Índices quem entendem eles

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Índices quem entendem eles

Mensagem por juniorcamilo »

Amigos todos sabem como é difícil reorganizar arquivos cheios d+, os clientes brigam fazem um carnaval, ai onde do problema e nos do Clipper saímos perdendo com muita desvantagem para outras linguagens, problemas freqüentes: queda de energia, operador despreparado, etc., causa a quebra de índice, oq podemos fazer?? Sabemos do comando que gera o índice!, será que não conseguimos fazer o nosso próprio comando para gerar estes índices, sem ter que abrir exclusivo os arquivos? ou outra forma mais maleável de que esta reorganização seja harmoniosa para nossos clientes? quem pode ajudar ? Obrigado pela atenção .......
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Amigo,

Que tipo de indice vc esta usando?
Todos aqueles cuidados, tipo : abertura de todos os indices para atualização nas operações basicas, travamento de registro em rede, etc, esta sendo feito?
Quanto a exclusão do arquivo de indice antes de indexar ( no caso de CDX)?

Pergunto pois tenho bases de dados relativamente grandes e em rede e não tenho passado por estes problemas, lógico q vez outra algum usuário não muito responsável, desliga o micro não corretamente, mas nada que não possamos contornar com medidas combinadas.

De mais informações de seus problemas relacionados a indice q tenho certeza que o pessoal aqui do fórum poderá ajudar.

abraço! :)Pos
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por juniorcamilo »

uso NTX. e todas os protocolos de atualização em indice sao feitas , travamaento, etc.. Interessante que são casos isolados em clientes meus.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, dificilmente terá problemas com indices, além dos citados pelo Momente ainda tem :

NoBreak no servidor

Verificação dos pontos de rede (oxidações, folgas, crimpagem mal feita, etc)

Cabeamento

Troca do driver de indice (CDX ou NSX)

Verificação dos módulos de memória dos equipamentos (use o Goldmemory para isso) , por incrivel que pareça isso me parece ser o maior problema, um endereço de memória falho bota tudo a perder.

Uma que eu uso e que diminuiu muito meus problemas é : Só uso Windows em máquina que precisa, se não precisa é DOS

Treinamento do pessoal de procedimento quando a erro, travamento ou falha no sistema

Etc...

Para vocês terem uma ideia, num cliente meu o sistema vivia dando pau, travava, parava de imprimir, corrupção de indices, etc, troquei conectores, switch, memórias, e nada...um dia a máquina do caixa resolveu quebrar, os problemas pararam, quando consertei e coloquei ela começou tudo novamente, descobri que era a bendita.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por momente »

Amigo juniorcamilo,

A maioria desses problemas citados pelo amigo Clipper, poderá e deverá acontecer com qualquer programa em qualquer linguagem, na verdade devamos sempre desconfiar de tudo até localizar realmente o problema não colocando totalmente a culpa no nosso bom e velho clipper/dbf.

Já passei por diversas vezes por essas falhas e realmente os caminhos são esses ditos acima.

Da uma verificada ae, se possível esperimente o CDX, é bastante interessante.

Valeu! :)Pos
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
Responder