[AJUDA] - Terminal da rede parou de imprimir (Win98)

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

s c o d i n o
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

[AJUDA] - Terminal da rede parou de imprimir (Win98)

Mensagem por s c o d i n o »

Galera sou novo aqui, achei esse forum ontem e acho que vai servir como boa base pro meu aprendizado, já que pretendo iniciar algum estudo em Clipper pra poder arrumar o programa da minha loja.

Seguinte, antes de mais nada, quero dizer que não sei nada de programação em Clipper.

----------------------------------------------------------------------------

Situação

Uma rede com 2 computadores (utiliza Hub pois tem uma maquina no escritorio, mas ela não entra na questao pq nao utiliza o Clipper)
SO: Win98
Protocolo: NetBEUI
Funcionamento: Programa utilizado em balcão de loja. O "Balcao-01" tem o programa instalado no "c:" e o "Balcao-02" utiliza a rede para executar o programa no próprio "c:" "do "Balcao-01" (Resumindo: o programa está só no "Balcao-01", o programa é executado simultaneamente a partir de 1 só arquivo)

Problema

Estava tudo funcionando perfeitamente. Aconteceu que passei a rede pra TCP/IP pra poder conectar a máquina do escritório que utiliza Windows XP Pro, só que no entanto desde que passei pra TCP/IP a máquina "Balcao-02" parou de imprimir (a impressora está no "Balcao-01").

Voltei pra NetBEUI mas continuou apresentando o mesmo problema.

O estranho é que a rede está funcionando ok, se eu mandar imprimir alguma coisa no Windows, a impressora vai. Mas é só abrir o programa que não imprime....

O funcionamento do programa está normal no "Balcao-01", e no "Balcao-02" só não está imprimindo (faz consulta, exclusao, inclusao, tudo normal)

----------------------------------------------------------------------------

Galera, por favor, preciso mto resolver esse problema. O balcão da loja está funcionando apenas com 1 máquina e isso ta atrapalhando tudo.

Se alguem puder me ajudar ficarei realmente muito agradecido.

Um abraço

PS.: Balcao-01 e Balcao-02 são os nomes de cada terminal, é assim que sao identificados na rede.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Provalmente pode ser perda de captura da porta LPT1 para impressora da rede....

Vá no micro no balcão 2 ...
Ambiente de Rede...
Localize o micro do balcão 1 selecione
Localize a impressora do balcão 1 deve estar compartilhada né...
Clique com o direito do mouse selecione capturar porta da impressora
Captura a porta Lpt1....para impressora do balcão 1
ou tente isso no DOS...

NET USE LPT1: \\BALCAO1\IMPRESSORA

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

s c o d i n o
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Dudu_XBase escreveu:Provalmente pode ser perda de captura da porta LPT1 para impressora da rede....

Vá no micro no balcão 2 ...
Ambiente de Rede...
Localize o micro do balcão 1 selecione
Localize a impressora do balcão 1 deve estar compartilhada né...
Clique com o direito do mouse selecione capturar porta da impressora
Captura a porta Lpt1....para impressora do balcão 1
ou tente isso no DOS...

Ai meu xará (tbm sou Dudu, ou seria Chará?), acertou na mosca! O problema estava justamente na captura da impressora!

Não sei o que deu na anta aqui, ontem eu acabei clicando em Finalizar captura, não sei o q passou pela minha cabeça, mas eu achava que após eu capturar, deveria finalizar.

Bom, tá resolvido, e muito obrigado ae pela ajuda.

Só de pensar que ontem fiquei mais de 3h fuçando sem parar sem achar solução alguma, e agora em 15s o problema está resolvido!

Valeu mesmo, um abraço!
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Ae Dudu....
Ta correto Xará...

Xará (tupi xeréra,meu nome)
Pessoa cujo nome de batismo é o mesmo de outra

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Só uma dica:

Coloque o comando do Dudu dentro de um .BAT( se voce chama seu programa através de um ) e mesmo que o Ruindows perder o mapeamento o NET USE forçará, exemplo:

SET CLIPPER=E0:F150
NET USE Z: \\SERVIDOR
SISTEMA.EXE

Uso isto em meus sistemas para não ter problemas com o mapeamento perdido pelo Ruindows.

@braços :?)
s c o d i n o
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

rochinha escreveu:Amiguinho

Só uma dica:

Coloque o comando do Dudu dentro de um .BAT( se voce chama seu programa através de um ) e mesmo que o Ruindows perder o mapeamento o NET USE forçará, exemplo:

SET CLIPPER=E0:F150
NET USE Z: \\SERVIDOR
SISTEMA.EXE

Uso isto em meus sistemas para não ter problemas com o mapeamento perdido pelo Ruindows.

@braços :?)
Opa, valeu!

Mudei novamente a rede pra TCP/IP, agora ta tudo ligado e os treminais funcionando perfeitamente. Próximo passo é fazer o Windows XP executar o programinha.

Vamo ver o que eu arrumo aqui...

[]'s
Responder