Olá pessoal, o Wagner Nunes me mostrou como imprimir usando o Nodosimp. Agora estou com outro problema. É o seguinte :
Tenho relatórios que enviando direto para a impressora, são impressos normalmente, usando toda a folha.
quando uso o nodosimp e seleciono a opção de visualização ele me mostra a metade da folha impressa e depois passa pra outra folha e por aí vai. Mas todos os dados são impressos, porém de maneira diferente. É como se ele estivesse usando apenas 40 linhas e quebra a página.
Detalhe isso só acontece quando estou imprimindo um relatório de 130 colunas. quando mando visualizar um relatório que tem 80 colunas a impressão sai normalmente e ainda por cima utilizando toda a folha.
Alguém já passou por isto aquí ou sabe a solução ?
Nodosimp - Visualizar o relatório
Moderador: Moderadores
-
Pedro Junior
- Usuário Nível 1

-
Pedro Junior
- Usuário Nível 1

O negócio é o seguinte quando o relatório tem realmente 80 colunas, sem compressão, ele sai perfeito. Quando o relatório é em 130 colunas, uso a compressão para 80 colunas e chamo a função MostRel2("140") as margens ficam corretas mais a quantidade de linhas fica diferente. É como se ele estivesse usando apenas 44 linhas, não usa a folha(A4) toda.
Olhei o arquivo texto e está perfeito, fiz um teste imprimindo direto para a impressora, via Edit e saiu correto a impressão. Mas quando chamo este mesmo arquivo pelo nodosimp o problema em questão aparece.
Ainda tem um detalhe, quando mando imprimir este mesmo arquivo em modo paisagem ele sai perfeito no nodosimp.
Qualquer coisa enviou o arquivo texto para que vocês possam testar.
Segue o código :
A chamada da função :
MOSTREL2("140") // passo o parametro do tamanho
A função :
Function MostRel2(tamanho)
Local tela
tela:=savescreen(00,00,24,79)
do while .t.
SETCOLOR("+w/gr,+w/n")
Janela(10,25,13,51,'Tipo do Relatorio',.t.,7)
@ 12,27 prompt " Retrato "
@ 12,39 prompt " Paisagem "
menu to mopcao
If mOpcao = 1
comando="nodosimp c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt " +tamanho +" pre/sel"
exit
Elseif mOpcao = 2
tamanho := "96"
comando="nodosimp c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt " +tamanho +" pre/sel/apa"
exit
Else
set cursor on
restscreen(00,00,24,79,tela)
return
Endif
Enddo
RUN &COMANDO
comando="c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt"
erase (comando)
set cursor on
return
Olhei o arquivo texto e está perfeito, fiz um teste imprimindo direto para a impressora, via Edit e saiu correto a impressão. Mas quando chamo este mesmo arquivo pelo nodosimp o problema em questão aparece.
Ainda tem um detalhe, quando mando imprimir este mesmo arquivo em modo paisagem ele sai perfeito no nodosimp.
Qualquer coisa enviou o arquivo texto para que vocês possam testar.
Segue o código :
A chamada da função :
MOSTREL2("140") // passo o parametro do tamanho
A função :
Function MostRel2(tamanho)
Local tela
tela:=savescreen(00,00,24,79)
do while .t.
SETCOLOR("+w/gr,+w/n")
Janela(10,25,13,51,'Tipo do Relatorio',.t.,7)
@ 12,27 prompt " Retrato "
@ 12,39 prompt " Paisagem "
menu to mopcao
If mOpcao = 1
comando="nodosimp c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt " +tamanho +" pre/sel"
exit
Elseif mOpcao = 2
tamanho := "96"
comando="nodosimp c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt " +tamanho +" pre/sel/apa"
exit
Else
set cursor on
return
Endif
Enddo
RUN &COMANDO
comando="c:\temp\"+alltrim(x_usuario)+".txt"
erase (comando)
set cursor on
return
Um abraço
Pedro Junior
Pedro Junior
Se vc usar os mesmos comandos e arquivo, mandando imprimir por linha de comando (fora da aplicação), funciona ou dá o mesmo problema?
Eu verifiquei esta semana que tenho que o programa "come" a última linha do meu relatório. Como não tive tempo de testar corretamente, mando imprimir uma última linha, sabendo que ela será "morta".
Eu verifiquei esta semana que tenho que o programa "come" a última linha do meu relatório. Como não tive tempo de testar corretamente, mando imprimir uma última linha, sabendo que ela será "morta".
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Pedro Junior
- Usuário Nível 1

Se eu mando direto do meu programa ou de fora da minha aplicação sem passar pelo nodosimp, ele funciona perfeitamente.
Acho que o problema está no Nodosimp.
Se tenho um arquivo texto que é gerado e se eu mandar imprimir este arquivo texto direto pra impressora e imprime corretamete, venho a desconfiar do nodosimp.
Existe outros programas parecidos com o nodosimp que tem a opção de visualizar o relatório antes de imprimir ?
Se alguém souber , me indique.
Acho que o problema está no Nodosimp.
Se tenho um arquivo texto que é gerado e se eu mandar imprimir este arquivo texto direto pra impressora e imprime corretamete, venho a desconfiar do nodosimp.
Existe outros programas parecidos com o nodosimp que tem a opção de visualizar o relatório antes de imprimir ?
Se alguém souber , me indique.
Um abraço
Pedro Junior
Pedro Junior
Encontrei problemas no Nodosimp que manifestam-se de maneira diferente em impressoras com saída paralela e USB. Quando encerro o relatório tenho que colocar mais uma linha assim: @++nLin,nCol Say ´´. Se não fizer isso o Nodosimp "come" a última linha, mesmo colocando o comando Eject ou iniciando uma nova página dessa forma: @00,00 Say ´´.