Alguem ja testou o CLIP russo ?
Moderador: Moderadores
Alguem ja testou o CLIP russo ?
Há tempos que procuro um bom compilador pra linux, cheguei até comprar o FlagShip, porém sempre esbarrei na limitação dos bancos de dados que é meu interesse, daí consegui pesquisando, encontrar o CLIP russo, até ja testei alguns programas compilados com ele, mais além de mim, não tenho encontrado muitos outros desenvolvedores CLIPPER que tenham testado essa ferramenta.
Daí a pergunta ao pessoal, se alguem poder testar e verificar se há ganhos com essa ferramenta, pediria até ao moderador para abrir um espaço pra gente discutir mais sobre ele.
Que acham ?
Não adianta me responderem pra testar o xHarbour, ou Harbour, esse eu já tenho perdido meu tempo ha muito tempo mesmo, não consigo nada com opensource, se for pra pagar qualquer valor em compiladores, passo pro fox como um colega daqui já indicou.
Aguado notícias de vocês, e um link que explica um pouco mais sobre o CLIP taí: http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB ... 1088302436
Daí a pergunta ao pessoal, se alguem poder testar e verificar se há ganhos com essa ferramenta, pediria até ao moderador para abrir um espaço pra gente discutir mais sobre ele.
Que acham ?
Não adianta me responderem pra testar o xHarbour, ou Harbour, esse eu já tenho perdido meu tempo ha muito tempo mesmo, não consigo nada com opensource, se for pra pagar qualquer valor em compiladores, passo pro fox como um colega daqui já indicou.
Aguado notícias de vocês, e um link que explica um pouco mais sobre o CLIP taí: http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB ... 1088302436
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Gostei dessa sua informação vou ver se nesse fds qdo os pepinos para resolver diminuirem vou puxar ele aki e testa no meu Kurumim...
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
Software com licença GPL brasileiro e em CLIP para supermerc
Abaixo indico um link para um programa brasileiro, ainda não conheci o proprietário, mais ele está distribuindo o programa para aperfeiçoamento e uso em licença GPL, é feito em CLIPPER e portado para o CLIP russo, com ele já tirei várias duvidas que tinha inicialmente, estou indicando o site do cara para vocês que terem mais subsídios de pesquisas e tirar dúvidas pertinentes a linguagem, quem sabe até aderir ao programa do rapaz que é de supermercados acredito.
Bem, criemos uma curiosidade sadia sobre o compilador e o programa, quem sabe ganharemos todos com isso.
http://www.eduardostefani.eti.br/index.php?acao=sddoc
Egito
Bem, criemos uma curiosidade sadia sobre o compilador e o programa, quem sabe ganharemos todos com isso.
http://www.eduardostefani.eti.br/index.php?acao=sddoc
Egito
Prezado Colega
Muito oportuno seu post, a muito vimos nos deparando com esse dilema, como mudar nossos aplicaivos para Linux de forma fácil, ágil e segura, alguns de nós tentou o xHarbour e se deu bem, a maioria (como eu) tentou xHarbour e se deu mal (cheguei a conclusão que sou muito burro), agora você vem nos apresentar uma outra alternativa, isso é de fundamental importância, a informática é um campo muito vasto e alternativas devem existir, vou dar uma olhada nessa e quem sabe se desta vez me dou bem (viro inteligente novamente), espero que esse não seja mais um segredo da esfinge "Desvenda-me ou te devoro", afinal a esfinge tá no Egito mesmo.
Até logo.
Marcelo
Muito oportuno seu post, a muito vimos nos deparando com esse dilema, como mudar nossos aplicaivos para Linux de forma fácil, ágil e segura, alguns de nós tentou o xHarbour e se deu bem, a maioria (como eu) tentou xHarbour e se deu mal (cheguei a conclusão que sou muito burro), agora você vem nos apresentar uma outra alternativa, isso é de fundamental importância, a informática é um campo muito vasto e alternativas devem existir, vou dar uma olhada nessa e quem sabe se desta vez me dou bem (viro inteligente novamente), espero que esse não seja mais um segredo da esfinge "Desvenda-me ou te devoro", afinal a esfinge tá no Egito mesmo.
Até logo.
Marcelo
-
culik
Ola Egito
E qual foi o problema com o xharbour
o xharbour é muito mais poderoso que o clip
ja tenhou http://www.xharbour.com.br ja que quer pagar , ja que essa e a pagina do xharbour comercial
[]´s
Luiz
E qual foi o problema com o xharbour
o xharbour é muito mais poderoso que o clip
ja tenhou http://www.xharbour.com.br ja que quer pagar , ja que essa e a pagina do xharbour comercial
[]´s
Luiz
Prezado Culik
Acho que a questão não é "poder" e de facilidade de aprendizado e uso, o xHarbour se mostrou complicado (não foi só para mim) e meio "terra de ninguém", comecei a me interessar pelo xHarbour mas falta informações, exemplos práticos, não sei porque mas ninguém posta arquivos fontes em xHarbour, quando fazia uma pergunta recebi 4 respostas diferentes, não consegui sequer fazer o tal do "Olá mundo !", isso tudo em DOS que domino perfeitamente, que dirá em Linux. Quanto ao "poder", acho que isso é relativo, afinal qual é o mais poderoso C ou Clipper ? O Clipper é feito em C logo o C é mais poderoso, mas qual é o mais prático e fácil ? Com certeza o Clipper.
Acho que alternativas são importantes, eu mesmo se experimentar e gostar fico com o Clip indepedentemente do xHarbour ser mais completo e poderoso, como diria Zeca Pagodinho...Experimenta, experimenta, experimenta...
Já sei que esse post vai longe...mas fazê o que né ?
Até logo.
Marcelo
Acho que a questão não é "poder" e de facilidade de aprendizado e uso, o xHarbour se mostrou complicado (não foi só para mim) e meio "terra de ninguém", comecei a me interessar pelo xHarbour mas falta informações, exemplos práticos, não sei porque mas ninguém posta arquivos fontes em xHarbour, quando fazia uma pergunta recebi 4 respostas diferentes, não consegui sequer fazer o tal do "Olá mundo !", isso tudo em DOS que domino perfeitamente, que dirá em Linux. Quanto ao "poder", acho que isso é relativo, afinal qual é o mais poderoso C ou Clipper ? O Clipper é feito em C logo o C é mais poderoso, mas qual é o mais prático e fácil ? Com certeza o Clipper.
Acho que alternativas são importantes, eu mesmo se experimentar e gostar fico com o Clip indepedentemente do xHarbour ser mais completo e poderoso, como diria Zeca Pagodinho...Experimenta, experimenta, experimenta...
Já sei que esse post vai longe...mas fazê o que né ?
Até logo.
Marcelo
-
culik
marcelo
me desculpa
mas todos os exemplos que compilam em clipper compoilam sem nenhuma alteração no xharbour
aleim do mais toda a documentação esta no xharbour
e tem varios howtos na lista harbourbr(http://br.groups.yahoo.com/group/harbourbr) e doc online wm www.xharbour.org/docs
alias nunca vi seu email na lista harbourbr
0 pessoal tem dificuldade por não perguntar na lista da harbourbr que é uma lista onde os desenvolvedores do xharboru brasileiros estão sempre respondendo perguntas, sendo que um deles é eu
Sugiro, se não que usar o xharbour free, que faça um teste com nosso xharbour comercial de www.xharbour.com.br
[]s´
Luiz
www.xharbour.com.br
me desculpa
mas todos os exemplos que compilam em clipper compoilam sem nenhuma alteração no xharbour
aleim do mais toda a documentação esta no xharbour
e tem varios howtos na lista harbourbr(http://br.groups.yahoo.com/group/harbourbr) e doc online wm www.xharbour.org/docs
alias nunca vi seu email na lista harbourbr
0 pessoal tem dificuldade por não perguntar na lista da harbourbr que é uma lista onde os desenvolvedores do xharboru brasileiros estão sempre respondendo perguntas, sendo que um deles é eu
Sugiro, se não que usar o xharbour free, que faça um teste com nosso xharbour comercial de www.xharbour.com.br
[]s´
Luiz
www.xharbour.com.br
Eu desisti do xHarbour pelo menos temporariamente, vou testar outras soluções depois vou decidir qual usar, uma coisa que me preocupa no xHabour GLP é que provavelmente depois de algum tempo projeto irá parar assim como outras distribuições GLP (inclusive algumas versões do Linux) que se tornaram comerciais, sei que o mesmo pode acontecer com o Clip é por isso que estou (estamos) neste dilema.
Cada um vai puxar a sardinha para seu lado isso é natural, mas só há um jeito real de saber no que vale a pena investir, testando...e um pouco de sorte que nunca faz mal...
Até logo.
Marcelo
Cada um vai puxar a sardinha para seu lado isso é natural, mas só há um jeito real de saber no que vale a pena investir, testando...e um pouco de sorte que nunca faz mal...
Até logo.
Marcelo
-
culik
Marcelo
>uma coisa que me preocupa no xHabour GLP é que provavelmente >depois de algum tempo projeto irá parar assim como outras >distribuições GLP (inclusive algumas versões do Linux) que se tornaram >comerciais
Mero engano seu, eu faço parte do grupo do xharbour comercial.
O XHarbour comercial nasceu, para dar mais credibilidade ao projeto free, alem de ser uma opção pra pessoas que querem ter um suporte mais proficional
Para você ter uma ideia, o Clip tambem já tem uma versão comercial
alem do mais qualquer app feita com o CLIP deve Ser GPL,
com o xharbour free não
Atenciosamente
Luiz
www.xharbour.com.br
>uma coisa que me preocupa no xHabour GLP é que provavelmente >depois de algum tempo projeto irá parar assim como outras >distribuições GLP (inclusive algumas versões do Linux) que se tornaram >comerciais
Mero engano seu, eu faço parte do grupo do xharbour comercial.
O XHarbour comercial nasceu, para dar mais credibilidade ao projeto free, alem de ser uma opção pra pessoas que querem ter um suporte mais proficional
Para você ter uma ideia, o Clip tambem já tem uma versão comercial
alem do mais qualquer app feita com o CLIP deve Ser GPL,
com o xharbour free não
Atenciosamente
Luiz
www.xharbour.com.br
Uma pergunta que eu tenho é. Já que o xHarbour pretende ser essa ferramenta maravilhosa (e realmente eu torço para que venha a ser), então porquê não se produzem apostilas e livros que possam dar suporte a quem tá começando ?
Assim foi com o dBase, Clipper, Foxpro, etc... eu mesmo aprendi a programar em clipper grudado nos livros do Ramalho e do Rick Spence, o que facilitou e me impulssionou a adotar o Clipper como minha linguagem e olha que nessa época era só o que tinhamos na mão, muitos de nós (eu também) não gostamos de ficar o tempo todo enviando pergunta e esperando respostas que por muitas vezes demoram e ou são insatisfatórias, eu sempre gostei de aprender praticando e juntamente com um livro absorvendo a teoria, essa é o meu jeito de aprender e acho que muitos dos colegas pensam da mesma forma.
Até mesmo o tão criticado Fivewin tem livros a disposição de quem quiser aprender.
Até logo.
Marcelo
Assim foi com o dBase, Clipper, Foxpro, etc... eu mesmo aprendi a programar em clipper grudado nos livros do Ramalho e do Rick Spence, o que facilitou e me impulssionou a adotar o Clipper como minha linguagem e olha que nessa época era só o que tinhamos na mão, muitos de nós (eu também) não gostamos de ficar o tempo todo enviando pergunta e esperando respostas que por muitas vezes demoram e ou são insatisfatórias, eu sempre gostei de aprender praticando e juntamente com um livro absorvendo a teoria, essa é o meu jeito de aprender e acho que muitos dos colegas pensam da mesma forma.
Até mesmo o tão criticado Fivewin tem livros a disposição de quem quiser aprender.
Até logo.
Marcelo
Para quem se intererssar pelo Clip, segue um texto copiado da internet no link indicado pelo colega, para facilitar nossa avaliação e uma melhor discussão.
Até logo.
Marcelo
Gostaria de salientar que o texto que eu coloquei serve apenas para um melhor conhecimento por parte dos colegas desta ferramenta, que me parece bem interessante. Sendo ela GPL não constituí propaganda e desta forma não fere as regras do fórum.O "compilador russo", como vem sendo conhecido na mídia, promete resolver seus problemas de migração de sistemas Clipper para GNU/Linux. E com muitas vantagens.
Durante muito tempo, vários programadores adotaram a linguagem Clipper como uma solução para o desenvolvimento de aplicativos. Assim como no caso do COBOL, isto gerou uma enorme quantidade de aplicações e linhas de código que, em muitos casos, tornaram-se aplicações de difícil migração ou conversão.
Existem algumas alternativas comerciais para a migração de sistemas Clipper, como os conhecidos Flagship e Max-Linux. O CLIP, disponível para download em http://www.itk.ru vem se agregar a uma ainda pequena quantidade existente de compiladores para Clipper distribuídos sob GPL.
O Projeto CLIP
Segundo seus criadores, a data de início do Projeto CLIP é desconhecido, porém, a data de 1º de outubro de 1999 é considerado o "marco zero" da história do CLIP, quando foi compilado o primeiro programa em CLIP (O famoso "Hello, Wold"). O projeto é atualmente mantido por 10 programadores e mais de uma centena de testadores oficiais. O CLIP surgir através da necessidade de se criar um compilador Clipper totalmente GPL e que permitisse a migração da grande base de sistemas Clipper existentes na Rússia e em países vizinhos, da antiga União Soviética.
Processo de Instalação
O processo de instalação do CLIP é bastante simples, porém, não se sinta frustrado se não conseguir o resultado desejado em sua primeira instalação. Para instalar o sistema você terá que baixar os fontes, executar o comando make install e aguardar alguns minutos. Atenção: alguns pacotes serão necessários para a sua instalação. São eles o gcc, flex, bison, libc6-dev, make e bin-utils.
Se você for utilizar acesso a bancos de dados, você terá que instalar os pacotes de desenvolvimento dos respectivos banco de dados.
Recursos
Os recursos do CLIP realmente impressionam. Entre eles, podemos destacar:
Vetores de memória de tamanho ilimitado;
Permite acesso ao bancos de dados PostgreSQL, MySQL, Oracle, Interbase/Firebird e outras fontes de dados através de ODBC;
Execução de módulos .PRG sem compilação (fontes CLIP como shell scripts)
Permite implementar comunicação via sockets;
Suporte a arquivos do Visual Fox Pro;
CODB (Clip Object Data Base);
Bibliotecas adicionais já inclusas no pacote.
O processo de compilação também é bastante simples, e com opção para geração de código estático ou dinâmico.
Compatibilidade com Clipper
Seria muito extenso relacionar todas as funções e comandos existentes no CLIP. Mas dá para garantir que a relação é muito extensa.
Em minha primeira tentativa de migrar um sistema para CLIP, tive que fazer apenas alguns pequenos ajustes na parte de tratamento de tela.
Acessando Banco de Dados com CLIP
Uma das grandes vulnerabilidades do Clipper sempre foi, sem dúvida, a utilização de um sistema de arquivos de dados frágil, o famoso padrão Xbase. Quem já programou em Clipper provavelmente já se deparou algum dia com os problemas causados pela quebra de integridade referencial causada por uma queda de energia.
Com CLIP você poderá usar um sistema gerenciador de banco de dados, e até mesmo integrar seu sistema Clipper a uma nova tecnologia. Você precisa de um módulo de digitação para aquele elegante sistema Web que está implantando ? Se você não tem muita paciência para escrever em uma linguagem como C ou Java, CLIP pode ser uma boa opção.
Usei o CLIP acessando bases de dados MySQL e PostgreSQL. A implementação foi relativamente fácil, visto que os exemplos que acompanham o pacote são muito claros e objetivos.
Conclusão
Desenvolver sistemas em Clipper deixou de ser uma vantagem competitiva há muito tempo. A tecnologia evoluiu muito, mas nem todos conseguiram acompanhar esta evolução. Talvez seja por isso que seguidamente se observa sistemas feitos em Clipper sendo utilizados por grandes empresas. Então, um misto de saudade e satisfação toma conta dos antigos "Clippeiros". Agora, já não estão mais abandonados.
Claudimir Zavalik é mestrando em sistemas de informação na UFRGS e Diretor de Negócios da APOENA Software Livre - claudimir@apoenasoftwarelivre.com.br
Guilherme Lacerda é mestrando em sistemas de informação na UFRGS e Diretor de Tecnologia da APOENA Software Livre - claudimir@apoenasoftwarelivre.com.br
Até logo.
Marcelo
Clip GPL e xHarbour nao GPL
Luiz, admiro muito todos que conseguem como você desenvolver-se profundamente no mundo da informática, conhecedores do C, C++, e outras linguagens bem mais complicadas que o nosso CLIPPER, porém a discursão sobre o xHarbour comercial ou não, o CLIP GPL ou não, é puramente filosófico, o próprio governo federal estuda possibilidades de portar aplicações estratégicas para código aberto (GPL sim), e isso não quer dizer que ele tenha que dar o código junto com o programa, isso porque ele o utilizará no ambiente interno, mais se ele quiser ampliar seus limites pode sim abrir o código.
Quanto a nós programadores CLIPPER, somos responsáveis por nossos códigos, e temos filhos para pagar a escola, a refeição, isso já basta para dar margem a nossa proteção do código, mais a licença GPL está há muito tempo sendo debatida aqui no Brasil, existem juristas fazendo estudos e propondo uma licença válida pra nós, porque GPL estrangeira não vale no Brasil, se você lembra, esse assunto foi amplamente debatido grupo do yahoo, e os únicos que considero ter posto fogo no assunto foram alguns que querem manter alguma espécie de monopólio sobre o compilador xHarbour (digo os pioneiros que cobram por uma copia menos problemática).
Entenda que não sou contra quem faz um hbmake e protege o código, são programas assim, auxiliares que fazem o ORACLE um sucesso, ele sem ferramentas é só mais um SQL, mais em matéria de compartilhar informação, considero o grupo do harbour muito fechado.
No meu caso, acompanho diversos grupos para tentar verificar quais correntes dirão o que é melhor nesse rumo do CLIPPER, acredito que o nosso amigo que compartilhou um programa em CLIP, tem mais vontade de ver os programadores brasileiros trabalhando em linux que eu, e depois de muitos anos, quando eu já estiver de osso branco, e muitos de nós tambem, surgirão brigas judiciais para abrir o codigo do programa de estoque do kirino, outra pro programa de severino, e isso beneficiará um monte de empresas (UTOPIA).
Empresa nenhuma que eu conheça, conseguiu pegar o Compiere feito em java que está de graça na internet, e pos pra funcionar em casa, sem custo, essa ilusão de que o xHarbour protege o desenvolvedor é pura fantasia, qualquer um que se sinta prejudicado por um programador hoje em dia, pode propor uma ação judicial para reparar perdas baseado no código do consumidor (que já foi avaliado e é considerado o mais completo do mundo), isso independente de ter ou não o código do programa.
Bem, teria muito argumento pra desenrolar essa discursão, mais avaliemos, se eu estiver errado, me digam se ponto de vista, afinal essa tambem é uma lista de DISCURSÃO, e não somos unânimes não é mesmo ?
Quanto a nós programadores CLIPPER, somos responsáveis por nossos códigos, e temos filhos para pagar a escola, a refeição, isso já basta para dar margem a nossa proteção do código, mais a licença GPL está há muito tempo sendo debatida aqui no Brasil, existem juristas fazendo estudos e propondo uma licença válida pra nós, porque GPL estrangeira não vale no Brasil, se você lembra, esse assunto foi amplamente debatido grupo do yahoo, e os únicos que considero ter posto fogo no assunto foram alguns que querem manter alguma espécie de monopólio sobre o compilador xHarbour (digo os pioneiros que cobram por uma copia menos problemática).
Entenda que não sou contra quem faz um hbmake e protege o código, são programas assim, auxiliares que fazem o ORACLE um sucesso, ele sem ferramentas é só mais um SQL, mais em matéria de compartilhar informação, considero o grupo do harbour muito fechado.
No meu caso, acompanho diversos grupos para tentar verificar quais correntes dirão o que é melhor nesse rumo do CLIPPER, acredito que o nosso amigo que compartilhou um programa em CLIP, tem mais vontade de ver os programadores brasileiros trabalhando em linux que eu, e depois de muitos anos, quando eu já estiver de osso branco, e muitos de nós tambem, surgirão brigas judiciais para abrir o codigo do programa de estoque do kirino, outra pro programa de severino, e isso beneficiará um monte de empresas (UTOPIA).
Empresa nenhuma que eu conheça, conseguiu pegar o Compiere feito em java que está de graça na internet, e pos pra funcionar em casa, sem custo, essa ilusão de que o xHarbour protege o desenvolvedor é pura fantasia, qualquer um que se sinta prejudicado por um programador hoje em dia, pode propor uma ação judicial para reparar perdas baseado no código do consumidor (que já foi avaliado e é considerado o mais completo do mundo), isso independente de ter ou não o código do programa.
Bem, teria muito argumento pra desenrolar essa discursão, mais avaliemos, se eu estiver errado, me digam se ponto de vista, afinal essa tambem é uma lista de DISCURSÃO, e não somos unânimes não é mesmo ?
-
culik
Ola Egito
>Entenda que não sou contra quem faz um hbmake e protege o código, >são programas assim, auxiliares que fazem o ORACLE um sucesso, ele >sem ferramentas é só mais um SQL, mais em matéria de compartilhar >informação, considero o grupo do harbour muito fechado.
Desculpe, mas sua informação esta totalmente equivocada
qualquer pessoal pode baixar o cvs do xharbour,e na pagina do projeto tem como fazer isso a todos os que querem compilar o xharbour dos fontes
visite tembem http://www.cbati.com/xharbour para pegar como configurar o cliente cvs tortoise
>Entenda que não sou contra quem faz um hbmake e protege o código, >são programas assim, auxiliares que fazem o ORACLE um sucesso, ele >sem ferramentas é só mais um SQL, mais em matéria de compartilhar >informação, considero o grupo do harbour muito fechado.
Desculpe, mas sua informação esta totalmente equivocada
qualquer pessoal pode baixar o cvs do xharbour,e na pagina do projeto tem como fazer isso a todos os que querem compilar o xharbour dos fontes
visite tembem http://www.cbati.com/xharbour para pegar como configurar o cliente cvs tortoise
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Amigos,
Já usei as 3 ferramentas disponíveis e não faço parte do grupo de desenvolvedores do xHarbour, porém tenho o CVS instalado e acompanho de perto suas mudanças e tenho dado um suporte bacana a diversos desenvolvedores espalhados pelo Brasil, usei o Flagship e não uso mais, pois não é 100% compatível com o Clipper, executáveis ficam com tamanho de um "mamute", os índices são próprios e incompatíveis com os do clipper. O Clip russo é uma jóia, porém um pouco confuso, principalmente a configuração, instalação, compilação e até para o programa rodar depois, pois a tecla esc tem que ser pressionada duas vezes e para o emulador de terminal funcionar legal temos que comprar um emulador de terminal específico. Fiquei com o xHarbour pois acompanho a 2 anos, os executáveis ficam pouca coisa maior que compilado no clipper, facilidade para se alterar os fontes e para compilar o sistema, tenho me inteirado nele para deixar diversos programas sempre atualizados, tenho convertido grandes sistema de grandes empresas espalhadas pelo Brasil com 100% de êxito, o xHarbour só engasga em algumas macros que bastam alguns pequenos ajustes e ficam tudo ok, porém como o Egito citou, o xHarbour está sobre os termos da GPL mas ele tem uma versão paga, para quem usa indices NSX (SIX LIB) não tem como aproveitar seu código sem comprar a versão paga, sendo que o Clip Russo tem o driver da SIX já junto com o sistema e totalmente free. O pessoal do xHarbour comercial estão apertando o pessoal mesmo para fazer uso da HWGui como Gui do Windows, dizendo que a minigui é fraca e que tem diversos Bugs, isto para monopolizar, mas eu uso Minigui e nunca tive problemas, me atende muito bem, hoje vejo o xHarbour open source como a melhor alternativa para que quer dar vida nova ao sistema sem ter dores de cabeça, uma das maiores distribuidoras de alagoas, usam um sistema clipper com mais de 200 mil linhas que eu converti para uso em Linux. Sem nenhuma limitação ou mesmo problema.
Para usar índices SIX use o Clip
Para pagar suporte absurdo e preço exosbitante para ferramentas e para ter mais dificuldade em distribuir seu programa use Flagship
Para alcansar seus ideais e fica muito feliz e satisfeito (Exeto de usar SIX) use o xHarbour. Estou usando e aprovei.
Qualquer coisa mande um e-mail
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Já usei as 3 ferramentas disponíveis e não faço parte do grupo de desenvolvedores do xHarbour, porém tenho o CVS instalado e acompanho de perto suas mudanças e tenho dado um suporte bacana a diversos desenvolvedores espalhados pelo Brasil, usei o Flagship e não uso mais, pois não é 100% compatível com o Clipper, executáveis ficam com tamanho de um "mamute", os índices são próprios e incompatíveis com os do clipper. O Clip russo é uma jóia, porém um pouco confuso, principalmente a configuração, instalação, compilação e até para o programa rodar depois, pois a tecla esc tem que ser pressionada duas vezes e para o emulador de terminal funcionar legal temos que comprar um emulador de terminal específico. Fiquei com o xHarbour pois acompanho a 2 anos, os executáveis ficam pouca coisa maior que compilado no clipper, facilidade para se alterar os fontes e para compilar o sistema, tenho me inteirado nele para deixar diversos programas sempre atualizados, tenho convertido grandes sistema de grandes empresas espalhadas pelo Brasil com 100% de êxito, o xHarbour só engasga em algumas macros que bastam alguns pequenos ajustes e ficam tudo ok, porém como o Egito citou, o xHarbour está sobre os termos da GPL mas ele tem uma versão paga, para quem usa indices NSX (SIX LIB) não tem como aproveitar seu código sem comprar a versão paga, sendo que o Clip Russo tem o driver da SIX já junto com o sistema e totalmente free. O pessoal do xHarbour comercial estão apertando o pessoal mesmo para fazer uso da HWGui como Gui do Windows, dizendo que a minigui é fraca e que tem diversos Bugs, isto para monopolizar, mas eu uso Minigui e nunca tive problemas, me atende muito bem, hoje vejo o xHarbour open source como a melhor alternativa para que quer dar vida nova ao sistema sem ter dores de cabeça, uma das maiores distribuidoras de alagoas, usam um sistema clipper com mais de 200 mil linhas que eu converti para uso em Linux. Sem nenhuma limitação ou mesmo problema.
Para usar índices SIX use o Clip
Para pagar suporte absurdo e preço exosbitante para ferramentas e para ter mais dificuldade em distribuir seu programa use Flagship
Para alcansar seus ideais e fica muito feliz e satisfeito (Exeto de usar SIX) use o xHarbour. Estou usando e aprovei.
Qualquer coisa mande um e-mail
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Bem parece que para o Xharbor ir em frente falta superarmos a dificuldade de ser um grupo muito fechado (não questiono os motivos) e prover maneiras da dar transparência e facilidade de comunicação à comunidade interessada.
Temos o registro como o anterior que apontam para uma solução prática bastante aceitável pelo que entendi.
Ficam as perguntas:
01-O que a turma do XHarbor tem a propor para avançarmos?
02-O que nós mesmos podemos fazer para somarmos?
03-Será que podemos nos organizar e superar essas dificuldade de uma forma que no final TODOS fiquem satisfeitos com o produto e pessoalmente cada um se beneficie com o crecimento individual?
04-Será que está faltando um "maestro"?
Temos o registro como o anterior que apontam para uma solução prática bastante aceitável pelo que entendi.
Ficam as perguntas:
01-O que a turma do XHarbor tem a propor para avançarmos?
02-O que nós mesmos podemos fazer para somarmos?
03-Será que podemos nos organizar e superar essas dificuldade de uma forma que no final TODOS fiquem satisfeitos com o produto e pessoalmente cada um se beneficie com o crecimento individual?
04-Será que está faltando um "maestro"?