Qual a melhor biblioteca gráfica ?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Qual a melhor biblioteca gráfica ?

Mensagem por Grings »

Vou instalar o xHarbour e começar a fazer alguns testes e gostaria de fazer qual a melhor biblioteca gráfica usar.

Grato!

Grings
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Complicado a pergunta, são tantas opções, cada um com suas promessas e neste ponto entra em questão a sua necessidade.

1 - Se deseja manter o codigo fonte

WVW - Multo boa, otimos recursos e captura a saida do programa via GT, mudanças minimas no fonte tornam possivel que vc migre facilmente seu programa para modo janela no Windows, ganhe recursos de uso de multiplas janelas, etc, etc, etc, eu sempre uso ela quando as empresas querem uma migração a curto prazo para ganhar no visual e preservando o codigo fonte. O sistema que gera o COTEPE aqui na CONAB eu fiz com ela, ficou visualmente muito bonito e como é uma saida GT quando colocar linux tudo vai ficar em linux console sem precisar mecher no fonte

WVT - É a mãe da WVW, nao aceita multijanelas (pelo menos a ultima versão que testei, muito boa e mais rapida que a WVW, o vailton mesmo modificou ela para ter mais velocidade e tal, é outra solução, mas visualmente a WVW é superior.

XWT - Muito parecida com a WVT porém sua saida é para um servidor X, muitos comuns no mundo Unix/Linux.

2 - Começar do "0" (zero)

Fivewin - A mais antiga das GUIs, esqueça o uso dela com o Clipper pois o sistema continua 16 bits e continuam precisando da NTVDM para ser executado o que faz com que fique muito lento, a vesão para xharbour tá um show, ela funciona em Windows, Linux e agora até Mac, eu fiquei espantado quando vi isto, mas é muito joia, o grande problema é ser paga.

Minigui - Minha banbina preferida, muito fácil de usar e compreender, tem IDE para arrastar botão, usei para criar o PRWIN que antes era feito em Delphi, muito boa e free com codigo fonte aberto.

HWGui - Nunca usei, mas é bem estilosa, orientada a objeto e tem a promessa de rodar em Linux tambem, mas não de ninguem que tenha oficialmente feito uso dela nesta situação.

Xailer - Excelente opção, a IDE de desenvolvimento mais completa que achei e totalmente funcional, lembra muito o Delphi, tem otimos, mas otimos recursos mesmo, deixa o resto todo no bolso relativo a ambiente de desenvolvimento, tem otimos recursos, a captura de eventos tras os parametros do sistema operacional relacionados ao evento, muito parecido com o Delphi, o preço achei super barato.

Visual xHarbour - Completo, bonita, parece o VB e é cara, a vc ainda tem que ser obrigado a usar a versão "paga" do xharbour que não devia ser pagar, uma vez que é a mesma versão opensource que tem muita gente ajudando a construir e nao tá ganhando nada com isto, se usar ela vc ainda vai ter que pagar pelas atualizações que a versão opensource recebe, tem muitos pontos negativos, mas se fosse para a versão opensource te garanto que seira a melhor opção e mais completa, pena que não seja.

Rapaz, existem diversas outras opções, que se for falar aqui vou digitar o resto do dia e to mei sem tempo, os amigos que já conhecem outras ferramentas por favor postem.

A tem tambem baseadas em GTK, como T-GTK, xHBGTK, WVT (Já usei mas ainda tava muito novinha, com poucos recursos), e outras.

Tem a lib gráfica que criei para Linux tambem, independe do X e fica igual a LLIBG, estou usando ela para portar a FERNs e a LLIBG para ela, de forma que rode em Linux e em WIndows também, espero que tenha tempo de terminar, no meu site tem alguns screenshots de um PDV que criei para Linux com uso dela, na sessão assessoria.

Rapaz, é infinito, vc pode até fazer o sistema voltado para Web misturando xHArbour+Java+DBF ou qualquer banco que vc queira, veja em www.vagucs.com.br/cgi-bin/auto.exe

É coisa demais cara... deixa eu ir... abraços
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Wagner, obrigado pela explicação. Pelo que Vc expôs preferí a Minigui, vou baixá-la e fazer os testes.

Abraços

Grings
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Eu achei interessante também esta explanação do Wagner, porém com algumas pequenas ressalvas. Eu não acho que com a MiniGUI ou HWGUI, que são disparadas as duas melhores em termos gráficos, você precise 'começar do zero'. Veja, só o que muda é a saída de tela realmente.

Antigamente programando em Clipper, podemos dizer que talvez uns 50% do tempo que gastávamos era ajeitando os 'objetos' na tela, desenvolvendo rotinas para tratamanto de tela etc.

