Mensagem de erro: a variável não é informada...

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem de erro: a variável não é informada...

Mensagem por diogenes_varela »

Olá amigos,

Sempre usei um arquivo de lote para compilar/linkar meus programas. Ultimamente ao encontrar um erro, a variável inexistente não é informada, e fico sem saber onde o erro está acontecendo, e a mão-de-obra é grande até localizá-lo.

Para qualquer erro, inclusive de variáveis inexistentes, apenas a mensagem abaixo é exibida:

(b) INITHANDL$ (0) Unrecoverable error 650: Processor stack fault.

No .BAT uso as seguintes linhas:

CLIPPER %1 /B
RTLINK FI %1 LIB CLIPPER LIB CT

Alguém sabe informar o que está acontecendo?
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Diogenes, eu tive um problema parecido utilizando um arquivo de lote com o Windows XP.
Em um cliente o Windows XP estava configurado com duas contas de usuários, uma era o administrador e outra para visitantes. Quando eu entrava na conta administrador, o arquivo era executado normalmente. Mas se fosse na conta visitantes, dava este mesmo erro.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Complementando,

Este problema também esta relacionado ao tamanho do ambiente da sessão DOS e que provavelmente esta menos que o necessário.

Neste caso o compilador não consegue manipular todos os include e/ou arquivos .PRG muito grandes.

Verifique no momento da compilação em qual .PRG isto acontece. diminua seu tamanho repartindo em dois ou diminua o numero de chamadas include no cabecalho.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por diogenes_varela »

Amigo Rochinha,

A sua vontade de ajudar é tão forte que a solução sempre aparece! Mais uma vez lhe sou muitíssimo grato.

Seguinte:

Segui a sua orientação, inclusive excluindo os .PRG agregados. Restando apenas o principal, era de se esperar que o problema estivesse solucionado, uma vez que o executável passou de 699K para 428K.

Só que o motivo do erro estranhamente não era informado, apenas a mensagem.

Foi então que lembrei da proteção ERRORSYS (anti-descompilação). Foi só removê-la, criar um um erro proposital, e, mesmo no programa completo (699k), o motivo do erro voltou a ser informado.

Tudo isso não seria possível se não fosse sua valiosa ajuda.
Muchas gracias...
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Valeu, apesar de todos nós nos esforçarmos acho que pelo menos 1% ou 2% dos casos nós deixamos sem solução em muitas vezes por não conseguir encontrar o porque.

Os erros existem, tem uma causa e uma possivel solução. Muitas vezes esta aos nossos olhos, mas o cansaço, as cobranças e o estresse não nos permite enxerga-los.

Eu vejo o forum como uma Matrix e cada célula(membro) possui um conteúdo para ser acessado e explorado, sendo o forum a caixa virtual de metal e nós as células virtuais de informação.

Sem perguntas nenhum computador devolve respostas, portanto o meu obrigado é pra voce, pra voces...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder