MEU PROTESTO

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

pena
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MEU PROTESTO

Mensagem por pena »

:(Neg aee galera, estou arrependido de tentar começar com xharbour, estava mudando pro delphi, mas como li varias coisas sobre o xharbour, achei q ja conhecendo o clipper seria mais facil, mas ta dificil qualquer duvida colocada aqui, leva um mes pra responderem pela metade, alguem sabe de outro forum??
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Amigo,

Continua com XHARBOUR! É muito bom, muito bom!

Tente o NEWS do xharbour. As respostas chegam rapidinho.

news://news.xharbour.org/xharbour.spanish.portuguese

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Ou então mude para Delphi mesmo, é a linguagem com maior número de usuários que eu conheço, e você talvez obtenha respostas rápidas, além de contar com amplo suporte da Borland.

Eu as vezes penso que é no mínimo estranho, mais de uma vez já me deparei com isso aqui neste fórum. Não é nada contra o autor do tópico nem ninguém, mas por que escrever que vai desistir ou abandonar xHarbour ou MiniGUI como se fosse uma ameaça para nós pobres usuários? Afinal tanto nos esforçamos para aprender e tentar responder as duvidas de colegas...

Veja, pena, achei 8 tópicos seus aqui na seção xHarbour, se isso te conforta posso te dizer que oito tópicos foi o que a maioria aqui escreveu apenas pra avaliar se valia a pena tentar, mais uns 10 pra conseguir compilar a primeira vez, e mais uns 50 antes de chegar ao ponto de quase culpar os colegas pela falta de suporte...

Pensa bem, será que você não está exagerando e sendo pouco grato a quem te "respondeu pela metade"? Aqui estamos numa comunidade livre, não exija tanto com cobranças, por que talvez enquanto vc pergunta alguém ta lendo um site em inglês ou espanhol apenas para esclarecer a SUA dúvida.

Bom deixa pra lá...

Fica a seu critério, o Delphi é bom, posso te garantir com conhecimento de causa.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Bom, na minha opnião é que se o amigo não quer ter o trabalho de procurar e tentar desvendar o xHarbour ou não tem a paciência de esperar pelas respostas aqui do fórum, compre a versão Comercial que voltada justamnete para esse público, nesse caso você terá direito a 1 mês de suporte gratuito podendo ainda estender o prazo de suporte, óbviamnete pagando bem por isso.

Devemos lembrar que os participantes do fórum estão aqui para ajudar e todos trabalham e tem seus afazers diários, eu participo deste fórum a 4 anos e raramente vi uma pergunta sem resposta, eventualmente elas demoram, mas nada que não se posso esperar.

Se ainda assim for mudar, não muda pro Deufim não, vai logo pro Java se quer algo realmente bom, é pesado, chato, mas tem literatura é excelente, além de rodar em qualquer sistema operacional sem nenhuma alteração.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Luiz
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Luiz »

Eu não achei o xHarbour nenhum bicho de sete cabeças, bastaram apenas algumas leituras aqui neste mesmo forum, então segui algumas dicas postadas e apos algumas tentativas encontrei o caminho.

E olha que eu utilizo um maker próprio que desenvolvi na epoca do clipper e já o adapatei completamente pra xHarbour.
pena
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MEU PROTESTO

Mensagem por pena »

ae galera foi mal :( , acho q botei os pés pelas mãos, me desculpem, é que como os amigos falaram, o tempo é curto, temos outros afazeres, e diferente do forum do clipper, as resposta custam a chegar, isto por ser uma linguagem, pode-se dizer que nova, com bem menos usuarios que o do clipper, espero que me desculpem, e vou fazer o possivel para ajudar outros usuarios em suas dificuldades.

Um abraço

:)Pos

pisei na bola
:P
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Fazemos o possivel para moderar e controlar e forum e tudo mais, eu mesmo acho que sou o unico moderador desta sessão ativo, e eu ajudo muioto mais quando estou em casa, pois la tenho tudo, arquivos, tempo para fazer os testes e postar as resposta e no moemnto estou em brasilia ja fazem 5 meses, fiquei ate uns 4 ou 5 meses mais afastado do forum devido a falta de tempo, e acredite, estou aqui pois o xHarbour ja tá rodando até no governo cara, vai interligar todos os estado para a CONAB, e pelo conheço e sei do xHarbour, que acho comecei a acompanhar antes mesmo da galera do xHarbour pago, pois eu compilei meus primeiros programas em Harbour em 1999 dai em diante me apaixonei e acompanhei e acompanho todas as evoluções da linguagem.

Mas na minha opnião é o seguinte, o xHarbour é mesma coisa do clipper, basta encarar assim, claro, tudo tem que ter tempo, de parar, analisar os fontes que para mim é melhor do que qualquer livro que me ensine o que fazer com eles.

Outra coisa tambem, podem discordar comigo e nao vou me debater quanto a isto, programa e muito em

ASM
C/C++
CLIPPER
XHARBOUR
DELPHI
VB (Muito tempo que eu nao uso, muito mesmo)
HB++ (Para palm)
PHP (Muito tempo tambem que nao uso)
JAVA (Por diversão)

Olha que, com o xHarbour eu integro o melhor do xBase ao C/C++ e se quiser e for necessário ASM, em uma unica ferramenta, tenho os recursos similares e até melhores que o Delphi, menos problemas, mais liberdade de programação, sem contar que eu reaproveitei tudo que já sabia do clipper e que aprendi fazendo o DClip.

Agora modestia parte, me soa engraçado a questão de um programador precisar de suporte... alias... nosso papel nao seria dar suporte??? invertemos os valores??? nao, o negocio que você passa de programador a usuario de uma ferramenta ou linguagem, o usuario de uma linguagem não é um programador, ele apenas usa a ferramenta, do programador; programador não é usuario, se ele é programador tem que entender o suficiente para saber a logica de qualquer linguagem e poder desenvolver qualquer solução quando necessária.

Definitivamente, duvidas existem, eu tenho, mas um programador no minino precisa de um forum para discutir as duvidas ou mesmo a experiencias dos amigos com uma determinada solução ja desenvolvida, mas a palavra "suporte" para desenvolvedores acho que tira as coisas do lugar não acham!!!

Imagina só seu cliente liga e pede uma mudança ou um suporte e vc ter que esperar a resposta de um outro suporte para atender seu cliente?

Por isso, o xHarbour é otima solução!

Minhas opnião pessoal. O forum funciona na medida do possivel, mas pode ter certeza, funciona...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Muitas vezes quando entro no forum na sessão Clipper ou Fivewin dou uma vasculhada em tópicos com poucos ou nenhuma resposta( isto quando tenho tempo ) e muitas vezes cheguei a incomodar o pessoal perguntando se já tinha resolvido o problema e muito me atendiam bem e dispostos a aceitar minha ajuda, pois o tempo passa rapido e por termos muito o que fazer deixamos aquele problema para outra hora.

Eu sou um vasculhador nato e por muitas vezes postei aqui informações sobre Ferramentas para Clipper mesmo usando Fivewin desde 95 e quando veio o Harbour eu mesmo demorei até 2004 para comeceçar a usá-lo e também gostei.

Das ferramentas que voce conhecem aqui garanto que parte delas eu apresentei a voces e fico até triste por talvez ter apresentado uma ferramenta prejudicial.

Leia a minha frase de rodapé

Força
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Pena

Eu entendo sua ansiedade, mas pense não só no lado negativo, a demora na resposta pode também lhe trazer beneficios, você irá buscar outras fontes ou mesmo quebrar a cabeça e decobrir a solução sozinho, programação é assim, você vai na tentativa e erro uma hora você acerta, quantas e quantas vezes eu quebrei a cabeça para descobrir um problema e as vezes dormindo sonhava com a solução.

Até logo.

Um feliz Natal para você e sua família, fique na paz de Deus !

Marcelo :)Pos
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Pois é,

Foi uma atitude muito bonita a de reconhecer que o "protesto" não tinha muitos fundamentos.

Há de se lembrar sempre que se tratando de qualquer projeto opensource, o suporte meio que perde sua força naturalmente, pelo fato do código ser conhecido.

Acredito que espera-se do usuário de um sistema qualquer open-source o mínimo de dedicação para entende-lo, nem que isso seja levado ao extremo de ler o código. Afinal fornecer boas ferramentas sem custos é bonito e tudo mais, mas documentar e oferecer suporte é foda.

Vocês bem como eu sabem que mesmo vendendo um sistema de código fechado, quase sempre pecamos na parte de documentação, e olha que teoricamente recebemos por isso. Imagine se não!!

Na questão específica do xHarbour e MiniGUI, que me parece ser o desabafo do colega, posso dizer que nesta comunidade de clipperos encontrei um abrigo (sentimental isso né). Posso dizer que grande parte do que aprendi foi com outras pessoas que já sabiam me respondendo em fóruns como este, e inclusive ja até aprendi pesquisando para responder dúvidas de terceiros!

