Como desativar a tecla Iniciar do Windows
Moderador: Moderadores
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Como desativar a tecla Iniciar do Windows
Amigos,
Estou com problemas para controlar a tecla Caps Lock, relatado em outro tópico, e, concomitantemente, (gostaram da palavra?) tenho um problema sério com a tecla Iniciar do menu Iniciar do Windows.
O usuário escorrega a mão e pressiona, sem intenção, a tecla iniciar, e vai pra área de trabalho do Windows.
Como desativar essa tecla?
Estou com problemas para controlar a tecla Caps Lock, relatado em outro tópico, e, concomitantemente, (gostaram da palavra?) tenho um problema sério com a tecla Iniciar do menu Iniciar do Windows.
O usuário escorrega a mão e pressiona, sem intenção, a tecla iniciar, e vai pra área de trabalho do Windows.
Como desativar essa tecla?
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

É incrível, mas nos fóruns (mais de 15) onde sou cadastrado, não foi possível encontrar nada sobre "Como desabilitar a tecla Winkey".
Dessa vez quem me salvou foi o Google mesmo.
Baixei um arquivinho, pequenininho - tudo dá 16KB, (excluindo-se uma página da net) e com um duplo clique a tecla é desabilitada. Para reativá-la, basta dois cliques novamente.
Funciona perfeitamente!
E o melhor é que pode ser acionada pelo MS-DOS: não abre nenhuma janela, apenas ativa/desativa.
Mas se alguém souber o código da tecla, pra mim seria mais interessante.
Abraços a todos!
Dessa vez quem me salvou foi o Google mesmo.
Baixei um arquivinho, pequenininho - tudo dá 16KB, (excluindo-se uma página da net) e com um duplo clique a tecla é desabilitada. Para reativá-la, basta dois cliques novamente.
Funciona perfeitamente!
E o melhor é que pode ser acionada pelo MS-DOS: não abre nenhuma janela, apenas ativa/desativa.
Mas se alguém souber o código da tecla, pra mim seria mais interessante.
Abraços a todos!
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Sobre o Wkeykill
Em algumas listas de vírus o WKEYKILL é citado como vírus. Acredito que por alterar o funcionamento do Windows. No meu caso, se for um vírus, é um vírus "benéfico" pois faz exatamente o que desejo.
O problema é que se for rodado diretamente funciona maravilha. Mas se for colocado em um .prg ou em um arquivo de lote, ele trava no XP.
Alguém sabe porque ele trava ou conhece alguma opção que possa ser usada em conjunto?
O problema é que se for rodado diretamente funciona maravilha. Mas se for colocado em um .prg ou em um arquivo de lote, ele trava no XP.
Alguém sabe porque ele trava ou conhece alguma opção que possa ser usada em conjunto?
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Dá um "comando ou nome de arquivo inválido"...vagucs escreveu:Ele trava quando vc executa pelo RUN?
Se for isso já tentou fazer assim
RUN START.EXE WKEYKILL.EXE
Veja o que rola.
Tentei um CMD antes, travou.
Tentei um COMMAND antes, travou também.
Grato pela dica, vou continuar tentando.
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Por isso eu estou achando estranho, pois usei o comando até com a opção /shared e o XP se recusa a rodar o programa.vagucs escreveu:eu usei o nome do programa WKEYKILL.EXE como exemplo, nao sei se este e o nome do seu EXE, o comando start.exe existe deste o Windows 95, ele abre arquivo anexados a algum programa pelo windows, ou mesmo executa programas EXE, como parece ser seu caso.
Criei um .bat com o seguinte comando
start c:\varela\config\wkeykill.exe /shared
Chamo o arquivo .bat pelo prompt e a tecla é imediatamente desativada.
Rodo o .bat novamente e a tecla volta a funcionar.
Quando coloco uma linha no programa chamando esse arquivo .bat, dá a mensagem de comando inválido.
Quer dizer, rodando no prompt, funcionar bem. Sendo chamado por um programa, o XP não executa.
No 98 tá funcionando normal. Vou continuar meus testes.
Grato pela ajuda.
Para desabilitar a WINKEY de forma definitiva sem uso de software.
Abra o REGEDIT vá em :
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
Vá em EDITAR - NOVO - VALOR BINÁRIO
No nome coloque : Scancode Map
Dê um duplo clique em Scancode Map e adicione o valor abaixo :
00 00 00 00 00 00 00 00 03 00 00 00 00 00 5B E0 00 00 5C E0 00 00 00 00
Não tente dar uma de esperto e tentar copiar e colar pois não funciona, tem que digitar, mas eu sei que mesmo eu tendo avisado tu vai tentar né ?
Pronto ! Agora é só reiniciar.
Até logo.
