Amiguinhos
Mais um complemento quanto as máscaras:
O Clipper 5.2 para frente possue um bug no posicionamento do ponto dentro de um GET numérico, fazendo com que ao digitarmos um numero e pressionar o ponto para pular os decimais, aparecem dois pontos decimais impossibilitando a digitação, portanto use
sempre as mascaras para os campos nuéricos que possuam decimais.
Quanto aos campos nas tabelas como estoque e financeiros eu adotei o uso de até 4 casas decimais ns campos numéricos, hoje não me importo mais se vai ocupar bytes a mais ou menos, o cliente que adquira HDs maiores e mais memória.
Desta forma, não é necessário modificar a estrutura dos .DBFs e sim o formato da máscara que para um mesmo campo poderá ser diferente, vejam o exemplo para o campo QUANTIDADE de minha tabela ESTOQUE:
Tenho uma tabela de unidades de medias onde cadastro cada tipo de medida usado no estoque que contem campos como:
sigla: KG, MT, M2, UN, respectivamente Kilos, Metros, Metro quadrado, Unidade, etc.
Cada sigla tem armazenada sua mascara de configuração dos GETs desta forma:
@E 99999.999, @E 999999.99, @E 999999.99, @E 999999999
Vejam que a mascara possui tamanho 9, conta-se o ponto também, neste caso o campo em minha tabela possui 9 digitos mais quatro decimais, ou seja 999999999.9999, quatorze digitos de tamanho.
E no momento de trabalhar com estes campos, dependendo da sigla eu apresento a mascara adequada, desta forma os dados ficam bem formatados e sem esforço algum.
A tabela esta em
http://www.softclever.com/downloads/unidades.dbf
@braços :?)