Galera sou novo aqui, achei esse forum ontem e acho que vai servir como boa base pro meu aprendizado, já que pretendo iniciar algum estudo em Clipper pra poder arrumar o programa da minha loja.
Seguinte, antes de mais nada, quero dizer que não sei nada de programação em Clipper.
----------------------------------------------------------------------------
Situação
Uma rede com 2 computadores (utiliza Hub pois tem uma maquina no escritorio, mas ela não entra na questao pq nao utiliza o Clipper)
SO: Win98
Protocolo: NetBEUI
Funcionamento: Programa utilizado em balcão de loja. O "Balcao-01" tem o programa instalado no "c:" e o "Balcao-02" utiliza a rede para executar o programa no próprio "c:" "do "Balcao-01" (Resumindo: o programa está só no "Balcao-01", o programa é executado simultaneamente a partir de 1 só arquivo)
Problema
Estava tudo funcionando perfeitamente. Aconteceu que passei a rede pra TCP/IP pra poder conectar a máquina do escritório que utiliza Windows XP Pro, só que no entanto desde que passei pra TCP/IP a máquina "Balcao-02" parou de imprimir (a impressora está no "Balcao-01").
Voltei pra NetBEUI mas continuou apresentando o mesmo problema.
O estranho é que a rede está funcionando ok, se eu mandar imprimir alguma coisa no Windows, a impressora vai. Mas é só abrir o programa que não imprime....
O funcionamento do programa está normal no "Balcao-01", e no "Balcao-02" só não está imprimindo (faz consulta, exclusao, inclusao, tudo normal)
----------------------------------------------------------------------------
Galera, por favor, preciso mto resolver esse problema. O balcão da loja está funcionando apenas com 1 máquina e isso ta atrapalhando tudo.
Se alguem puder me ajudar ficarei realmente muito agradecido.
Um abraço
PS.: Balcao-01 e Balcao-02 são os nomes de cada terminal, é assim que sao identificados na rede.
[AJUDA] - Terminal da rede parou de imprimir (Win98)
Moderador: Moderadores
-
s c o d i n o
- Usuário Nível 1

-
Dudu_XBase
- Membro Master

Provalmente pode ser perda de captura da porta LPT1 para impressora da rede....
Vá no micro no balcão 2 ...
Ambiente de Rede...
Localize o micro do balcão 1 selecione
Localize a impressora do balcão 1 deve estar compartilhada né...
Clique com o direito do mouse selecione capturar porta da impressora
Captura a porta Lpt1....para impressora do balcão 1
ou tente isso no DOS...
NET USE LPT1: \\BALCAO1\IMPRESSORA
Ambiente de Rede...
ou tente isso no DOS...
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
-
s c o d i n o
- Usuário Nível 1

Ai meu xará (tbm sou Dudu, ou seria Chará?), acertou na mosca! O problema estava justamente na captura da impressora!Dudu_XBase escreveu:Provalmente pode ser perda de captura da porta LPT1 para impressora da rede....
Ambiente de Rede...
ou tente isso no DOS...
Não sei o que deu na anta aqui, ontem eu acabei clicando em Finalizar captura, não sei o q passou pela minha cabeça, mas eu achava que após eu capturar, deveria finalizar.
Bom, tá resolvido, e muito obrigado ae pela ajuda.
Só de pensar que ontem fiquei mais de 3h fuçando sem parar sem achar solução alguma, e agora em 15s o problema está resolvido!
Valeu mesmo, um abraço!
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Ae Dudu....
Ta correto Xará...
Xará (tupi xeréra,meu nome)
Pessoa cujo nome de batismo é o mesmo de outra
Ta correto Xará...
Xará (tupi xeréra,meu nome)
Pessoa cujo nome de batismo é o mesmo de outra
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Só uma dica:
Coloque o comando do Dudu dentro de um .BAT( se voce chama seu programa através de um ) e mesmo que o Ruindows perder o mapeamento o NET USE forçará, exemplo:
SET CLIPPER=E0:F150
NET USE Z: \\SERVIDOR
SISTEMA.EXE
Uso isto em meus sistemas para não ter problemas com o mapeamento perdido pelo Ruindows.
@braços :?)
Só uma dica:
Coloque o comando do Dudu dentro de um .BAT( se voce chama seu programa através de um ) e mesmo que o Ruindows perder o mapeamento o NET USE forçará, exemplo:
SISTEMA.EXE
Uso isto em meus sistemas para não ter problemas com o mapeamento perdido pelo Ruindows.
-
s c o d i n o
- Usuário Nível 1

Opa, valeu!rochinha escreveu:Amiguinho
Só uma dica:
SISTEMA.EXE
Mudei novamente a rede pra TCP/IP, agora ta tudo ligado e os treminais funcionando perfeitamente. Próximo passo é fazer o Windows XP executar o programinha.
Vamo ver o que eu arrumo aqui...
[]'s