As vezes fico um pouco chateado com aquele membro do fórum que com o tempo a gente percebe que não tem interesse nenhum em aprender por si só e tentar caminhar com as próprias pernas. Eu posso dizer com certeza que nunca postei uma dúvida sem antes procurar muuito a solução em tudo quanto é site.

Enfim, acho que a intenção do fórum não é "dar suporte", e sim criar um ambiente de trocas de experiências. Se eu considerasse uma duvida ou resposta minha como chamado de suporte eu pagava e cobrava por elas. E com certeza não é este o espírito.

Eu sou grato por ter encontrado TODAS essas pessoas deste fórum, mesmo que virtualmente, aqui encontramos lições para nossas vidas profissional e pessoal.

E embora ocasionalmente surjam pequenas desavenças oriundas de opiniões técnincas diferentes, levamos isso sempre pelo lado positivo e construtivo, e creio que temos encontrado aqui bons amigos com quem contar.

Boas festas a todos!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

O que o Stanis postou esta no espirito do tópico que coloquei muito tempo atras na sessão Fivewin e o Dudu me ajudou colocando na sessão Clipper("Como fazer perguntas inteligentes"), justamente numa época em que muitas dúvidas surgiam e todos necessitavam das respostas.

Talvez por isto este forum tenha um teor de perguntas e resposta de alto nivel e todo usuário se sente bem em levantar questões, enquetes e obter respaldo.

Na verdade existem hoje duas ferramentas que uso no dia-a-dia, Forum PCToledo e Google.

Entre no Google e digite: "Quem é o Rochinha", "Quantas cores tem o arco-iris" e incrivelmente voce obterá como respostas trocentas páginas com a sua resposta mas justamente nas primeiras voce será respondido.

Faça perguntas de Clipper no Google e fatalmente muitos links estarão ligados à este forum.

Portanto, sorria, aqui voce tem amigos, eu tenho amigos aqui, somos uma familia grande, com vários tamanhos, times, raças, credos, idades e paises( éhhhhhhhh ).

"Saludos a quem me gustam..."

"Buenas Fiestas"
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
viniciuspc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por viniciuspc »

olá a todos!

eu ainda não tive o prazer de fazer alguma coisa em Harbour, sou Analista/Programador em clipper há muitos anos (e não domino mais que a metade que ele tem) e tbm conheço outras linguagens, não acho que se deva desistir de uma linguagem pq encontramos 1 ou 2 problemas iniciais e não sabemos a solução!, em muitos casos, a solução esta na nossa frente, disfarçado muitas vezes por um problema de logica!, sempre que tenho estes problemas eu mudo o codigo procurando outra solução, sempre consequi solucionar!

então não desanime com o Harbour!, lembre-se que somos todos ignorantes até conheçermos melhor aquilo que usamos!

[]´s

PS : FELIZ 2007
keler clipper
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Luiz, por gentileza eu peco sua colaboracao quanto ao hbmake

Mensagem por keler clipper »

Carlo Luiz, éh um prazer contar com pessoas dispostas como vc, q quando a ferramenta falha ou chega no limite, vc a reconstroi, parabens pela sua forca de vontade e capacitacao..

Nesse exato instante, estou com dificuldades que lhe sao simples, pos vc ja as superou.

Nao consigo colocar um obj a mais para ser linkado junto com a aplicacao, usando o hbmake -ex.

Sua colaboracao eh bem vinda...

Desde ja, grato pela atencao.

Luiz escreveu:Eu não achei o xHarbour nenhum bicho de sete cabeças, bastaram apenas algumas leituras aqui neste mesmo forum, então segui algumas dicas postadas e apos algumas tentativas encontrei o caminho.

E olha que eu utilizo um maker próprio que desenvolvi na epoca do clipper e já o adapatei completamente pra xHarbour.
Keler Clipper.Net
Programador/Analista
Luiz
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Luiz »

No hbmake voce pode adicionar na primeira tela, em Obj Files Dir, é só colocar o nome do obj com a extenção, se forem mais separe com espaço.

Se quiser mudar no arquivo .bc direto adicione no parametro OBJFILES =

espero ter ajudado.
keler clipper
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Como funciona o processo de compilacao e linkedicao

Mensagem por keler clipper »

Mto obrigado Luiz,

Como funciona o processo de compilacao e linkedicao no hbmake ?
Luiz escreveu:No hbmake voce pode adicionar na primeira tela, em Obj Files Dir, é só colocar o nome do obj com a extenção, se forem mais separe com espaço.

Se quiser mudar no arquivo .bc direto adicione no parametro OBJFILES =

espero ter ajudado.
Keler Clipper.Net
Programador/Analista
Responder