Instruções de Como Migrar para xHarbour

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Dri
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Instruções de Como Migrar para xHarbour

Mensagem por Dri »

Hi!

Moderadores, desculpem pelo título do tópico (e pelo tópico também!), já que aqui não é um fórum do xHarbour, mas sei também que muita gente aqui programa em Clipper e também em xharbour, e confio muito na opinião das pessoas deste fórum.

Vamos à questão...

Estou pensando seriamente em migrar para xHarbour.
Por favor, digam-me os passos, o que devo baixar, onde há literatura para tal, programas de exemplo, as incompatibilidades com o Clipper, qual fórum me cadastrar para tirar as dúvidas do xHarbour... Estas coisas todas que uma principiante precisa saber.

Brigada!
Abraços!
Dri (F)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Instruções de Como Migrar para xHarbour

Mensagem por Maligno »

Por favor, digam-me os passos, o que devo baixar, onde há literatura para tal, programas de exemplo
Um dia inteiro se passou e ninguém te respondeu. Atá havia quem pudesse te responder melhor que eu, mas...

Para baixar o XHarbour e os pacotes ZIP que o acompanham, visite o site que o time de desenvolvimento mantém em http://www.xharbour.org.

Literatura é algo complicado. Pelo que sei, literatura propriamente (eBook) não existe. Parece que ninguém se interessa em escrever algo consistente para XHarbour. Você terá apenas o help on-line e um punhado de arquivos texto no diretório DOC incluído no ZIP que contém os fontes do XHarbour. Na instalação também seguem alguns programas exemplo na pasta SAMPLES (são poucos) e vários programas de teste na pasta TESTS.
Dúvidas você terá, certamente. Para saná-las, uma opção é este fórum, mas existe também uma lista mantida pelo XHarbour.org (provavelmente em inglês).
as incompatibilidades com o Clipper
Há quem diga que existem bugs que tornam a tarefa de migração, sob certas circunstâncias, uma coisa meio complicada. Conheço alguém que desistiu por causa disso. Há quem diga que não existe bug nenhum. Não sei dizer ao certo, porque o xHarbour não me interessa. Mas acredito que problema de compatibilidade você não terá. Pelo menos é o que a maioria diz.
qual fórum me cadastrar para tirar as dúvidas do xHarbour...
Aqui mesmo. Vá no índice do fórum e veja: há uma parte dedicada só ao XHarbour.
Estas coisas todas que uma principiante precisa saber.
Eu sei que você não pediu minha opinião, mas dou assim mesmo: se você é ambiciosa e gosta de programação, não deixe de experimentar outras linguagens/ferramentas. Nem que seja apenas para conhecer, brincar um pouco com os exemplos, etc. VB, VFP, Turbo Delphi (tem a versão Explorer que é excelente e gratuita), Turbo C++ (idem), Turbo C# (idem), etc. Além de conversar e trocar idéias com profissionais qualificados que utilizam essas ferramentas no dia-a-dia, e que sabem utilizá-las de verdade.
Experimentar algo novo certamente é uma boa maneira de expandir seus horizontes, criar vivência, refinar sua análise crítica. Talvez, no meio dessas experiências, você encontre alguma ferramenta melhor, que te agrade mais, e que poderá adotar um dia. E há várias. Algumas gratuitas, como eu disse. Além do que, o mercado de trabalho, se é que você um dia pretende disputar uma vaga, não costuma ser generoso com XBase.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Dri
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Dri »

Maligno... Nossa, obrigada!

E olha que, como você afirma, não tem conhecimentos plenos para responder!
A mim, não falta absolutamente nada na resposta. Está completíssima!

Não sabia que tinha um espaço aqui destinado ao xHarbour. É que nos meus favoritos deixo direto o link do fórum CA-Clipper. Valeu a dica!

Quero agradecê-lo pelo último parágrafo, que foram suas opiniões.
Foram muito válidas, viu? Não desistirei do xHarbour por enquanto, mas pensarei e buscarei também outras soluções.
Eu estava tão fissurada no xHarbour, que meus últimos sistemas eram Clipper puro, sem usar libs externas para não sofrer muito na migração.
Até pensei também no VFP, pois daria para aproveitar alguma coisa.
Tinha descartado o VB ou Delphi porque só aproveitaria a lógica...
Mas fazer o que? É o avanço tecnológico que não para! Ontem, para a área de tecnologia, desenvolvimento e informação, já é pré-história...

Valeu!
Abraços!
Dri (F)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinha

Eu geralmente procuro no forum por tópicos que contenham 1 unica resposta ou nenhuma para tentar não deixar alguém sem atendimento, mas as vezas passa batido, mas não esquenta não, meus 42 anos me mostram que já estou senil.