No entanto, toda a parte de banco de dados e outras funções do programa, que são verdadeiramente o que fazem o sistema funcionar, não mudam em nada se você colocar uma bibliteca gráfica como a HWGUI, orientada a objetos.

Em termos práticos, seria quase como dizer que tudo que tem "@" no seu programa vai sumir, mas o resto quase tudo vai permanecer intacto, e isso já é bem diferente de começar do zero.

Eu sugiro a MiniGUI ou HWGUI, pois usando as GTs, apesar de boas, em um futuro próximo pode acabar sendo necessário outra migração, pois convenhamos que elas não dão aquela turbinada no visual. Eu sei por que tenho sistemas com GtWVW e com MiniGUI. Compensa mais gastar tempo com alguma OOP e colher melhores resultados no final.

Ta aí uma opinião apenas.

Ahh, importante lembrar a HWGUI para Linux, que funciona bem sim!! Não pude ainda por a todo vapor pra funcionar realmente, mas em testes tem se saído bem, e é bonita!

Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Stanis,

Como disse, acredito que optando por Minigui e HWgui, é melhor vc reescrever o sistema, pois vc não pensará mais de forma procedural e sim de forma disparada a eventos, se tirar de um sistema a parte de telas e relatorios, 60 a 70% do sistema vai embora, e trocar os Gets pelos objetos para quem está acostumado a programação procedural é Deus me livre, não é verdade, por isso sempre falo, se for usar alguma lib orientada a objeto ou a programação por eventos, melhor começar do zero e capturar toda a logica, em si, aprender uma nova forma de programa.

Quanto as GTs, não vejo porque haveria de ter uma nova migração, pois na verdade apenas a captura de saida e entrada vao para uma janela, só se o Windows parar de usar janelas algum dia, coisa que acho não deverá acontecer nunca, quanto ao visual, eu acho os ganhos otimos e singnificativos, tanto que, como sempre falo, mesclado a WVW vc pode ter objetos GUI´s reais, pode fazer seus objetos (o que é plenamente melhor) e ainda pode usar recursos de outras libs, como HWGui e até mesmo do Delphi, vc pode ter formulários do Delphi rodando junto com uma GT, por isso acho que elas são o ponto forte do xHarbour, por permitirem um ambiente visual real e totalmente controlado ainda pela programação procedural.

Acho este o ponto forte do xHarbour.

Começar do zero não é apenas uma questão de ser visual ou não, começar do zero é a forma de se assimilar os recursos de cada lib, que são tratados de forma completamente diferente do habitual usado pelo clipper.
Editado pela última vez por vagucs em 16 Nov 2006 16:14, em um total de 1 vez.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Eu não concordo...

Se o seu sistema já está programado de forma bem modular, procedural, bem padronizado, basta você associar as rotinas ao eventos dos objetos. Claro que não é tão simples, mas começar do zero é exagero.

Numa rotina de inclusão onde você colocava variáveis num replace, basta substituir pelos valores dos TextBoxes, ou até manter... Por exemplo:

Antes:

Código: Selecionar todos

cNome = space(30)
@10,10 get cNome
replace nome with cNome
Depois:

Código: Selecionar todos

cNome = TextBox.Value()
replace nome with cNome  // aqui nada mudou

É claro que eu não quis dizer que você vai apagar todos os "@" e inventar telas e pronto, mas se você pegar a excência de cada PRG de inclusão, alteração e transforma-los em funções, no final você associa a um evento de um botão e faz alterações como as do exemplo a cima e já não perde tanto tempo.

Pode ser necessário repensar como será a estrutura do código, mas refaze-lo não, pelo menos não por completo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

E quanto as GTs, eu concordo com você, enquanto o Windows existir, janelas vão existir, se não ele muda de nome né...

Mas janelas com cara de DOS não é bem o que o pessoal quer, e apesar das GTs oferecerem mais do que isso, é mais trabalhoso trabalhar com GUI nelas do que na MiniGUI por exemplo.

Apesar de serem uma "conquista" do xBase, devemos admitir que estas GTs são bastante limitadas quanto a visual gráfico, no sentido de ter que se aprofundar demais no seu estudo para realizar tarefas simples.

Eu vejo elas como uma transição talvez, um programa que precise urgentemente sair do DOS. Mas não como solução definitiva for Windows.

Tanto é, que você não menciona "começar do zero" com elas, pois seria um tanto inconcebível alguém começar a desenvolver um programa com elas, pelas dificuldades e limitações.

Já com as GUIs isto é mais interessante...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Eu concordo em partes stanis,

Como disse, depende do codigo bem feito e tal, mas veja só, já migrei dezenas e dezenas de programas e ainda não achei um programa assim, falo a verdade, é praticamente impossivel um programa de grande porte aproveitar o codigo fonte e ter tudo rodando em visual com Minigui e HWGui parece até sonho, a logica é outra, pode-se reaproveitar os replaces e rotinas de calculos, apenas, pois vc não tem mais controle pleno de todos os processos em um ambiente visual e uma rotina mal colocada em uma caixa de texto (Exemplo) pode fazer uma grande caca, por isso vou devoto de reescrever o sistema, ainda que se aproveitem rotinas de claculos e processamentos, que acho serem as unicas reaproveitadas nesta modelagem de migração.

Quando se precisa de uma migração rapida e sem dores de cabeça, as GTs dão um show a parte e a partir dai, vc pode ir com mais calma migrando tudo para visual e testando e retestando a logica usada nestes ambientes até assimilar bem e ter o sistema remodelado para ambiente de procssamento de eventos.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Pois é,

O que eu quis dizer é que as Gts são importante, eu mesmo já usei, mas veja, saindo um pouco agora do nível de programador e vendo a coisa mais de cima.

Eu acredito que essas GTs vc deve usar pra migrar em caso de urgência, ou em um primeiro momento, a migração é rapida e indolor. O que estou defendendo é que depois dessa migração não compensa muito você se aprofundar no funcionamento delas sendo que no final elas não vão oferecer os mesmos recursos que as GUIs.

Compensa mais você deixar seu sisteminha rodando belezinha com a GT enquanto já começa a estudar as possibilidades de uma MiniGUI ou HWGUI.

Chega a ser mais demorado você querer fazer um programa bonitão mesmo com a GtWVW do que com a MiniGUI por exemplo.

Mesmo tendo que se escrever mais código com as GUIs o resultado é melhor, um programa realmente para Windows do jeitinho que o leigo gosta, um programa mais preparado para enfrentar a nova geração com visual de Windows Vista etc.

Não estou desmerecendo as GTs, são boas bibliotecas, mas na minha opinião, ainda intermediárias entre DOS e Windows, em termos de visual.

Eu diria que vale a pena pra sair do DOS, mas não para encarar o Windows. Eu vejo assim pros meus próprios programas.

Isso aí.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Sair do DOS para nao usar Windows é usar GT´s que vao deixar o programa compativel em si com qualquer sistema operacional.

Não é questão de desmecer as GT´s, vc não compreendeu que as GT´s são libs GUIs tambem, assim como Minigui e HWGui vc pode usar recursos dos objetos do Windows como disse antes, porem ainda preserva a compatibilidade com as telas modo texto.

GT não quer dizer que o programa vai sair em modo console, simples que sua captura será enviado para um dispositivo apropriado ao ambiente que vc está executando no momento.

Assim a WVW e WVT e outras mais, fazem a saida do programa ser para uma Janela gráfica e nao para o console, podendo sem problema algum rodar em qualquer Windows eternamente, nunca terão vida curta ou limitada, se a saida tá em uma janela, nada te impede de colocar botoes, menus, barras e até usar recurso de outras ferramentas como HWGui delphi e Etc, acho a sua visão de GT completamente diferente da minha, acho sim, as GTs para console vão morrer cedo ou tarde, mas GTs para modo janela como as citadas acima vão viver tanto quando qualquer outra lib Gui, porem vc pode usar elas para modo procedural, apesar tambem de poder disparar diferentes eventos como numa programação orientada a objeto.

O rené mesmo, onde acompanhei a migração para modo janela e aqui mesmo o sistema de COTEPE tá todo visiual usando WVW, impressão em USB, interação total com modo janela.

Acho que aqui é mais uma questão de visão e gosto, so acho equivocado a forma que vc encara as GTs, como se elas fossem console, em nada tem a ver como modo texto, por mais que se oriente elas para linha e coluna, vc está livre para usar labels, textbox, etc. Mas o simples fato de colocar uma imagem no fundo do programa já muda completamente os conveitos dos clientes.

Se o problema for a questão visual, a Minigui e HWGui e WVW podem trabalhar em conjunto para melhor aproveitamente das capacidade, mas tudo pode ser feito em qualquer uma, a vantagem como sempre é que a WVW vc reproveita 99% do codigo fonte.

Bom, essa é minha opnião, apesar da captura da GT ser a saida normal do sistema, ele está dentro de uma janela e dentro de uma janela, em windows, tudo é possível, é só parar para programar um pouco...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Hehe,

Eu não discordo de você que com a GtWvw ou Wvt pode-se fazer boas telas com objetos GUI e tudo mais, e meu conceito de GT não é que seja sempre apenas uma tela texto em janela. Eu conheço as opções e recursos que ela oferece. Minha visão é que no entanto se for pra realmente utilizar todos estes recursos, acaba mesmo ficando mais prático partir logo pra OOP com a WHGUI por exemplo, utilizando recursos mais avançados do que somente objetos como botões e textboxes. Por exemplo, com a HW você pode facilmente fazer uma "janela filha", igual a do Word, aquela que encaixa uma na outra... Bem, é um exemplo simples, mas que se somado a grande quantidade de recursos que estas LIBs oferecem, demonstra a superioridade que o resultado final pode apresentar.

Eu já vi exemplos (funcionando pra valer nunca vi) de programas com GtWvw com bastante objetos: menu estilo Windows, texbox, browse, labels, botões. Acontece que, e este é o início desta discussão, para obter tudo isso, também é necessário reescrever boa parte do código de saída de tela, e ainda assim quando for realmente encarar pra valer no mercaco sistemas desenvolvidos em Delphi e VB com seus inúmeros componentes, você vai sentir grande frustação ao perceber o quanto podem ser limitadas estas GTs, e o quanto será necessário pesquisar e estudar pra realizar tarefas tão simples que no Delphi você faz com um clique e na MiniGUI com uma linha. E da-lhe C e API do Windows pra tentar chegar lá com a GtWvw.

Agora, tudo bem, você é um cara que pode ter grandes conhecimentos de C, Delphi, xHarbour, MiniGUI, GtWVw e tudo mais, mas e o cara que só quer ter o programinha dele bonito de verdade? Será que é interessante pra ele entrar no MSDN e estudar as funções de API?

Apesar de com as GTs você conseguir uma migração quase que instantânea, é bom lembrar que a curva de aprendizado é maior do que a da MiniGUI por exemplo. E quase que obrigatório bons conhecimentos em C.

Num sei não, eu já disse minha opinião e continuo nela, é interssante migrar pra GtWvw ou Wvt pra sair do DOS, mas pra entrar de cara em ambiente Windows com tudo que tem direito, eu opto pelas GUIs, mais recursos com menos trabalho.

Uma vez um programa funcionando bem com GtWvw, não acredito ser muito interessante investir tempo demais nela, até por que trabalhando muito com API você perde portabilidade.

Não estou aqui em nenhum momento dizendo que a MiniGUI é melhor que a GtWvt por exemplo, estou apenas mostrando que depende do caminho que você pretende seguir, vale a pena este esforço de se adaptar a OOP.

A verdade mesmo é que seja qual for a opção, terá que se aprender muito ainda, mas com as GUIs você só precisará aprender elas, e com as GTs você precisará de outros conhecimentos, afinal como você disse você pode integrar utilizando recursos das GUIs, então vai acabar tendo que aprender elas. Por isso acho mais facil já ir direto por este caminho, mesmo que a primeira vista pareça mais trabalhoso, no fim, não é.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

V ou ser chato nesta Stanis, a discusão virou outra, mas acho legal a gente dar as opniões e experiencia ajuda nisto para deixar tudo claro. Então em debate aos seus questionamentos.
Agora, tudo bem, você é um cara que pode ter grandes conhecimentos de C, Delphi, xHarbour, MiniGUI, GtWVw e tudo mais, mas e o cara que só quer ter o programinha dele bonito de verdade? Será que é interessante pra ele entrar no MSDN e estudar as funções de API? [/quota]

