Meanwhile, maintaining both X11 and Wayland sessions introduces technical debt and increases maintenance burden, limiting our ability to innovate efficiently.
Enquanto isso, manter sessões X11 e Wayland introduz duvida técnica e aumenta a carga de manutenção, limitando nossa capacidade de inovar com eficiência.
Manter ou não compatibilidade com coisa ultrapassada ? Eis a questão! Quem ficará mantendo ?
Falei sobre isso aqui, alguns dizendo que o X11 era o padrão do Harbour no Linux... Expliquei que não existe padrão nesse caso.
GTK2:
Um kit de ferramentas de interface gráfica (GUI) que não suporta Wayland diretamente e precisa usar Xwayland.
GTK3 e GTK4:
São versões mais recentes do GTK que possuem suporte nativo para Wayland.
Portanto, se você estiver usando GTK3 ou GTK4, seu aplicativo poderá se comunicar diretamente com um servidor Wayland, enquanto que GTK2, se rodar em uma sessão Wayland, precisará usar Xwayland para funcionar.
Não sei direito em que pé está hwgui.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2) "The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell" https://github.com/JoseQuintas/
Olá!
Vai precisar testar para xWayland.
Melhor será migrar para Wayland.
Já tinha pensado nisso. Tudo velho é para o X11, o novo para Wayland... Vamos ver, pode ser uma mistura disso ai, software legado e não compensar mexer.
Até o GTK4 ou 5... Será no X11 ou Wayland ? Precisa ver quantas distros irão adotar. O passo foi dado, ficar mexendo em 2, 3 é que nenhum programador quer.
Por falar nisso o código do 486 foi removido agora do Kernel Linux. Então ficar com coisa muito velha(sem manutenção) é que ninguém quer.
Motivo das coisas deixarem de existir. Não é pq é X11 e sim pq ficou sem pessoal para atualizar.
Olá!
Veja que o GNOME é TODO em cima do GTK, não sei essas versões mais atuais, mas foi criado usando GTK.
Pra sair do X11, deve ser pq ficou muito tempo sem atualizações(abandonado) e outras pessoas que não gostam do X11 tendo que dar manutenção.
seria otimo o linux, conseguir instalar diretamente um execultavel sem emulador winme , nem sei se é desse jeito ainda , muitos programas meus importantes são instalados só no win por não haver no linux. e detesto usar o winme.
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina clipper 5.3 /harbour/minigui