Harbour, xHarbour p/quem admira CLIPPER e ESTE FÓRUM !!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Harbour, xHarbour p/quem admira CLIPPER e ESTE FÓRUM !!!

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 9 de setembro de 2004.

Prezados Srs,

Venho respeitosamente, convidá-los a uma reflexão:

Gentileza acessar:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... =1709#1709

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Fenix
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Fenix »

Tá bravo em Gransoft ? :lol:

Brincadeira.

Eu tambem andei testando o xharbour, mas precisamente a lib do GASPRO54 que o Wagner "converteu", mas nao funcionou porque na maioria das rotinas em assembler ele simplesmente colocou para retornar True, ou False, ou "" ou zero, .... ou seja, elas nao foram convertidas e apenas suas chamadas foram substituidas.
Já me propus varias vezes a tentar resolver os problemas e tambem nao tive colaboracao no xharbour. Então desisti porque se for para ficar batendo cabeca sozinho e fazendo "experiencia" em cliente, prefiro dedicar ao Delphi com Interbase .

Até mais.
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Xharbour, Harbour e Clipper...

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 11 de setembro de 2004.

Prezado Fênix,

Se faz extremamente necessário portar nossos algorítmos TEXTO para Linux.

Uma opção: FlagShip (TEXTO p/Linux. Mas é MUITO caro e deixa a desejar nos RELEASES. Sou usuário FULL REGISTRADO. Essa é uma das razões do meu avatar (ícone) aí do lado...

Outra opção: xHarbour Open Source e Harbour Comercial (TEXTO p/Linux e WinDOS) ...
Mas, somente quando eu conseguir compreender/aceitar o ABSURDO do HBMAKE, e resolver dúvidas básicas já mencionadas E AINDA SEM SOLUÇÃO.

Interface Gráfica para Windows e Linux? Faltam IDE's produtivas. POR ENQUANTO, NEM PENSAR. Antes o DELPHI+ZEOS+MYSQL ou APACHE+PHP+MYSQL.

O grande problema são os MAGNÂNIMOS do xHarbour Open Source. Parece-me que a grande maioria dos analistas/colaboradores são da República do Rio Grande, e, definitivamente, essa turma NÃO gosta de Brasileiros simples e humildes. E também não gostam do trabalho do Toledo...

E para completar, o SINTEGRA é de lá... deve ser por isso que os meus emails com dúvidas sobre possíveis ERROS do Validador TAMBÉM NÃO SÃO RESPONDIDOS...
http://www.gransoft.com/download/sintegra/Erro_png.png

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

gransoft@zipmail.com.br
Editado pela última vez por gransoft em 11 Set 2004 20:21, em um total de 1 vez.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Boa tarde !!!
Bom quero parabenizar o Gransoft pela sua atitude e por nos ajudar aki no fórum com suas sábias soluções.
Eu programo em clipper há mais de 9 anos, agora to indo pro Fivewin juntamente com o Trazom, mas antes queria dar um passo maior, pular o fivewin e cair na real com o 32 bits xHarbour, mas infelizmente as dificuldades encontradas foram suficientes para eu desistir, pois disponho de pouco tempo e mto serviço a ser executado, me inscrevi no fórum do Culik grupo do xharbour inclusive falo sempre q posso com ele no msn, e até agora ele foi prestativo comigo qto as duvidas q pergunto, falo tb com outros programadores em xharbour me mandaram exemplos tudo, com minigui tb outros com hwgui, eu tb como vc pensei caramba meu clippaum rodando em 32 bits vai ser coisa de outro mundo, tentei gerar uns programas em texto xharbour compilado com compilador pra DOS djpp, mas deu uns erros locos...rs...ae cabei desistindo, minha intenção inicial era criar um programa para reorganizar minhas bases de dados dbf num programa em 32 bits, para ver a diferença de performance.
Eu recebo os e-mail do grupo do Xharbour leio sempre q posso.
Naum vou criticar o Culik pq ele tb eh membro do fórum do Toledo e o conheço seus posts há mais de 2 anos e naum me importo onde ele mora ou deixa de morar, pois converso com moh galera inclusive programadores argentinos, eles me ajudam, qdo o Brasil ganhou da Argentina, deu um vontade de zuar o Daniel...rs...mas...evito conflitos desnecessários ou assuntos q geram discussões, pois procuro ajudar pois tb preciso naum sou perfeito, ja fiz posts em fóruns clipper de argentinos...sem problemas....
Mas entendo sua indignação, e sua vontade de utilizar o xharbour.
Atualmente existe um grupo de discussões do xHarbour-br, onde a maioria dos programadores em xHarbour se encontram e discutem problemas e dúvidas. Não me importei com a tal centralização, mas gostaria claro q estivesse aki no site do Toledo.
O Sandro da Luma Informática me falou tb do Linux em modo console qdo tava querendo compilar o xharbour pra dos.
Eu tenho Linux Kurumin e Ruindows aki tipo dual boot. Gosto mto do Linux, o fato de programar em clipper xharbour para criar programas para rodarem nele me fez pensar mto, pois o flagship eh coisa braba...rs.
Leio os e-mails dos programadores em xharbour q rodam seus programas na boa em linux, mas por enquanto fico na inveja. Ainda levarei um tempo pra atingir tal grau de compreensão pois ainda sou mto leigo qdo se trata de xHarbour.
Ow Gransoft, referente ao "tchê", somentei comentei pq tenho mtos amigos no Sul....de forma alguma postei isso com intenção de lhe ofender pois conforme falei admiro seus posts no fórum...
Mas como vc ainda me encontro meio q ilhado tentando chegar no continente xHarbour com meu barquinho a remo.
Convidei a galera da lista do xHarbour a visitar esse post.