Bem quanto ao que o Maligno falou ele esta certo e fala por todos, mas não existe migração indolor. o mundo Harbour esta em constante renovação, isto acontece dia após dia enquanto que VB, Delhpi, Fox recebem releases completos a cada ano.

Podemos dizer que o mundo Harbour contenha inconsistencias e não bugs, pois se fosse assim não estaria ai por mais de cinco anos.

Eu uso Fivewin desde 1995 e tenho acompanhado sua evolução. Fiquei um tanto cético para migrar para Harbour, mas quando enfim migrei foi só vitória.

Eu sou adepto direto do Harbour, também uso o xHarbour, e tenho VB e Delphi para contrução de ferramentas que ainda não tenho no Fivewin, mas quando tiver eu abandono.

Dependendo do que voce pretende eu também te indico o xHarbour por ser novo, receber toda herança do Harbour e por ter mais ferramentas ligadas a ele.

Se voce pretende migrar para interface Windows sugiro utilizar a FreeWin que apresentei no tópico ...mais uma GUI para LO CLIPEROS... por ser simples e apenas modificar a interface deixando todo o trabalho pesado para o xHarbour, mas existem outras GUIs também como MiniGUI, HWGUI e por ai vai.

Em suma voce esta aliando suas vontades a um forum realmente maduro, onde todos que por aqui passam atendem e são atendidos com coração.

Bola pra frente.

@braços :?)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

A mim, não falta absolutamente nada na resposta. Está completíssima!
Que bom. :)
Ainda assim, em termos de XHarbour fico limitado só a esse tipo de resposta. Só poderia ajudar em algumas poucas informações técnicas. Mas, felizmente, sempre tem muitas pessoas do fórum dispostas a ajudar. Dificilmente alguém fica sem resposta.

Aliás, uma complementação: se você for mesmo utilizar o XHarbour, fique atenta para a forma de compilação. Se for usar o BCC (compilador C da Borland), me parece (alguém vai ter que confirmar por mim) que existe um front-end mais amigável (não lembro o nome, mas não é o HBMAKE) pra usar esse compilador de forma mais fácil. A quantidade de switches é muito menor que do GCC (outro compilador que o XHarbour pode utilizar), mas ainda assim, só de ver, desanima qualquer novato nessa área.
Ou seja: não se torture usando ferramentas que só vão te fazer perder tempo, sem acrescentar nada. Já procure saber qual ferramenta faz melhor esse serviço "sujo".
Outra dica: pode ser uma boa idéia testar o XDev mencionado no tópico aberto outro dia pelo colega Vailton. Não testei, mas me parece ser uma boa opção. Veja o tópico clicando aqui.
Quero agradecê-lo pelo último parágrafo, que foram suas opiniões.
É sempre um prazer ajudar. :)
Mas fazer o que? É o avanço tecnológico que não para! Ontem, para a área de tecnologia, desenvolvimento e informação, já é pré-história...
Concordo plenamente. :)

[]'s
Maligno
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

De uma olhada nestes, tvz clareie suas ideias...

https://pctoledo.org/forum/viewto ... al+fox+pro

Agora se estiver pensando em competir no mercado de trabalho... esqueça xbase, x/harbour...

Java ,Delphi ou .NET.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Apenas confirmando o q Maligno disse, o MAKE ao qual ele se refere pode ser (não sei se é esse) é o BRMAKE, mas é indicado mais para uso com a MiniGUI. O HBMAKE também citado por ele, é simples de mexer, muito fácil mesmo, mais fácil que isso só o famooooso "cl programa"... hehe

No mais tudo certo, se você disse estar ja se "preparando" para este momento, pois ja estava de caso pensado programando em Clipper puro para não enfrentar obstáculos, esse é o caminho mesmo, vai de xHarbour que compensa. Depois de migrar (incompatibildades tem, mas são minimas) não se de por contente, até por que a migração é tão simples que seria até um absurdo dizer q essa compilação com xharbour é uma "migração".

Teste outras ferramentas, nem vou citar outras agora, mas no caso xBase as mais evidentes só vejo estas mesmos, VFP e xHarbour.

Se decidir por ficar em xHarbour, tente se impor novas metas, como migração para bancos de dados relacionais por exemplo, talvez bibliotecas gráficas, não sei, vai da sua necessidades.

Se recompilar com xharbour e parar muito pouco vale. Será o mesmo velho clipper limitado de sempre (comparando com linguagens modernas), com um desempenho melhorado.

Se desistir de vez do xBase (o que não parece ser a intenção) vou na onda da multi-plataforma, PHP e Java na cabeça. ASP e .NET são muito bons também, mas limitados a pouco mais de 80% do mercado de servidores (se isso não for contraditorio) e caros, bastante caros. Tenha em mente programação integrada com WEB (e olha q até o xHarbour faz isso!!!) senão amanhã nem na padaria do seu Manuel.

Mas é isso, vai na fé q não se arrependerá........
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Dri
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Dri »

Tchê, são tantas coisas nestes links!
Opiniões, sugestões, discussões... rsrsrsrsrrs
Muito bom, muito bom...
Estou lendo atentamente cada um deles!
E também está me sendo muito válida a opinião de cada um nesta thread!

Obrigada de verdade!
Abraços!
Dri (F)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Dri escreveu:Tchê, são tantas coisas nestes links!
Opiniões, sugestões, discussões... rsrsrsrsrrs
Muito bom, muito bom...
Estou lendo atentamente cada um deles!
E também está me sendo muito válida a opinião de cada um nesta thread!
E lembrando disso, claro, há o Google. Uma excelente fonte de pesquisa.

[]'s
Maligno

PS: Pelo jeito não sou o único a bancar a "coruja". :))
Cezar
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Cezar »

Maligno escreveu:
Por favor, digam-me os passos, o que devo baixar, onde há literatura para tal, programas de exemplo
Um dia inteiro se passou e ninguém te respondeu. Atá havia quem pudesse te responder melhor que eu, mas...

Para baixar o XHarbour e os pacotes ZIP que o acompanham, visite o site que o time de desenvolvimento mantém em http://www.xharbour.org.

Literatura é algo complicado. Pelo que sei, literatura propriamente (eBook) não existe. Parece que ninguém se interessa em escrever algo consistente para XHarbour. Você terá apenas o help on-line e um punhado de arquivos texto no diretório DOC incluído no ZIP que contém os fontes do XHarbour. Na instalação também seguem alguns programas exemplo na pasta SAMPLES (são poucos) e vários programas de teste na pasta TESTS.
Dúvidas você terá, certamente. Para saná-las, uma opção é este fórum, mas existe também uma lista mantida pelo XHarbour.org (provavelmente em inglês).
as incompatibilidades com o Clipper
Há quem diga que existem bugs que tornam a tarefa de migração, sob certas circunstâncias, uma coisa meio complicada. Conheço alguém que desistiu por causa disso. Há quem diga que não existe bug nenhum. Não sei dizer ao certo, porque o xHarbour não me interessa. Mas acredito que problema de compatibilidade você não terá. Pelo menos é o que a maioria diz.
qual fórum me cadastrar para tirar as dúvidas do xHarbour...
Aqui mesmo. Vá no índice do fórum e veja: há uma parte dedicada só ao XHarbour.
Estas coisas todas que uma principiante precisa saber.
Eu sei que você não pediu minha opinião, mas dou assim mesmo: se você é ambiciosa e gosta de programação, não deixe de experimentar outras linguagens/ferramentas. Nem que seja apenas para conhecer, brincar um pouco com os exemplos, etc. VB, VFP, Turbo Delphi (tem a versão Explorer que é excelente e gratuita), Turbo C++ (idem), Turbo C# (idem), etc. Além de conversar e trocar idéias com profissionais qualificados que utilizam essas ferramentas no dia-a-dia, e que sabem utilizá-las de verdade.
Experimentar algo novo certamente é uma boa maneira de expandir seus horizontes, criar vivência, refinar sua análise crítica. Talvez, no meio dessas experiências, você encontre alguma ferramenta melhor, que te agrade mais, e que poderá adotar um dia. E há várias. Algumas gratuitas, como eu disse. Além do que, o mercado de trabalho, se é que você um dia pretende disputar uma vaga, não costuma ser generoso com XBase.

[]'s
Maligno

----------
Voce aconselhou a colega Dri experimentar outras linguagens, entre elas Turbo Delphi e Turbo c# como versoes gratuitas.

O amigo poderia me dar dica de onde baixa-los??
Fiquei interesado!

Agradeço.

cez_a@ubbi.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Voce aconselhou a colega Dri experimentar outras linguagens, entre elas Turbo Delphi e Turbo c# como versoes gratuitas.

O amigo poderia me dar dica de onde baixa-los??
No site do Borland Turbo Explorer.

[]'s
Maligno
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

OFF

Mensagem por Stanis Luksys »

Maligno,

Aqui em off (hehe)...

É verdade que a Microsoft comprou a Borland, ou seria só o Delphi? O nada disso é verdade?

Li alguns boatos deste tipo na net, você que está mais interado com as ferramentas talvez pudessse responder... Só por curiosidade mesmo... Pra mim não muda em nada, e acho que nem pra quem usa mesmo, afinal ambas são empresas bastante competentes.

Valeu.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: OFF

Mensagem por Maligno »

É verdade que a Microsoft comprou a Borland, ou seria só o Delphi? O nada disso é verdade?

