Prezados Colegas,
Estou iniciando a conversao de um sistema. Ja' passei alguns dias lendo quase todas as mensagens deste forum, inclusive baixando alguns arquivos que consegui, outros eu nao consegui, ate porque sao menasagens muito antigas. Muitas da duvidas que eu tive, pude resolver quebrando a cabeca e seguindo as orientacoes dadas a alguns colegas.
Porem neste momento estou me deparando com um problema que nao sei como resolver, para seguir meu caminho, por isso peco ajudo dos colegas. Estou utilizando dois caminhos, ate para compara-los, o xMate e o bld.bat, para compilar e converter minhas aplicacoes.
Meu objetivo e converter toda minha aplicacao para poder compilar com o xHarbour e posteriormente modificar as interfaces.
1.Qual o environment devo escolher para gerar aplicacao terminal:
BorlandDos, BorlandDox, BorlandWin ou existe outra alternativa?
2. Apos migrar minha aplicacao posso conviver com aplicacoes em terminal e janelas windows?. Com isso posso converter aos poucos e resolver cada problema de uma vez.
Grato pela ajuda. Luiz
Erro durante conversao clipper 5.2e x xHarbour
Moderador: Moderadores
-
luizcarlos
- Usuário Nível 1

- software_facil
- Usuário Nível 3

- Contato:
Prezado,
Para usar o compilador xHarbour, vc precisará :
1- Ter o xHarbour instalado em sua máquina, na pasta xHarbour, vc pode baixá-lo do site www.xharbour.org ;
2- Ter o Borland C++ 5.5 instalado em sua máquina ;
2.1 - De preferência em c:\bcc55 ;
2.2 - No site onde vc baixa o xHarbour, tem uma nota falando de dois arquivos que devem ser criados na pasta BIN do Borland C++, os dois tem extensão .cfg, anote o que deve ser feito e proceda após a instalação com a criação dos arquivos ;
3- Configurar o path apontando para a pasta c:\xharbour\bin e c:\bcc55\bin ;
3.1 - Se vc usa o Windows 95 ou 98, altere o seu autoexec.bat, se usa as versões mais recentes, dê um clique de direita no ícone Meu Computador na sua área de trabalho, vá em propriedades, depois na guia avançado e no botão variáveis de ambiente, lá encontre a palavra PATH, clique nela e escolha editar, insira no começo o que está descrito no ítem 3 ;
4- Decidir se fará um script de compilação e linkedição na mão, se usará o brmake ou o hbmake ;
5- No seu PRG principal, a primeira linha deve ser : Function Main()
6- Todos os outros PRGs do seu programa devem começar por Function [nome] ;
7- Todas as chamadas a esses PRGs dentro do programa, devem ser feitas pelo nome da função, e nunca por DO [nome]
A princípio seria isso, claro que depois vc pode fazer várias implementações usando comandos e funções próprias do xHarbour, mas para começar, esse é o caminho.
Abraços
Para usar o compilador xHarbour, vc precisará :
1- Ter o xHarbour instalado em sua máquina, na pasta xHarbour, vc pode baixá-lo do site www.xharbour.org ;
2- Ter o Borland C++ 5.5 instalado em sua máquina ;
2.1 - De preferência em c:\bcc55 ;
2.2 - No site onde vc baixa o xHarbour, tem uma nota falando de dois arquivos que devem ser criados na pasta BIN do Borland C++, os dois tem extensão .cfg, anote o que deve ser feito e proceda após a instalação com a criação dos arquivos ;
3- Configurar o path apontando para a pasta c:\xharbour\bin e c:\bcc55\bin ;
3.1 - Se vc usa o Windows 95 ou 98, altere o seu autoexec.bat, se usa as versões mais recentes, dê um clique de direita no ícone Meu Computador na sua área de trabalho, vá em propriedades, depois na guia avançado e no botão variáveis de ambiente, lá encontre a palavra PATH, clique nela e escolha editar, insira no começo o que está descrito no ítem 3 ;
4- Decidir se fará um script de compilação e linkedição na mão, se usará o brmake ou o hbmake ;
5- No seu PRG principal, a primeira linha deve ser : Function Main()
6- Todos os outros PRGs do seu programa devem começar por Function [nome] ;
7- Todas as chamadas a esses PRGs dentro do programa, devem ser feitas pelo nome da função, e nunca por DO [nome]
A princípio seria isso, claro que depois vc pode fazer várias implementações usando comandos e funções próprias do xHarbour, mas para começar, esse é o caminho.
Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
-
luizcarlos
- Usuário Nível 1

Muito obrigado pela sua atencao. Estes foram os passos que segui, apos ter lido quase todas as mensagens deste forum antes de postar esta pergunta.
A questao foi uma. Ao baixar o xharbor alguns arquivos de contribuicao eu nao coloquei nem no path nem no diretorio bin, com isso tive varios problemas.
Quanto a camada de apresentacao, gostaria apenas de uma confirmacao.
Posso utilizar a Gtwvw.lib para gerar minhas aplicacoes em janela terminal? ou tenho que obrigatoriamente utilizar a Gtwvt.lib?.
Abracos, Luiz
A questao foi uma. Ao baixar o xharbor alguns arquivos de contribuicao eu nao coloquei nem no path nem no diretorio bin, com isso tive varios problemas.
Quanto a camada de apresentacao, gostaria apenas de uma confirmacao.
Posso utilizar a Gtwvw.lib para gerar minhas aplicacoes em janela terminal? ou tenho que obrigatoriamente utilizar a Gtwvt.lib?.
Abracos, Luiz
Re: Erro durante conversao clipper 5.2e x xHarbour
Olá meu xará
É exata isso que estou fazendo onde eu trabalho, começei migrando para xharbour usando gtwvw, dai depois que consegui deixar tudo 101% do que era no clipper é que comecei a criar janelas, botões e etc. fazendo um mix de console+windows
Agora estou começando a testar o hwgui.
luizcarlos escreveu:2. Apos migrar minha aplicacao posso conviver com aplicacoes em terminal e janelas windows?. Com isso posso converter aos poucos e resolver cada problema de uma vez.
Sim para ambas as perguntasluizcarlos escreveu:Quanto a camada de apresentacao, gostaria apenas de uma confirmacao.
Posso utilizar a Gtwvw.lib para gerar minhas aplicacoes em janela terminal?
É exata isso que estou fazendo onde eu trabalho, começei migrando para xharbour usando gtwvw, dai depois que consegui deixar tudo 101% do que era no clipper é que comecei a criar janelas, botões e etc. fazendo um mix de console+windows
Agora estou começando a testar o hwgui.
Não, a gtwvw é independente e incorpora quase todas as funções da wvt.luizcarlos escreveu:...tenho que obrigatoriamente utilizar a Gtwvt.lib?
-
luizcarlos
- Usuário Nível 1

Muitisso obrigado pela orientacao.
Ja' estou alterando os programas. Estou quase terminando de incluir as functions e trocando os Do's que nao sao muitos.
Se me permita continuar as perguntas, tenho uma duvida quanto ao escopo das variaveis. Desliguei os warnings para poder finalizar primeiro as mudancas basicas, pois as variaveis globais estavam me impedindo de efetuar as trocas, face ao excesso de warnings.
Pergunta: Voce possui variaveis globais ( publicas ) em seus programas?
Eu declarei antes da function main() estas variaveis com memvar. Mas observei que, antes de desligar os warnings, que estas apareciam nos warnings. Se voce teve este problema, pode dividir comigo sua experiencia?
Abracos, Luiz
Ja' estou alterando os programas. Estou quase terminando de incluir as functions e trocando os Do's que nao sao muitos.
Se me permita continuar as perguntas, tenho uma duvida quanto ao escopo das variaveis. Desliguei os warnings para poder finalizar primeiro as mudancas basicas, pois as variaveis globais estavam me impedindo de efetuar as trocas, face ao excesso de warnings.
Pergunta: Voce possui variaveis globais ( publicas ) em seus programas?
Eu declarei antes da function main() estas variaveis com memvar. Mas observei que, antes de desligar os warnings, que estas apareciam nos warnings. Se voce teve este problema, pode dividir comigo sua experiencia?
Abracos, Luiz
Eu declaro dentro do Main, nunca tive poblemas.luizcarlos escreveu:Pergunta: Voce possui variaveis globais ( publicas ) em seus programas?
Quanto aos warnings eu mantenho desligado, mas quando eu uso aparece o "Warning W0001 Ambiguous reference:" se eu declarar como Public ou Private passando algum valor, por exemplo exemplo:
PUBLIC CR:=CHR(13)+CHR(10)
PRIVATE SCREEN_W:=WVW_GETSCREENWIDTH()
Porem usando memvar não dá warning
MEMVAR->CR:=CHR(13)+CHR(10)
-
luizcarlos
- Usuário Nível 1