Acreditam que o xHarbour é o xBase do novo milênio: ele tem o Código aberto, Gratuito, Multi-plataforma, e independente, e não são requeridas DLLs externas para ser suportado pelo Windows. O xharbour cria o Pcode como o Clipper, mas no lugar de criar um arquivo OBJ, ele cria um Pcode com os registros equivalentes de Pcode. Está aproximação dá ao xHarbour o benefício de ser um autêntico compilador multi-plataforma.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

xHarbour, Harbour e Clipper

Mensagem por gransoft »

Prezado Dudu_XBase,

Já é fera em xHarbour também?

Obrigado pela atenção, e espero que você tenha acessado os outros links também. Fazem parte de um contexto.

Ainda não desisti do xHarbour. E por favor, gentilmente solicito sua ajuda e PAGAREI pela sua assessoria, desde que o preço da hora-técnica seja justo, E RESOLVA MINHA DÜVIDA, que aliás, tenha santa paciência... existem ainda outros algorítmos mais sérios por testar.

O "Grande Problema" encontra-se aqui, no "teste.zip":
http://www.gransoft.com/download/xharbour/

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

gransoft_mg@yahoo.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Boa Noite Mestre.
Não citei no post q entendo do xHarbour.
"Mas como vc ainda me encontro meio q ilhado tentando chegar no continente xHarbour com meu barquinho a remo. "
Pretendo um dia mas agora como citei estou sem tempo para me aprofundar no xharbour. Mas no tempo q tive para dar atenção a esse novo Iate q apareceu no Cais, como vc tive dificuldades para ligar o motor, acabei focando outras coisas.
Não quis encadear nenhuma discussão, mas sim uma solução para seu problema.
Nem postei q solucionaria seu problema nem q prestaria tal a consultoria para solução.
Li e vi todos os seus links, vc sustentou suas dúvidas em algo concreto.
Espero que seu problema seja resolvido. Por outros colaboradores e programadores que tenham um conhecimento em xharbour com certeza maior q o meu, pois como falei sou leigo ainda.
Venho pedir desculpa ao senhor se tiver lhe causado algum tipo de ofensa ou constrangimento pois não foi minha vontade, que foi colocar em pauta seu problema para uma solução mais rápida.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial

Itamar Lins
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

clipper no linux

Mensagem por Itamar Lins »

Ola!

Bem, não frequento este forum.
Sobre o problema de utilizar o xharbour no linux, eu utilizo há muito tempo.
Se existe alguma coisa em que possa ajuda-los...

Tem tambem o news do xharbour e hwgui.
u-br.comp.ling.xharbour
u-br.comp.bibliotecas.hwgui

[]'s
Itamar M. Lins Jr.
gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Bem-vindo...

Mensagem por gransoft »

Prezado Itamar Lins,

Bem-vindo ao Fórum do Toledo.

Estou viabilizando na prática, TODAS as formas para migrar definitivamente para Linux, ainda em modo TEXTO, mas com produtividade.

Essa migração necessita de TODO apoio, e DEVERÄ ser compartilhada com usuários que somente agora tomaram conhecimento do que é CLIPPER.

Obviamente, os que se dedicam mais, TAMBÉM tem dificuldades, e nem é com o Sistema Operacional. É com a sintaxe do compilador xHarbour/Harbour mesmo.

Tipo:
"Uai, esse trem né 100% compatível não sô ???"

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

gransoft@zipmail.com.br
Itamar Lins
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Itamar Lins »

???

[]'s
Itamar M. Lins Jr.
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Olá , boa madrugada de segunda feira ( virando a noite para solucinar problemas com o DE-SINTEGRA - HEHEHEHE.