Li alguns boatos deste tipo na net, você que está mais interado com as ferramentas talvez pudessse responder... Só por curiosidade mesmo... Pra mim não muda em nada, e acho que nem pra quem usa mesmo, afinal ambas são empresas bastante competentes.
Em OFF... :)))
Esse papo já ouvi várias vezes. Nunca dei muita bola. Até porque, não partindo de fonte fidedigna, não dou crédito. Aliás, agora que me lembrei do detalhe: noutra thread "alguém" afirmou que a MS comprou o Delphi. Eu não me lembrei de contestar. Mas é mentira.

Consultando alguns camaradas, um deles, que trabalha para a Borland Brasil, me respondeu dizendo que a Microsoft de fato tem (poucas) ações (sem direito a voto) da Borland, mas provenientes de um acordo extra-judicial por conta de uma disputa do passado. A MS não tem qualquer influência sobre os caminhos dos produtos de IDE.

Esse tipo de boato normalmente nasce de pessoas que não tem muita simpatia pelas linguagens da Borland. Uma vez, inclusive, li num fórum a mensagem de um sujeito que disse que a Microsoft, como "dona" da Borland, iria acabar com o Delphi. Tipo de comentário absurdo. A parte de IDEs sempre foi uma mina de ouro pra Borland. A Microsoft seria capaz de fechar essa mina de ouro com o ouro dentro? :))))
A Microsoft não é dona do Delphi. Mas contratou vários profissionais da Borland para melhorar sua linha de linguagens. Isso é fato.

Também li comentários confiáveis de que a parte de ALM (Application Lifetime Management - ferramentas case, etc) da Borland é (ou era) deficitária. Daí veio a idéia de separar as partes de ALM e IDE, criando uma nova empresa (DevCo) para as IDEs, e vender parte da DevCo a outra empresa que realmente se comprometesse com o aperfeiçoamento das IDEs. Não sei dizer se isso foi concretizado mas, de qualquer maneira, eles estão se mexendo. (Re)Lançaram a linha Turbo, que a crítica elogiou bastante. Aliás, a versão Explorer (gratuita) foi a melhor coisa que a Borland fez nos últimos anos.

[]'s
Maligno
Dri
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Dri »

Hi!

Talvez devesse abrir um tópico novo. Se ninguém estiver vindo aqui mais, postarei novamente num tópico novo.

Estou vendo VB, VFP, Delphi e xHarbour...
E sobre o xHarbour: Alguns poucos (por enquanto!) exemplos que vi (ainda não baixei o xHarbour na máquina), só vi comandos xBase. Meus sistemas têm poucos comandos, pois a grande maioria são as funções do Clipper (Ex.: "ORDCONDSET()" e "ORDCREATE()" no lugar do "INDEX ON... FOR..." [Alguns comandos, como o INDEX mesmo, nem sei direito a sintaxe]).
Minha familiaridade com as funções do Clipper é porque meu primeiro trabalho com esta ferramenta foi manutenções para uma prefeitura num sistema que tinha sido "descompilado" pelo Valkyrie.

Vamos à questão...
O xHarbour reconhece todas estas funções ou terei que reescreve-las para comandos?

Caso seja necessário reescrever as funções para comandos, tem como fazer isto automático?
Por exemplo, se eu compilar com a opção "/p", será gerado um arquivo *.ppo e se tiver comandos, o Clipper transforma em funções (acho que para criar o *.obj, ele se baseia no *.ppo, e não no *.prg).
Existe o inverso pra isto (eu acho que não!!! rsrsrsrrs)?
Abraços!
Dri (F)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinha

Voce não encontrará dificuldades ao utilizar oHARBOUR para compilar. Voce deverá sim PATHEAR corretamente os diretorios das LIBs, OBJ, e CHs.

Não aconselho voce se basear no .PPO gerado pelo HARBOUR, pois algum comando do Clipper pode ser atendido por outra função do Harbour(não sei ao certo), mas se voce deseja rapidez na transição use o maior numero de COMANDOS.

Sugiro também que se voce for mudar seu aplicativo e for compatibilizar a interface com Windows que use Fivewin, eu poderei te dar o apoio necessário.

Se sua intenção for apenas tornar o aplicativo 16bit s para 32bits, voce não estará trocando 6 por meia-duzia, pois ao fazer isto voce estará facilitando mais tarde o trabalho com bases de dados, acesso direto ao TCP-IP, SMTP, FTP, POP também.

Sugiro que como IDE voce faça uso da xDev por ter um visual muito próximo das IDE Microsoft blablabla Express ou WebMatrix e por facilmente poder aliar seja Harbour ou xHarbour como ponte de transposição de plataforma.

No que for necessário voce encontrará aqui vários Clippercólatras que levaráo voce ao mal caminho do xBase.

Que a força do xBase esteja contigo...

@braços :?)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder