Ola amigos...
Minha duvida eh a seguinte... sou iniciante e gostaria de formar comandos do ms-dos completos atraves do clipper... seria + ou - assim:
Meu sistema pergunta: Gostaria de listar os arquivos da unidade?
o usuario responde que sim e ele monta o comando "dir".
O sistema pergunta: Gostaria de exibir arquivos ocultos?
o usuario responde que sim e ele monta o comando com com dir/a .
Como existem muitos parametros para cada tipo de comando eu gostaria que o sistema pudesse fazer isso.
Vou explicar por que preciso disso.
A poucos dias eu encontrei um compilador clipper para linux, o nome dele é clip, os mesmos prgs que eu uso para DOS eu consigo usar no linux... é claro que com suas diferencas da estrutura de diretorios. Meu conhecimento de iptables no linux é bom para eu me virar... como o iptables é um programa que possui milhares de parametros eu gostaria de criar uma ferramenta para criar as regras mais facilmente. Eu gostaria de fazer isso em clipper.
um exemplo pequeno de um comando iptables seria
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
* -t nat é um parametro
* -A POSTROUTING é um parametro
* -o eth0 é um parametro
* -j MASQUERADE é um parametro
iguais a esses existem inumeros, e se forem combinados da maneira correta podem ser criados milhares de comandos diferentes.
Espero que eu tenha conseguido explicar o que eu preciso...
Valew gente se puderem me ajudar agradeco.
Gerar comandos completos...
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá amigo,
Não entendi muito bem o que você quer, mas um simples comando RUN não funcionaria?
-> RUN dir
-> RUN dir /a
(só um exemplo, pois o comando dir não precisa do Run por ja ser um comando do clipper também)
Se você explicar mais detalhadamente talvez a gente possa achar uma solução melhor, mas acho que só isso aí já funciona... ou não?
Falou!
Não entendi muito bem o que você quer, mas um simples comando RUN não funcionaria?
-> RUN dir
-> RUN dir /a
(só um exemplo, pois o comando dir não precisa do Run por ja ser um comando do clipper também)
Se você explicar mais detalhadamente talvez a gente possa achar uma solução melhor, mas acho que só isso aí já funciona... ou não?
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Também fiquei sem entender direito o post talvez por não conseguir ver a utilidade pratica que voce deseja expor.
Talvez voce esteja querendo criar um novo HAL(2001 uma odisséa no espaço) ou WOPR(Joshua de jogos de guerra).
Em primeiro lugar voce deverá criar uma tabela de suporte contendo pelo menos os campos pergunta e resposta e um pequeno programa para voce ir incluindo estas perguntas, exemplo:
1 - Um browse.
2 - funções de inclusão e exclusão de perguntas.
3 - função de execução do comandos da pergunta escolhida.
4 - Um command prompt identico ao do dBase ou MySQL esperando o comando e executando o mesmo.
Mas em todo caso continue colocando aqui suas idéias que aqui o que não falta é isto.
Também fiquei sem entender direito o post talvez por não conseguir ver a utilidade pratica que voce deseja expor.
Talvez voce esteja querendo criar um novo HAL(2001 uma odisséa no espaço) ou WOPR(Joshua de jogos de guerra).
Em primeiro lugar voce deverá criar uma tabela de suporte contendo pelo menos os campos pergunta e resposta e um pequeno programa para voce ir incluindo estas perguntas, exemplo:
1 - Um browse.
2 - funções de inclusão e exclusão de perguntas.
3 - função de execução do comandos da pergunta escolhida.
4 - Um command prompt identico ao do dBase ou MySQL esperando o comando e executando o mesmo.
Mas em todo caso continue colocando aqui suas idéias que aqui o que não falta é isto.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Opa gente
obrigado por estarem me ajudando.
Bom, vamos la...
comando="iptables "
var1="bloquear "
var2="permitir "
var3="rede interna "
var4="rede externa "
...
...
...
agora para bloquear a rede interna eu uso
c:\> comando var1 var3
o que eu nao sei fazer é somar esse comando com as variaveis e usa-los no prompt.
E tambem para nao parecer um cara que esta querendo tudo de mao-beijada eu gostaria que voces pudessem me dar uma ajuda e eu vou por a mao na massa ate conseguir.
Obrigado novamente gente.
obrigado por estarem me ajudando.
Bom, vamos la...
comando="iptables "
var1="bloquear "
var2="permitir "
var3="rede interna "
var4="rede externa "
...
...
...
agora para bloquear a rede interna eu uso
c:\> comando var1 var3
o que eu nao sei fazer é somar esse comando com as variaveis e usa-los no prompt.
E tambem para nao parecer um cara que esta querendo tudo de mao-beijada eu gostaria que voces pudessem me dar uma ajuda e eu vou por a mao na massa ate conseguir.
Obrigado novamente gente.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Cara, conforme eu falei no exemplo anterior:
comando="iptables "
var1="bloquear "
var2="permitir "
var3="rede interna "
var4="rede externa "
ficaria:
Eu faria assim!
No caso não esqueça os espaços entre os parametros também.
Falou!
comando="iptables "
var1="bloquear "
var2="permitir "
var3="rede interna "
var4="rede externa "
ficaria:
Código: Selecionar todos
comando_completo = comando + var1 + var2 +var4
RUN &comando_completoNo caso não esqueça os espaços entre os parametros também.
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
se for linux vc poderia gerar um arquivo .sh e usar o comando run pra execultar ele
Código: Selecionar todos
comando="iptables "
var1="bloquear "
var2="permitir "
var3="rede interna "
var4="rede externa "
MemoWrit("iptables.sh", comando+var1+var2+var3)
__Run('iptables.sh')
Daniel
Harbour + Minigui + dbfcdx
Marinas-Gui Pena que parou o suporte
Harbour + Minigui + dbfcdx
Marinas-Gui Pena que parou o suporte
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
E por que seria necessário criar o script? Basta executar com RUN diretamente o comando mesmo.Daniel escreveu:se for linux vc poderia gerar um arquivo .sh e usar o comando run pra execultar ele
Eu acho que a menos que a intenção seja realmente "gravar" o comando para futuras utilizações sem o programa, não faz muito sentido.
Lembrando também que se criar o .sh, o usuário do programa deverá ter privilégios de root para ainda de dentro do programa poder já atribuir status de executável ao script.
E uma ultima consideração é que vc dê uma olhadinha se o Clip tem o comando RUN... To mais mesmo é pra te indicar o xHarbour...
De qualquer forma o caminho é esse com RUN...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs