Andando por aí encontrei...
http://www.karland.com/code/clipper/
Divirtam-se, está em inglês mas dá pra desenrolar...
Até logo.
Marcelo
Dezenas de funções e utilitários parta Clipper
Moderador: Moderadores
Dezenas de funções e utilitários parta Clipper
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Muito bom!!!
Valeu,
Valeu,
Anderson
Clipper 52e/Clipper 53b/Blinker 7/Vlib/Fglib/DBFNTX
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Bão mesmo!!!
Já foi pros favoritos!
X:)
Valeu Marcelão!
Já foi pros favoritos!
X:)
Valeu Marcelão!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Marcelo,
Não consegui acessar, menssagem: Bad Gateway
The proxy server received an invalid response from an upstream server.
Abraço,
Não consegui acessar, menssagem: Bad Gateway
The proxy server received an invalid response from an upstream server.
Abraço,
Anderson
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Marcelo, comigo aconteceu a mesma coisa, recebi a mesma mensagem que o Anderson recebeu... mas consegui ler a matéria pelo cache do Google.
Quem quiser dar uma olhada, vai o link da matéria que está no cache do Google:
Saudades do Clipper
Abraços,
Quem quiser dar uma olhada, vai o link da matéria que está no cache do Google:
Saudades do Clipper
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ué!
Estranho que por aqui acessei normal!
É interessante mesmo a matéria, mas sei lá...
Muita gente ainda culpa a CA pela descontinuidade do Clipper.
Já eu, pobre programador que não tem tempo para ficar lamentando, só tenho a agradecer por ela ter sumido do mapa, pois isso foi o que incentivou todas essas novas ferramentas e possibilidades que surgiram nesta década.
E assim uso um "Clipper" 32 bits livre de licenças na faixaaaa!!!
Será que se ela ainda estivesse por aí seria assim?
Estranho que por aqui acessei normal!
É interessante mesmo a matéria, mas sei lá...
Muita gente ainda culpa a CA pela descontinuidade do Clipper.
Já eu, pobre programador que não tem tempo para ficar lamentando, só tenho a agradecer por ela ter sumido do mapa, pois isso foi o que incentivou todas essas novas ferramentas e possibilidades que surgiram nesta década.
E assim uso um "Clipper" 32 bits livre de licenças na faixaaaa!!!
Será que se ela ainda estivesse por aí seria assim?
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Concordo com as duas partes.
Como a CA não continuou o clipper, apareceu o Harbour e outros compiladores xbase.
Tivemos que aprender coisas novas, para acompanhar o dia a dia.
Tivemos que olhar por cima do nosso muro para ver o que os vizinhos estavam fazendo.
Por outro lado...
Quando iniciaram os for-windows, tivemos que procurar uma linguagem que atendessem o mercado. A proposta da CA era o VO. Eu tive que aprender a "toque de caixa". Fitas, livros, exemplos, suporte. Tudo para poder aprender o chamado Clipper for Windows.
Foram meses brigando com a linguagem. Atualizações que não funcionavam. Briga com o chefe, pois os prazos já tinham ido para o espaço. Reinstalar o sistema várias vezes (pelo menos, uma vez por semana).
Lembro de um prg que dava erro em uma linha que tinha o seguinte "a = 0".
O compilador só dava erro ali. Depois de muita briga, troca de nome da variável, troca de valor, troca de linha, etc. Marquei como comentario todo o prg. Compilou. Liberei uma parte do final. Compilou. Liberei aos poucos todo o prg. Compilou. Finalmente o bloco que estava com erro. A linha "a = 0" foi liberada tb. Todo o prg estava livre novamente. Compilou. (Vai saber que Dy@b0z estava acontecendo)
O tempo, dinheiro e neuronios gastos para aprender e a tentativa de fazer um sistema que não rodava, nunca será recuperada.
Lembro tb do meu chefe falar que ele estava mexendo com o VO e funcionava. Eu simplesmente falei que ele estava "fuçando" e não trabalhando. Ele não gostou do que ouviu, mas dois dias depois ele mesmo falou que a linguagem não funcionava.
Por um lado, foi melhor para a evolução das pessoas que trabalham com XBase. Não estamos mais nas mãos de pessoas como as que vemos nesses noticiários.
Por outro lado, pela dor de cabeça que nos deram, será muito bom vê-los "pagando" pelo menos um pouquinho.
Ah! Vale lembrar que no ínicio da corrida for-windows, não tinhamos o Harbour disponível. Mesmo o FW eu nem sei se existia. Só fui conhecê-lo alguns anos depois.
Olahndo hoje, foi bom eles pararem? Talvez. Mas na época, nós ficamos com o "convite na mão para o show que foi cancelado na última hora". A sensação de abandono foi medonha. Como falou a matéria: Abandonados pela esposa/amante.
Sofremos muito, mas estamos aqui, com novas esposas/amantes.
Boa sorte para todos os amigos.
Como a CA não continuou o clipper, apareceu o Harbour e outros compiladores xbase.
Tivemos que aprender coisas novas, para acompanhar o dia a dia.
Tivemos que olhar por cima do nosso muro para ver o que os vizinhos estavam fazendo.
Por outro lado...
Quando iniciaram os for-windows, tivemos que procurar uma linguagem que atendessem o mercado. A proposta da CA era o VO. Eu tive que aprender a "toque de caixa". Fitas, livros, exemplos, suporte. Tudo para poder aprender o chamado Clipper for Windows.
Foram meses brigando com a linguagem. Atualizações que não funcionavam. Briga com o chefe, pois os prazos já tinham ido para o espaço. Reinstalar o sistema várias vezes (pelo menos, uma vez por semana).
Lembro de um prg que dava erro em uma linha que tinha o seguinte "a = 0".
O compilador só dava erro ali. Depois de muita briga, troca de nome da variável, troca de valor, troca de linha, etc. Marquei como comentario todo o prg. Compilou. Liberei uma parte do final. Compilou. Liberei aos poucos todo o prg. Compilou. Finalmente o bloco que estava com erro. A linha "a = 0" foi liberada tb. Todo o prg estava livre novamente. Compilou. (Vai saber que Dy@b0z estava acontecendo)
O tempo, dinheiro e neuronios gastos para aprender e a tentativa de fazer um sistema que não rodava, nunca será recuperada.
Lembro tb do meu chefe falar que ele estava mexendo com o VO e funcionava. Eu simplesmente falei que ele estava "fuçando" e não trabalhando. Ele não gostou do que ouviu, mas dois dias depois ele mesmo falou que a linguagem não funcionava.
Por um lado, foi melhor para a evolução das pessoas que trabalham com XBase. Não estamos mais nas mãos de pessoas como as que vemos nesses noticiários.
Por outro lado, pela dor de cabeça que nos deram, será muito bom vê-los "pagando" pelo menos um pouquinho.
Ah! Vale lembrar que no ínicio da corrida for-windows, não tinhamos o Harbour disponível. Mesmo o FW eu nem sei se existia. Só fui conhecê-lo alguns anos depois.
Olahndo hoje, foi bom eles pararem? Talvez. Mas na época, nós ficamos com o "convite na mão para o show que foi cancelado na última hora". A sensação de abandono foi medonha. Como falou a matéria: Abandonados pela esposa/amante.
Sofremos muito, mas estamos aqui, com novas esposas/amantes.
Boa sorte para todos os amigos.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}