Marcelo
Abra o REGEDIT vá em :
Não tente dar uma de esperto e tentar copiar e colar pois não funciona, tem que digitar, mas eu sei que mesmo eu tendo avisado tu vai tentar né ?
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Só para fazer uma observação, o Windows + Clipper tem algumas situações interessantes, acho que o que vou relatar é o mesmo problema do amigo acima.
Exemplo :
No prompt rodo SET >SETS.TXT
Aí beleza a lista das variaveis de ambiente vão para o arquivo SETS.TXT
Dentro do programa :
RUN SET >SETS.TXT
SWPRUNCMD("SET >SET.TXT")
SWPRUNCMD("CMD SET >SET.TXT")
Etc... (tentei todos e o resultado foi o mesmo)
O arquivo SET.TXT é gerado porém as variaveis de ambiente começadas por letra minuscula não aparecem no arquivo.
O mesmo acontece com afunção GETENV() ele não consegue pegar nenhuma variavel de ambiente que comece por minuscula. Exemplo : "windir"
Outro exemplo :
No prompt :
VER >VER.TXT
Retorna : WINDOWS XP PROFESSIONAL SERVICE PACK 2
No programa :
SWPRUNCMD("VER >VER.TXT")
MS-DOS VER 5.00.05
Vai entender... :-O
Já no xHarbour tudo funciona blz.
Até logo.
Marcelo
Exemplo :
No prompt rodo SET >SETS.TXT
Aí beleza a lista das variaveis de ambiente vão para o arquivo SETS.TXT
Dentro do programa :
RUN SET >SETS.TXT
SWPRUNCMD("SET >SET.TXT")
SWPRUNCMD("CMD SET >SET.TXT")
Etc... (tentei todos e o resultado foi o mesmo)
O arquivo SET.TXT é gerado porém as variaveis de ambiente começadas por letra minuscula não aparecem no arquivo.
O mesmo acontece com afunção GETENV() ele não consegue pegar nenhuma variavel de ambiente que comece por minuscula. Exemplo : "windir"
Outro exemplo :
No prompt :
VER >VER.TXT
Retorna : WINDOWS XP PROFESSIONAL SERVICE PACK 2
No programa :
SWPRUNCMD("VER >VER.TXT")
MS-DOS VER 5.00.05
Vai entender... :-O
Já no xHarbour tudo funciona blz.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Essa opção pode ser ótima, mas esbarra em duas situações contrárias:Clipper escreveu:Para desabilitar a WINKEY de forma definitiva sem uso de software.
Abra o REGEDIT vá em :
Até logo.
Marcelo
1. Como se trata de clientes, jamais conseguiriam efetuar uma alteração dessas. Poucos que eu conheço chegariam perto.
2. Muitos usuários usam a bendita tecla Winkey, portanto não poderia ficar desabilitada.
No meu caso a solução seria desativá-la somente enquanto o programa estivesse aberto. Ao encerrá-lo, a tecla voltaria a funcionar.
Grato pelas dicas.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Para usar a dica do REGEDIT que o amiguinho Clipper passou voce nao precisa entrar no REGEDIT voce pode fazer isto pelo DOS, mais ou menos assim:
Salve um arquivo de nome TECLAS.REG
Execute com START TECLAS.REG
Veja bem, eu não testei apenas agreguei informações e postei.
Para usar a dica do REGEDIT que o amiguinho Clipper passou voce nao precisa entrar no REGEDIT voce pode fazer isto pelo DOS, mais ou menos assim:
Salve um arquivo de nome TECLAS.REG
Código: Selecionar todos
REGEDIT4
"(Default)"=binary:00 00 00 00 00 00 00 00 03 00 00 00 00 00 5B E0 00 00 5C E0 00 00 00 00
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Caros amigos,rochinha escreveu:Amiguinho
Salve um arquivo de nome TECLAS.REGExecute com START TECLAS.REGCódigo: Selecionar todos
REGEDIT4 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout] "(Default)"=binary:00 00 00 00 00 00 00 00 03 00 00 00 00 00 5B E0 00 00 5C E0 00 00 00 00
A dica do amigo Clipper funcionou. Só fico com o problema do cliente que não quer a bendita tecla desativada.
O arquivo que o Rochinha sugeriu funcionou em parte: uma caixa de diálogo pergunta se o usuário deseja fazer as alterações no Registro do Windows. Isso pode "espantar" muitos usuários. Mas tudo bem, eu posso incluir uma informação.
Só que não faz a alteração no Registro. Não teria que criar o valor sugerido Scancode Map? Se verdadeiro, onde ele entraria?
Grato pelas atenções...
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Comande REGEDIT /s TECLAS.REG
Se eu passasse o comando integralmente, quem visualizasse este tópico não prestaria atenção. desta forma fica mais didático.
Comande REGEDIT /s TECLAS.REG
Se eu passasse o comando integralmente, quem visualizasse este tópico não prestaria atenção. desta forma fica mais didático.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
Abaixo o conteúdo dos arquivos .REG para colocar e retirar o valor Scancode Map, testado.
Para colocar (Desabilita Winkey) - WinkeyOff.Reg
[/size]
Para retirar (Ativa Winkey) - WinkeyOn.Reg
[/size]
Pronto agora é só usar como o Rochinha postou.
Exemplo : REGEDIT /s WINKEYON.REG ou REGEDIT /s WINKEYOFF.REG
Obs : O único problema que detectei e não consegui descobrir como corrigir foi que é obrigado a fazer Logoff - Logon para que a alteração seja considerada.
Ps. Outra opção seria...Tu tem uma chave de fenda aí ? ...pegue a chave de fenda... :)Pos
Até logo.
Marcelo
Para colocar (Desabilita Winkey) - WinkeyOff.Reg
REGEDIT4
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Keyboard Layout]
"Scancode Map"=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,03,00,00,00,00,00,5b,e0,00,00,5c,e0,\
00,00,00,00
Para retirar (Ativa Winkey) - WinkeyOn.Reg
REGEDIT4
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Keyboard Layout]
"Scancode Map"=-
Pronto agora é só usar como o Rochinha postou.
Exemplo : REGEDIT /s WINKEYON.REG ou REGEDIT /s WINKEYOFF.REG
Obs : O único problema que detectei e não consegui descobrir como corrigir foi que é obrigado a fazer Logoff - Logon para que a alteração seja considerada.
Ps. Outra opção seria...Tu tem uma chave de fenda aí ? ...pegue a chave de fenda... :)Pos
Até logo.
Marcelo
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Beleza Rapaziada,
A coisa é bem mais complicada do que parece. Tá parecendo cobertor curto, quando cobre a cabeça, descobre os pés... Mas o que seria de nós se fosse tudo fácil?
Eu cheguei na seguinte encruzilhada:
1 - Preciso desativar a tecla Winkey somente durante o funcionamento do programa.
2 - O software WKEYKILL.EXE desativa a tecla bastando para isso um duplo clique. Para retornar o funcionamento da tecla basta outro duplo clique.
a) se o programa for chamado da linha de comando do MS-DOS, tambem funciona perfeitamente, desativando a tecla. Se for chamado novamente na linha de comando, ativa a tecla novamente. Tudo perfeito!
b) se colocado em um .PRG, no Win98 funciona beleza, mas no XP dá erro de "comando ou nome de arquivo inválido".
c) se colocado em um arquivo de lote (.bat), idem...
3. As chaves fornecidas pelos colegas funcionam perfeitamente, embora o inconveniente (para o cliente) da reinicialização.
4. Não consegui detectar qual é o código ASCII dessa bendita tecla. Baixei vários programas que detectam o código, mas não resolveu: uns dizem que é a tecla 91, outros dizem que é 255. O certo é que no Clipper nenhuma é detectada.
- Tentei a diretiva #include, mas sem o código ascii também não há como funcionar; o sistema ignora o pressionamento da referida...
Resumindo:
Como é que o programa WKEYKILL consegue fazer tudo isso, de uma vez só?
A coisa é bem mais complicada do que parece. Tá parecendo cobertor curto, quando cobre a cabeça, descobre os pés... Mas o que seria de nós se fosse tudo fácil?
Eu cheguei na seguinte encruzilhada:
1 - Preciso desativar a tecla Winkey somente durante o funcionamento do programa.
2 - O software WKEYKILL.EXE desativa a tecla bastando para isso um duplo clique. Para retornar o funcionamento da tecla basta outro duplo clique.
a) se o programa for chamado da linha de comando do MS-DOS, tambem funciona perfeitamente, desativando a tecla. Se for chamado novamente na linha de comando, ativa a tecla novamente. Tudo perfeito!
b) se colocado em um .PRG, no Win98 funciona beleza, mas no XP dá erro de "comando ou nome de arquivo inválido".
c) se colocado em um arquivo de lote (.bat), idem...
3. As chaves fornecidas pelos colegas funcionam perfeitamente, embora o inconveniente (para o cliente) da reinicialização.
4. Não consegui detectar qual é o código ASCII dessa bendita tecla. Baixei vários programas que detectam o código, mas não resolveu: uns dizem que é a tecla 91, outros dizem que é 255. O certo é que no Clipper nenhuma é detectada.
- Tentei a diretiva #include, mas sem o código ascii também não há como funcionar; o sistema ignora o pressionamento da referida...
Resumindo:
Como é que o programa WKEYKILL consegue fazer tudo isso, de uma vez só?