se livrar de inúmeros problemas que tínhamos no clipper
eu mesmo tinha um sistema todo feito em clipper usando o antigo miro3, quando decidi portar para harbour/gtwvt passei 1 semana e estava tudo em 32 bits, depois só sai ajustando pequenas coisas nos relatórios para impressões, um tempo depois decidi ir para o ambiente gráfico com a minigui o caminho foi longo mas consegui e hj o sistema esta todo em harbour/minigui
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
JulioNSP
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JulioNSP »

Só para informação o Clipper que usei é a versão Summer 87 e compilei usando PLink86 já dividindo manualmente em partes (Overlays).

Como eu disse tenho a intenção de converter em uma linguagem mais moderna mas nop momento preciso tentar resolver a questão da pouca memoria baixa no Server 2008.

Desde já o meu muito obrigado por toda a ajuda.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
Eu tenho todos os fontes e pretendo fazer a conversão para Harbour só não tenho nem idéia de como fazer isso.
Posso auxiliar nisso ai. Já fiz algumas bem complicadinhas para outras pessoas, inclusive para Linux.
Caso não queira ir por esse caminho, aconselho usar o blinker. Comprei ORIGINAL com manual, na época, usava com muito sucesso, a aplicação enxergava toda memória do mícro.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JulioNSP
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por JulioNSP »

Itamar, boa noite e miuto obrigado por responder. estou muito interessado em fazer a conversão e desde já agradeço e muito por a sua disposição em ajudar.
Mas até eu começar a fazer esta conversão preciso manter o sistema funcionando e esta cada vez mais dificil continuar com o Sever 2003 X86, e para subir um pouco na parte do sistema servidor em 32 bits nos testes que fizemos aqui com o 2008 dá o problema de memoria baixa abaixo do que precisamos e dá o erro de "out of memory". Estamos pensando em tentar o 2012 numa versão 32 bits e ver o quanto ele disponibiliza de memoria baixa.

Muito obrigado.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Olá!
Se não tiver problema com os fontes, pode me passar que posso mandar de volta com as modificações. Sem compromisso nenhum da sua parte... Mas tarde, se der tudo certo vc pode ajudar o forum com algum valor de alguma fatura... fica a seu critério.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Faz o que falei: usa o blinker 7
Deve ter pra summer também.

Hoje com rtlink:

Código: Selecionar todos

file f1, f2, f3
file f4, f5, f6
output nome
com blinker:

file f1, f2, f3
file f4, f5, f6
output nome
blinker executable extended
search \blinker7\blxclpsummer
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

JulioNSP, você precisa configurar o CONFIG.SYS para chamar o HIMEM.SYS:

DEVICE=HIMEM.SYS
A função do HIMEM.SYS é fornecer acesso à Memória Estendida (XMS - Extended Memory Specification), que é a memória acima do limite de 640KB do MS-DOS.

Com o acesso à Memória Extendida você precisa apresentá-la ao gerenciador de memória para que ele possa utilizá-la.

Para isto precisará ativar o EMM386.EXE (Gerenciador de Memória Expandida) que simula a Memória Expandida (EMS - Expanded Memory Specification) usando a memória estendida.

DEVICE=EMM386.EXE
Outra coisa:

No setup da maquina você precisa procurar algo como memória de vídeo compartilhada e desabilitar. Este recurso uso parte da memória da máquina para uso gráfico, geralmente preparado para Autocad, etc. Desabilitando este recurso a parte de memória(locked) ociosa ficará livre para o gerenciador da memória extendida e expandida.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder