Caro momente,momente escreveu:Amigo diogenes_varela,
Eu passei por este dilema a mais ou menos 1 ano, não sabia também que caminho tomar, tenho vários clientes em clipper/Visual Lib, até que um dia um possível cliente não quis meu projeto porque achou ultrapassado, cara foi terrível, mas valeu pois procurei a turma aqui como vc esta fazendo é consegui reabrir meu horizonte, hoje eu tenho muitos clientes usando o clipper/visual lib, mas ja tenho alguns com xharbour/minigui e outros com xharbour/Visual Lib/gtwvt (em janela), isto tudo é praticamente automático, lógico vc vai ter que testar, entender a coisa só que a resposta pra quem tem conhecimento xbase e um sistema pronto é mais rápido que aprender uma nova linguagem e depois começar a desenvolver. Então aconselho o seguinte:
1) Compile se programa com xharbour (ele estará automáticamente saindo dos 16bit para 32bit);
2) Como vc procura um visual melhor para o seu sistema, baixe a minigui ou a hwgui, são free, vc terá que rescrever muita coisa no seu sistema, mas a sintaxe é xbase, vai ficar bem familiar a coisa;
3) Pesquise, faça busca aqui no fórum, faça amizade com a turma, use o google, coloque os cara no seu msn, troque idéias, pois eu acho que vale a pena apreder, mas vc deve ponderar suas necessidades e tempo, talves em breve vc terá mais tempo para conhecer novos horizontes.
Valeu! :)Pos
Primeiramente fico grato pela sua atenção. Às vezes a gente não tem consciência, mas uma simples explicação pode ajudar bastante. E estimular.
O meu problema maior é tempo. Por isso tenho que pegar o atalho para o que for mais simples.
Só que tenho notado que os conhecimentos que tenho de Clipper não são suficientes para o que pretendo. O hábito do MS-DOS deixa a gente meio perdido em relação às linguagens for Windows.
O que pretendo é exclusivamente dar um visual mais bonitinho aos meus programas, aproveitando o máximo do que já está escrito. Mas pretendo reescrever tudo, principalmente para treinar. Só que ainda não consegui dar o pontapé inicial. Não consegui nem instalar, não sei como, onde nem o que baixar.
Depois eu vou rir disso tudo, mas por enquanto é o que estou sofrendo.
Um abraço.