Caros escovadores de BITs é com grande respeito ao X, Harbour que venho até aqui dizer que NÃO EXISTE linguagem de programação mais difundida, utilizada, convidativa e trocentas outras qualidades mais, do que o CLIPPER.

Uso até hoje e depois de muitas tentativas, analises, debates com colegas etc., com lps, como ex: O Delphi, ASP, V Basic, Lib Five Win e o VFP ( Visual Fox Pro) tomei minha decisão concisa:

ESTOU MIGRANGO PARA VFP SEM DÚVIDA ALGUMA E PONTO.

É caro ?
- é
É da Microsoft ?
- é
Tem erros ?
-tem , mas existe uma equipe empenhada em sanar os problemas da comunida Fox e vários usuários contentes.

MAS FUNCIONA !!

É QUASE 100 % COMPATÍVEL COM O CLIPPER *
É TOTALMENTE OOP
PERMITE CONSTRUÇÃO DE NOVAS CLASSES E OBJETOS ( desejo de todos os usuários de Clipper )
BD NATIVO E INTEGRADO COM PROCEDIMENTOS INDEPENDENTE DO PROGRAMA ( SO FALTA FALAR).

E É PARA WINDOWS !!

ME DESCULPEM SE FUI OFENSSIVO, MAS É O QUE ACHO.

DICAS <www.rrfsistemas.hpg.com.br>
100 +
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

:shock: Boa Madruga Mestre.
Não estamos somente discutindo funcionalidade...mas sim portabilidade...o Janis precisa colocar o sistema dele em Linux....
O VPF é mto bom, ja vi empresas q possuem sistemas mto maravilhosos nele, não citarei nomes. Mas prefiro o 5win....gosto naum se discute neh...rs
Com o crescimento do nome FREEWARE....atrelado ao Linux...e outros sistemas ou simples softwares de código aberto...uma linguagem FREEWARE....q gera programas multiplataformas...ainda 100% clipper..em 32 bits..eh algo de impressionar qq criador de prgs naum acha ?
Eu amo clipper como todos os membro desse fórum.
Não vou falar mal do Windows...pq a maioria de nós utilizamos esse Sistema Operacional há anos...mas qm ja teve uma experiência com o Linux...Conectiva 10, Slackware, Debian...por ai vai...e programa em clipper... já pensa em tentar montar algo pra ver o q acontece...
Estamos aki logicamente para suprir não só as nossas necessidades, mas de nossos clientes q nos pagam para ter o produto com qualidade....mas já pensou se um dia...ao invés de vc escutar "Ele não roda em Windows ?"..."Ele não roda em Linux ?"...
Hj falo tenho versão em DOS e Windows....e amanhã...
Estou "reindexando" meu tempo para retormar aos meus estudos no xHarbour....

Somente para informação...rs...eu falei com o Janis (Gransoft)...no sábado a tarde...liguei no cel dele....rs...só para verificar se tinha o ofendido....e tb falei com o Luiz (Culik) a noite...Tudo na Paz... :cool:

gransoft
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Contato Dudu_XBase...

Mensagem por gransoft »

ARAGUARI-MG, 13 de setembro de 2004.

Prezados Srs. e Dudu_XBase,

Muito agradecido pela ligação...

O fato de você ter comentado meu POST em outro Fórum somente trouxe benefícios. E nunca existiu nenhuma ofensa. É pura necessidade de informação Técnica.

Você recebeu uma indicação para uma lib que procurava (Tô de olho!), e os Analistas/Colaboradores do xHarbour tiveram mais paciência comigo. Afinal, primeiro a migração de Clipper p/xHarbour no WinDOS, e em seguida, para o Linux. Simples. Desde que os "macetes" sejam de conhecimento de todos, principalmente quanto à sintaxe de comandos.

E tem que ser rápido... Em breve, começaremos TUDO de novo com as Interfaces Gráficas para Windows e Linux.

Quanto a POSTAR aqui e lá, para mim é uma simples questão de Ctrl+C Ctrl+V ...

Convenhamos... esse phpBB é muito mais didático.

Quanto ao outro Produto, paga-se caro até para se participar de um REPOSITÓRIO... "Closed Source" !!! É evidente que quem aceita esse Modelo, não concorda em compartilhar nada. Paciência.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

gransoft@zipmail.com.br
Diderot
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Diderot »

Entendo e compreendo a sua angustia mas acredito que o momento para é somar e não dividir.

Localizações físicas/espaciais são limitadores que entendo devemos nos afastar. O Brasil é um só embora seja um continente em termos de culturas...Imagimo que a tolerância seja um requisito que devemos sempre cultivar para benefício de todos.

O Dudu é jovem mas "pescou" logo essa questão. Parabéns!!

Isso tudo que está sendo colocado, a forma de troca nesse fórum nos leva à muitas outras reflexões que necessitamos aprender a exercitar de forma mais despojada. Algum tem conseguido e são exemplo a ser seguido. A participação do Toledo está acima de tudo.

Tenho que reconhecer que aprendi bastante participando lendo os tópicos postados e as respostas oferecidas. Imagino que pouco ou quase nada tenha colaborado com a coletividade. A turma daqui é bastante ativa.

Janis Peters estou disponível para ajudar e podemos discutir como. Fica o meu oferecimento pois é um questão que considero fundamental.

Um abraço e obrigado pelo convite.

Diderot
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Que polêmica meu povo, o Culik sempre me atendeu bem com excessão do dia que disse que queria ajudar no desenvolvimento, ele quase cuspiu fogo, quanto ao WAGNER "CONVERTEU" A LIB GASPRO, não houve procura relativamente ativa a respeito desta lib para que eu pudesse investir um alto tempo para converter realmente esta lib, ela apenas foi descompilada e algumas rotinas criadas para tampar buraco. Nos serviços de conversão que tenho feito para algumas empresa o xHarbour tem atendido bem e é 99% compatível com o Clipper, as rotinas em C/ASM eu sempre reescrevo e não tenho tido problema nenhum com isso, conseguindo grandes vantagens para os programas em um piscar de olhos. A conversão de qualquer sistema é simples e transparente, claro que nada que é bom acontece num piscar de olhos, mas sei que o xHarbour 32bits para modo texto linux ou windows (Principalmente para linux) é a bola da vez para programadores clipper.

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

10 Motivos para você utilizar Microsoft Visual FoxPro
1 - Custo:
Baixo custo; para distribuir suas aplicações desenvolvidas em Visual FoxPro, bastar ter o pacote licenciado que custa aproximadamente US$649.00 sendo assim todas as aplicações distribuídas à partir deste pacote estarão licenciadas.

2 - Migração de código facilitada:
Fácil migração do código fonte de versões do FoxPro for Windows ou Clipper e suas tabelas.
Aproveita-se a cultura dos desenvolvedores xbase permitindo uma rápida conversão/aproveitamento do código.

3 - Aproveitamento de dados antigos:
O Visual FoxPro permite a módulos novos, desenvolvidos totalmente em VFP, conexão e acesso facilitado as tabelas do FoxPro for Windows ou Clipper.

4 - Alta produtividade no desenvolvimento:
O Visual FoxPro através da programação orientada a objetos (classe, subclasse, herança, encapsulamento e polimorfismo) visualmente ou não, permite o desenvolvimento rápido dos aplicativos uma vez já desenvolvidas as classes básicas.

5 - Transformações (Importação e exportação) de dados:
Alta velocidade na recuperação de dados de qualquer SGBD bem como conversões, importação, exportação de arquivos txt ou XML e outros formatos.

6 - Conectividade:
Fácil Conectividade com com qualquer banco de dados via ODBC ou ADO. O desenvolvimento do aplicativo dividido em n camadas, torna fácil a utilização de outros SGBD's.

7 - Componentes COM+:
Desenvolvimento de componentes COM+ que podem ser acessados por outras linguagens de desenvolvimento (ex.: ASP).
As consultas ao banco de dados são processadas pelo componente VFP e retornados os resultado em html puro ou xml ao ASP.

8 - XML WEBSERVICES
O consumo ou publicação de XML WEBSERVICES deixa as aplicações desenvolvidas em Visual FoxPro rodando na WEB sem a necessidade de termos licensas de serviço de terminal.
A mesma aplicação que é usada na rede local e outras aplicações usadas em qualquer outro lugar podem se comunicar através de uma conexão com a internet.
Sendo assim a aplicação que não está na rede local acessa o banco de dados no servidor via http fazendo com que a camada de regra do negócio e acesso à dados processem as informações no SGBD.
Pronto, nossa aplicação está na WEB sem a necessidade de usarmos browsers ou serviço de terminal.

9 - Recursos nativos:
Banco de dados nativo, gerador de relatórios nativo, facilidade na distribuição dos aplicativos, basta um EXE nas estações com três DLL's necessárias e pronto. Funciona em rede, no hd, no zip-drive, no cd.. Sem a necessidade de ficar instalando recursos na máquina cliente.

10 - Comunidades:
Temos ótimas comunidades para ajudarmos e ajudar-nos no que for preciso e novos livros disponíveis no mercado.
Grupo mineiro: www.foxminas.com.br
Grupo brasileiro: www.foxbrasil.com.br
Grupo internacional (em português): www.universalthread.com/portuguese

SEM DEMAGOGIA...

Renato Ribeiro Ferreira
;)
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Responder