Aqui nesta questão sua que as GTs se saem melhor, vc não precisa aprender nada a mais, apenas portas o programa, e adptar suas rotinas, no meu site tem os screenshots do sistema da Terrasoftware, tá lindão hoje, as telas foram screenshots que tirei quando tava lá ainda. Acredite, chegamos a este visual com 99,99% do fonte original e 2 dias de trabalho.
Apesar de com as GTs você conseguir uma migração quase que instantânea, é bom lembrar que a curva de aprendizado é maior do que a da MiniGUI por exemplo. E quase que obrigatório bons conhecimentos em C.
Aqui vc se contradiz, como a migração é instantânea e a curva de aprendizado é maior? Nao existe curva de aprendizado para GTs, elas capturam a saida do programa apenas isto, tem recursos, sim, tem, mas maior parte dos recursos gráficos, vc consegue com muita facilidade, muito mais facilidade do que com qualquer outra lib gráfica, não defendo as GTs, hoje o PRWIN tem mais de 2.500 usuarios e é totalmente feito em Minigui, mas para efeito de migração, acho as GTs melhores por isso, curva de aprendizado menor,´estou assessoram a Kroquero (Uma fabricante de biscoito famosa na região Sudeste), eles fizeram com a GT, com poucos dias de trabalho, recursos gráficos que eu babei, usando rotinas super simples e nem precisaram de documentação das mesmas, apenas viram alguns exemplos e recursos que usei na VL e meteram bronca, qual a vantagem de usar e criar os proprior botoes e tal, é que o sistema vai rodar em linux depois em modo texto da mesma forma, isso é o interessante, vc preserva a compatibilidade com outros sistemas operacionais, inclusive ainda pode deixar o programa rodando em DOS, com o mesmo fonte.
Num sei não, eu já disse minha opinião e continuo nela, é interssante migrar pra GtWvw ou Wvt pra sair do DOS, mas pra entrar de cara em ambiente Windows com tudo que tem direito, eu opto pelas GUIs, mais recursos com menos trabalho.
Concordo, mas as GTs te dão os mesmos recursos e menos trabalho, vc tem um curva de aprendizado muito menor do que com as Guis, isso é inconstestável para quem vem do ambiente DOS e não o contrário.
Uma vez um programa funcionando bem com GtWvw, não acredito ser muito interessante investir tempo demais nela, até por que trabalhando muito com API você perde portabilidade.
Isso é um ponto, mas como disse, vc pode criar seus objetos, vc está em um ambiente gráfico, é usar a cabeça, e isso não consome tempo não, quanto a usar API traz imcompatibilidade, se esta for a questão, ai tem que ser GT mesmo, que por natureza as libs Guis são totalmente voltadas para Windows, ainda que haja a promessa de Multiplataforma, mesmo com a HWGui, ainda não, uma que no Linux, o forte mesmo é modo texto, isso ninguem vai tirar dele, então com GT seu sistema roda em Linux e tira o maximo dos acessos remotor, em Gui, só Deus pode ajudar, já com um projeto bem momentado em GT com interface Gui, vc pode ter o mesmo fonte nos dois ambientes, o que acho não ser de grande vantagem, visto que as GTs te dão ampla capacidade gráfica para tudo.
Não estou aqui em nenhum momento dizendo que a MiniGUI é melhor que a GtWvt por exemplo, estou apenas mostrando que depende do caminho que você pretende seguir, vale a pena este esforço de se adaptar a OOP.
Cara, a Minigui é infinita vezes melhor que a WVW e WVT, a WVW bate de longe a WVT e a Minigui supera qualquer uma, sou apaixonado pela minigui, acompanho ela desde quando fazia so o form e 1 botão na tela, acredite, acompanho o xharbour desde 1999 quando so exista o Harbour ainda, compilei meu primeiro programa em 2000, foi transtornante, e de lá para cá a Minigui me fez me apaixonar por ela, muito fácil de usar e aprender, mas para a questão levantada, como disse, se for Migrar, use GT, se for fazer do zero use Gui, so que so estou discordando porque GT é muito mais fácil que GUI, isto é incontestável e a curva de aprendizado é menor, mas muito menor do que com uma Gui, ninguém vai para xHARBOUR sem precisar aprender nada, no minimo vc tem que aprender a compilar nele, não é verdade.
A verdade mesmo é que seja qual for a opção, terá que se aprender muito ainda, mas com as GUIs você só precisará aprender elas, e com as GTs você precisará de outros conhecimentos, afinal como você disse você pode integrar utilizando recursos das GUIs, então vai acabar tendo que aprender elas. Por isso acho mais facil já ir direto por este caminho, mesmo que a primeira vista pareça mais trabalhoso, no fim, não é.
Cara, não sei de onde tirou isso, as GTs foram criadas mesmo para facilitar a migração e não para dificultar como vc falou, antes nem existia o conceito de multi-gt no xHarbour e foi colocar por isto, não existem novos conceitos para aprender com GT como existe para GUI, GUI é uma realidade longe dos programadores Clipper, está é a questão, vc está invertendo os valores, por mais que vc saiba e tenha se habituado a Minigui, a curva de aprendizado para quem sai do DOS para ela é muito maior e pode gerar frustação como sei que já gerou para muitos, e como disse PARA INTEGRAR RECURSOS VC "PODE" não é obrigatorio o uso de GUIS com GT, o recursos mais simples e básicos que já saem com o simples fato de vc usá-las em maior parte das vezes já o objetivo sonhado do programador.

Sem inversão de valores,GT é muito mais fácil e tão boa quanto as GUIs, curva de aprendizado menor e tal.

Não estou protegendo GT, pois eu mesmo so vivo migrando sistema e apredento todas as opçoes disponivel, o cliente só escolhe, e todos optaram até hoje pela WVW e estão felizes, com a grande portabilidade do codigo e ganho no visual do sistema.

Qual a vantagem da GT para um projeto final:

1 - Voce ultiliza mesmo codigo, tem rotinas para texto, botoes, frames, imagens, etc, etc, etc, sem que isto altera a forma do programa rodar preservando assim sua portabilidade total para qualquer ambiente e sistema operacional

2 - Voce nao precisa requalificar programadores ou qualquer tipo de mão de obra, nem suporte nem mesmo vai ter problemas em readaptar um novo sistema aos clientes, eles vão continuar com o mesmo programa rodando

3 - Migração transparente para o cliente, pois o sistema fica mais bonito e com as mesmas funcionalidades, não terá transtorno e dificilmente vai te ligar com algum problema e o suporte vai continuar operando da mesma forma

4 - Possibilidade de quando e com tempo hábil, vc possa estar aprimorando os conhecimento, uma vez o grande fantasma do programa em modo texto morre ai.

Teria mais coisa para falar, mas eu to com minha cabeça cansada agora, mem li o que eu escrevi para ver se tinha algum erro.

Abraços a todos.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Bom,

Fica aí uma questão de opinião então, você esmiuçou bem o que eu disse e não convenceu em nada.

As GTs são mais difíceis de aprender sim, apesar da migração instantânea. E pode ser idiotice minha se você acha assim, mas fazer uma tela realmente bonita igual esta do firefox que está na minha frente, é muito, mas muuito mais difícil nela do que nas GUIs. Você está encarando a migração apenas como "sair do Clipper". Eu não, eu estou pensando em um sistema lindo que parece ser feito em .NET, acessa MySQL e interage com sites, mas bem mais leve e com ferramentas free.

Se eu for pensar em migrar como sendo "transformar um sistema em modo janela", aí é moleza, incluo duas linhas no meu fonte e bum, migrei!

Só pra exemplificar esta situação, de como as GTs são mais pobres e mais difíceis de aprender, vou mostrar uma tela simples de um sistema de locadoras MIGRADO em um mes e meio.

Imagem
Veja esta outra: http://br.geocities.com/luksysoft/screen/agenda.jpg

Imagine que com a WVW eu estou a dois meses tentando descobrir só como faz pra quando minimizar não sumir as imagens bitmaps!!! Existe um tópico sobre isso aqui nessa seção, por enquanto ninguém resolveu. Vai lá ver de que data é...

Eu não acho que "migração difícil" deve ser pretexto para não migrar. EU (pessoalmente) considero HOJE os programas que vejo com WVW ultrapassados em termos de recursos visuais. Todos que eu vi pelo menos, pode ser que eu ainda me surpreenda com algum.

Migrar um aplicativo para GT e alcançar o visual mediano que ela oferece pra mim é pouco. Eu gosto de atingir o melhor, sempre. E com a MiniGUI eu consigo, com a GTWVW não. Pelo menos eu, não é uma regra.

Não sou nem um pouco entusiasta das telas geradas pela WVW apesar de ja ter migrado sistemas com ela (inclusive dois meus).

A verdade é que já teve gente que eu mostrei um exemplo de WVW e falei: "demora um dia pra deixar seu sistema assim", e mostrei minigui: "demorar tres meses". O cara falou: "Porra, nem que demore um ano, ISSO é Windows!".

Agora veja, é tudo questão da aplicação do programa, uma loja ou um escritório que utiliza um sistema próprio não precisa ter o melhor recurso visual, precisa na verdade migrar para obter apenas desempenho e o resto é lucro. Neste caso vale mais a pena as GTs, apesar que ainda prefiro em texto puro.

Agora para uma empresa que desenvolve e vende software, este visual é tudo, é essencial para a competitividade nela no mercado. E não vale nem de perto a pena tentar implacar com alguma GT. Só mesmo se for temporariamente pra sair do DOS, como eu já disse.

Acho que a gente está discutindo a toa aqui, como eu disse cada uma tem sua aplicação, e converter para GUI leva mais tempo e consequentemente um custo maior de migração, por que com elas não existe meio termo. Com as GTs tem meio termo, e aparanetmete é mais rápido e barato, no entanto para alcançar NO FIM o mesmo resultado, é mais caro e demorado. E não adianta falar que não.

Enfim, acho que pra quem produz software (inclusive migração de antigo) não compensa GT, o software gerado não terá uma aceitação tão boa quanto para GUI.

Para quem utiliza software próprio pode até compensar, mas a curto prazo, a longo também não compensa.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Vamos lá de novo,

Em primeiro lugar, não estou discutindo, ainda mais com vc que é um dos caras que sempre contribui e muito para tudo, estou so mostrando o lado GT e como acho que enfim estamos chegando a algum lugar

GT = SIMPLES E RAPIDO.

GUI = VISUAL AVANÇADO, POREM RESULTADOS MAIS DEMORADO E REQUER APRENDIZADO DE UMA NOVA METODOLOGIA.

Vamos lá
Imagine que com a WVW eu estou a dois meses tentando descobrir só como faz pra quando minimizar não sumir as imagens bitmaps!!! Existe um tópico sobre isso aqui nessa seção, por enquanto ninguém resolveu. Vai lá ver de que data é...
A XVL é baseada em WVW, vou postar telas de alguns sistemas que foram migrados usando recursos dela+WVW em breve, que aqui em brasilia nao tenho os screenshots de nada, tá tudo em ipanema. O problema das imagens eu nunca vi o topico aqui, o negocio é que eu andei um periodo meio desligado do forum devido a muito trabalho e tava namorando uma menina de goiania e todo final de semana ia para a casa dela e nao levava computador, dai me desliguei mais, mas como tô solteiro de novo estou mais ativo agora, como deve ter percebido.

Para manter as imagens na tela, vc tem, como em aplicativos GUIs adicionar a imagem como um objeto anexo na tela, para que a rotina de repaint possa desenhar ele lá, isso acontece até com o Delphi, pois se vc denhar um frame sem informar que ele deve ser redesenhado na janela, vc tem o mesmo problema, o negocio é que isto acontece automaticamente e ja está programado internamente no Delphi e libs Guis para xHarbour.
Eu não acho que "migração difícil" deve ser pretexto para não migrar. EU (pessoalmente) considero HOJE os programas que vejo com WVW ultrapassados em termos de recursos visuais. Todos que eu vi pelo menos, pode ser que eu ainda me surpreenda com algum.
Claro, concordo com isso, pois na verdade não sei que tipo de programas vc viu, os programas que vi até hoje que acessorei, eu fiquei espantado com a aparencia, o pessoal da kroquero mesmo, montou uma tela de browse com botoes 3D e eles mesmo fizeram tudo, fiquei encabulado quando vi, e pedi para eles me ensinarem os macetes, hahaha, pior que usaram as rotinas de botoes da XVL que vendo, e olha que eu nao teria paciencia para chegar no nivel visual que eles chegaram.

Migrar um aplicativo para GT e alcançar o visual mediano que ela oferece pra mim é pouco. Eu gosto de atingir o melhor, sempre. E com a MiniGUI eu consigo, com a GTWVW não. Pelo menos eu, não é uma regra.

Não sou nem um pouco entusiasta das telas geradas pela WVW apesar de ja ter migrado sistemas com ela (inclusive dois meus).

A verdade é que já teve gente que eu mostrei um exemplo de WVW e falei: "demora um dia pra deixar seu sistema assim", e mostrei minigui: "demorar tres meses". O cara falou: "Porra, nem que demore um ano, ISSO é Windows!".
Aqui vc já tá falando de outra historia, como disse, se vc for migrar sistema com a WVW em 1 dia, vai ter um visual relativamente mediocre, vai ter multiplas janelas e uma imagem de fundo e talvez um menu windows quando no muito, ja na Minigui que tem uma IDE para vc arrastar botão e tudo mais, vc claro, vai ter mais tempo para acertar no visual do que teria com 1 dia de migração, agora isso é um ponto que não é o caso aqui, o caso é MIGRAR e migrar não é reescrever o sistema e como disse antes, quando vc usa Minigui vc não migra, vc refaz as telas e toda a parte de saida e entrada do sistema que sem medo de errar, em maior parte dos sistemas é 70% ou mais do programa que vai embora, vc reaproveita calculos e replaces, apenas, o resto é refeito, e isto na minha teoria não é migrar, é reescrever o sistema. Migrar é reproveitar o que se tem a fim de obter melhores resultados, e isto é com GT infelizmente. Tenho dito que migrar para Minigui ou HWGui é fato quase impossivel, impossivel não é, mas são libs com recursos completamente diferentes e forma de programação também.

Agora veja, é tudo questão da aplicação do programa, uma loja ou um escritório que utiliza um sistema próprio não precisa ter o melhor recurso visual, precisa na verdade migrar para obter apenas desempenho e o resto é lucro. Neste caso vale mais a pena as GTs, apesar que ainda prefiro em texto puro.
Isso é a mais pura verdade, mas existem PDVs por ai rodando em WVW acredita? é verdade, existem, no sul to brasil e no RJ. na verdade um PDV é um programa com 1 tela apenas, qualquer imagem que vc colocar no fundo faz ele ficar gráfico. Tudo acho que mais uma questão de gosto do cliente, se o cara tá satisfeito com GT tirando o minimo de recurso, tá otimo, se quiser tirar mais recursos a´te usando programa GUI otimo tambem, se quiser usar GUI pura como MIINIGUI e HWGUI, otimo também, como disse, acho questão de gosto. tambem.
Agora para uma empresa que desenvolve e vende software, este visual é tudo, é essencial para a competitividade nela no mercado. E não vale nem de perto a pena tentar implacar com alguma GT. Só mesmo se for temporariamente pra sair do DOS, como eu já disse.
Sem noção, nem vou cogitar, vc tá encarando GT como se fosse modo texto, desisto! kakaka
Acho que a gente está discutindo a toa aqui, como eu disse cada uma tem sua aplicação, e converter para GUI leva mais tempo e consequentemente um custo maior de migração
Custou hein, hahaha, antes vc tava falando o contrário. Claro, concordo plenamente, como disse antes, GUI é outra realidade em termos de reestruturação do programa.

Com as GTs tem meio termo, e aparanetmete é mais rápido e barato, no entanto para alcançar NO FIM o mesmo resultado, é mais caro e demorado. E não adianta falar que não.
Nao entendi, em fim, qual demora mais? GT ou GUI, acho que isto não importa mais.

Não acho mais caro, nem mais demorado, mas se vc acha, deixa para lá. Acho que aqui já tem informação suficiente para qualquer um tirar suas dúvidas.

GT ou GUI ex a questão!

Se for migrar, querendo aproveitar os fontes e ter o mesmo sistema compativel com linux também e até mesmo para DOS, use GT.

Se quiser uma IDE de desenvolvimetno para arrastar botão, um visual mais apurado, programação voltar a eventos use Minigui, se além disto quiser ainda uma programação orientada a objetos use a HWGui, que a minigui não é orientada a objetos ainda, funciona de forma muito parecida, e a orientação a objeto usa os mesmos recursos, a minigui ainda tem uma especie de programação procedural por dentro.

Continuo dizendo, a Minigui é minina dos meus olhos, o DClip 4 to fazendo com ela, o PRWIN está nela, tenho sistemas de consulta a serasa, comunicação, muitas coisas feitas com Minigui, ela é 10 e como disse na primeira postagem, acho uma das melhores soluções para quem não quer investir DimDim.

GT se quiser reaprioveitar os fontes, só isto, e vc ainda pode usar recursos visuais até do Delphi, parece incrivel né, mas não é, é realidade que o xHarbour nos dá.

Tudo questão de gosto, a questão aqui levantada acho que foi muito proveitosa, pois de 2 lados, 1 que defende a Gui como melhor ferramenta para "MIGRAR" e um lado que defendo GT como melhor ferramenta para isto.

Não sou defensor e não quero difundir a GT no meio da programação, uso muito programação GUI e acreditem, eu tenho até o Delphi registrado e uso muito, meu lance é programação de baixo nivel, outra relidade que está por trás das janelas ainda.

Acho que neste ponto chegamos em acordo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Bom Wagner,

Eu realmente não vou mais ficar discutindo isso aqui, acho que a pessoa que ler toda esta conversa com calma e experimentar os dois caminhos poderá entender o meu ponto de vista, e o seu também.

O meu é este, não retiro uma única linha do que falei no meu último post.

Também não vou fiar citando trechos do que você fala e avaliar separadamente por que seria até trabalhoso pra mim tentar te convencer, e com certeza nunca conseguirira.

A única coisa que eu quis dizer nisso tudo desde o começo é que se você pegar um sistema e migrar dos dois jeitos, após 3 meses que sejam de migração, terá valido mais a pena com alguma GUI. Basta comparar quem começou em algum sistema grande há 3 meses com MiniGUI e quem começou a este tempo com GtWVW, os resultados serão bem diferentes. Eu queria dizer isso, que com GTWVW você migra rápido sim, mas pra sair do modo texto demoraaa demais, e tem que ralar muuito pra aprender a usar a lib.

Mas pelo amor de Deus não estou pedindo que você concorde. É apenas uma opinião, respeite-a. Pra mim assim já fica de bom tamanho.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Responder